quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Kartismo: Com 178 participantes durante o ano, campeonato da AKSP vai chegando ao fim
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A temporada inaugural da Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP) vai chegando ao fim. Daqui a uma semana, a partir das 21 horas do dia 5 de dezembro (quinta-feira), será realizada no Kartódromo de Interlagos (São Paulo/SP) a última etapa do campeonato que começou em fevereiro, e que apontará entre os 178 pilotos que disputaram pelo menos uma das 10 etapas os seus campeões. Os líderes do certame da AKSP são Rogério Cebola, na categoria Light, e Eduardo Abrantes, na Graduados e Sênior.
O campeonato da AKSP é composto de 10 provas, divididas em três turnos. O primeiro turno foi composto pela 1ª, 3ª, 5ª e 7ª etapas, com um descarte do pior resultado. Os campeões foram Edu Abrantes (Graduados), Paulo Sant’Anna (Sênior) e Rogério Cebola (Light). O segundo turno contemplou a 2ª, 4ª, 6ª e 8ª etapas, também com um descarte, e consagrou Galvane Ruivo (Graduados), Abrantes (Sênior) e Cebola (Light). O terceiro e último turno não tem descarte e considera a 9ª e 10ª etapas, e por enquanto tem a liderança de Edu Abrantes (Graduados) e Fábio Laranjo (Graduados), Unnion Lee (Sênior), e Rogério Cebola (Light), justamente os vencedores da penúltima rodada. Os campeões gerais serão os que tiverem mais pontos com a somatória de pontos líquidos dos três turnos.
Os pilotos das três categorias da AKSP que se consagrarem campeões na pontuação geral após a última etapa irão usufruir da maior premiação de um certame de Rental Kart em 2019, concedido pela Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp). Eles participarão sem nenhuma despesa de uma prova de F-4.
SuperBike Brasil: Decisão da temporada 2019 será no Autódromo de Interlagos
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A semana tem clima de decisão no SuperBike Brasil 2019. Eric Granado, da equipe Honda Racing, disputa a nona e última etapa em busca do tricampeonato da classe SuperBike Pro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O time também conta com Pedro Sampaio na principal categoria. A programação começa, excepcionalmente, nesta quarta-feira (27/11), com os treinos livres. Na sexta-feira (28/11) serão realizados os classificatórios e, no domingo (1/12), as corridas, já que a final terá rodada dupla, com transmissão ao vivo pela Rede TV!, a partir das 13h.
Líder da categoria,
com 33 pontos de vantagem, Eric Granado está bastante motivado em
voltar para Interlagos. “É um circuito que eu gosto muito e tive grandes
resultados neste ano. Como não andamos lá desde maio, com certeza, a
pista estará diferente. Estou muito confiante e espero já ter um bom
acerto com o equipamento desde quarta-feira, nos treinos livres. Farei o
melhor para levar esse tricampeonato para casa”, ressalta o paulista,
que acelera a motocicleta CBR 1000RR Fireblade SP.
Quarto colocado no
campeonato, o gaúcho Pedro Sampaio também está animado em retornar a
Interlagos. “É também a minha pista preferida do calendário. Treinei
bastante físico, com muito pedal e supermoto nesta semana. Espero
colocar em prática todo esse treinamento para fechar o ano com um bom
resultado”, diz. Kartismo: Alberto Otazú quer ampliar liderança na reta final da F-4 Akasp
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A temporada 2019 da F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) entra em sua reta final, disputando a partir das 21h30 desta quarta-feira (27/11) a 39ª e penúltima etapa do campeonato no Kartódromo Granja Viana (Cotia/SP). A liderança é da dupla Hélio Bianchi/Alberto Otazú, com 150 pontos, seis de vantagem sobre Arnaldo e bruno Biondo. Em terceiro, com 141 pontos aparece Carlos Santana.
“Este campeonato é muito equilibrado e com um nível altíssimo. Meu desejo nesta penúltima prova é buscar mais uma vitória, pois assim automaticamente consigo ampliar a nossa liderança no campeonato, para entrar na etapa final um pouquinho mais tranquilo. Mas tenho consciência que não será nada fácil. Se eu chegar na frente dos meus concorrentes diretos, como na corrida passada, já será um resultado bem satisfatório”, acredita Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Rolley Ball/Speed Truck).
O campeonato da Akasp é composto por cinco turnos, com oito etapas cada, totalizando 40 corridas no ano. A decisão do certame fica sempre para o turno final, que começa com a pontuação recalculada depois das bonificações ao fim das 32 primeiras etapas. Otazú/Bianchi estão liderando nestas últimas seis etapas, após uma vitória, três segundos, um quarto e um sexto lugares. Já a dupla formada por pai e filho Biondo construíram a vice-liderança com duas vitórias, uma terceira, uma quarta, uma quinta e uma décima posições. Santana, que corre sozinho, somou uma vitória, três terceiros, um quarto e um oitavo postos. Agora faltam apenas duas provas para ser apontado o grande campeão de 2019.
Mitsubishi Motorsports: Sandra Dias/Minae Miyauti encerram 2019 como vice-campeãs na Graduados
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Após
passar por Santana do Parnaíba (SP), Curitiba (PR), Tiradentes (MG),
Catalão (GO), Campos do Jordão (SP), a 25a edição do Mitsubishi
Motorsports encerrou a temporada em Mogi Guaçu, no interior paulista, e
reuniu no fim de semana (23/11) duplas de todo o país no Autódromo Velo
Città para a festa da grande final. A dupla da FD Rally Team, Sandra
Dias/Minae Miyauti #22, fechou o campeonato de rali de regularidade como
vice-campeã da categoria Graduados.
Das
seis etapas do ano, a dupla não participou de apenas uma, mas nas que
disputou conquistaram bons resultados e pódios. “Foram etapas bem
desafiantes e nos divertimos muito durante o ano. É um campeonato no
qual estamos cercados de amigos, então sempre é uma alegria participar.
Encerramos mais uma temporada e, agora, com o vice-campeonato que
conquistamos subimos para Master em 2020”, afirma Sandra, que pilota uma
Pajero Full e é bicampeã do Rally dos Sertões no Regularidade/Turismo e
Vice-Campeã no Regularidade/Graduados.
Na
última etapa a dupla ficou em 6º lugar na classificação. “Foi uma prova
bem diferente das que estamos acostumadas a participar, não tinha quase
balaios eram retas e foi um bom desafio”, diz a piloto. “De fato não é o
tipo de prova que sabemos, mas será um dos objetivos para a próxima
temporada. Comemoramos nosso 2º lugar na temporada, pois não disputamos
todas as etapas, não planejamos muito e foi uma grata surpresa”,
completa a navegadora Minae.
Pirelli: GP de Abu Dhabi é onde a temporada 2020 da Fórmula 1 começa
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Para o 21º e último Grande Prémio do Ano, a Pirelli vai levar a combinação mais macia de pneus na sua gama. O C3 como o branco duro, o C4 como amarelo médio e o C5 como o vermelho macio. Estes compostos são ideais para a superfície lisa do circuito de Yas Marina, proporcionando o compromisso correto entre desempenho e aderência em uma corrida que começa no final da tarde e termina à noite. Após o Grande Prêmio, os testes começam para o próximo ano com todas as equipes.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
- Yas Marina é na média para a temporada quando se trata de severidade, com asfalto liso e uma mistura bem equilibrada de curvas que é mais sobre tração e frenagem do que forças laterais.
- Historicamente, o Grande Prêmio de Abu Dhabi tem sido de uma única parada, com baixo desgaste e degradação. Este parece ser o caso novamente este ano, com a escolha mais dura um nível além do que a usada em 2018, quando foram levados os supermacio, ultramacio e hipermacio. No ano passado, Lewis Hamilton venceu a corrida, trocando o ultramacio pelo supermacio, durante um carro de segurança virtual.
- Houve uma escolha de pneus mais duros em comparação com as temporadas anteriores em algumas corridas este ano. Isso foi feito para ajudar os pilotos a forçarem ao máximo durante cada período da corrida, em vez de ter que gerir o seu ritmo para garantir uma parada.
- Com a corrida acontecendo até o período da noite, as temperaturas da pista tendem a cair drasticamente à medida que a corrida avança. Como o carro fica mais leve em combustível, isso pode alterar o padrão de comportamento do pneu para potencialmente aumentar os trechos da corrida. Isso também significa que as sessões de treinos livres, TL1 e TL3, não são particularmente representativas.
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
F-Kart: Alberto Otazú reassume a liderança da categoria Principal
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Mesmo sem subir no pódio, o piloto Alberto Otazú (AVSP/Rolley Ball/No Fire Services/Bianchi Automóveis/Speed Truck/Cardoso Funilaria e Pintura) reassumiu a liderança na categoria Principal do campeonato F-Kart. Ele terminou na oitava posição na 11ª e penúltima etapa, no Kartódromo Aldeia da Serra (Barueri/SP), marcada por vários problemas entre os principais protagonistas da modalidade. Agora ele soma 1081 pontos, apenas 16 de vantagem sobre Lucas Chimello, que abandonou na segunda volta. Em terceiro está Henrique Morbi - 1002 pontos -, que venceu a prova, mas não levou por falta de peso, deixando o lugar mais alto do pódio para Tiago Torelli.
“Ainda bem que os contratempos não foram apenas meus. Mesmo com o meu kart quebrando no final da corrida, quando eu estava em segundo, ainda pontuei e voltei para a liderança do campeonato que eu sustentei por nove etapas. Agora vamos brigar pelo título na prova final”, comentou Alberto Otazú.
Na categoria Champ Alberto Otazú subiu no pódio em sexto, depois de trocar de kart três vezes e largar da última posição. “Fui pegando cada kart pior do que o outro. Mesmo andando lento, fui bem constante e com isto ganhei algumas posições. Foi uma etapa pra esquecer”, lamentou Otazú, que ocupa a quarta colocação no certame, mas com o mesmo número de vitórias – quatro – do que o líder Lucas Chimello, segundo nesta rodada, logo atrás do vencedor Henrique Morbi.
Copa HB20: Em Goiânia, Pablo Alves estreia com pé direito e Luiz Cordeiro vence mais uma
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O brasiliense Luiz Cordeiro foi o grande nome da Copa HB20 neste domingo (24), na prova que fechou a penúltima etapa em Goiânia. O piloto da Super largou na pole position e manteve a liderança até o final para conquistar a vitória na geral, feito inédito no campeonato até aqui. A segunda posição da Super ficou novamente nas mãos de Luciano Viscardi e a terceira com Kleber Eletric que, mesmo saindo da pista no início da prova, conseguiu manter um bom ritmo. Keka Teixeira e Edgar Colamarino completando o pódio.
“Esse campeonato para mim está servindo como grande aprendizado na categoria. Hoje quando acordei pensei ‘vou dar tudo o que tenho e vou tentar ganhar na geral, o que não é impossível’, e deu certo. Quando você acredita em uma coisa e tenta fazer isso bem feito, no final tudo pode dar certo. Estou muito feliz! Ganhar aqui tem um sabor muito melhor, já que é praticamente o quintal da minha casa”, comemorou o brasiliense.
Na Pro, o estreante Pablo Alves foi o vencedor. Correndo em casa, o piloto goiano largou na quarta posição e teve bom desempenho para vencer logo em sua segunda corrida na categoria. Novamente marcando presença no pódio, Rogério Motta terminou na segunda posição. “Esse foi um final de semana muito difícil. Não estava conseguindo acertar o carro ao meu estilo de tocada, mas consegui me acertar hoje. Ontem larguei em oitavo e terminei em terceiro, o que a tinha sido bom. Hoje foi ainda melhor. larguei em quarto e cheguei em primeiro. Só tenho a agradecer o pessoal da Hyundai e meus companheiros e patrocinadores” vibrou Pablo.
Mitsubishi Cup: Edu Piano e Fausto Dallape comemoram o título no Velo Cittá, em Mogi Guaçu
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Missão
cumprida para dupla Edu Piano/Fausto Dallape #10 que retornou ao grid da
Mitsubishi Cup na nova categoria L200 Triton Sport R, no ano
comemorativo da 20ª edição do campeonato. A dupla venceu a etapa de
abertura e, desde então, liderou de ponta a ponta na temporada,
garantindo o título já na penúltima etapa. Mas foi na sétima etapa,
disputada no sábado (23), no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu/SP, que
a dupla sagrou-se oficialmente campeã de 2019 com a premiação.
A dupla
conquistou sete pódios em sete etapas em uma categoria bem competitiva,
onde a cada nova etapa, um piloto convidado entrava na disputa para
experimentar o novo carro da marca, lançado no início do ano. Piano,
aliás abriu a temporada a lista de homenageados, por ter sido o primeiro
campeão da Mitsubishi Cup e, desde então, juntamente com Dallape, não
deram moleza aos adversários e se mantiveram na liderança.
Não foi
tarefa fácil desbancar os concorrentes, mas a dupla usou da experiência e
estratégia consistente para conquistar a vitória. “Esta última etapa
foi muita boa, das sete provas achei essa a mais travada e técnica e bem
gostosa. Desde o início fizemos uma estratégia de sempre andar entre os
ponteiros, mas pensando no resultado campeonato e fomos abrindo
vantagem na liderança e deu tudo certo”, explica o multicampeão dos
ralis que conquistou seu quarto título na Mitsubishi Cup. “Quando
vencemos a 1ª etapa atiçou a vontade de retornar ao grid, então resolvi
comprar a Triton Sport R e fazer toda a temporada com o Fausto. Foi
fantástico voltar a andar num campeonato que vi nascer e mantém a
qualidade e o profissionalismo de sempre, tanto que comemorou 20 anos. A
Mitsubishi e a Spinelli Racing estão de parabéns. Ano que vem estaremos
de volta!”, ressalta Piano, competidor de Tatuí (SP).
Para Dallape a
emoção foi ainda mais especial, pois apesar de participar há duas
décadas do campeonato, este foi seu primeiro título. “Estou muito feliz
com esse título e está sendo um marco na minha trajetória como
navegador, porque comecei na Cup exatamente na 1ª edição, em 1999. Sou
amigo do Edu há mais de 20 anos e disputarr com ele este ano foi uma
alegria, nos divertimos muito e relembramos os anos que competimos a Cup
juntos”, ressalta Dallape, navegador de Atibaia (SP).
Stock Car: Casagrande e Fraga vencem em Goiânia. Definidos os candidatos ao título na Super Final
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A 11ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, disputada neste domingo em Goiânia, consagrou Gabriel Casagrande como vencedor da primeira prova da rodada dupla e teve Felipe Fraga como melhor classificado na corrida complementar depois da desclassificação de Ricardo Maurício, que havia chegado em primeiro. O paulista perdeu a vitória devido ao não funcionamento da luz de freio – item obrigatório segundo o regulamento técnico. Realizada em homenagem ao piloto Tuka Rocha, falecido no último domingo em virtude de um acidente aéreo, a etapa também definiu os seis competidores que ainda permanecem na briga pelo título: Daniel Serra (335 pontos), Thiago Camilo (306), Ricardo Mauricio (292), Rubens Barrichello (284), Julio Campos e Felipe Fraga (ambos com 293). Eles decidirão quem será o campeão na Super Final, a ser disputada em São Paulo no dia 15 de dezembro. Como elemento extra para acirrar a disputa, a última corrida concederá pontuação dupla para o vencedor – ou seja 60 pontos estarão em jogo em Interlagos.
Antes da largada, um momento de enorme emoção, quando os pilotos formaram um semicírculo em torno do capacete de Tuka Rocha – que foi utilizado neste fim de semana por Diego Nunes. Todos no autódromo realizaram um minuto de silêncio em memória do ex-piloto da categoria, falecido em Maraú, na Bahia.
Largando da pole position, Casagrande fez valer sua vantagem na corrida 1, sendo escoltado por Thiago Camilo até a parada obrigatória, quando Camilo perdeu força, foi ultrapassado por Cesar Ramos, Lucas Foresti e Daniel Serra – e teve de se contentar com o quinto lugar, enquanto Ramos e Foresti celebraram muito seus primeiros pódios na temporada 2019.
Stock Car: "Chegamos vivos para a decisão", diz Barrichello após etapa de Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A 11ª e penúltima etapa da Stock Car 2019, realizada neste domingo (24), em Goiânia (GO), foi cheia de homenagens para Tuka Rocha, ex-piloto da categoria e que faleceu há uma semana em decorrência de um acidente aéreo. Os pilotos se reuniram para um minuto de silêncio antes das provas e balões brancos foram soltos na linha de chegada. Rubens Barrichello também foi um dos que prestou tributo ao amigo, usando o capacete com a pintura de Tuka.
“Claro que gostaria de homenagear o Tuka no pódio, mas a homenagem de todos antes da prova também foi emocionante. Acho que o Tuka estava com todos nós aqui hoje. Foi uma prova muito emotiva”, declarou Barrichello.
O piloto da Mobil Full Time Sports largou em 19º no grid da corrida 1, após a chuva ter embaralhado a classificação no sábado (23). Barrichello vinha buscando a recuperação, mas enfrentou dificuldades e decidiu apostar suas fichas na corrida 2. Desta forma, fez um pit stop mais longo para reabastecimento e trocou três pneus na parada nos boxes.
Mitsubishi Cup: SFI CHIPS e Spinelli Racing renovam parceria para temporada 2020
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A sétima
etapa da Mitsubishi Cup encerrou em grande estilo, no sábado (23), a
temporada dos 20 anos do campeonato no Autódromo Velo Cittá, em Mogi
Guaçu, no interior paulista. As duplas tiveram de acelerar por duas
provas de 45 quilômetros recheadas de desafios e velocidade. Este foi a
primeiro ano da Spinelli Racing na organização do campeonato, também
responsável pela parceria com a SFI CHIPS, empresa de soluções de alta
performance de veículos, no projeto da L200 Triton Sport R, modelo
lançado no início da temporada e que ganhou uma nova categoria no grid.
Nesta final
foram conhecidos e premiados os campeões das seis categorias (ASX RS
Master, ASX R, L200 Triton Sport, L200 Triton ER Master, L200 Triton ER e
L200 Triton Sport RS) em disputa, mas uma delas teve um significado
especial para a SFI CHIPS, que vem participando do projeto do
desenvolvimento do carro desde o início, a L200 Triton Sport R, cujos
campeões foram Edu Piano e Fausto Dallape. A dupla venceu na primeira
etapa e, desde então, liderou o campeonato e conquistou o título com uma
etapa de antecedência.
“Foi muito
legal ter sido convidado e homenageado para estrear o carro na 1ª etapa e
vencer. A partir daí, resolvi comprar o carro e retornar ao grid.
Andamos bem toda a temporada com uma estratégia de competir sempre
pensando no campeonato e deu certo”, afirma Piano, o primeiro campeão da
Mitsubishi Cup em 1999. “É um carro que se mostrou confiável, tem uma
reprogramação muito boa, é bem acertado e legal de andar. Competimos a
temporada inteira e não mexemos no carro, pois não tivemos problemas,
apenas fazíamos a revisão necessária. Além de confiável, é econômico”,
completa o tetracampeão da Cup e multicampeão dos ralis.
Stock Car: Segundo em Goiânia, Nelson Piquet Jr. dedica pódio a Tuka Rocha
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Um dos amigos mais próximos de Tuka Rocha – ex-piloto da Stock Car e que faleceu há uma semana após um acidente aéreo – Nelson Piquet Jr. era um dos pilotos mais emocionados na disputa da 11ª e penúltima etapa da Stock Car, realizada neste domingo (24), em Goiânia (GO). A etapa foi repleta de homenagens para Tukinha e Piquet também correu com um capacete com a mesma pintura do amigo.
Após largar em nono na corrida 1, o piloto da Texaco Full Time Sports manteve um ritmo forte e terminou a disputa na sétima colocação. Com o resultado, partiu de quarto lugar na corrida 2. Piquet fez uma largada muito boa e já brigava pela ponta, quando levou um toque e perdeu posições, caindo para a sétima colocação.
Mesmo assim, o piloto seguiu mostrando uma ótima performance com o Stock Car #33 e já era o quinto colocado no momento da parada obrigatória nos pits. Ao sair dos boxes, ganhou mais uma colocação e aparecia em quarto.
Os minutos finais da prova foram emocionantes e Piquet conseguiu ultrapassar Valdeno Brito na linha de chegada para garantir o pódio. Foi o segundo pódio do piloto na temporada (já havia sido terceiro em Santa Cruz do Sul) e, com o resultado, marcou 34 pontos na etapa e voltou a ocupar um lugar entre os 10 primeiros no campeonato.
domingo, 24 de novembro de 2019
Acidente e problema em pit stop impedem avanço da Hot Car em Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A 11ª e penúltima etapa da temporada 2019 da Stock Car, realizada neste domingo (24) em Goiânia (GO), foi marcada por grandes disputas, principalmente entre os postulantes ao título. A última rodada dupla do ano – a final em Interlagos, no dia 15 de dezembro, será em corrida única oferecendo o dobro de pontos – teve as vitórias de Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício.
Na Hot Car Competições, fica o sabor do que poderia ter sido. Com excelente ritmo nos treinos livres e o 15º lugar no grid após uma mudança de acerto emergencial por causa da chuva que caiu minutos antes dos carros irem à pista, Rafael Suzuki demonstrava potencial para anotar dois top-10 nas provas deste domingo quente na capital de Goiás.
Entretanto, uma batida ainda no complemento da volta inicial da primeira prova e um problema no pit stop durante a segunda minaram as chances do piloto do carro #8 de somar bons pontos. Na segunda corrida, ainda somou dois tentos com o 19º lugar – longe do que refletia seu potencial.
Rafael Suzuki já havia ganhado uma posição e, na curva que antecede a reta dos boxes, foi desviar de Marcel Coletta, que havia rodado. Na tentativa de evitar o carro do adversário, Suzuki levou uma batida por trás do carro de Átila Abreu. “Um carro rodou na minha frente, fui desviar e tomei uma porrada na traseira que me lançou contra o carro que estava rodado. Virei passageiro e não dava para ter desviado a partir do momento em que fui acertado por trás”, narrou.
Guilherme Salas é campeão da Stock Light por antecipação
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O domingo começou da melhor forma possível para Guilherme Salas. O piloto da equipe KTF Sports conquistou com uma etapa de antecipação o título da temporada 2019 da Stock Light ao terminar a corrida que fechou a rodada dupla de Goiânia (GO) em quarto lugar - depois de ter vencido no dia anterior.
A missão de Salas era simples: terminar na frente de Gustavo Frigotto, seu principal rival. No entanto, esta tarefa foi bem complicada, uma vez que Frigotto não estava disposto a ver o campeonato ser encerrado nesta manhã e vendeu bem caro a ultrapassagem.
"Eu tive um ano passado muito difícil, mas neste ano eu posso dizer com convicção: este foi o melhor ano da minha vida dentro das pistas. Preciso agradecer a equipe KTF e meus patrocinadores por todo incentivo e dedicação. Esse título é para eles", comentou Salas, que mal teve tempo para comemorar, já que ele também participou da Stock Car pela mesma equipe, substituíndo o campeão de 2015 Marcos Gomes, que teve compromissos fora do Brasil.
Lá na frente, Iorio também teve uma corrida para lavar a alma: após ter um sábado para esquecer com a perda da pole por irregularidades de procedimento da equipe e sofrer com muitos toques e encontrões, Iorio fez valor sua posição de largada (P3) para atacar o pole Raphael Teixeira e vencer com autoridade, mesmo com uma intervenção do Safety Car que anulara a vantagem superior a cinco segundos construída durante a bateria.
Arena Cross: Equipe Honda Racing é campeã das categorias Pró e AX2
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A Honda Racing é a grande campeã da temporada 2019 do Arena Cross. Com os pilotos Hector Assunção (classe Pró) e Lucas Dunka (AX2), a equipe vermelha conquistou os títulos das principais categorias na etapa final da competição, na noite deste sábado (23/11). As provas decisivas tiveram como palco a pista montada na área externa do Salão Duas Rodas, em São Paulo (SP).
Hector Assunção
protagonizou uma virada eletrizante. A quarta e última etapa do Arena
Cross contou com rodada dupla em dois dias de disputas. Ele chegou como o
terceiro colocado na tabela da Pró, mas acelerou forte a motocicleta
CRF 450R e não deixou de acreditar em momento algum que o título era
possível. Para isso, venceu as quatro baterias da etapa final e ainda
faturou dois pontos extras no Duelo 1x1, realizado nesta sexta-feira
(22/11), entre os dois pilotos mais rápidos dos treinos cronometrados.
“Cheguei à última
etapa com uma desvantagem grande, porque estava 11 pontos atrás. Sabia
que para ser campeão tinha que ganhar todas as corridas e vim muito
focado nisso. Até então eu não havia feito nenhum holeshot no Arena
Cross na temporada. E aqui fiz os quatro. Sou três vezes campeão da
competição na AX2 e faltava esse título da Pró. Essa vitória não é só
minha e sim de todo o time”, comemora o paulista Hector Assunção.
Stock Light: Salas vence a sétima do ano e fica cada vez mais perto do título
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Pela sétima vez em 2019, Guilherme Salas terminou uma corrida da Stock Light na frente de todos os outros competidores. Em Goiânia, o atual líder do campeonato deu mais um passo a caminho da confirmação do título em uma atuação de gala com direito a grandes coadjuvantes.
Praticamente a corrida toda viu Salas disputar a vitória com Gustavo Frigotto, que acabou perdendo ritmo no fim e caindo para quarto, para sorte de Gabriel Robe, que conquistou mais um pódio neste ano com o segundo lugar, e Gustavo Myasava, que levou para casa seu primeiro troféu do ano com o terceiro posto.
"Não tem essa de título quase certo, vou brigar por todas as vitórias que tiver direito", comemorou Salas. "Foi uma grande corrida, uma bela disputa com o Frigotto e agora vamos trabalhar para mais um ótimo resultado no domingo", completou o piloto da equipe KTF, que neste fim de semana também corre na Stock Car pela mesma equipe: "Está sendo puxado, mas ao mesmo tempo muito bom."
Copa HB20: Abbate e Cordeiro abrem etapa com vitórias em Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Raphael Abbate e Luiz Cordeiro abriram com vitória a rodada dupla correspondente à penúltima etapa da Copa HB20, disputada no início da tarde deste sábado em Goiânia com um grid de 31 carros e disputas em todas os setores do grid.
Atual líder do campeonato, Abbate triunfou após uma disputa intensa com o experiente Edgar Favarin nas voltas finais, defendendo-se bem dos ataques do carro #74 e recebendo a bandeirada com menos de meio segundo de vantagem, com o piloto local Pablo Alves anotando um ótimo terceiro lugar em sua estreia. Adriano Rabelo e Rogerio Motta, outro destaque da corrida, completaram o pódio da Pro.
"Foi uma disputa muito intensa, até as últimas curvas, mas felizmente consegui segurar a pressão e vencer mais uma vez. Continuo na liderança do campeonato e isso é o mais importante nessa reta final. Para amanhã vamos buscar manter a mesma constância para brigar na frente mais uma vez", comentou Abbate.
Lucas Di Grassi conquista mais um pódio na Fórmula E
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Lucas Di Grassi conquistou neste sábado (23) seu primeiro pódio na temporada 2019/2020 da Fórmula E, ao terminar na segunda posição a segunda corrida da rodada dupla de Ad-Diriyah, na Arábia Saudita. O resultado rendeu ao piloto da Audi Sport Abt Schaeffler os primeiros pontos no campeonato, iniciado na sexta-feira, e o 31º pódio em 60 corridas na categoria dos carros elétricos. Lucas também cravou a volta mais rápida da corrida.
O brasileiro completou a corrida na terceira posição, mas passou ao segundo posto depois da punição imposta a Max Günther, piloto da BMW Andretti que teve acréscimo de 24 segundos ao seu tempo final de prova por ultrapassar sob bandeira amarela. A vitória ficou com Alexander Sims, companheiro de equipe de Günther.
“Foi uma boa corrida para nossa equipe. Primeiro pódio da temporada e volta mais rápida. Foi um bom dia depois das dificuldades que tivemos ontem”, disse Di Grassi após a prova, lembrando da corrida da sexta-feira, quando mesmo conseguindo seis ultrapassagens, terminou a prova na 13ª colocação. “Esta prova também mostrou que estamos no jogo, que pelo menos nessa prova conseguimos manter um ritmo forte para brigar pelo pódio. Pena que na sexta-feira fomos prejudicados por entrar primeiro na pista muito suja durante a classificação, e isso impossibilitou tentar um tempo mais na frente do grid. Fizemos o que foi possível e felizmente o resultado de hoje nos dá ânimo para as próxima corridas”.
Stock Car presta tributo a Tuka Rocha na etapa de Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A etapa de Goiânia (GO) da Stock Car, marcada para este domingo (24) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, contará com uma série de homenagens à memória de Tuka Rocha, morto no último domingo em consequência de um acidente aéreo sofrido no último dia 14 de novembro em Barra Grande, na Bahia. O piloto esteve na principal categoria do automobilismo brasileiro entre 2011 e 2018.
Durante o final de semana, todos os carros do grid terão estampados no teto o número 25, usado por Tuka Rocha ao longo de toda a trajetória na Stock Car, em vez do número do titular. O nome de Tuka também aparecerá no parabrisa dos 29 carros que compõem o grid neste final de semana, ao lado do nome do piloto que conduzirá o equipamento, como se o titular tivesse no paulista o seu parceiro na etapa.
Mais homenagens serão feitas no domingo, antes da largada da 11ª etapa da temporada. Balões brancos formarão uma revoada no céu para lembrar o piloto. Também será respeitado um minuto de silêncio em memória a Tuka Rocha, que terá o capacete que usava exibido ao público que for ao Autódromo Internacional Ayrton Senna para acompanhar a etapa.
Arena Cross: Honda Racing fatura todas as corridas do primeiro dia de disputas da grande final
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A equipe Honda Racing dominou o primeiro dia da grande final do Arena Cross 2019. Nesta sexta-feira (22/11), Hector Assunção levou as duas corridas da categoria Pró e Lucas Dunka venceu mais uma na AX2. A decisão está sendo realizada em rodada dupla, em um circuito montado na área externa do Salão Duas Rodas, em São Paulo (SP).
No Duelo 1x1, que
reúne os dois melhores colocados do treino classificatório da Pró,
Hector Assunção ganhou a disputa com o venezuelano Humberto Martin,
piloto da equipe satélite Circuit Honda. Com isso, o brasileiro somou
dois pontos na tabela do campeonato.
Na primeira
corrida, Hector Assunção, que até então ocupava o terceiro lugar na
classificação geral da principal categoria, largou na ponta e cruzou a
linha de chegada na frente. Já a segunda prova foi interrompida após
queda de dois pilotos e encerrada em bandeira vermelha, com vitória de
Assunção, que liderava no momento.
“Para tentar
conquistar esse título, o foco era vencer essas duas corridas. É uma
etapa atípica do Arena Cross, com quatro baterias dessa categoria. Fiz
duas boas largadas, que foram fundamentais pelo formato e estrutura da
pista. A primeira parte da missão está cumprida e agora vou com tudo
para as provas finais”, destaca o paulista. Ele acelera a moto CRF 450R e
agora soma 140 pontos no campeonato, apenas um atrás do líder, o
português Paulo Alberto.
quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Goiânia sedia atividades da nova Academia de Jovens Pilotos
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O próximo final de semana será de trabalhos intensos para seis jovens kartistas pré-selecionados pela Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil, que realiza sua segunda fase justamente no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, a partir do sábado (23). Sob coordenação do diretor da Academia, Binho Carcasci, eles participarão de uma programação de aulas e instruções técnicas oferecidas pela Stock Car. O aprendizado servirá como base da avaliação final, dia 15 de dezembro, em Interlagos, na qual o vencedor terá direito a uma bolsa para investir na continuidade de sua carreira na Stock Light – último estágio antes da principal categoria do esporte a motor sul-americano.
Há dez dias, o Campeonato Brasileiro de Stock Car confirmou que a Toyota ingressará na competição com o modelo Corolla. Dessa forma, a marca japonesa passará a disputar as vitórias com a Chevrolet, tradicional parceira da Stock Car, que no próximo ano continuará a utilizar o modelo Cruze. No projeto, que foi anunciado em evento com a presença de Fernando Alonso em Buenos Aires, também consta a implantação da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil, que fará assim a penúltima de suas três etapas no evento da Stock Car, em Goiânia.
“A Academia selecionou os melhores colocados nos maiores campeonatos, todos com idade entre 15 e 17 anos. Eles começaram o aprendizado durante a etapa anterior, no Velo Città. E agora entraremos em um aprofundamento com uma programação intensa e bastante focada”, explica Carlos Col, CEO da Vicar, organizadora da Stock Car. “O conteúdo teórico e as aulas práticas que eles receberão a partir do próximo final de semana será usado para avaliá-los. São todos jovens bastante competitivos e inteligentes – e justamente por isso são esportistas destacados. Será interessante assistir a essa disputa pela premiação, que será definida na fase final, em Interlagos”, continua Binho Carcasci, que possui mais de 20 anos de experiência em projetos de incentivo e prospecção de talentos, como a Seletiva Petrobras – um case do esporte nacional.
Novamente com dois carros no grid, Hot Car espera etapa combativa em Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Com duas etapas para o final da temporada 2019, a Stock Car desembarca em Goiânia para o penúltimo encontro do ano. A rodada dupla deste domingo (24) que, somada à final em Interlagos no dia 15 de dezembro, coloca 114 pontos em jogo, mostra, ainda, oito postulantes ao título – mesmo que matematicamente. Assim sendo, o chefe da equipe Hot Car Competições, dos pilotos Rafael Suzuki e Tuca Antoniazi, espera duas corridas extremamente disputadas no final de semana.
“Vai ter muita gente fazendo de tudo para chegar na frente, então podemos ver que, assim como o asfalto e o clima de Goiânia, a etapa promete ser quente”, disse Amadeu. “Apesar disso, acho que todos nós vamos correr com o coração um pouco pesado pela perda de um ente muito querido de todos nós”, falou o chefe da equipe, referindo-se a Tuka Rocha, vítima de um acidente aéreo na Bahia no último dia 14 e que morreu no último domingo (17). “A melhor forma de homenagear o Tuka é dando um grande show na pista, entretendo o público com corridas da melhor qualidade. Todos estarão com isso em mente no final de semana, com certeza”, falou.
Rafael Suzuki compartilha do sentimento do chefe da Hot Car. “Eu acho que essa corrida vai ser atípica; perder um amigo e colega de profissão que estava aqui conosco até ontem mexe um pouco. Mas tenho certeza de que o Tuka quer que nós, pilotos e equipes, possamos dar o nosso melhor na pista”, afirmou o piloto do Stock Car #8, dono de 91 pontos na tabela. “O final do campeonato está aí, e um bom resultado nos coloca na briga por uma posição melhor no campeonato. Demos uma subida nas últimas etapas, e agora é continuar subindo para fechar o ano com um sabor bom”, apontou.
Arena Cross: Decisão será no Salão Duas Rodas, em São Paulo
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O clima é de decisão para os pilotos da equipe Honda Racing que participam da 21ª edição do Arena Cross. A grande final da temporada 2019 será especial e junto com o Salão Duas Rodas, que tem como palco o São Paulo Expo, na capital paulista. A última etapa conta com rodada dupla, marcada para sexta-feira (22/11) e sábado (23/11), o que promete deixar a disputa pelos títulos ainda mais acirrada. Os portões abrem ao público às 16h e os ingressos custam a partir de R$ 30.
Na
categoria AX2, Lucas Dunka está invicto. O catarinense faturou as
provas de Botucatu (SP), Caraguatatuba (SP) e Ilhabela (SP) e tem 11
pontos de vantagem para o segundo colocado, o companheiro de equipe
Leonardo Souza. “Tive um ano muito bom e estou bem confiante para essa
grande final”, diz Dunka, que acelera a moto CRF 250R. Sobre o clima de
Salão Duas Rodas, Dunka afirma que a movimentação do evento não
atrapalha o foco. “Corrida é corrida, independente do lugar”, completa.
Para
Souza, mesmo com a diferença na pontuação, é possível tentar reverter o
cenário. “Treinei bastante depois da final do Brasileiro de Motocross e
estou muito animado após a vitória na última etapa do campeonato, em
Belo Horizonte (MG). Pretendo buscar esse título e irei lutar até o
fim”, destaca Souza. A equipe também conta na categoria com Matheus
Klysman, sétimo colocado na classificação da AX2.
Entre
os pilotos da Pró, Jetro Salazar chega à decisão com oito pontos atrás
do líder Paulo Alberto. A situação é semelhante à do Brasileiro de
Motocross, na qual o equatoriano provou ser possível mudar e conquistou
os títulos nacionais das categorias MX1 e Elite MX. “Serão duas corridas
por dia, quatro baterias no total. Treinamos bastante, porque teremos
provas muito explosivas, com apenas 12 minutos de duração. Treinamos o
máximo de sprint. Ganhei a última prova do Arena Cross em Ilhabela e,
com isso, estou muito motivado. Sei que posso ir bem e conquistar mais
esse título”, ressalta Salazar, que vai acelerar a CRF 450R.
Acompanhe as transmissões da Stock Car em Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O final de semana será dos mais agitados no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que receberá a 11ª e penúltima etapa da temporada 2019 da Stock Car. A rodada dupla na capital goiana definirá quais dos oito postulantes ao título disputarão de fato o campeonato na etapa final do ano, que acontecerá no mês de dezembro, em São Paulo (SP). Mas quem não puder ir ao circuito poderá acompanhar as atividades da categoria mais importante do automobilismo brasileiro, além das provas da Stock Light e da Copa HB20 por diversas plataformas. A Stock Light, aliás, já pode conhecer seu campeão no fim de semana. Veja a grade completa de transmissões no final do texto.
Stock Car – As transmissões da categoria principal começam no sábado (23), quando o YouTube da Stock Car exibe o terceiro treino livre do final de semana ao vivo, a partir das 10h15. Na sequência, o portal GloboEsporte.com mostra, a partir das 13h30, a classificação que definirá as posições de largada para a primeira das duas corridas do final de semana. No domingo (24), o canal Sportv 2 mostra, a partir das 10h30, a rodada dupla da Stock Car.
Light – O final de semana ainda contará com as provas da Stock Light, que realiza sua sétima rodada dupla na capital goiana. As corridas estão marcadas para 15h de sábado e 8h de domingo, as duas com transmissão ao vivo do YouTube da Stock Car e do canal de TV por assinatura Band Sports.
Rally Ecológico Cuiabá 2020 será lançado no próximo dia 27
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Está confirmado para o dia 27 de novembro (quarta-feira), o lançamento oficial do Rally Ecológico Cuiabá 2020, que largará do Parque Tia Nair, no dia 04 de abril. As inscrições serão abertas em 01 de dezembro, pelo site www.cronorally.com.br, nas categorias 4x4 (Máster e Expedition), Turismo (4x2), Toyota, Motos e UTV, que estreia na prova.
Para o lançamento do rali serão realizados dois eventos em Cuiabá (MT); pela manhã, às 9h, o secretário municipal de Cultura Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e a comissão organizadora do Rally Ecológico receberão a imprensa na sede da secretaria para uma entrevista coletiva. À noite, às 20h, os competidores, parceiros e patrocinadores participarão de uma confraternização no Roostic Restaurante, com a “Noite Off-Road”. Alguns vídeos do Rally Ecológico deste ano serão exibidos, em celebração aos 300 anos da capital mato-grossense, com cartazes emoldurados das primeiras edições do certame, a partir de 2002.
“É uma viagem no tempo. Ao resgatarmos esse material, fizemos as contas e contabilizamos números impressionantes: 3 mil mudas de árvores plantadas em cinco regiões diferentes. Mais de 3 mil participantes, 15 toneladas de alimentos distribuídos e uma distância percorrida semelhante do Rally Dakar – o maior do planeta. Isso sem falar nas histórias, cenários deslumbrantes e as amizades que construímos em todos esses anos. Sem dúvida, o Rally Ecológico é uma marca consolidada no Mato Grosso e conquistou o País”, ponderou o coordenador geral do Rally Ecológico, Luiz Galvan.
Stock Car: Barrichello comemora retorno ao circuito de Goiânia, onde já venceu quatro vezes
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A Stock Car volta à Goiânia para a disputa da 11ª e penúltima etapa do ano. A pista é sinônimo de boas lembranças para o piloto Rubens Barrichello, da equipe Mobil Full Time Sports. Das suas 13 vitórias na categoria, quatro foram conquistadas no autódromo internacional Ayrton Senna.
Aliás, foi no circuito que Barrichello subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio na Stock Car, em 2014, justamente na disputa da Corrida do Milhão. Repetiu o feito em 2016, 2018 (novamente na Corrida do Milhão) e também este ano, na terceira etapa de 2019. Também tem mais dois pódios no circuito (segundo lugar em 2014 e terceiro em 2016).
“Goiânia é sempre um local de muita alegria pra mim”, ressaltou Barrichello, que ocupa a quarta posição na tabela do campeonato e segue na luta pelo título.
“Como fiquei no Brasil essas últimas semana, pude ir à oficina, estar com os mecânicos, os engenheiros e o Maurício (Ferreira, chefe da equipe Full Time). Revisamos uma série de coisas para que a gente se torne ainda mais competitivo”, contou o piloto do Stock Car #111.
“Estamos na reta final do campeonato. Como sempre, continuo positivo e super feliz de poder fazer essas duas últimas provas em Goiânia e São Paulo, pistas que eu adoro. Não vejo a hora de estar no carro na sexta-feira em Goiânia”, finalizou Barrichello, que este ano venceu quatro provas e subiu mais duas vezes ao pódio (um segundo e um terceiro lugar).
Stock Car: Piquet volta a um de seus circuitos favoritos e chega animado para etapa em Goiânia
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Goiânia volta a receber a Stock Car neste fim de semana (23 e 24) e será palco da 11ª e penúltima etapa de 2019. A pista de 3.835 metros é uma das preferidas de Nelson Piquet Jr. e o piloto da Texaco Full Time Sports está animado para voltar ao circuito, que já foi sede da teceira etapa deste ano.
Além de ter vencido sua primeira corrida de kart na capital de Goiás, em 1994, Piquet também fez sua primeira pole position na Stock Car em Goiânia, quando correu como convidado na Corrida de Duplas de 2015 com Átila Abreu. No ano passado, subiu ao pódio no circuito, já com a Full Time, chegando em segundo lugar. Mais recentemente, correndo uma prova da Porsche Endurance Cup, em outubro, o piloto também conquistou a pole position no circuito goiano.
“Correr em Goiânia é sempre especial. É uma das pistas que eu mais gosto, por ser de alta velocidade. Estou bem animado e espero que a gente possa sair de lá com bons resultados, o que será muito importante nestas últimas provas do ano”, declarou o piloto que, em maio, conquistou um Top-10 na corrida 2.
“Também gosto de correr em Goiânia, porque é a pista mais próxima de Brasília que recebe a Stock Car atualmente. Então, posso contar com o apoio da família, amigos e este ponto também é positivo”, completou o piloto do Stock Car #33.
quarta-feira, 13 de novembro de 2019
International Six Days Enduro: Bruno Crivilin é o melhor brasileiro após dois dias de prova
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Ao contrário da etapa de abertura, o segundo dia de disputas da 94ª edição do International Six Days Enduro trouxe sol nesta terça-feira (12/11), mas com muito vento e poeira da região do Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal. O capixaba Bruno Crivilin, da equipe Honda Racing, segue como o melhor brasileiro na tradicional competição.
Com a motocicleta
CRF 250RX, o piloto confirmou nesta segunda etapa o 22º lugar na
categoria E1 e a 58ª colocação na classificação geral da prova. Desta
forma, nos resultados que somam os tempos dos dois dias, ele está em 20º
na E1 e em 54º lugar na classificação geral.
“Meu desempenho foi melhor que o do dia anterior, mas no geral não consegui ainda andar do jeito que eu queria. Já foram 600 quilômetros de competição, mas faltam quatro dias. A pista vai ficando esburacada no decorrer do dia e mais difícil. Aos poucos, vamos pegando o ritmo dos desafios internacionais, que é bem diferente das provas brasileiras”, destaca o atual campeão nacional da modalidade na Enduro GP (geral) e E1.
“Meu desempenho foi melhor que o do dia anterior, mas no geral não consegui ainda andar do jeito que eu queria. Já foram 600 quilômetros de competição, mas faltam quatro dias. A pista vai ficando esburacada no decorrer do dia e mais difícil. Aos poucos, vamos pegando o ritmo dos desafios internacionais, que é bem diferente das provas brasileiras”, destaca o atual campeão nacional da modalidade na Enduro GP (geral) e E1.
terça-feira, 12 de novembro de 2019
500 Km de Interlagos encerra temporada automobilística em São Paulo
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Está definida a data dos 500 Km de Interlagos de 2019. A corrida, uma das mais tradicionais do automobilismo brasileiro, acontecerá no dia 21 de dezembro, dando prosseguimento a uma história iniciada em 1957. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Automóvel Clube Paulista pelo e-mail 500km@500kmdesaopaulo.com.br.
Nesta edição, os participantes dos 500 Km serão divididos em seis categorias: Turismo 1.6, Turismo 2.0, Turismo Força Livre, Protótipos P3, Protótipos P2 e Copa HB20. A inclusão desta última se deve ao grande interesse dos pilotos da categoria, iniciada neste ano e aberta somente a modelos Hyundai HB20. “Com esta distribuição de classes, priorizando carros de turismo e protótipos nacionais, incentivamos a participação de muitos carros bons que estavam parados por não terem categorias específicas no calendário”, explica Silvio Zambello, presidente do Automóvel Clube Paulista, organizador da prova. “Ao mesmo tempo, preservamos a essência dos 500 Km, que é ter um grid com carros variados e incentivo à criatividade dos preparadores e mecânicos.”
Entre os modelos com inscrição já confirmada, estão Audi DTCC (da dupla Eduardo Bernasconi/Felipe Pilli), Alfa Romeo 156 (por enquanto, com apenas um piloto definido, Erick Grosso), Mitsubishi Lancer (de Marco Scalamandré), Fiat Linea Turbo (do trio Rodrigo Pereira/Renan Casetta/João Barret), Chevrolet Corsa (Marcelo Ferraz/Thiago Lourenço/Fabiano Rocha) e um protótipo Spyder 2.0 (Roberto Dal Pont/Luiz Abbade). A programação oficial será iniciada no dia 19 de dezembro (quinta-feira) com a realização de treinos livres. Os treinos oficiais e a definição do grid de largada acontecerão no dia 20 (sexta) e a largada da prova, no sábado 21 de dezembro, será antecedida pelo warm-up. Categorias como Sprint Race, Old Stock e outras do Campeonato Paulista também fazem parte da programação, fazendo do fim de semana um autêntico festival de velocidade.
Kart: Pedro Sousa é finalista do Capacete de Ouro e participa de seletiva da Toyota com a Stock Car
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O mineiro Pedro Sousa, de apenas 15 anos, tem motivos de sobra para celebrar a temporada 2019. Líder da Copa São Paulo de Kart e vice-campeão Brasileiro da Rotax Júnior Max, ele está entre os finalistas do Capacete de Ouro na categoria Revelação.
Principal premiação do automobilismo nacional, o Capacete de Ouro é promovido pela revista Racing desde 1997 e premia os pilotos que se destacaram ao longo da temporada em diversas categorias. A edição de 2019 será realizada na segunda-feira que vem, dia 18, no São Paulo Expo, dentro do São Duas Rodas.
Sousa disputa a premiação pela primeira vez. Considerado o “Oscar do automobilismo nacional”, o prêmio será concedido por meio da votação de jornalistas da área.
“É a primeira vez que concorro ao Capacete de Ouro. Estou muito feliz e, sem dúvida, será um momento especial na minha carreira”, comentou o piloto, que estará no evento ao lado de nomes importantes do esporte, como Rubens Barrichello, Lucas Di Grassi, Felipe Massa, Tony Kanaan, Felipe Nasr, entre outros.
Kartismo: Dupla Bianchi/Otazú defende liderança na F-4 Akasp
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Faltando apenas quatro provas para a definição dos novos campeões da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp), a dupla formada por Hélio Bianchi e Alberto Otazú Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Rolley Ball/Speed Truck) vai defender a liderança no campeonato de F-4 nesta quarta-feira (13/11), quando será realizada a partir das 21h30, a 37ª etapa do certame no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).
“Estamos liderando o campeonato desde o início deste quinto turno. Agora que entramos na segunda metade desta fase final, temos que ser prudentes para tentarmos o máximo de pontos, sem arriscar qualquer incidente. Faltam só quatro etapas”, indica Otazú, que ao lado de seu companheiro soma 95 pontos líquidos, seguido de Carlos Santana, com 89, e Giovani Bondança/Eder Ayres, com 86 pontos.
Na fase de decisão do campeonato de F-4 da Akasp já foram realizadas quatro das oito etapas, com quatro pilotos vencendo: Alberto Otazú, Sérgio Gonçalves, Carlos Santana e Bruno Biondo. Como nas 36 etapas já disputadas foram computados 12 vencedores diferentes, não será nenhuma surpresa se o lugar mais alto do pódio for ocupado por outro pretendente ao título.
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
Prova inédita de Rally de Regularidade com campeões dos Sertões será na sexta e sábado, em Taubaté
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Nesta sexta-feira e sábado (15 e 16/11), a população de Taubaté e arredores poderá conhecer de perto uma prova inédita de Rally de Regularidade: “Desafio dos Gigantes SFI CHIPS”. Com largada no Hotel Ibis Styles (Av. Virgílio Cardoso Pinna, 8043 – Taubaté), a disputa terá um total aproximado de 90 quilômetros, em estradas vicinais e propriedades particulares, de terra e de asfalto, passando pela antiga pista da Fazenda da CBA (km 119 da Rodovia Presidente Dutra), e também pelas cidades de Caçapava e Caçapava Velha. Cada etapa terá entre 30 e 35 quilômetros: uma na sexta-feira, a partir das 20 horas, e duas etapas no sábado, das 10 às 14 horas.
“Será uma
competição que ficará para a história e realizada por três diretores,
referências do Rally de Regularidade no País, sendo que cada um deles
será responsável por uma etapa. A cidade presenciará um verdadeiro
espetáculo de feras deste esporte”, diz Márcio Medina, idealizador do
“Desafio dos Gigantes” e diretor da SFI CHIPS, empresa referência no
segmento de alta performance de veículos.
“Essa prova
vem para fazer a diferença, a ideia é de ser bem dinâmica. Será um marco
para ao Rally de Regularidade. Certamente será copiada por outros
eventos futuramente”, afirma Weidner Moreira (Novo Rally/ MG), diretor
responsável pela 3ª etapa. “Minha prova será toda disputada na pista.
Posso adiantar que a integração piloto/navegador será exaurida ao
máximo, sendo que a concentração e precisão do navegador fará toda a
diferença, pois a navegação será bem difícil”, avisa Moreira, que desde
1999 organiza provas de rali.
Lourival
Roldan, que comanda há 25 anos o Mitsubishi Motorports (Rally de
Regularidade da marca), é diretor da etapa 2, que abrirá a disputa no
sábado. “Será um evento sensacional. Estou fazendo o meu melhor como
diretor e também farei como competidor, pois vamos disputar na pista
traçada por nossos colegas”. Segundo Roldan, a prova foi criada para
desafiar as habilidades de pilotagem, navegação, atenção, concentração,
tempo de reação do navegador, do piloto e do carro, além do pneu.
“Algumas coisas são colocadas na planilha para ajudar o navegador e
outras para distraí-lo. Aquele que conseguir gerenciar melhor as
informações e passar somente o importante ao piloto acabará levando
vantagem”, explica. A etapa 2 terá vários obstáculos, como lombas,
facões, curvas estreitas e de alta velocidade. “Vale lembrar que na
modalidade Regularidade não se usa velocidade, e o piloto sabe que está
perdendo a prova se acelerar demais. Por isso sempre afirmo que às vezes
é mais fácil pilotar no Rally de Velocidade/ Cross Country”, conclui o
navegador Campeão do Dakar 2017.
International Six Days Enduro: Time Júnior do Brasil inicia disputas no Top 10
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O time Júnior do Brasil iniciou as disputas do International Six Days Enduro 2019 em décimo lugar. Representada pelos pilotos Bruno Crivilin, Gabriel Soares e Nicolás Rodriguez, da Honda Racing, a equipe superou frio e chuva nesta segunda-feira (11/11) – o primeiro dos seis dias de disputas em Portimão, Portugal. A 94ª edição do evento tem base no Autódromo Internacional do Algarve e inclui 650 pilotos de mais de 30 países.
Além da disputa por
países, que envolve os times júnior (para atletas até 23 anos), os
brasileiros estão de olho nas categorias individuais. O capixaba Bruno
Crivilin é o melhor brasileiro na classificação geral da prova, em 54º
lugar, e ainda foi o 20º mais rápido da categoria E1 com a motocicleta
Honda CRF 250RX.
Apesar do resultado
consistente, Crivilin teve problemas de adaptação no início da prova.
“O desempenho na primeira volta foi longe do que eu esperava, não foi o
meu melhor rendimento e sofri algumas quedas. Na segunda volta a
pilotagem já fluiu mais, consegui andar melhor e me encaixar na corrida.
Espero que no segundo dia eu volte a ser o que eu sou nas disputas”,
analisa o atual bicampeão brasileiro de Enduro FIM nas categorias Enduro
GP (geral) e E1.
Estreante no
International Six Days Enduro, o mineiro Gabriel Soares é o segundo
melhor brasileiro da prova (71º lugar na geral). Na categoria E2, ele
confirmou a 29ª colocação. “É tudo novo para mim, por isso procurei ir
crescendo aos poucos na prova. Nas especiais de areia, senti um pouco,
porque não estou acostumado com esse tipo de terreno, mas fiz bons
tempos - o que me deixou bem motivado. Consegui evoluir, enfrentamos
chuva e muito frio na segunda volta, e fechei bem o dia. Estou inteiro,
pronto para buscar um resultado melhor amanhã”, garante.
Stock Car anuncia nova montadora para 2020
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O Campeonato Brasileiro de Stock Car confirmou que contará com mais uma montadora a partir da temporada 2020. A Toyota ingressará na competição com o modelo Corolla, em uma temporada na qual a categoria também estreará um novo projeto de carro, que adotará monoblocos originais produzidos pelas fábricas participantes e uma filosofia mais alinhada com as expectativas dos fãs de automóveis.
O anúncio foi realizado em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o acordo, a Toyota fornecerá carros para pilotos do grid da categoria, passando a disputar as vitórias com a Chevrolet, tradicional parceira da Stock Car, que no próximo ano continuará a utilizar o modelo Cruze.
Outra novidade importante apresentada pelos executivos da Toyota e da Stock Car é a “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil”, que já selecionou seis kartistas entre 15 e 17 anos de idade para uma seletiva que se dará nas etapas de Goiânia (24/11) e Interlagos (15/12), os dois últimos compromissos da Stock Car em 2019. Os participantes serão submetidos a um treinamento por parte de profissionais especializados, que visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, estratégias de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista.
Dalmo Abreu é campeão do VP 201 Metros de Arrancada 2019 em Velopark (RS)
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O piloto curitibano Dalmo Abreu (Promax Bardahl/InjePro) competiu neste fim de semana no VP 201 Metros de Arrancada 2019, evento válido como última etapa do Campeonato Gaúcho da modalidade. Dalmo foi o mais rápido de sua categoria, a Dianteira Turbo C (DT-C) e, além da vitória conquistada, por pouco não conseguiu garantir o recorde da pista do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
"Infelizmente, choveu muito no final de semana. Por conta disso, tivemos poucas oportunidades de realizar as arrancadas. Acabou que foram apenas três largadas realizadas, em que em duas eu fiz na casa de 6.9 segundos e uma na casa de 6.8 segundos. Na minha melhor puxada, registrei a marca de 6seg898, e cheguei muito próximo do recorde da pista, que é de 6seg895", comentou Dalmo.
Com o resultado conquistado no Velopark, o paranaense melhorou ainda mais seu desempenho na temporada. Agora, são oito provas na temporada 2019, com seis vitórias. Conquistou o tricampeonato no Catarinense de Arrancada, foi vice na abertura, em Chapecó, e faturou as três etapas seguintes, todas em Balneário Camboriú.
A Pirelli P Zero World chega a Melbourne
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Depois de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2016, Munique, Alemanha, em 2017, Mônaco em 2018 e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no início de 2019, Melbourne, na Austrália, abriga a mais recente loja conceito da Pirelli. A P Zero World, um poderoso símbolo do posicionamento da marca e da estratégia de varejo da empresa, agora completa sua turnê mundial graças a outra abertura em um novo continente.
A loja conceito
P Zero World pode ser resumida com precisão como uma "butique de
pneus", uma instalação na qual os clientes podem encontrar os produtos
mais exclusivos da Pirelli, além de serviços sob medida para
proprietários de carros esportivos e de luxo. As lojas
globais P Zero World são os únicos lugares em que os clientes podem descobrir
toda a linha Pirelli, como o P Zero Trofeo R, o pneu mais focado em
desempenho homologado para uso nas ruas da marca, e o Pirelli
Collezione, feitos para carros clássicos que combinam design antigo com
tecnologia moderna.
Não são apenas os pneus de carro
que podem ser encontrados na P Zero World. Também estão disponíveis para moto e bicicletas, como o Pirelli Velo, sem mencionar os acessórios
Pirelli Design, desenvolvidos em conjunto com algumas das marcas Prestige no mundo, como
Montblanc, MV Agusta, Puma, Roger Dubuis e Tecnorib. Valeting e carros de cortesia estão entre os serviços exclusivos oferecidos aos clientes da
P Zero World, mas não para por aí.
Rally Rota Sudeste: Vitória de Glauber Fontoura/Minae Miyauti na Production T2
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A dupla da FD Rally Team deixou Lençóis Paulista, neste domingo, com dever cumprido. Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311 venceram a 14ª edição do Rally Rota Sudeste na Production T2. Era o que a dupla precisava para assumir a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria.
Neste segundo
dia de disputa, a Especial (trecho cronometrado) estava mais
escorregadia, com poças e muita lama, devido à chuva que atingiu a
região e dificultou a disputa dos competidores. Fontoura/Minae foram uma
das duplas que atolaram no percurso e não puderam completar a prova.
“Hoje não completamos, mas como vencemos ontem (9), na categoria, o
nosso resultado final foi muito positivo para o campeonato. Chegamos em
Lençóis na vice-liderança e, agora, somos líderes”, destacou Fontoura,
que pilota uma Mitsubishi L200 Triton Sport R.
Em agosto, a
dupla estreou o carro e foi Campeã do Rally dos Sertões na Production
T2. Foi o 5º título de Fontoura no maior rali das Américas (três na
Super Production, um na Pró Brasil e esse último na Production T2).
“Nosso foco, agora, é conquistar o título no Brasileiro para fechar o
ano com chave-de-ouro, então vamos nos preparar para o Rally Rota Sul”,
finaliza o piloto.
Território Motorsport fecha Rally Rota Sudeste com três pódios
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Ao final de dois dias de disputas a Território Motorsport saiu de Lençóis Paulista com três das cinco duplas de UTVs no pódio. Fábio Pirondi/Flávio Bisi #149 terminaram em 2º na Double, enquanto na categoria Start Bruno Luppi/Fausto Dallape #142 fecharam em 3º e a dupla de pai e filha, Nicole Piano/Edu Piano #159, ficou com o 4º lugar. Bruno segue na liderança da UTV Start. Todos competem com Can-Am Maverick X3 preparados pela equipe. O Rally Rota Sudeste foi a penúltima prova da temporada e somou pontos para as 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.
Lama foi o
que não faltou ao longo dos 126 quilômetros de trechos cronometrados,
além do piso escorregadio e muitas poças que exigiram atenção redobrada
dos pilotos. Uma prova técnica e com variações de terrenos, na qual a
habilidade para saber frear nos locais certos e acelerar em outros fez a
diferença. Uma loteria em meio a fazendas de cana-de-açúcar e área de
reflorestamento de eucaliptos.
O piloto de
Americana/SP conquistou seu quarto pódio consecutivo (entre eles, duas
vitórias na categoria) no seu ano de estreia nos ralis. “Andamos com
pneus novos, nunca havia feito uma prova em terreno molhado e em um fim
de semana de chuva, então fui mais cauteloso, mas foi positivo porque
terminamos em 2º na categoria”, explica Pirondi. Já o mineiro Bisi
afirmou: “Fábio foi muito bem, apesar de ter ficado apreensivo com o
barro e um tipo de pneu que não estava acostumado a andar. A Especial
foi bem legal, com saltos, técnica, travada, apesar de lisa”, completou o
navegador. A dupla completou a Especial de sábado com o 3º tempo da
categoria e neste domingo, em 2º e, ainda finalizou em 9º na geral.
Brasileiro de Rally Baja: Bruno conquista quinto título seguido da família Varela
CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Bruno Varela conquistou neste domingo (10), pela segunda vez, o título do Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria UTV. O piloto de 23 anos venceu o Rally Rota Sudeste, disputado na região de Lençóis Paulista, a 260 quilômetros de São Paulo. A vitória definiu o título do Campeonato Brasileiro em favor do filho mais jovem de Reinaldo Varela – que há um mês conquistou o bicampeonato mundial de Rally Cross-Country ao vencer a etapa do Marrocos, juntamente com o navegador Gustavo Gugelmin.
“Foi um momento sensacional da minha carreira que foi inspirada e incentivada pelo meu pai. Dedico a ele e também a todos na minha família mais este título. Obrigado pessoal por todo o apoio e força que vocês me dão sempre!”, comemorou o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão, mais jovem integrante de um clã conhecido nos bastidores do off-road como “Família da Poeira” justamente pela paixão e história dos Varela nas competições. Os irmão Varela dominam o Brasileiro de Rally Baja há cinco temporadas. Rodrigo faturou os títulos de 2015 e 2018, enquanto Bruno foi o primeiro em 2017 e 2019, com Gabriel dominando o campeonato de 2016.
A prova no interior paulista, contou com duas especiais de 126 quilômetros, ambas em meio a plantações de cana-de-açúcar e eucalipto, e foi marcada pela chuva que atingiu a região. No sábado, os competidores enfrentaram terreno molhado apenas na parte da manhã, enquanto à tarde o piso esteve mais seco. No domingo, porém, o cenário foi dos mais complicados por conta do terreno encharcado pela chuva que castigou Lençóis Paulista desde a noite anterior.
Assinar:
Postagens (Atom)