sábado, 31 de agosto de 2019

Sertões 2019 - Tunico Maciel amplia liderança nas motos e comemora título brasileiro de Rally Cross Country



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Tunico Maciel é o mais novo campeão brasileiro de Rally Cross Country. O título da classificação geral das motos, inédito na carreira do mineiro, e a taça da categoria Production Aberta foram confirmados de forma antecipada por conta do desempenho do piloto da equipe Honda Racing no Sertões 2019, com a Honda CRF 450RX. Maciel venceu quatro das cinco etapas do Sertões que somaram pontos para o campeonato nacional, cuja última prova está marcada para dezembro. O gaúcho Gregorio Caselani confirmou o título nacional para a equipe vermelha na categoria Super Production.
 
No Sertões, a sexta etapa do rali, realizada nesta sexta-feira (30/8), representou a segunda parte da etapa Maratona, na qual os competidores não puderam contar com auxílio mecânico externo. Foram percorridos 537 quilômetros, incluindo 535 de especiais. Tunico Maciel venceu o dia novamente – foi a quinta vitória consecutiva do atual campeão das motocicletas no Sertões 2019. Assim, ele amplia liderança na classificação geral, com 26min04seg de vantagem sobre o segundo colocado, que agora é o companheiro de equipe Jean Azevedo.

“Estou muito feliz pela conquista do campeonato brasileiro, ano que vem vou defender o número um com dedicação total. O desempenho no Sertões também é motivo de muita satisfação”, analisa Tunico Maciel. “A sexta etapa teve muita areia, navegação e, no final, longas retas, boas para acelerar. Fui novamente o primeiro a largar, o que foi ainda mais difícil por conta dos desafios na navegação. Fiz uma prova tranquila e a minha CRF 450RX é uma moto muito confiável, que me deixa ainda mais seguro para seguir bem até o final do rali”, explica.

Automobilismo: Alberto Otazú participa do Pilotech Selection



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto Alberto Otazú (Bianchi Automóveis/AVSP/Rolley Ball/No Fire Services/Cardoso Funilaria e Pintura/Ecoposte/Imab/SM Renovadora de Veículos) tem um novo desafio em sua carreira vencedora. Ele foi um dos dez pilotos selecionados para participar do Pilotech Selection, que dará aos três primeiros colocados uma bolsa para frequentar a principal clínica brasileira de preparação psicofísica do automobilismo, além de um treino de fórmula Vee para o vencedor

“Ganhar uma bolsa para frequentar a Pilotech será muito importante para o meu desenvolvimento psico e físico, que ajudará bastante em minha carreira e saúde. Para isto, preciso ser um dos três mais votados no Instagram, que é a fase final da seleção”, afirma Alberto Otazú.

O processo é simples. Basta seguir o perfil @pilotechbr, e depois fazer um comentário simples, que pode ser @albertocesar.otazu #teampilotech. Só vale um comentário por perfil. A promoção vai até o dia 2 de setembro.

Copa Fusca: Modalidade de automobilismo reúne apaixonados pelo carro da Volkswagen




CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Movidos pela paixão de dirigir o Fusca, carro da Volkswagen que marcou época e se tornou um dos mais populares no Brasil ao longo de décadas, os participantes da Copa Fusca – antiga New Speed, contam agora com o patrocínio da GT-OIL, fabricante de lubrificantes nacional que oferece linha completa de produtos para veículos leves, pesados e motocicletas. 

Modalidade de automobilismo que surgiu nos idos da década de 80 e ficou conhecida pela passagem de pilotos consagrados e que fizeram história na Fórmula 1, ganha novo impulso com o apoio da GT-OIL. O presidente da empresa, Artur Pilan, corre na Copa Fusca há muitos anos. Nos anos 90, o campeonato chegou a reunir 64 carros na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Roberto Pacheco Junior, que ficou anos sem correr, está de volta às pistas com seu Fusca e também cuida da organização desta temporada, é como os outros pilotos, apaixonado por esse veículo, como mostra o documentário neste link https://m.youtube.com/watch?v=-M2UI3BaRAI. Os participantes contam os momentos marcantes, as dificuldades na pista e a sensação de correr em Interlagos. Todos são unânimes ao revelarem a paixão pelo carro.
Outra curiosidade é que a maioria dos competidores trabalhavam com comércio de autopeças e reparação de veículos, como Roberto que tem loja de peças para Opala.  
Atualmente, a Copa Fusca tem oito etapas e faz parte da Liga Desportiva de Automobilismo, com duas categorias: A motor EA 111 (motor a água) e B motor 1.600 a ar (convencional).

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

RKC disputa 6 Horas Rental Kart KGV neste sábado



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Único time do kartismo amador a vencer provas de longa duração nos três principais kartódromos da grande São Paulo, a equipe Rotary Kart Club (RKC) disputará neste sábado (31/8), a partir das 8h30, a prova 6 Horas Rental Kart KGV, organizado pelo Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP).

“Esta prova não é prioridade em nosso calendário, usaremos ela como treinamento para outros eventos. Estamos indo com estrutura bem enxuta, mas queremos brigar por um lugar no pódio”, afirma o chefe de equipe Marcelo Yoshida. A equipe RKC vem de vitórias no Endurance Sulamericano de Rental Kart (KGV), Endurance Noturno de Interlagos 3h15, Enduro 3 Horas Kartódromo Aldeia da Serra, além do segundo lugar nas 24 Horas de Interlagos.

Enquanto algumas escuderias participarão com esquadrão de até nove karts, a equipe do clube de companheirismo do Rotary Club Ponte Estaiada São Paulo - que lidera o certame de Endurance Noturno de Interlagos - inscreveu apenas dois karts, conduzidos por Alberto Otazú, Eduardo Fiaminghi, Fábio Cunha, Fernando Ximenes, Ivan Guerra, Nelson Reple e Wilson Escribano. Nas 6 Horas Rental Kart KGV estão inscritas 21 equipes, ocupando 61 karts, totalizando mais de 200 pilotos no evento.

Duplas SFI CHIPS vencem etapa no Jalapão nos UTVs (Pró Elite) e nos Carros (Production T2)



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Foto: Gustavo Epifânio

Toda beleza do Jalapão, região marcante na história do Sertões, porém uma das etapas mais duras e desafiantes do roteiro. “Começou bem sinuosa, depois ficou um pouco mais rápida, trecho de areia, foi um dia bem difícil, que exigiu bastante de todo conjunto, mas conseguimos fazer uma especial limpa, sem nenhum erro, sem quebra e obter bom resultado”, conta Idali Bosse, navegador de Denísio do Nascimento #202. A dupla catarinense chegou na frente na quinta etapa, entre os UTVs Pró Elite, com 4h26min03s; está em 2º na geral (21h14min17s). Estão a 1min16s dos líderes Bruno Varela/Gustavo Bortolanza (21h15min01). “Vamos para a 6ª etapa e nosso carro já passou por uma rápida manutenção que só nós competidores podemos fazer, em 20 minutos. Agora é ir pra cima”, conclui Bosse. A dupla é campeã do Rally Cross Country 2018, na UTV Pró Elite.

E outra dupla, que usa a tecnologia avançada da SFI CHIPS, e que superou bravamente as erosões, pedras e todos os obstáculos encontrados na 5ª etapa foram os tricampeões Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311 (5h43min31), que chegou em 1º na Production T2 e estão na 1º no acumulado da categoria. “Foi uma etapa pesada e apesar de tentar poupar o carro, tivemos que arriscar. Agora vamos para a maior especial da história da prova”, diz Fontoura, com 17 participações no Sertões e quatro títulos, que mais uma vez mostrou que a experiência fala mais alto.  

Já Sandra Dias e Igor Quirrenbach de Carvalho #411, também com as soluções da SFI CHIP, chegaram em 2º na Master, a categoria mais exigente do Rally de Regularidade A dupla foi vice-campeã nos Sertões 2018 (Regularidade/Graduados). “Ficamos o tempo inteiro bem alertas, muito concentrados, e saímos exaustos desta etapa. Mas nos aguarda mais desafios, hoje serão 535 de Especial, com muita areia. Estamos confiantes”, diz o navegador Quirrenbach. “Este é o Rally dos Sertões, ninguém disse que ia ser fácil. Estamos com um enorme desafio por estarmos na Master, mas estamos nos surpreendendo também com nosso desempenho”, afirma Sandra, única mulher piloto de carros do Sertões.

Goianos Lélio Júnior/Weberth Moreira estão em 4o no acumulado da UTV Super Production



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla da PXDs Rally Team Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira #254 completou a 5ª etapa, entre Porto Nacional e São Félix do Tocantins (TO), o primeiro dia de Maratona (sem apoio mecânico), em 4h52m27s, em  6º na UTV Super Production. Como resultado, a dupla está agora, em 4º lugar no acumulado da categoria e se prepara para a outra parte da Maratona, que chegará ao Piauí na maior Especial da história do Sertões.

Weberth Moreira, navegador, fez uma avaliação sobre a primeira parte da Maratona: “Especial foi bem dura, cheia de ‘lombinhas’. Fizemos uma etapa conversadora, tranquila, só numa parte que recebemos uma pancada do lado direito do carro, mas nada grave. Passagens de rios fundos, areia, como estamos acostumados no Jalapão. Etapa cansativa, mas está tudo certo. Prontos para mais 500km!”, concluiu.

Em sua 15ª participação, o piloto aprovou o desafio da quina etapa. “Sertões é isso , uma etapa Maratona no meio do Deserto do Jalapão! Estamos aqui para encarar dificuldades e perrengues sem tudo isso aqui não teria graça. Completamos mais uma e seguimos na luta até o Ceará”, afirma o piloto Lélio.

Sertões: Piano/Mendes completam etapa 5/Maratona em 3º na UTV Over Pró e seguem na vice-liderança



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Com o 3º  tempo do dia na UTV Over Pró (04h54m42s), Edu Piano e Solon Mendes #208 completaram a primeira parte da Maratona (sem apoio mecânico) e seguem na vice-liderança da categoria no Sertões. Enquanto isso, Rodrigo Luppi e Flávio Bisi #206, outra dupla da Território Motorsport, fizeram o 5º tempo na UTV Pró (04h59m47s) e ocupam a 4ª posição na acumulada. A 5ª etapa do maior rali das Américas teve 330km de Especial, em um trecho de Maratona que foi de Porto Nacional (TO) até São Félix do Tocantins. Agora, o desafio desta sexta-feira será encarar 535 km até Bom Jesus (PI) e a segunda parte da etapa Maratona.
 
“Estouram duas correias e tivemos alguns problemas com o UTV mas completamos e mantivemos nossa posição na classificação. Sabíamos que iria ser duro, mas o Sertões que a gente gosta é assim”, afirma Piano, multicampeão da prova com oito títulos e que completa 24 participações consecutivas. O cearense Solon Mendes, com sete títulos do Sertões, relatou dificuldades durante a 5ª etapa: “Conseguimos completar, mas tivemos problema no CVT. Vamos largar para a segunda perna da Maratona focados em completar a prova”, conclui.

A dupla Rodrigo Luppi/Flavio Bisi completou a 5ª Especial do Sertões, em quinto na UTV Pró: “Tivemos alguns problemas, foi um dia complicado mas completamos mais um dia e seguimos lutando para conquistar um pódio ao final do rali. Segue o Sertões!”, ressalta o piloto de Vinhedo (SP), Luppi.

Já os goianos Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira #254 conquistaram o sexto tempo da Super Production e estão em 4º lugar na acumulado da categoria. A dupla completou a Especial em 04h52m27s. Nesta edição o time de Tatuí (SP) participa do Sertões com seis UTVs Can-Am Maverick X3 preparados pela Território Motorsport.

"Professor" Spinelli vence nos carros enquanto o "imperador" Maciel segue dominando nas motos



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Enquanto o campeão em exercício das motos Tunico Maciel seguiu puxando a fila das motos para sua quarta vitória consecutiva nas especiais do Sertões 2019, o grupo de favoritos nos carros teve um princípio de revolução.

O pentacampeão Guiga Spinelli, conhecido entre os adversários mais próximos como “o professor”, ganhou a sua primeira especial da prova. Tirou pouco mais de três minutos da diferença que o separava dos líderes na geral, a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti. Guiga e o navegador Yousseff Haddad completaram a especial em 4h06m58s à frente de Marcos Baumgart / Kleber Cincea. Cristian segue liderando a classificação geral, mas agora já consegue ver os rivais no retrovisor.

O líder das motos, Tunico Maciel nem precisa usar o espelhinho que mostra os seus perseguidores. Venceu a quarta especial seguida em 04h10m49s, com Jean Azevedo em segundo e Gregório Caselani em terceiro. O trio de pilotos da equipe oficial da Honda domina amplamente o Sertões este ano e se nenhum acidente ou defeito mecânico aparecer deve decidir a vitória entre colegas de trabalho.

Nos UTVS também houve  uma reviravolta com a primeira vitória da dupla Deni Nascimento/Idali Bosse na prova. Com o resultado, eles encostaram nos líderes Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, que hoje chegaram na 8ª posição.  Agora a diferença está em apenas 46 segundos.

Sertões: Bruno Varela/Gustavo Bortolanza seguem na liderança da UTV na geral após cinco etapas



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quinta etapa da 27ª edição do Rally dos Sertões acabou cobrando caro de tripulações e equipamentos na especial (trecho cronometrado em alta velocidade) de 300 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e São Félix do Araguaia (TO). Na categoria UTV, que conta com 53 inscritos e tem sido a mais disputada da competição, a dupla Bruno Varela/Gustavo Bortolanza acabou atolando em um trecho bastante difícil, mas conseguiu retirar o carro e seguir para se reposicionar na prova e manter a liderança geral por apenas 40 segundos sobre os segundos colocados, a dupla Deni Nascimento/Idali Bosse. Até o final do dia de ontem, a diferença estava em 8min27s.

Bruno, 23 anos, é o mais jovem membro da “Família da Poeira” e também o mais jovem piloto a vencer o Rally dos Sertões (2017). “O dia foi extremamente duro e atolamos em um local de condições muito difíceis. Até que conseguimos resgatar o carro rapidamente, mas mesmo assim terminamos a classificação da especial de hoje no oitavo lugar. Poderia ser bem pior. Por pouco não perdemos a liderança geral”, detalha Bruno. “Como a distância era grande, forçamos muito o equipamento, que trabalhou o tempo todo no limite. Ficamos felizes em conseguir consertar e terminar o dia ainda na liderança da classificação geral dos UTVs”, completou Bruno – que tem como parceiros na equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão os irmãos Gabriel e Rodrigo, além do pai, Reinaldo.

Vencedores da etapa do dia anterior, Gabriel Varela/Eduardo Shiga foram impedidos de repetir a façanha pela quebra do UTV e terminaram o dia apenas em 41º. “Começamos andando forte, como era o planejado, mas o equipamento não aguentou. O calor, sempre perto dos 40 graus, e também o piso bastante difícil, com a areia dificultando o avanço do UTV no terreno, causaram várias quebras nos veículos de muitos competidores hoje”, reportou Gabriel.

Duplas da X Rally Team focam no ataque para o sexto dia do Sertões



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Pilotos e navegadores chegaram à região do Jalapão nesta quinta-feira (29), quinto dos oito dias de competição no Rally dos Sertões 2019. O trecho que levou os competidores de Porto Nacional a São Félix do Tocantins teve 300 quilômetros cronometrados, após os quais não pode haver nenhum tipo de manutenção por parte das equipes – somente pilotos e navegadores podem realizar reparos por um período limitado antes da largada do dia seguinte.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea concluíram a etapa com o segundo melhor tempo do dia e retomaram o terceiro lugar na classificação geral da prova com a X Rally/NWM Ranger V8 #303. “Acho que poderíamos ter ido melhor. Foi uma especial muito difícil e perdemos algum tempo na poeira dos UTVs. No mais, o ritmo era muito bom e o carro chegou inteiro. Amanhã é dia de atacar e finalizar a maratona o mais rápido possível”, apontou Marcos.

A dupla tricampeã e atual líder do Sertões, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, terminou em terceiro lugar a especial e segue na ponta do acumulado com 3min41s de vantagem sobre a dupla que aparece em segundo.

F1 2019 - GP da Bélgica: Nos treinos Livres Leclerc é o mais rápido com pneus macios



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
  • O tempo estava seco e quente hoje, com temperaturas da pista chegando a 40 graus durante a tarde. O circuito estava em boas condições, com os pneus se comportando exatamente como o esperado. Como costuma acontecer na Bélgica, houve uma grande diferença na temperatura da pista entre as sessões da manhã e da tarde.
  • Semelhante ao ano passado (quando a Ferrari foi a mais rápida em todas as sessões, exceto o Q3), a equipe liderou o TL1 e o TL2 com Sebastian Vettel e Charles Leclerc, respectivamente.
  • A diferença entre os compostos médios e macios - que serão usados ​​predominantemente na corrida - é de cerca de um segundo por volta aqui. O composto duro não foi muito usado hoje, por isso é difícil prever a diferença com precisão, mas estimamos que ela seja por volta de 1s5.
  • Geralmente, há bastante borracha residual na pista por causa das 24 horas do Spa, corrida realizada no mês passado. Mas como a prova deste ano foi realizada sob muita chuva (o que até levou a uma interrupção), havia pouca borracha na pista.
  • Não foram observadas bolhas ou granulações ao longo do dia, nesta que é uma das pistas mais abrasivas de todo o campeonato.

Copa Truck: Chuva faz equipe poupar equipamento pensando na pole-position



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A programação desta sexta-feira (30) da Copa Truck em Rivera teve apenas uma sessão de treinos livres, motivada pela forte chuva do período da manhã e pela previsão de temporais no período da tarde. Os pilotos da AM Motorsport, Débora Rodrigues, André Marques e Wellington Cirino optaram por não entrar na pista, poupando o equipamento para o treino classificatório que será realizado neste sábado.

A previsão para o sábado em Rivera é de sol com temperaturas abaixo dos 10º C e muito vento.

“Não há razão para entrar na pista com toda essa chuva sendo que as previsões para o sábado e o domingo são de tempo seco, não iria auxiliar em nada nos ajustes do caminhão”, justificou André Marques.

Pensando em ampliar a sua marca de pole-position, Wellington Cirino também poupou o equipamento. Ele está entre os pilotos que disputam o título da terceira copa e ainda busca vaga para a Grande Final.

Pedro Aizza conquista o tricampeonato do Sul-Brasileiro de Kart de forma antecipada



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A etapa de Londrina (PR) do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, terceira e última da edição de 2019 do torneio, começou muito bem para o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport). Após confirmar a pole position na manhã desta sexta-feira (30), Aizza garantiu a vitória na primeira bateria da júnior e, com o triunfo, conquistou o tricampeonato da competição de forma antecipada, restando ainda mais uma corrida a ser disputada neste sábado (31), às 10h10.

No circuito realizado exclusivamente em cidades da região Sul do Brasil, Pedro Aizza disputou a bateria da júnior junto com os pilotos da categoria graduados, uma acima da sua. Mesmo assim, foi o mais rápido na tomada de tempo, cravando 43seg725, apenas dois milésimos à frente de João Pedro Bortoluzzi, atleta da graduados. Já na corrida, administrou bem a colocação em sua categoria, para terminar à frente de seu concorrente ao título, Mayke Naderer, completando 20 voltas em 14min54seg487.

"Sensação maravilhosa de conquistar o título de campeão sul-brasileiro na júnior, ainda mais por ter sido de forma antecipada. Basta largar amanhã (sábado), para garantir o troféu. O João Pedro, da graduado, me ultrapassou logo após a largada, e aí me preocupei apenas em administrar a colocação na minha categoria. Percebi que o Mayke acabou tirando o pé para economizar pneu para a segunda e última bateria, então fiz o mesmo que ele. Vitória consistente, garantindo mais uma conquista em 2019", contou Pedro, vencedor do Sul-Americano desta temporada.

Vitória para Guiga Spinelli e Youssef Haddad na 5ª etapa do Sertões, no Jalapão



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla da equipe Mitsubishi Spinelli Racing, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, venceu a 5ª etapa do Sertões 2019 nesta quinta-feira, 29/08. A bordo do Mitsubishi L200 Triton Sport Racing, Guiga e Youssef conquistaram a primeira vitória enfrentando os desafios do Jalapão e o início da Maratona, onde os competidores não podem ter ajuda da equipe na manutenção dos carros. Com sucesso eles completaram a especial de 330km em 4h06m58s e diminuíram o tempo de diferença para os líderes Cristian Baumgart e Beco Andreotti em 3m41s.

“Foi uma especial tradicional da entrada do Jalapão, muito dura, com um terreno muito arenoso, muito ondulado em vários trechos, sinuosa, com árvores. Tivemos uma excelente performance hoje, conseguimos o 1º lugar e encurtamos a distância para o Cristian e para o Beco. E amanhã vamos largar aparentemente com o carro em plenas condições de continuar fazendo um bom rally. Vai ser a especial mais longa da história do Sertões e promete ser duríssima também. Então agora é voltar ao foco e concentração, comemorando o dia de hoje, mas amanhã começa tudo de novo. O rally entra na sua reta final nesses dois próximos dias que sem dúvida devem decidir a prova”, conta Guiga Spinelli, pentacampeão do Sertões.

“O resultado está muito embolado ainda, entre os 4 carros com 20 minutos em torno de diferença entre 1º e o 4º. Isso para duas especiais duras e longas que vêm pela frente é muito pouco. Então, está sendo um rally super disputado, um ritmo alucinante todos os dias, estamos andando realmente no fio da navalha o tempo inteiro e isso aumenta o prazer dentro do carro, para quem está acompanhando o rally e é isso que a gente espera. Tomara que até o fim seja assim e que a gente consiga continuar nessa briga”, finaliza Guiga.

Sertões 2019: Disputa dos UTVs tem diferença de 44 segundos entre os ponteiros



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Apenas 44 segundos separam os ponteiros dos UTVs no Sertões 2019. A disputa da categoria está eletrizante e, nesta quinta-feira (29/8), contou com vitória de Deni Nascimento e Idali Bosse na quinta etapa, realizada em formato Maratona entre Porto Nacional e São Félix do Tocantins (TO), com 475 quilômetros - 330 deles de trechos cronometrados. O desempenho deixou os catarinenses a apenas 44 segundos dos líderes da classificação geral, Bruno Varela e Gustavo Bortolanza. As 23 duplas mais rápidas dos UTVs aceleram o Can-Am Maverick X3, veículo atual bicampeão do Rally Dakar e do Sertões.   


Com destino a Bom Jesus, no Piauí, a prova segue em formato Maratona nesta sexta-feira (30/8). Ou seja, os competidores não poderão contar com as equipes de apoio até o término da sexta etapa. Estão programados mais 537 km, 535 contra o relógio, no desafio apontado como o mais difícil da 27ª edição do Sertões. Famoso pelo calor e a areia pesada, o Jalapão promete testar homens e máquinas.
“A diferença na classificação é mínima, é como se o jogo estivesse zero a zero”, compara Bruno Varela. O piloto, vencedor do Rally Merzouga no ano passado, busca o bicampeonato do Sertões. “A sexta etapa promete ser a mais difícil da prova. O nosso Can-Am Maverick X3 chegou inteiro ao parque fechado e está pronto para a largada de amanhã. O objetivo é seguir com a cabeça no lugar, para segurar a liderança”, conclui o paulista, caçula da conhecida “Família da Poeira”.
Os vice-líderes Deni Nascimento e Idali Bosse são apoiados pela concessionária BRP Sanautica. O Top 5 dos UTVs conta com mais dois integrantes da “Família da Poeira”. O patriarca Reinaldo Varela acompanha de perto a disputa, em terceiro lugar, ao lado do navegador Gustavo Gugelmin. Eles foram os campeões da categoria no Dakar 2018. Irmão mais velho de Bruno, Rodrigo Varela aparece em quarto lugar com o navegador Fábio Pedroso, enquanto Guilherme Benchimol e Daniel Spolidorio subiram para o quinto posto da tabela. 

Nelsinho Piquet participa de evento de kart em BH



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Cerca de 50 revendedores de produtos Texaco terão a oportunidade de sentir a adrenalina de competir em uma pista de kart com o piloto Nelsinho Piquet, que disputa a temporada 2019 da Stock Car pela equipe Texaco Full Time Sports.

A corrida acontece neste sábado, dia 31, em Belo Horizonte (MG), e faz parte de uma promoção da marca de lubrificantes para os campeões de revenda.

A competição acontece no Kartódromo RBC Racing, no bairro Bela Vista. Pela Stock Car, Piquet volta a competir no dia 15 de setembro, no Velopark (RS), que receberá a oitava temporada da temporada.

Fonte: FGCom

Sertões 2019: Tunico Maciel vence primeira parte da etapa Maratona



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A equipe Honda Racing cumpriu com sucesso a primeira parte da etapa Maratona do Sertões 2019. Sem poder contar com assistência externa, Tunico Maciel foi o mais rápido das disputas desta quinta-feira (29/8), cujo percurso teve 475 quilômetros entre Porto Nacional e São Félix do Tocantins (TO). O roteiro incluiu 330 km de trechos cronometrados e passagem pelo temido Jalapão. Com os resultados do dia, o mineiro segue na dianteira das motos, na frente dos companheiros de equipe Gregorio Caselani, vice-líder, e Jean Azevedo. Os três aceleram a Honda CRF 450RX.


“A moto chegou 100% ao parque fechado, só precisei realizar a manutenção básica para a largada de amanhã”, conta Maciel, que também lidera a categoria Production Aberta. Nesta sexta-feira (30/8), a sexta etapa do rali segue em formato Maratona. Ou seja, os competidores só poderão contar com as equipes de apoio na cidade de Bom Jesus, no Piauí, após mais de 537 km percorridos - a grande maioria deles, 535, de especiais. O desafio promete ser o mais duro da 27ª edição do Sertões, com muita areia, calor e todos os tipos de pisos.
“A minha estratégia será manter o foco e a tranquilidade. Estou cumprindo os desafios do Sertões dia após dia, acelerando onde sinto confiança e sendo cauteloso nos pontos de atenção, e ainda tenho conseguido me divertir bastante durante a prova. A sexta etapa será decisiva e quero chegar bem em Bom Jesus”, acrescenta Maciel. Ele é o atual campeão das motos. 
O gaúcho Gregorio Caselani lidera a disputa da Super Production. Na classificação geral, ele está a 14min49seg de Tunico Maciel. “Entramos no Jalapão e a sexta etapa promete ser muito difícil e pesada, principalmente por conta da areia e do calor. Pretendo manter o ritmo forte, mas ao mesmo tempo conservador, para cumprir a Maratona”, relata.  

Trilha das Emoções: Quadriciclos e UTVs ganham rota sinalizada no litoral do Piauí



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O turismo para quadriciclos e UTVs no Brasil acaba de ganhar uma rota sinalizada no litoral do Piauí, com infra-estrutura turística para conhecer lugares paradisíacos, ondem poucos conseguem chegar. Com início em Chaval, no Ceará, a Trilha das Emoções tem 187 quilômetros até a divisa com o Maranhão. O caminho passa por Cajueiro da Praia, incluindo Barra Grande, Luís Correia e Ilha Grande. A iniciativa, do Governo do Estado do Piauí, conta com o esforço da BRP, fabricante dos veículos off-road da Can-Am.

O destino turístico promete surpreender os visitantes. A Trilha das Emoções possui uma série de atrações, como o Projeto Peixe-Boi, o Cajueiro Rei e o povoado de Barra Grande. As belezas naturais tornam o roteiro ainda mais memorável, com as praias de Macapá, Maramar, Arrombado e Coqueiro, além da Lagoa do Sobradinho, a Pedra do Sal, o Porto das Barcas e o famoso Delta do Parnaíba.

“A iniciativa faz parte de um projeto maior da BRP no Brasil, que tem como objetivo regulamentar o uso de veículos off-road no país. Com dimensões continentais, o país tem um grande potencial para desenvolver projetos sustentáveis e proporcionar experiências únicas com o turismo fora de estrada”, explica Fernando Alves, gerente comercial para o Brasil da empresa canadense.

“A Trilha das Emoções é fruto de uma conversa de mais de dois anos com o Governo do Estado do Piauí. O projeto é pioneiro e totalmente sustentável”, acrescenta. “Ser sustentável é estar baseado em três pilares: responsabilidade com o meio ambiente; desenvolvimento da economia e do turismo local; e respeito às comunidades. A gente ainda coloca mais um fator importante nesta lista, que é a segurança. Desta forma, a Trilha das Emoções está pronta para surpreender visitantes de todo o mundo”, garante Alves.

Sertões 2019: Ello Racing segue com o Projeto Chico Brasil



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O piloto Sálvio Costa e o navegador Eduardo Alexandre da Silva, da Ello Racing, abandonaram as disputas do 27º Rally dos Sertões, porém, eles mantêm-se firmes e fortes no desempenho do Projeto Chico Brasil – ação social criada pela equipe que, entre Campo Grande (MS) e Aquiraz (CE) distribuirá cerca de 1.600 brinquedos às crianças das comunidades mais carentes das cidades onde o evento montar acampamento. 

“Está lindo de viver essa ação! Nossas atividades têm se concentrado basicamente na Vila Sertões, uma vez que o número de visitantes locais é muito alto durante a nossa passagem pelas cidades. Além de proporcionar algo especial para essas crianças, promovemos a solidariedade e damos bons exemplos a elas”, disse o piloto Sálvio. “E para nós é gratificante, temos aprendido bastante com essa troca de culturas e experiências”.

Durante as visitas, a Ello Racing busca contribuir para o acesso tecnológico dessas comunidades e tornar-se uma ferramenta social de conexão. “Somos uma rede colaborativa formada por pessoas que tem como princípio o compartilhamento do conhecimento. Possuímos um projeto com o Instituto Alpha Lumen que, dentre diversas iniciativas, está engajado com o aprimoramento da qualidade de ensino em instituições públicas, e tem um trabalho específico com estudantes talentosos da rede pública de ensino, a fim de promover a difusão da ciência e tecnologia, cultura e arte”, explicou o responsável pela gestão e operação da Chico Brasil e gerente da Chico Hight Intelligence (principal parceira da Ello neste projeto), Douglas Leite.

F-4 da Akasp: André Relvas é o décimo vencedor diferente



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A 26ª etapa da F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) apontou o 10º vencedor diferente na temporada 2019. Na quarta-feira (28/8) foi a vez de André Relvas vencer pela primeira vez no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), seguido de Alberto Otazú (Bianchi Automóveis/AVSP/Rolley Ball/No Fire Services/Cardoso Funilaria e Pintura/Ecoposte/Imab/SM Renovadora de Veículos) e Bruno Biondo.

“O (André) Relvas tinha pneus melhores do que nós, o que permitiu ele fazer uma bela corrida de recuperação, e sem cometer erros vencer bem. Eu bem que tentei dificultar a vida dele durante as dez voltas que liderei, mas o Mega/Honda dele tinha muito mais tração e a ultrapassagem foi inevitável. Ele mereceu a vitória”, comentou Alberto Otazú, que largou do oitavo posto para terminar em segundo.

Arnaldo Biondo largou da pole position, mas na terceira volta já foi ultrapassado por Alberto Otazú – que escalou o pelotão rapidamente -, e por Bruno Biondo. A seguir já vinha André Relvas, que tinha largado da 11ª posição. Otazú sustentou a liderança até a 13ª passagem, quando Relvas assumiu a ponta para caminhar tranquilo para a sua primeira vitória na F-4. Biondo chegou a ultrapassar Otazú na curva negativa, mas imediatamente levou um xis, e os dois caminharam bem próximos em segundo e terceiro, respectivamente, até a bandeirada na 28ª volta. Com o terceiro lugar, Bruno Biondo/Emílio de Bisceglie assumiram a liderança do quarto turno.

FIA WEC: Cinco brasileiros no grid das 4 Horas de Silverstone



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A primeira prova da Temporada 8 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) terá cinco brasileiros no grid: Bruno Senna, André Negrão, Pipo Derani, Felipe Fraga e Gustavo Menezes. Nos dias 30 e 31 de agosto e primeiro de setembro, acontecem as 4 Horas de Silverstone, no famoso autódromo britânico com 5,901 km de extensão e 18 curvas, tendo 31 carros e 87 pilotos divididos nas categorias LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am.


Bruno Senna, embaixador das 6 Horas de São Paulo, competirá em mais uma temporada pela Rebellion Racing, no carro de número #1, na categoria LMP1, e terá como companheiro o estadunidense de coração brasileiro Gustavo Menezes. Pipo Derani está confirmado no carro de número #3 da Rebellion apenas para a primeira disputa do campeonato.

Atual campeão mundial na LMP2 e bicampeão das 24 Horas de Le Mans, André Negrão defenderá o título do carro #36 da Signatech Alpine Elf. O quinto brasileiro é Felipe Fraga, que está confirmado para a temporada no Porsche 911 RSR número #57 da Team Project 1 pela LMGTE Am.

A lista de pilotos confirmados para as 4 Horas de Silverstone conta com nomes tradicionais do automobilismo, como os japoneses Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima, o italiano Giancarlo Fisichella, os ingleses Paul Di Resta e Anthony Davidson, o suíço Sébastien Buemi e o argentino Jose Maria Lopez.

As 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do campeonato, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro e primeiro de fevereiro, do ano que vem, em Interlagos, e a temporada termina em junho de 2020, com as 24 Horas de Le Mans.
 

Superbike Brasil: Equipe Honda Racing disputa quinta etapa no Paraná



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Honda Racing está a caminho do Paraná para a disputa da quinta etapa do SuperBike Brasil. O evento terá como palco o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, com os treinos classificatórios marcados para este sábado (31/8) e as corridas, para domingo (1/9).


A equipe vermelha será representada pelo paulista Eric Granado, atual bicampeão e líder da SuperBike Pro, e pelo gaúcho Pedro Sampaio, quinto colocado na tabela da categoria, que é a principal do campeonato. Os pilotos aceleram a motocicleta Honda CBR 1000RR Fireblade SP.
Com três vitórias consecutivas na temporada 2019, Granado terá como palavra de ordem a superação na etapa paranaense. O piloto sofreu uma queda de bicicleta durante os treinamentos e se recupera de uma lesão, mas está confirmado na quinta etapa do SuperBike Brasil.
A equipe Honda Racing de motovelocidade é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, DID e Seguros Honda. 
Categorias de base – As categorias de base incentivadas pela Honda também prometem fortes emoções na pista do Autódromo de Curitiba. As divisões representam as principais portas de entrada de novos pilotos para o SuperBike Brasil.

Multicampeões do Sertões Piano/Mendes com SFI CHIPS vencem a 4ª etapa, nos UTVs Over Pró




CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla da Território Motorsport formada pelo paulista Edu Piano e o cearense Solon Mendes #208, venceu a 4ª etapa do Sertões na UTV Over Pró. “Foi uma etapa boa e andamos bem, o carro está inteiro para a Maratona, que na verdade é quando o rali começa. Na maratona, a competição fica mais pesada, e separa os adultos dos meninos”, diz Piano, oito vezes campeão da prova, em três categorias, e 24 participações no maior rali das Américas.

Para Solon, a 4ª etapa foi muito boa. “Foi o melhor dia de todos em termos de tudo, de navegação e de pilotagem. Muito prazerosa. Foi bom também porque nós fomos a terceira melhor dupla em UTV e subimos para 5º na geral. Após a etapa, nós demos uma geral no UTV para enfrentar a maratona”. Campeões da prova em 2018 (UTV, Over 45), a dupla que usa em seu CAN-AM MaveriCk X3 as soluções de alto desempenho da SFI CHIPS, está como sempre com garra para lutar para subir novamente no pódio. Tem sete títulos – seis nos caminhões e um nos UTVs – no Sertões.

Outra dupla SFI CHIPS que tem garra, determinação e tem obtido ótima performance na prova é a dos catarinenses Denísio do Nascimento e Idali Bosse # 202, que percorreram os 570 km (275 km de especial), em 3h9min14, chegando em 2º na Pró Elite e mantendo a 2º na geral dos UTVs.

E a dupla SFI CHIP que disparou na frente nesta 4ª etapa foi Glauber Fontoura e Minae Miyauti #311, que venceu na Production T2, percorrendo o trajeto em  2h42min08. “Foi um dia difícil. A gente corre e depois desacelera para poupar o carro e assim segue durante quase todo percurso da estrada. Amanhã começa a maratona e vai ter que dar um jeito de segurar o carro”, diz Minae. Para a navegadora, no começo da competição estava mais tranquilo, com bastante reta. “Agora já está ficando mais punk o roteiro. Amanhã a planilha está bem apertada, bastante navegação”, completa.

Sertões: Dupla de Goiás, Lélio Júnior/ Weberth Moreira chega em 4º na etapa da UTV Super Production



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os goianos Lélio Vieira Carneio Júnior e Weberth Moreira fizeram o 4º tempo na UTV Super Prduction, no quatro dia de disputas do Sertões. Agora, estão em 3º no acumulada da categoria. A etapa entre São Miguel do Araguaia (GO) até Porto Nacional (TO) teve 277km de Especial (trecho cronometrado). Para muitos, o Sertões começa mesmo nesta quinta-feira, com a etapa Maratona (duas etapas sem apoio mecânico da equipe).

Weberth Moreira, navegador, gostou da etapa do dia: “Foi muito boa. Diferentemente da de terca, quando tinha de ficar muito atento, tinha muita referência. Foi uma Especial rápida, que não cansou. Não tivemos nenhum problema com o UTV (Can-Am Maverick x3). Essa foi a melhor Especial até agora, muito interessante para a navegação”, concluiu.

Correndo pela 15ª vez no Sertões e estreante em um UTV, Lélio Júnior disse como eles pretendem encarar a Maratona: “Estratégia conservadora para a Maratona, principalmente para o segundo dia dela. Não vamos exagerar para não perder tudo que construímos até agora”, finalizou.

Vitória das duplas Piano/Mendes (UTV Over Pró) e Luppi/Bisi (UTV Pró) na 4ª etapa do Sertões



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla da Território Motorsport, Edu Piano e Solon Mendes #208, completou a 4ª etapa do Sertões em 3h06m13s. Pelo segundo dia seguido, fizeram o melhor tempo da UTV Over Pró e seguem como vice-líderes da acumulada. Outra dupla da equipe, Rodrigo Luppi e Flávio Bisi #206 fechou como líder da etapa pelo 3º dia seguido (03h11m34s) na UTV Pró. Na acumulada da categoria, subiram uma posição e assumiram a vice-liderança, cada vez mais perto dos líderes. Nesta quinta-feira (29), começa a Maratona, que terá duração de dois dias rumo ao Piauí e os competidores não terão apoio mecânico.

Piano, piloto multicampeão do Sertões com oito títulos comentou sobre a prova do dia: “Foi uma Especial mais ou menos igual a de ontem, com um pouquinho menos de trechos de alta”, disse. Com 24 Sertões seguidos no currículo e oito títulos, comentou sobre a etapa mais importante da competição, a Maratona: “O rali começa mesmo amanhã. Que começa um negócio mais pesado (Maratona), que vai separar o adulto dos meninos”. Andamos bem, o UTV está inteirinho para amanhã”, garantiu.

Mendes, o cearense com mais títulos no Sertões (sete), elogiou a etapa, que foi a preferida dele até o momento: “Foi bom, foi show! Hoje foi o melhor dia de todos, em termos de tudo: navegação e pilotagem. Foi bastante prazeroso. Tive um problema no radar, medição confusa, mas não comprometeu o dia, não”, lembrou. Em seu 21º Sertões, ele não esqueceu de citar a preparação para a principal etapa: “Já estamos desmontando o carro, dando uma geral para fazer a primeira parte da Maratona. Amanhã será um novo dia!”, finalizou.

Em seu Sertões de estreia, Rosset é terceiro na classe T1 Brasil



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Fernando Rosset e Fabrício Bianchini, no X Rally Ranger V8, vêm demonstrando evolução a cada etapa superada. Nesta quarta-feira (28), quarto dos oito dias de prova no Sertões, a dupla da equipe X Rally Team fechou o dia na terceira posição da classe T1 Brasil.

Na classificação geral entre os carros, Rosset e Bianchini aparecem na 11ª posição, terceiro na classe. E o piloto, que faz seu primeiro Sertões, disse se impressionar com a prova a cada dia.

“É um ambiente fantástico entre os competidores, com o público nos recebendo ao final de cada trecho. Eu não imaginava que era algo dessa magnitude”, destaca. “A cada dia que passa estou mais familiarizado com o carro e mais entrosado com o navegador, então tem sido uma experiência sensacional”, continuou.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Sertões 2019: Após quatro etapas, equilíbrio marca a disputa entre os UTVs Can-Am Maverick X3



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A disputa dos UTVs está acirrada no Sertões 2019. Após quatro etapas, menos de meia hora separa os quatro primeiros da categoria, que tem o piloto Bruno Varela e o navegador Gustavo Bortolanza na liderança. Outra marca é o domínio do UTV Can-Am Maverick X3, a escolha das primeiras 25 duplas. Nesta quinta-feira (29/8), a quinta etapa da prova larga de Porto Nacional com destino a São Felix do Tocantins (TO), no coração do Jalapão, e será disputada no formato Maratona (sem auxílio das equipes de apoio). Serão 475 quilômetros de desafios, 330 deles de trechos cronometrados.


A quarta etapa, realizada nesta quarta-feira (28/8) com início em São Miguel do Araguaia (GO), teve 570 km de percurso. O trecho contra o relógio somou 275km e quem venceu o dia foi Gabriel Varela, irmão de Bruno, ao lado do navegador Eduardo Shiga. A dupla está em terceiro lugar na classificação geral dos UTVs, atrás de Deni Nascimento/Idali Bosse, que conta com o apoio da concessionária BRP Sanautica. Para completar o Top 5 da categoria, as experientes duplas Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, campeã do Dakar 2018 com o UTV Can-Am Maverick X3, e Edu Piano/Solon Mendes - em quarto e quinto lugares, respectivamente.
De olho no bicampeonato dos UTVs, Bruno Varela sabe que os próximos dias serão decisivos. “O rali está sendo ótimo para nós e cumprimos metade das etapas, mas na Maratona que o bicho vai pegar mesmo. O objetivo é manter o foco e o ritmo que rendeu a liderança da categoria até aqui. O Can-Am Maverick X3 também chegou ileso no Tocantins, é só lavar e fazer a manutenção básica para largar na quinta etapa do rali”, concluiu o piloto.       
 

Guiga Spinelli e Youssef Haddad escapam mas chegam em 2º na 4ª etapa do Sertões



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A quarta etapa do Sertões 2019 para os carros levantou muita poeira e foi marcada pela dificuldade nas ultrapassagens dos UTV’s. Os 570km entre São Miguel do Araguaia (GO) e Porto Nacional (TO) tiveram a especial mais curta até agora da competição com 275km. Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que chegaram a liderar a prova, terminaram em 2º lugar, com 2h50m09s, depois de escaparem da estrada. No acumulado do rally a dupla da equipe Mitsubishi Spinelli Racing chegou a 14h50m40s e manteve a vice-liderança. Cristian Baumgart e Beco Andreotti seguem em primeiro com 14h43m44s.
“Deu tudo certo, mas o rally está sendo definido pelas ultrapassagens nos UTV’s e aí fica difícil. Toda especial não dá. Um passa o outro não passa, fica preso... Acabamos escapando numa curva para a direita. O Youssef estava no sentinela pedindo ultrapassagem, passamos reto e aí é isso”, reclama Guiga Spinelli.

“Uma especial bem bacana, a gente vinha num ritmo muito bom, brigando nas parciais nos segundos. A gente, o Cristian e o Lucas. Realmente um ritmo de Mitsubishi Cup. A gente deu uma infelicidade nos últimos 10km para cá de colar num UTV. E mais uma vez o UTV não dá passagem. A gente foi se arriscando na poeira, tentando dar uma estela o tempo todo e numa dessas era uma direita a 90 e eu dei uma atrasada na cantada”, conta o navegador Youssef Haddad. “Na hora que a poeira abriu só tinha cerca, não tinha nem mais estrada e a gente foi para dentro do pasto. E aí tivemos que voltar, virar, caiu a tomada de ar no meu colo... Enfim, é uma pena. Não pelo resultado porque perdemos por pouco tempo, mas é pelos UTVs, pela poeira que tá definindo o rally desde a primeira especial. O que define o rally é quem tem a sorte de chegar nos melhores pontos nos UTVS. Se você chega em um lugar aberto ou muito travado você passa, se chega num lugar com poeira fica atrás e paciência”, completa.

Bruno van Enck e Edu Costa, dupla da equipe Mistubishi Spinelli Racing, fizeram o 2º melhor tempo da categoria Production T2 com 3h23m13s. Eles seguem na vice-liderança com o acumulado de 18h17m40s.

Sertões: Na classe mais disputada entre os carros, 20 segundos separam líder e vice



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A disputa entre os carros no Sertões 2019 está, de fato, emocionante. Após quatro etapas concluídas nesta quarta-feira (28) em Porto Nacional, no Tocantins, não dá para cravar um favorito ao título em nenhuma das modalidades. Nas duas principais classes dos carros, a T1 Codasur (mais veloz) e a T1 Brasil (a segunda mais rápida), o vencedor só deverá ser conhecido mesmo no final da prova em Aquiraz (CE), no dia 1º de setembro.

Enquanto Cristian Baumgart/Beco Andreotti lideram a prova no geral com quase sete minutos de diferença sobre Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, na T1 Brasil a disputa pega fogo entre os pilotos Mauro Guedes e Gunter Hinkelmann.

Competindo respectivamente nas equipes X Rally Team e FD Rally Team, Mauro e Gunter estão separados por apenas 20 segundos no acumulado de tempos após quatro dias de competição.

“Não tem favorito. É um forçando o outro o tempo todo”, destaca Guedes, que tem Filipe Bianchini como navegador na X Rally Ranger V8 de quase 400 cavalos de potência. “É uma disputa muito legal, e quem sair vencedor tem mesmo que comemorar muito, porque são duas duplas de muita experiência e nível”, completa Gunter, que divide o cockpit do ASX Racing com Deco Muniz.

Sertões: Fãs do Pará viajam até 1.000 quilômetros para encontrar os ídolos do rali



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O Rally dos Sertões desperta curiosidade e paixão por onde passa. É comum ver, nas cidades onde a caravana do principal rali brasileiro chega, a quantidade de moradores locais se aglomerando para ver de perto os carros, as motos, os pilotos e saber como cada um se sai na disputa.

Nesta quarta-feira (28), dia em que foi concluída a disputa da quarta etapa, o casal Dinaldo e Luana Mendes viajaram de Xinguara, no Pará, até Porto Nacional, no Tocantins. São 570 quilômetros de deslocamento só para ver de perto os ídolos – os irmãos Cristian e Marcos Baumgart.

“Quando o rali passa por alguma cidade que fica a menos de mil quilômetros de onde vivemos, damos um jeito de ir conferir de perto”, destaca Dinaldo, que é autônomo e nas horas vagas é piloto de motocross. A paixão pelo rali vem desde 2005, e pela equipe X Rally Team, desde 2016, quando Cristian Baumgart e Beco Andreotti ganharam o primeiro dos três Sertões da dupla.

“Fomos até Ponte Alta e depois Palmas, nas duas etapas finais daquele ano, e tanto o Cristian como o Marcos nos receberam dentro da equipe. Foi uma coisa espetacular o profissionalismo e a simpatia deles, nos recebendo com alegria e conversando bastante com a gente. Aí não tem nem como torcer para outro”, confessa Dinaldo.

Sertões: duelo de irmãos eleva temperatura no coração do Brasil



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os termômetros beirando os 40ºC e o clima húmido proporcionado pela mata e o rio Tocantins não são os únicos indicativos de temperatura alta em Porto Nacional, local de chegada da quarta etapa da 27ª edição do Rally dos Sertões, nesta quarta-feira (28). As disputadas especialmente intensas da maior prova off-road do Brasil têm chamado a atenção e foi isso o que o público local da cidade de apenas 52 mil habitantes pôde ver na categoria UTV, que teve hoje o quinto dia consecutivo de domínio da família Varela, time formado pelo pai e três filhos na equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

Em Porto Nacional o Rally dos Sertões atingiu a metade do seu percurso. Desta vez a vitória na etapa foi do modelo Can-Am Maverick X3 da dupla Gabriel Varela/Eduardo Shiga, que agora ocupam a terceira colocação na classificação geral entre os versáteis e resistentes UTVs. Mas é o membro mais jovem da família, Bruno, em parceria com o navegador Gustavo Bortolanza, quem ainda detém a liderança da classificação, superando também do pai, o bicampeão mundial e campeão do Dakar Reinaldo Varela, e seu irmão mais velho, Rodrigo Varela – que venceu o disputado e emocionante super prime ao lado do navegador Fabio Pedroso.

Desde sábado passado (24), quando o super prime abriu a disputa pelo título do Sertões em um circuito fechado montado no centro de Campo Grande (MS), a família Varela cravou o vencedor na classificação geral dos UTVs em todas as oportunidades: Rodrigo foi o melhor no super prime, Reinaldo e o navegador Gustavo Gugelmin dominaram a primeira etapa, Bruno foi o melhor na segunda e terceira, enquanto Gabriel Varela cravou o melhor tempo entre os 53 veículos inscritos quarta etapa. O rally ainda oferecerá mais quatro dias de corrida.

FIA WEC: Pipo Derani na contagem regressiva para estreia pela LMP1 nas 4 Horas de Silverstone



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Pipo Derani volta a correr pelo FIA WEC, o Mundial de Endurance, neste fim de semana quando será disputada as 4 Horas de Silverstone (Ing), na abertura da temporada 2019/20. A prova vai marcar a estreia oficial do piloto na categoria principal, a LMP1.

Derani estará no carro #3 da Rebellion Racing, ao lado dos franceses Loic Duval e Nathanael Berthon. A pista britânica é especial para o brasileiro, que já venceu esta prova em 2017, correndo pela Ford Chip Ganassi na classe LMGTE Pro.

“Estou muito contente por voltar ao FIA WEC, principalmente em Silverstone, onde tive sucesso no passado, ganhando em 2017 com a Ford”, destacou Derani, que já correu no WEC no passado nas categorias LMP2 e LMGTE Pro.

“Também estou muito feliz em integrar novamente a equipe Rebellion, onde eu já fiz uma corrida em 2017, mas agora na categoria principal, que sempre foi o meu objetivo antes de eu me mudar para o IMSA”, lembrou.

F-Renault Eurocup: Collet volta às pistas animado para etapa de Nurburgring



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Mais de um mês, desde a última rodada dupla, e a Fórmula Renault Eurocup está de volta neste fim de semana (dias 31 de agosto e 1º de setembro) para a disputa da sexta etapa da temporada no circuito de Nurburgring, na Alemanha. A pista será mais uma novidade para o brasileiro Caio Collet, que não vê a hora de voltar a acelerar o Fórmula Renault #2.

O piloto de 17 anos, que integra o programa Renault Sport Academy, vem sendo um dos destaques em seu ano de estreia na categoria. Já são cinco vitórias entre os estreantes (Silverstone, Mônaco, duas em Paul Ricard e Spa-Francorchamps) e dois pódios no geral (terceiro lugar em Mônaco e segundo em Spa). Líder entre os novatos, Collet está em quinto lugar na classificação geral, entre os 22 pilotos que disputam o campeonato.

Durante o intervalo sem corridas, Collet participou de ações com a Renault e trabalhou bastante a parte física. Entre as atividades, percorreu quase 700 km de bicicleta na França, ao lado de outros pilotos do programa da montadora.

“Estou bem animado para essa etapa. Acho que temos todo o potencial para andar na frente de novo, como fizemos em Spa, no mês passado. Evoluímos bastante na última etapa e nosso objetivo é manter essa evolução em Nurburgring”, declarou o brasileiro que corre pela equipe francesa R-ace GP.

Sertões: Goianos, Lélio Júnior/Weberth Moreira, assumem a vice-liderança na UTV Super Production



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla de Goiás, Lélio Vieira Carneiro Júnior/ Weberth Moreira #254, segue evoluindo no Sertões. Na terça-feira, completaram a Especial em 4h22m14s, em 3º na categoria. Com o resultado conquistado na 3ª etapa, que ligou Barra do Garças (MT) a São Miguel do Araguaia (GO), subiram duas posições na classificação acumulada e são vice-líderes na UTV Super Production.
 
“Foi um dia sem sustos para nós, eram muitas retas, piso duro e apesar de longo, foi tranquilo. De todo modo completamos mais uma etapa e cumprimos o objetivo de nos manter entre os cinco mais rápidos da categoria”, explica Lélio Júnior, em seu 15ª Sertões e o primeiro pilotando um UTV (Can-Am Maverick x3) 
A dupla, agora, é vice-líder na UTV Super Production. “Subimos na classificação do acumulada e seguimos evoluindo no rali e estou gostando demais de tudo isso aqui”, afirma o navegdor

Nesta quarta-feira, os goianos seguem rumo ao Tocantins para a 4ª etapa do rali, que antecede à Maratona (etapa sem apoio mecânico) e será mais tranquila, segundo a organização. Promete ser um trecho prazeroso para pilotagem, bem técnico e sem grandes dificuldades. 

Sertões: Duplas da Production T2 da SFI CHIPS conquistam bons resultados na 3ª Etapa



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

“Todos os carros com soluções de alto desempenho da SFI CHIPS foram bem nesta etapa. E os UTVs também estão na liderança”, comemora Márcio Medina, diretor da empresa. Arrepiando em todas as etapas dos Carros, a dupla de pai e filho gaúchos, Paulo Cesar Bertolini e Anderson Bertolini #337, percorreu os 764 km (403 km de Especial) da 3ª etapa, em 3h58min47, e mais uma vez conquista o 1º na Production T2, e 1º no acumulado da categoria. “Hoje tivemos um problema eletrônico, perdemos seis minutos. Mas recuperamos depois. Andamos forte e conseguimos o 1º lugar por três segundos”, conta o vitorioso Bertolini pai. “A Especial de hoje era rápida, com muito pó e talco, muitas depressões. Amanhã rumo Tocantins”, completa.

Na sequência, também na Production T2, a dupla Bruno Van Enck e Edu Costa #343, que fez o trajeto de Barra do Garças/MT até São Miguel do Araguaia/GO, em 3h58min50, mantendo o 2º no acumulado da Production T2. “É muito boa a sensação de sair da Especial com o carro inteiro. Fizemos uma ótima etapa e chegamos com uma paisagem e céu maravilhosos. Mas não dá para comemorar ainda, tem muito rali pela frente”, diz Enck. A dupla estreou este ano na Mitsubishi Cup e desbrava o primeiro Sertões.

Duplas da FD Rally Team: Fontoura/Minae Sandra/ Quirrenbach fecham em 3º no dia 3 do Sertões



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Nesta 3ª etapa do Sertões 2019, os competidores entraram em Goiás, e tiveram um percurso de 403 km de Especial, que começou rápida, mas depois apresentou depressões e obstáculos. “Fizemos uma corrida estratégica, tirei um pouco o pé para preservar o carro e aguentar chegar bem na final. Amanhã é a etapa pré-maratona, então, muita coisa ainda vai acontecer”, diz Glauber Fontoura, que já está pela 17ª vez no Sertões e tem quatro títulos (tricampeão na Super Production e campeão na Pró Brasil). A bordo de uma Triton Sport R, piloto e sua navegadora Minae Miyauti # 311 completaram a 3ª etapa em 3h59min30, na 3º posição da Produciton T2 e estão em 3º na categoria no acumulado.
 
Na prova de Regularidade, a dupla Sandra Dias/Igor Quirrenbach #411 também cumpriu o dia com êxito. “A etapa foi bem cansativa, foram 9 horas de prova, difícil e perigosa. Tinha pegada rápida. Na parte da manhã não dava para enxergar nada devido a poeira, passamos por muitas regiões de montanhas. Estou apaixonada pela prova”, conta Sandra, única mulher piloto da categoria carros. Em uma Pajero, disputam pela categoria Master. A dupla repetiu o 3º lugar, o mesmo resultado das duas etapas anteriores.  

Nesta quarta-feira, os competidores seguem para a 4ª etapa do Sertões, de São Miguel do Araguaia/GO até Porto Nacional/TO, com 570 km, 275 de Especial, com cascalho, piçarras, gostosa de acelerar e bem técnica, terá estradas de fazendas, algumas mais estreitas, mas sem grandes dificuldades. Considerada uma preparação para a Etapa Maratona, na qual os competidores não poderão ter ajuda da equipe na manutenção dos veículos. O Sertões tem um roteiro de 4.800 quilômetros por seis estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Piauí e Ceará. O temido deserto do Jalapão está na 5ª etapa, quando será a Maratona, no qual competidores não podem receber apoio mecânico.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Guiga Spinelli e Youssef Haddad fazem o segundo melhor tempo do dia no Sertões



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dia para pisar fundo na estrada e se divertir com o Sertões. Assim foi a 3ª etapa da competição com 765km, sendo 403km cronometrados, entre Barra do Garças (MT) e São Miguel do Araguaia (GO). Guiga Spinelli e Youssef Haddad tiveram mais uma grande atuação a bordo do Mitsubishi L200 Triton Sport Racing e garantiram o 2º melhor tempo da especial com 3h21m19s. No acumulado do rally a dupla da equipe Mitsubishi Spinelli Racing chegou a 12h00m31s e diminuiu a diferença de tempo em relação aos líderes Cristian Baumgart e Beco Andreotti, que estão com 11h55m20s.
“A especial de hoje já foi muito diferente de ontem, com muito menos salto. Mas foi também muito rápida e com uns trechos com bastante depressões. Acho que o ponto crucial do dia hoje foi a dificuldade de ultrapassagem de diversos UTV’s ao longo do caminho. Mas o dia foi ótimo, o desempenho do carro ótimo, funcionou tão bem e conseguimos um bom resultado diminuir a distância em relação ao primeiro colocado no acumulado do rally. Mais um dia super positivo e agora é foco no dia de amanhã”, explica Guiga Spinelli.

“Hoje um dia muito rápido, só que ao mesmo tempo rápido e perigoso porque quando você chega em um obstáculo a 180km/h e diferente de você chegar a 80km/h. Então isso exigiu uma navegação muito precisa porque as informações vinham muito rápidas e o ritmo está realmente alucinante. Acho que os 4 primeiros estão impondo um ritmo nunca antes vistos nos Sertões. Tiramos um pouquinho da diferença, mas ainda tem muito rally pela frente. O Jalapão está chegando e acho que a história ainda tá só começando”, conta Youssef Haddad.

Competindo na categoria Production T2, Bruno van Enck e Edu Costa, dupla da equipe Mistubishi Spinelli Racing, terminaram a etapa com 3h58m50s. O resultado mantém a dupla na vice-liderança da categoria com o acumulado de 14h54m26s e os coloca em 14º lugar geral.

Sertões: Baumgart e Andreotti mantêm liderança



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A terceira etapa do Sertões 2019, disputada hoje no trecho de 737 quilômetros entre Barra do Garças (MT) e São Miguel do Araguaia (GO), foi longe de ser fácil. Os 420 quilômetros cronometrados que prometiam longas retas e altas velocidades foram marcados pela quantidade e intensidade da poeira deixada pelos veículos de competição.

Nas etapas do Sertões, por ordem largam as motos, depois os quadriciclos, depois os UTVs e por fim, os carros, que se aproximam rapidamente os UTVs e nem sempre a ultrapassagem é possível. Assim, tanto os tricampeões do Sertões Cristian Baumgart e Beco Andreotti, como os bicampeões brasileiros Marcos Baumgart e Kleber Cincea, tiveram problemas e não puderam desenvolver o ritmo do qual as NWM Ranger V8 da X Rally Team são capazes de entregar.

“Hoje era um dia para acelerar e dar tudo do carro. Mas quando chegamos nos UTVs ficou extremamente difícil de passar. Nosso equipamento que manda um alerta ao veículo da frente (para pedir ultrapassagem) teve um defeito, e o pessoal dos UTVs também não colaborou muito”, afirmou Cristian, que mesmo com a terceira colocação do dia mantém 5min10s de vantagem sobre a dupla segundo colocada, a de Guiga Spinelli/Yousseff Haddad.