quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Vai começar a temporada 2020 do rali nacional


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Rallymakers deu início a contagem regressiva para a terceira edição do Rally Minas Brasil, etapa de abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross-Country (CBA) e Rally Baja (CBM), que será realizada entre os dias 06 e 08 de março. Pela segunda vez consecutiva, as cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário receberão pilotos e navegadores vindos de diversas regiões do País – até o momento, estão representados nove estados e 28 cidades. 

As inscrições seguem abertas pelo site www.rallymakers.com.br, para as categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros e, segundo o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, aqueles que participarem desta disputa se surpreenderão. “É nossa característica sempre utilizar as ofertas de relevos naturais das regiões por onde passamos. Nossos percursos priorizam as estradas vicinais do interior, de forma a apresentar toda a natureza local e, sobretudo, proporcionar um mix bem variado de obstáculos típicos. Ao passo que o cenário e a topografia mudam, os competidores percebem a estrutura, a dedicação e o capricho com o qual preparamos o Rally Minas Brasil”, declarou Bentivoglio. A concentração do evento será no Parque de Exposições de Patos de Minas, localizado na Rua Maj. Gote, 1158, no bairro Alto dos Caiçaras. 

É com bastante expectativa que o piloto curitibano, Luciano José dos Reis está esperando pelo Rally Minas Brasil, principalmente, porque ele estreará seu novo UTV, um Polaris Pro XP. “Esse ano disputarei pela categoria Over Pró, e sigo confiante pois em 2019 eu fui campeão pela categoria Over 45. Será minha terceira participação neste certame, e aguardo por um grande desafio, principalmente, porque estarei com um veículo novo (já fiz alguns testes e ele se comportou muito bem)”, disse Reis. 

Rally Ecológico 2020 bate meta de inscrições preenchidas


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Programado para o dia 04 de abril – Dia Mundial do 4x4, o 12º Rally Ecológico está prestes a ter todas as vagas preenchidas. A competição de rali de regularidade é aberta para as categorias Carros 4x4 (Máster, Turismo e Expedition), Motos (Máster, Turismo e Over 40), e agora, Big Trail (destinada às motos com mais potência e peso). A largada será no Parque Tia Nair, em Cuiabá (MT) e a chegada na Marina do Altayr, no Lago de Manso (MT).

Organizado pela Cronorally, o Rally Ecológico terá 200 quilômetros que percorrerão o interior do estado em uma rota que liga Cuiabá e Lago e Manso. Pelo caminho, como já é tradicional, haverá o plantio de mudas de árvores e doações de livros infantis.

Entre os inscritos na categoria 4x4 Máster, a dupla Braz Cesconetto e Valdomiro Braz (mais conhecido como Miro) já garantiu um lugar nesta disputa. “Comecei nos ralis em 2006, quando o vi uma movimentação em Rondonópolis, onde eu moro. Dali em diante minha vida mudou”, disse Cesconetto, referindo-se a largada do Rally Ecológico daquele ano, que foi entre Rondonópolis e a Chapada dos Guimarães. “Tenho 56 anos, já rodei muito por esse Brasil em competições off-road, e posso afirmar que as maiores emoções da minha vida, tive nos ralis dos quais eu participei, a exemplo do Rally Ecológico”, disse empolgado Cesconetto.

Depois de se tornar o único a somar mais de 750 pontos, Di Grassi volta à pista no Marrocos


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Lucas Di Grassi volta à pista no próximo sábado (29), com a disputa do e-Prix do Marrocos, quinta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E. Piloto da equipe Audi Sport ABT Schaeffler, Lucas ocupa a quinta posição na tabela, a apenas quinze pontos do líder em uma temporada que já teve vencedores diferentes nas quatro corridas disputadas até agora. Lucas aposta na consistência para brigar pelo seu segundo título: “Mesmo que tenhamos uma corrida longe do ideal, neste campeonato o importante é sempre marcar pontos”, diz Di Grassi que em termos de pontos é o piloto mais eficiente da Fórmula E: na etapa anterior, México, o brasileiro tornou-se o primeiro da história a superar a barreira dos 750 pontos.

Di Grassi foi sexto colocado no e-Prix do México. Nas quatro primeiras provas, Lucas somou 32 pontos na pista, contra 47 de Mitch Evans (Nova Zelândia, Panasonic Jaguar), que passou a liderar depois de vencer a quarta etapa. “O campeonato ainda está no começo, temos diferentes vencedores em cada prova e até agora todos têm chance de brigar pelo título”, resume ele. “Minha meta no Marrocos é tentar ficar mais à frente na tomada de tempos para o grid. Até agora, por estar entre os primeiros colocados, entre na pista sempre no primeiro grupo, quando a pista ainda não tem aderência e está bem longe do ideal. Minha meta no Marrocos é tentar me classificar entre os dez primeiros. Se conseguir isso, tudo será possível”, disse o brasileiro.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CopaTruck: novo integrante na AM Motorsport


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil


O time cresceu. A AM Motorsport terá quatro pilotos na temporada 2020 da Copa Truck para lutar pelos pódios e conquista de títulos. O mais novo integrante do time é Raijan Mascarello, que se junta a André Marques, Débora Rodrigues e Wellington Cirino nos caminhões Mercedes-Benz.

Próximo de completar 48 anos, o representante de Sapezal (MT) volta ao mundo dos caminhões após três temporadas e um título no Mercedes-Benz Challenge, e vai utilizar o número 38 durante a temporada.

“A experiência anterior foi muito marcante e me ajudou muito a definir pelo retorno para os caminhões em uma equipe consolidada, com trabalho bem profissional e com visão de buscar resultados e dar retorno aos parceiros. Logo nas primeiras conversas, eu e o André Marques já tínhamos a certeza de fechar negócio”, comentou Raijan Mascarello, que contará com o apoio da Brevant Sementes e UPL Agroquímica e Pontual Transportes.

Mundial de Superbike: Honda transmite lançamento da equipe para 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os detalhes sobre a participação da Honda no Campeonato Mundial de Superbike serão revelados em um evento na sede da empresa, no Aoyama Welcome Plaza, em Tóquio, Japão. O público poderá conferir as novidades em primeira mão, por meio da transmissão nos canais do You Tube (https://youtu.be/JVYVV1xZ3Js) e do Facebook (https://www.facebook.com/hondaracingcorporation). Para os fãs brasileiros, a cobertura ao vivo estará no ar na manhã desta sexta-feira (21/2), entre 5h e 6h.

De olho no título da temporada, a Team HRC conta com os pilotos Alvaro Bautista, espanhol vice-campeão mundial em 2019, e Leon Haslam, da Inglaterra, na equipe oficial de fábrica. Outro fato que gera muita expectativa é a estreia da novíssima motocicleta Honda CBR1000RR-R Fireblade SP nas pistas do Campeonato Mundial de Superbike. 

A cidade de Treze Tílias estreia no Transcatarina





CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil


O trajeto do 12º Transcatarina está definido e, traz como novidade, o município de Treze Tílias (SC). “Finalmente, Treze Tílias estreará em nosso evento e temos grandes expectativas para essa parceria. Nossos participantes terão a oportunidade de conhecer mais uma localidade de Santa Catarina por meio do Transcatarina, sendo este, um dos principais objetivos que temos: apresentar o melhor do nosso estado para o Brasil”, disse o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa. 

O Transcatarina 2020 será realizado de 07 a 11 julho e percorrerá, em cerca de 800 quilômetros, o Centro Oeste catarinense. Além de Treze Tílias, as cidades de Fraiburgo e Caçador também serão sedes. “Estou muito feliz com a vinda do Transcatarina ao município e, portanto, a nossa expectativa é grande em receber toda essa estrutura. Acompanhamos este encontro do fora-de-estrada faz tempo e sempre ficamos à espera de receber todos os envolvidos por aqui”, disse o Presidente da Asturtilias Associação de Turismo de Treze Tílias e proprietário do Hotel Schneider, Starback Franz Schneider. “Treze Tílias é uma cidade turística, por esse motivo estamos nos mobilizando para tornar esse momento inesquecível”, completou Schneider. 

O diretor geral do Treze Tílias Park Hotel, Ademir Parisotto, também afirmou observar o Transcatarina há bastante tempo. “Vejo que este evento tem um ângulo diferenciado dos demais, pela organização e envolvimento direto com os locais por onde passa. Acredito que haverá uma sensibilização do trade turístico da região e das autoridades políticas em reconhecer a importância do Transcatarina que, além de levar o nosso nome às mídias nacionais, também movimenta a nossa economia”, salientou.   

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Stock Car anuncia etapas finais de testes e super eventos inéditos no País


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Cumprindo uma etapa importante de suas quatro décadas de história, o Campeonato Brasileiro de Stock Car colocará na pista, pela primeira vez, os dois novos carros com os quais suas equipes disputarão a temporada 2020: o Chevrolet Cruze e o Toyota Corolla. Os modelos inéditos serão testados na semana que vem em uma pista ainda a ser escolhida pela comissão formada por dirigentes e técnicos da categoria e das equipes que disputam o torneio. A comissão, que coordena a construção e desenvolvimento dos novos modelos, também determinou as datas dos próximos testes.

Paralelamente a Vicar, organizadora da Stock Car e Stock Light, anunciou novos super eventos automobilísticos, que reunirão a Stock Car e a Copa Truck, as duas maiores categorias do esporte a motor brasileiro. As corridas valerão pela 4ª e 12ª etapas da Stock, sendo realizadas nos dias 30 de maio e 13 de dezembro, ambas em Interlagos.  Completando o pacote de novidades, a categoria irá realizar no dia 29 de março, na abertura da temporada 2020, os 200 Quilômetros de Goiânia, corrida especial a ser disputada por duplas de pilotos, vários deles participantes de campeonatos internacionais.

Testes em andamento – A fase final de avaliações dos novos carros foi dividida em três momentos. O primeiro deles será na próxima semana e reunirá uma unidade de cada modelo, Corolla e Cruze, para checagem de sistemas e de conformação da montagem dos carros. Essa avaliação será sucedida de outra, na semana seguinte, já no início de março. Na ocasião, as avaliações contarão com seis veículos, sendo três de cada modelo.

Fórmula 1: Pirelli indica os pneus para o Grande Prêmio do Azerbaijão


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Pirelli irá levar os seguintes compostos para o Grande Prêmio do Azerbaijão (5 a 7 de junho).




O QUE ESTÁ CONFIRMADO

Copa HB20 amplia calendário em seu segundo ano de atividade


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após ser aprovada com louvor em sua primeira jornada nas pistas brasileiras em 2019, a Copa HB20 resolveu ampliar o número de corridas para sua segunda temporada de atividades. A categoria apoiada pela Hyundai segue competindo ao lado da Copa Truck e terá nove etapas em 2020, uma a mais que no ano passado, sendo dois super eventos em Interlagos junto dos caminhões e da Stock Car.

As duas etapas especiais acontecem no dia 31 de maio e na Grande Final, dia 13 de dezembro, ambas em Interlagos. Além do chamado "Templo do Automobilismo", a Copa HB20 retornará a palcos como Londrina, Santa Cruz do Sul, Goiânia e Campo Grande, com Tarumã, prestes a comemorar 50 anos de sua inauguração, e Curitiba sendo as grandes novidades dessa lista. Apenas uma data, a antepenúltima etapa no dia 18 de outubro, está com local a confirmar.

"Ter mais etapas já estava nos nossos planos já há algum tempo e nove rodadas duplas na temporada, totalizando 18 corridas durante o ano, é um ótimo número, e esses dois super eventos que faremos junto com a Stock certamente serão acontecimentos históricos na história do nosso automobilismo no qual teremos muito orgulho em fazer parte”, destaca Daniel Kelemen, CEO da HRacing, que alternará a função com a de piloto de caminhões em 2020.

Copa Truck anuncia calendário da Temporada 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Copa Truck anunciou nesta quinta-feira as novidades referentes à temporada 2020, entre elas o calendário do ano, com a realização de dois super eventos junto com a Stock Car, a realização em todas as etapas da Diesellândia, evento que teve sua primeira edição na decisão do ano passado, em Interlagos, e a abertura da venda de ingressos para a etapa de abertura, que acontece no dia 5 de abril em Londrina (PR).

A quarta temporada dos Brutos promete ser uma das mais agitadas desde sua criação, em 2017. A grande novidade será a realização de dois super eventos com a Stock Car nos dias 31 de maio e 13 de dezembro, em um encontro inédito dos dois maiores campeonatos do automobilismo brasileiro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

“Estes eventos em conjunto servirão para fortalecer ainda mais nosso automobilismo, além de darem aos fãs uma experiência única e inédita que é ver (e ouvir) os Brutos e a Stock Car no mesmo dia", comenta Vanda Camacho, diretora geral da Mais Brasil, promotora da Copa Truck.

Outra novidade é a participação da Copa HB20 em todas as etapas da temporada. "Ter mais etapas já estava nos nossos planos já há algum tempo e nove rodadas duplas na temporada, totalizando 18 corridas durante o ano, é um ótimo número, sem contar o alto interesse dos pilotos, que nos fará alinhar pelo menos 30 carros na etapa de abertura em Londrina. O evento também cresceu bastante como um todo em 2019 e estamos felizes em continuar competindo ao lado da Copa Truck", comenta Daniel Kelemen, promotor da Copa HB20.

Território Motorsport será a representante oficial no Brasil do South American Rally Race


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

As duplas Edu Piano/Solon Mendes e Rodrigo Luppi/Maykel Justo retornaram ao país no início da semana, após quase 10 dias na Argentina acelerando por terrenos por onde o Rally Dakar já passou, quando disputado na América do Sul. O balanço foi tão positivo que a Território Motorsport anuncia que será a representante oficial do South American Rally Race (SARR) no Brasil. A 2º edição acontecerá de 3 a 13/2/2021 com oito etapas.
 
“A parceria com a Território Motorsport vem para somar e será importante porque poderá trazer mais pilotos e equipes brasileiras para conhecerem nossa prova e nossos tipos de terrenos e serão muito bem-vindos. Nossa intenção também é trabalhar para o crescimento do rali na Argentina, no Brasil e na América do Sul como um todo", declara Juan Pablo Sisterna, diretor geral do SARR. O argentino ressalta, ainda, que o balanço do rali foi acima das expectativas dos organizadores: “Estamos muito felizes com o resultado da 1a edição e cumprimos com o nosso objetivo, o de fazer um rali desafiante todos os dias que superou nossas expectativas. Por isso, vamos trabalhar para entregar um roteiro ainda melhor para 2021, quando a prova terá oito etapas, uma a mais do que este ano.”

No total oito brasileiros, entre pilotos e navegadores, disputaram a prova. Nos UTVs, os únicos representantes foram as duplas da Território Motorsport que se superaram e completaram as sete etapas que castigaram competidores e equipamentos pelo alto nível técnico. Luppi/Justo #207 venceram três das sete etapas – sendo os dois primeiros dias na geral de todas as categorias – e fecharam o rali em 6º. Já os multicampeões do Rally dos Sertões (maior rali das Américas), Piano/Mendes #207 terminaram em 11º nos UTVs. As duplas competiram com Can-Am Maverick X3 preparados pela Território Motorsport.

Fórmula E: Pipo Derani é selecionado para teste com a equipe Mahindra em Marrakesh


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Pipo Derani fará sua estreia pública em um carro da Fórmula E, após ser selecionado pela equipe Mahindra para participar do teste oficial de rookies no próximo mês.

O piloto de 26 anos terá um dia completo de testes com o Mahindra M6 ELECTRO, que está disputando a temporada 2019-2020 da ABB FIA Fórmula E com os pilotos Pascal Wehrlein e Jerome d’Ambrosio.

O teste acontecerá no dia 1º de março, um dia após o EPrix de Marrakesh. Será a segunda vez que Derani pilotará um carro da Mahindra na Fórmula E. A primeira foi um teste privado em agosto de 2018.

O brasileiro estará ao lado de outros grandes pilotos em Marrakesh, neste teste que é o único para o desenvolvimento das equipes durante esta temporada.
“A oportunidade de testar novamente com a Mahindra é algo que eu queria muito que acontecesse”, comentou Derani.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Kartismo: AKSP abrirá o Carnaval com cerca de 90 pilotos na pista


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Não será folia, mas deverá ter muita alegria no bloco dos pilotos da Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP), que nesta quinta-feira (20/2) irão desfilar sua competência na pista do Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A segunda etapa do campeonato da AKSP deve reunir cerca de 90 pilotos, com destaque para Alberto Otazú (Graduados), Luciano Montanhez (Graduados), Edu Abrantes (Sênior) e Marcelo Costa (Light), que venceram a primeira etapa e lideram em suas respectivas categorias.

Na categoria do pilotos estreantes e novatos, na primeira prova da temporada Marcelo Costa largou da pole position, estabeleceu a volta mais rápida e venceu com folga. Marcelo Costa lidera o certame com 26 pontos, seguido de José de Jesus Gonçalves, com 22 e Igor Pacanari, com 19.
Na forte e competitiva Seletiva da Elite & Graduados, a liderança está dividida entre Alberto Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Pailler Racing/Rolley Ball/Speed Truck) e Luciano Montanhez. Os dois venceram as suas respetivas baterias na abertura do certame. Otazú e Montanhez somam 25 pontos, enquanto Gustavo Pincelli vem atrás com dois pontos a menos, perseguido por Henrique Morbi, com 22 unidades. As três primeiras etapas da AKSP servirão como seletiva para definir os vinte pilotos que irão para a classe Elite, enquanto os outros permanecerão na Graduados.

A Sênior, que reúne pilotos com mais de 50 anos de idade, tem o atual campeão Edu Abrantes na liderança do campeonato. No primeiro encontro ele mostrou toda a sua competência largando da pole position, estabelecendo o giro mais rápido e vencendo com a larga vantagem. Com isto, acumula 26 pontos, deixando Valdo ‘Nenê’ Gregório na vice-liderança com 22, e Luiz Gouvêa em terceiro com 19 pontos.

Rally Minas Brasil abre a temporada 2020 do rali nacional


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Faltam 18 dias para o início da temporada 2020 dos Brasileiro de Rally Cross-Country (CBA) e Rally Baja (CBM). O 3º Rally Minas Brasil – válido pelas primeira e segunda etapas dos campeonatos, será realizado de 06 a 08 de março, nas cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário (MG), que pela segunda vez consecutiva, receberão as grandes feras do automobilismo e motociclismo nacional.  
Organizada pela Rallymakers, a prova é aberta para as categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros, que estarão concentradas, a partir do dia 06, no Parque de Exposições de Patos de Minas, localizado na Rua Maj. Gote, 1158, no bairro Alto dos Caiçaras. A visitação do evento é aberta e gratuita e, no local, haverá praça de alimentação, espaço kids e shows com bandas locais.

Natural de Patos de Minas, mas atualmente morando em Uberlândia (MG), o piloto Bruno Ayrton Leles disse que a ansiedade sempre é maior para o primeiro rali do ano, principalmente, por ser em sua terra natal. “Nasci e cresci em Patos de Minas, e já tenho muitos amigos me perguntando sobre a competição, a qual espero que seja como no ano passado, que surpreendeu a todos os participantes, pois mesclou vários tipos de terrenos”, comentou Leles, que competirá na categoria Super Production / Motos, a bordo de uma Yamaha YX 450FX. Ele é o campeão brasileiro de Rally Baja 2019 na classificação geral e na categoria.

Campeonato RKC de Kart começa com muita competitividade


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Mais tradicional campeonato sediado no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o RKC  Kart 2020 deu início à sua histórica 10ª temporada no último sábado (15/2), com todas as vitórias sendo decididas na linha de chegada por menos de meio segundo. Alberto Otazú (AVSP/Bianchi Automóveis/Cardoso Funilaria e Pintura/No Fire Services/Pailler Racing/Rolley Ball/Speed Truck) triunfou nas categorias Challenge e Stock, enquanto Alexandre Porche foi o vencedor na Light, e os dois saem na frente na disputa pelo título que será decidido apenas em dezembro.

Novidade do RKC Kart de 2020, a categoria Challenge teve como primeiro pole position Nelson Reple, apenas 0s128 mais rápido do que Alberto Otazú, que fechou a primeira fila. O que se viu depois foi uma sensacional disputa entre ambos, que no começo se ajudaram empurrando um ao outro para fugirem da concorrência. A partir do meio da prova começou uma disputa em alto nível, com várias trocas na liderança, e com diferença sempre inferior a menos de um décimo de segundo entre os dois. Alberto Otazú fez a volta mais rápida na 14ª volta, mas apenas no meio da última passagem é que ele abriu a vantagem que lhe deu a vitória por apenas 0s313. Em terceiro terminou o atual campeão da categoria Truck, Andrez Velasco, seguido do estreante Cayto Grotkowsky, Marcelo Costa e Fábio PL, que havia largado dos boxes e fez uma corrida sensacional. Na próxima etapa, estes seis primeiros colocados levarão 10 quilos a mais de lastro.

Na Stock, a vitória ficou também com Alberto Otazú, que largou da primeira posição da categoria e estabeleceu a melhor passagem na 13ªvolta. Mas ele não teve vida fácil, com uma disputa intensa desde a largada com Fábio PL, que largou em segundo a apenas 0s66. Na última curva, os dois entraram lado a lado, mas Otazú recebeu a bandeirada com a diferença de apenas 0s268. Em terceiro ficou Henrique Luis Lemos, que retornou ao kartismo, seguido de Eduardo Fiaminghi, Leonardo Ferreira e Geison Granelli. Atual campeão da categoria dos pilotos mais experientes, Fábio Cunha foi traído pelo seu kart que quebrou, obrigando-o a abandonar e utilizar o seu primeiro descarte anual.
Entre os pilotos da categoria de entrada Light outra disputa de alto nível. Alexandre Porche largou da pole position, liderou por quase toda a competição, mas sempre assediado por Marcelo Costa, autor da volta mais rápida. Apenas no último giro Porche conseguiu respirar um pouco para vencer por apenas 0s501 de folga. Em terceiro recebeu a bandeirada o veterano Hélio Matias, com Thiago Meirelles, o estreante Miguel sacramento e Elvis Lima a seguir.

Com três Top-6, Caio Collet encerra participação na Toyota Racing Series e destaca aprendizado


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após cinco finais de semana seguidos de corridas intensas chegou ao fim a Toyota Racing Series 2020, principal campeonato de monopostos da Nova Zelândia. Neste fim de semana, a rodada tripla final aconteceu em Manfeild, com 19 carros na disputa.

Em sua primeira participação na competição, o brasileiro Caio Collet, de 17 anos, encerrou o campeonato com dois quartos lugares (nas corridas 1 e 3) e um sexto lugar (corrida 2).
Nas 15 provas disputadas ao longo do campeonato, Collet conquistou uma pole position (na primeira etapa em Highlands Motorsport Park), uma vitória (na segunda etapa em Teretonga), cruzando a linha de chegada oito vezes entre os seis primeiros.

Com o resultado, o brasileiro encerrou a disputa na sétima colocação. O compatriota Igor Fraga conquistou o título do campeonato, seguido pelo neozelandês Liam Lawson, vencedor em 2019.
Collet, que correu pela equipe mtec Motorport, que é parceira da R-Ace GP, seu time na F-Renault Eurocup, começou o fim de semana em Manfeild liderando um dos treinos livres de sexta-feira (14). No sábado (15), no entanto, o brasileiro não conseguiu repetir a performance no classificatório e partiu do sexto lugar.

Luppi/Justo vencem e Piano/Mendes fecham em 4º nos UTVs na etapa 6 do rali na Argentina


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Teve vitória dos brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 nos UTVs, nesta quinta-feira, na penúltima etapa do South American Rally Race (SARR2020), que chegou à Santa Maria, província de Catamarca, última cidade do roteiro que sediará a caravana do rali nestes dois dias de prova. A dupla da Território Motorsport foi a mais rápida ao completar os 321 km de trechos cronometrados em 4h48m03s.  Não fosse uma correia estourada faltando apenas 4,5 km para a final da Especial, Edu Piano/Solon Mendes #204 teriam feito dobradinha com o 2º lugar do dia, pois perderam minutos preciosos trocando a correia, mas fecharam em 4º no grid com 5h04m02s. Esses foram os resultados divulgados até o momento, sem penalizações.

O piloto de Vinhedo/SP, Luppi ,concluiu o penúltimo dia muito animado após vencer pela terceira vez nos UTVs (1º e 2º etapa venceram na geral de todas as categorias do grid). “Estou feliz da vida e esgotado fisicamente porque exigiu demais hoje com muitas dunas e ondulações de terreno mas superamos as adversidades e vamos levar na bagagem toda a experiência daqui. Amanhã vamos acelerar tudo e brigar para dar dobradinha do Brasil na etapa final”, afirma Luppi. “Tivemos um excelente resultado, nessa etapa difícil com navegação muito difícil mas conseguimos chegar sem problemas à Santa Maria e amanhã será uma satisfação concluir esse rali”, afirma o navegador Justo (Taubaté/SP), único da equipe com nove participações no Rally Dakar e que já passou por vários trechos do roteiro, quando o maior rali do mundo era disputado na América do Sul.

SFI CHIPS firma parceria com o piloto Paulo Salustiano e estreia na Copa Truck, na equipe VW


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Copa Truck começa somente em abril, mas a SFI CHIPS, líder no segmento de preparação eletrônica de veículos à diesel, já anuncia a parceria firmada nesta semana com Paulo Salustiano, piloto oficial da equipe Volkswagen (RM Motors/VW). A entrada da empresa no segmento dos pesados vem de tempos: trabalha com várias marcas por meio de soluções customizadas que melhoram a performance e potência, mas a chegada no tradicional campeonato dos brutos chega com novos desafios.
 
Com atuação consolidada no off-road nacional, nos principais campeonatos de rali e 16 vezes campeã do Rally dos Sertões – dois títulos junto à equipes de montadoras como a Troller (2015) e Mitsubishi (2019) -, além de ser a única no segmento a selar parceria de desenvolvimento de um carro com a Mitsubishi Motors, a SFI CHIPS chega com força total ao grid da Copa Truck. “O Salustiano tem uma pilotagem agressiva, é bem competitivo e piloto oficial da VW na Copa Truck. Teremos uma troca de experiência muito promissora. Será um grande laboratório nas pistas, pois a partir daí vamos também desenvolver novos produtos”, afirma Marcio Medina, diretor da SFI CHIPS.

Após uma temporada bem-sucedida com seis vitórias em nove etapas, Salustiano fechou 2019 em 3º lugar, a apenas três pontos do vice-campeão da temporada. No segundo semestre foi o piloto que mais pontuou do grid e a meta atingida de ver a equipe RM Motors/VW no lugar mais alto do pódio. Para 2020 o piloto paulista acredita que será mais uma temporada promissora e com novos desafios e parcerias como com a SFI CHIPS.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

South American Rally Race entra na reta final e os brasileiros nos UTVs seguem firmes


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Paisagens lindas, lugares inóspitos e regiões desérticas com muitas dunas, pedras, rios secos, rios com água e erosões têm sido o palco da disputa do 1o South American Rally Race (SARR 2020), que está sendo disputado na Argentina deste o dia 7 de fevereiro. Superação e garra são as palavras de ordem dos brasileiros Edu Piano/Solon Mendes #204 e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 que completaram a 5ª etapa na quarta-feira (12), respectivamente com as 10ª (2h58m49s) e 11ª (3h02m30s) posições na geral, com seus UTVs preparados pela equipe Território Motorsport. Nesta quinta-feira largaram para mais 321 km rumo a Santa Maria, ainda na província de Catamarca, última cidade do roteiro que sediará a caravana do rali nestes dois dias finais do rali.
 
Até aqui, por parte dos únicos brasileiros na categoria UTVs, a aprovação é unânime em relação ao nível técnico da prova que a cada dia traz mais desafios e não foi diferente na Etapa 5, que ligou Fiambala a Belen. Novamente houve corte no percurso devido ao nível do rio que subiu e fez os organizadores cancelarem toda a 3º Especial (trecho cronometrado) que teria 149 km. Os UTV largaram na frente de motos e quadris e muitos deles já tinham completado parte do percurso quando houve a paralisação da prova e depois tiveram de fazer o caminho inverso. Esse foi um dos motivos do atraso dos resultados oficiais de quarta-feira.

“A primeira Especial foi difícil com muitas dunas, waypoints e cada dia está sendo melhor, um grande aprendizado. A região é muito bonita, trilhas muito diferentes por onde passou o Dakar e como tudo é novidade é mais desafiante. Estávamos andando num ritmo forte mas daí cancelaram também”, explica o navegador de Fortaleza/CE, Mendes. “Estou adorando pilotar por aqui, todos os dias são duros, exigentes e requerem além de técnica muita concentração também. Cumprimos todas as etapas até agora e agora rumo a Santa Maria”, completou o piloto Piano (Tatuí/SP).

Copa HB20 abre 2020 com clínica e testes em Interlagos


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após um longo intervalo desde a última etapa de 2019, realizada no início de dezembro, a Copa HB20 se reencontrou com as pistas nesta quarta-feira, em Interlagos (SP), para a realização do primeiro dia de atividades em pista, que contou com treinos livres, clínicas, ações de marketing e gravação para a TV.

Uma das principais atividades do dia foi o contato inicial dos estreantes já confirmados no grid para este ano: caso de Fabio Neto (filho do piloto Lula Albuquerque), a dupla Alexandre Canassa e Diego Vallini, Rodrigo Azambuja e Leandro Parizotto. Pelo fato de a pista estar dedicada à Copa HB20, todos puderam andar bastante e tirar boas impressões de suas experiências.

“Acabei de sair de uma escola de pilotagem onde andei em um tração dianteira e posso te dizer que o carro da Copa HB20 é completamente diferente desses carros comuns de campeonatos de marcas. É muito mais difícil e, ao mesmo tempo, mais prazeroso.  É um carro que precisa ser domado, você não consegue ‘vestir’ ele de primeira”, destaca Parizotto. “Não dá vontade de parar de andar. Queria ter ficado a tarde inteira na pista, mas tinha que dividir a brincadeira com outros pilotos”, brincou Azambuja.

Di Grassi volta ao palco de vitória espetacular


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Lucas Di Grassi retorna ao México no próximo sábado (15) para a quarta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E, torneio no qual é novamente um dos principais protagonistas. E a pista traz lembranças muito especiais para o brasileiro da equipe Audi Sport Abt Schaeffler: foi lá que, no ano passado, Di Grassi tornou-se o maior personagem da chegada mais espetacular da história da categoria, com Lucas superando o então líder Pascal Wehrlein a poucos metros da linha de chegada e literalmente escorregando pelo lado de fora da pista para evitar o bloqueio do alemão. Di Grassi também venceu no México em 2017, ano de seu título no Mundial de Fórmula E.

A pista mexicana é o único traçado permanente do calendário e teve sua extensão aumentada em 25% para 2020 – alcançando agora 2.606 metros de extensão. “É um traçado que eu já gostava bastante e, agora, que ganhou um novo ponto de ultrapassagem depois dessa mudança, ficou ainda melhor”, destaca Lucas. “Correr no México é sempre muito legal por causa da animação do público. Vencer, então, é uma experiência sensacional pela qual vale muito a pena lutar”, aponta o brasileiro, que está na quinta colocação no Campeonato. O líder é o belga Stoffel Vandoorne, da equipe Mercedes-Benz EQ.

Lucas está otimista para a corrida, em virtude do que já sentiu do desempenho do carro da equipe Audi. “O carro tem um ótimo potencial”, diz ele. “Tivemos algumas situações nos primeiros dois eventos que nos impediram de brigar por uma posição na frente do grid – algo que na Fórmula E é especialmente importante devido à competitividade da categoria, com todos os carros sempre muito parelhos. Acho que no México pode ser a nossa vez de lutar pela vitória. Temos tudo para isso”, completa o brasileiro que, na etapa anterior, realizada no Chile, foi autor de uma emocionante corrida de recuperação – Lucas largou em 22º e chegou em sétimo.

Pirelli inaugura novo simulador que reduz em 30% prazo de desenvolvimento e aprimora sustentabilidade


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O novo simulador da Pirelli, inaugurado recentemente na renomada divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa em Milão, na Itália, reduzirá o tempo de desenvolvimento de pneus, bem como o número de protótipos físicos necessários, melhorando ainda mais a já próxima relação de trabalho entre a empresa italiana e os fabricantes de automóveis mais conhecidos do mundo.

O novo simulador visa acelerar ciclos de desenvolvimento e testes de pneus, reduzindo o tempo de desenvolvimento e reforçando as fortes parcerias com as principais montadoras, graças a uma interação mais ágil entre a Pirelli e os principais produtores de carros dos segmentos Premium e Prestige.

O resultado desta tecnologia de ponta é que agora há uma redução de 30% no tempo médio de desenvolvimento de pneus novos, tanto para a estrada quanto para as pistas, graças à avaliação mais rápida dos protótipos virtuais produzidos para diferentes modelos de carros. O novo simulador permite que diferentes parâmetros de desenvolvimento sejam remodelados rapidamente, levando a uma troca mais rápida de informações digitais entre a Pirelli e os fabricantes de automóveis.

SAAR 2020: Após 4 etapas, Luppi/Justo e Piano/Mendes encaram, nesta quarta, a 5a etapa na Argentina


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

E os únicos brasileiros da categoria UTV – Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 e Edu Piano/Solon Mendes #204 -  seguem valentes em solo argentino, desde que o South American Rally Race (SARR2020) largou na última sexta-feira (7) de San Juan. Na terça-feira (11), as duplas passaram pelos 412 km da etapa Maratona, na qual há restrição de apoio mecânico, e tiveram de driblar problemas mecânicos e alguns perrengues até completarem o quatro dia de rali. Luppi/Maykel fizeram uma corrida de recuperação e fecham em 6º, enquanto Piano/Mendes se superaram ao completarem o exigente percurso na 21ª colocação. 

Por mais um dia, os UTVs foram mais rápidos que os carros (com exceção da 3ª etapa). Vale lembrar, que nas etapas 1 e 2 Luppi/Justo cravam o melhor tempo da geral de todas as categorias da prova. Os brasileiros competem com UTVs Can-Am Maverick X3 preparados pela Território Motorsport e encaram nesta quarta-feira, mais 402 km de trechos sinuosos, pedras, dunas, travessias de rios com destino a  Belén, ainda na Provínicia de Catamarca.
 
“Dia sensacional e fiquei impressionado com a 3ª Especial entre dunas e pedras nunca havia feito uma desse nível, que experiência estou vivenciado! E nosso resultado foi muito bom diante de tudo que enfrentamos com dois pneus furados, quase um terceiro se foi mas remendamos, e mais problemas na homocinética. O 6º lugar foi um presente. Estou muito feliz em poder participar de uma prova como essa”, explica o piloto Luppi (Vinhedo/SP) estreando em competições internacionais ao lado de Justo, que por sua vez já disputou nove edições do Rally Dakar. “Foi um dia extremamente complicado na navegação, muita gente se perdeu. Conseguimos imprimir um bom ritmo mesmo com nossos problemas e caso não tivéssemos parado para trocar dois pneus poderíamos ter vencido a prova”, relata o navegador de Taubaté/SP.

Caio Collet disputa última etapa da Toyota Racing Series em Feilding


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Se na Europa e na América a maioria dos campeonatos de automobilismo ainda nem começou, na Nova Zelândia pilotos e equipes já se preparam para a etapa final da temporada 2020 da Toyota Racing Series. A quinta e última rodada tripla acontecerá neste sábado e domingo (15 e 16) no circuito Chris Amon, em Feilding. Diferente das etapas anteriores, a decisão terá a corrida 3 mais longa, com 35 voltas no total.

Com 3 km de extensão, o circuito é um dos preferidos dos pilotos locais, com bons pontos de ultrapassagem. Por isso, o brasileiro Caio Collet, que disputa a competição pela equipe mtec Motorsport, não vê a hora de acelerar o carro #23 e lutar para voltar ao pódio na última etapa.
“Minha expectativa é encerrar o campeonato da melhor maneira possível. Começamos a participação na TRS fazendo a pole position na primeira etapa e cruzando a linha de chegada na frente. 
Infelizmente, depois tive uma penalização de cinco segundos e caí para sétimo. Mas na segunda etapa, vencemos e agora espero terminar da mesma forma”, declarou Collet, que é integrante do Renault Sport Academy.

Depois de enfrentar alguns problemas no último fim de semana, em Pukekohe, quando teve como melhor resultado um sétimo lugar, Collet quer trabalhar forte, principalmente nos classificatórios. “Vamos iniciar os treinos focados nas duas tomadas para ter os melhores resultados possíveis nas corridas e termos a chance de terminarmos o campeonato em uma boa colocação”, finalizou o brasileiro de 17 anos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

RKC abre seu campeonato neste sábado





CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil


Vai começar o campeonato mais alegre e um dos mais fortes do kartismo amador de São Paulo. Neste sábado (15/2), a partir das 16 horas, será aberto o 10º Campeonato RKC Racing no Kartódromo de Interlagos, na zona sul da capital. A estimativa é da participação de pelo menos 60 pilotos nas três categorias da 1ª etapa da temporada 2020.

O campeonato RKC 2020 continuará com 10 etapas, todas disputadas no Kartódromo de Interlagos, e sempre aos sábados à tarde. As categorias são: Stock – para pilotos experientes; Stock Light – para os iniciantes; e Challenge – que poderá abrigar pilotos das duas categorias, pois será bem diferenciada e divertida.

Na categoria Light, composta por pilotos novatos e estreantes é difícil apontar algum favoritismo neste início de temporada. O campeão de 2019 Anthony Peperone deve subir para a Stock. Na principal classe do RKC, o piloto a ser batido é Fábio Cunha, atual campeão, mas que já tem três títulos (2019, 2017, 2015), empatado com o veterano Jorge Filipe, que já foi tricampeão. Um de seus principais adversários deve ser Fábio PL, vitorioso em 2018.

Destinada apenas para pilotos pesados, a antiga Truck, que teve Geison Granelli como bicampeão em 2019, mas sempre disputando com o tetracampeão Andrez Velasco, será substituída por uma nova classe, promocional, dinâmica e divertida, com diferenciais semelhantes às principais categorias do automobilismo.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Varela começa defesa do título com sexto lugar na Rússia


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla brasileira Reinaldo Varela/Youssef Haddad obteve o sexto lugar no Rally da Rússia, primeira etapa da Copa do Mundo de Rally Cross-Country, disputada na região nevada de Leningrado. O resultado marcou o primeiro movimento da defesa do título mundial da categoria T3 (UTVs) conquistado por Varela e o navegador Gustavo Gugelmin em 2019 – este último não pode participar da etapa russa por compromissos pessoais, mas deve retornar na próxima corrida, no dia dois de abril, a ser disputada nos Emirados Árabes.

“Tivemos uma quebra no primeiro dia, que nos custou muito tempo de reparo. E no último dia o carro não tinha boa dirigibilidade, e esse comportamento nos atrapalhou bastante durante toda a prova. Então nossa meta foi tentar chegar ao final e pontuar o máximo possível”, diz Reinaldo Varela, que disputou a prova excepcionalmente a convite especial da equipe G-Force.

Fórmula 3 Inglesa: Gui Peixoto fecha com a tradicional equipe Carlin e disputa temporada 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Guilherme Peixoto será um dos pilotos da equipe Carlin na temporada 2020 da Fórmula 3 Inglesa. Após sua estreia de destaque no ano passado nos monopostos, correndo pela Fórmula 4 Norte-americana, o piloto de 17 anos decidiu “cruzar o Atlântico” para disputar uma das categorias de base mais importantes e respeitadas da Europa na formação de pilotos.

A possibilidade de realizar mais treinos, disputar mais corridas, além da participação de equipes importantes e a chance de correr em pistas icônicas como Silverstone e Spa-Francorchamps foram alguns dos fatores que levaram à tomada de decisão pela categoria.

Integrar uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas da Europa também foi determinante. Fundada em 1996, a Carlin já foi responsável pela formação de grandes pilotos, dentre eles o tetracampeão mundial de F-1 Sebastian Vettel, da Ferrari, e Daniel Ricciardo, da Renault.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Kartismo: Anthony Peperone volta a vencer



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Iniciando a sua segunda temporada completa no kartismo, o jovem Anthony Peperone (Colégio Agnus Dei/Alpie) é um nome a ser observado bem de perto. No último final de semana (08/2) ele subiu duas vezes no pódio nas três categorias que disputou na abertura do Campeonato Paulista de Kart Amador (CPKA), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

Atual campeão da CPKA Night Light, Peperone dominou a categoria Leves, largando da pole position, estabelecendo a volta mais rápida e vencendo a prova. Na categoria Kamikaze, ele também partiu da primeira posição do grid, completou a melhor passagem, mas rodou e terminou no 13º posto. No entanto, na categoria Principal saiu da terceira fila, com a sexta melhor marca na tomada de tempos, para terminar numa excelente segunda colocação.

Toyota Racing Series: Caio Collet tem fim de semana complicado em Pukekohe



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Pelo quarto fim de semana consecutivo, pilotos e equipes da Toyota Racing Series seguiram acelerando no principal campeonato de monopostos da Nova Zelândia. A penúltima rodada tripla, realizada em Pukekohe Park, começou muito bem para o brasileiro Caio Collet, que liderou os treinos livres de sexta-feira (7). Uma forte batida na última sessão, no entanto, desencadeou alguns fatores que impediram o brasileiro de brigar pelas primeiras colocações nas corridas de sábado e domingo (8 e 9).

Após o incidente na sexta-feira, a equipe mtec Motorsport trabalhou forte no conserto do carro #23 e Collet conseguiu se classificar em quinto para a corrida 1, realizada no sábado. Na prova, o brasileiro vinha acompanhando o pelotão da frente, mas pouco depois da metade da disputa, uma quebra da suspensão fez o piloto sair da pista e bater, abandonando.

Como o grid da corrida 2, disputada domingo, seria definido pelo resultado da prova inicial, Collet foi obrigado a partir da 17ª posição. O piloto cruzou a linha de chegada em 14º.

Para a corrida 3, os pilotos realizaram um novo classificatório e, com problemas no motor, Collet não conseguiu ir além da 11ª posição no grid. Na disputa da prova, no entanto, o brasileiro exibiu sua melhor performance do fim de semana, ganhando posições e cruzando a linha de chegada em sétimo.
“Foi uma etapa bem difícil. Comecei bem, fui o mais rápido na sexta-feira, mas acabei batendo forte no último treino livre do dia e isso levou a uma sequência de acontecimentos ao longo do fim de semana”, contou Collet.

South American Rally Race: Vitória de Rodrigo Luppi/Maykel Justo nos UTVs na etapa 2


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A dupla da Território Motorsport, Rodrigo Luppi/Maykel Justo #204, não deu chances aos adversários e venceu pelo segundo dia consecutivo nos UTVs no 1º South American Rally Race, que acontece na Argentina. Com o tempo de 51m51s, novamente, os brasileiros foram os mais rápidos do dia na geral e seguem na liderança. Já Edu Piano/Solon Mendes #204 tiveram problemas com um pneu que lhes roubou um tempo precioso de prova e terminaram o dia em 18º nos UTVs com 1h10m17s.  O mau tempo obrigou a organização da prova a cortar parte do roteiro da 1ª Especial (trecho cronometrado) e toda a 2ª Especial foi cancelada. Neste segundo dia, a caravana do rali chegou a Valle Fertil, ainda na Província de San Juan.
 
“O dia foi muito bom e produtivo e consegui imprimir um bom ritmo sem judiar do equipamento. A navegação do Maykel foi perfeita e me deu condições de fazer uma pilotagem mais agressiva. Todo esse conjunto nos fez vencer pelo segundo dia consecutivo e estamos felizes com mais esse resultado”, ressalta Luppi (Vinhedo/SP) que lidera no acumulado nos UTVs. “Andamos em terrenos totalmente diferentes do que estou acostumado a andar no Brasil e está sendo uma experiência valiosa porque o nível técnico da prova é muito alto”, completa o piloto.

Mesmo com mais da metade do trecho cronometrado cancelado, a prova foi dura com estradas de pedras, salar, fesh fesh, barro e erosões tanto que a dupla Piano/Mendes teve um pneu furado que acabou lhe custando várias posições conquistadas no dia anterior. “Levamos algum tempo para trocar o pneu e depois quando retornamos tivemos muito trabalho para fazer duas ultrapassagens e perdemos mais tempo ainda. Mas a Especial foi do jeito que gostamos dura, com muitas pedras, trechos de areia, trechos de alta e um salar bem legal. Agora vamos para a 3ª etapa”, explica Piano, que está usando de toda sua experiência de 30 anos no off-road no desafiante roteiro por onde o Rally Dakar já passou.

Rali/Argentina: Rodrigo Luppi/Maykel Justo vencem nos UTVs na 1ª etapa do South American Rally Race



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Os únicos representantes brasileiros na categoria UTVs começaram desbravando em grande estilo o roteiro da 1ª edição do South American Rally Race, na Argentina. No primeiro dia de disputas, que teve largada e chegada em San Juan, Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 venceram a etapa na geral após completarem em 3h06m20s os 292 km de trechos cronometrados. A dupla cravou, ainda, o melhor tempo também entre carros, motos e quadris. Edu Piano/Solon Mendes #204 fecharam o dia em 7º (3h32m22s) e aprovaram o roteiro repleto de pedras, rios secos, erosão trechos sinuosos, dunas e onde além da pilotagem, a navegação foi muito exigida. As duplas competem com UTVs (Can-Am Maverick X3) preparados pela Território Motorsport, equipe de Tatuí (SP).
 
“Foi sensacional essa vitória no primeiro dia e fiquei muito satisfeito com o desempenho do UTV! Conseguimos imprimir um ritmo bom, mas sem sustos e sem ultrapassar limite. A navegação do Maykel foi perfeita”, afirma o piloto de Vinhedo (SP) Luppi, que faz sua estreia em provas internacionais, apesar de anos no off-road. “A Especial foi muito complexa e completa e arrisco dizer que a navegação fez a diferença, pois a gente tinha de ficar muito atendo a tudo e consegui fazer o mais rápido possível, sem errar nada e sem perder os waypoints, daí conseguimos vencer o dia na geral”, explica Justo (Taubaté/SP) cujo currículo tem nove edições do Rally Dakar e já conhece parte do roteiro de edições anteriores quando Dakar era disputado na América do Sul.

Com três décadas de off-road, o multicampeão dos ralis no Brasil aprovou e ficou impressionado com o nível técnico do South American Rally Race. “Prova dura do início ao fim, do jeito que gosto e foi muito difícil. Estou feliz demais de participar desta prova, posso dizer que se fosse embora hoje já tinha valido a pena ter vindo”, dispara Piano que completa: “Os lugares onde conseguimos andar perto de 130km/h foi dentro de leito de rio seco, ainda assim cheio de valetas e pedras. Fizemos uma prova conservadora e terminamos com o UTV inteiro.” Único competidor do Ceará com sete títulos no Rally dos Sertões (todos conquistados com Piano) ressalta que o desafio é grande e está se adaptando. “Hoje fizemos um rali bem diferente do que estou acostumado. O terreno é desafiador, a planilha é boa e a organização está de parabéns pois nos entregou uma prova muito legal neste primeiro dia. O mais importante foi ter completado a etapa e estamos empolgados para conhecer o que vem pela frente nas próximas seis etapas”, finaliza Mendes que completou 35 anos de rali.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Rally Ecológico: competidores terão palestra, cursos e aulas técnicas


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Com largada prevista para o dia 4 de abril, no Dia Mundial do 4x4, o Rally Ecológico Cuiabá 2020 divulgou a programação oficial do evento, que abre o calendário oficial das comemorações dos 301 anos da capital mato-grossense. Além da prova de rali de regularidade que percorrerá uma trilha de 200 quilômetros entre Cuiabá e o Lago de Manso (MT), do plantio de mudas de árvores e a distribuição de alimentos e livros infantis, o Sports Motor Clube de Automobilismo e a Cronorally programaram uma série de atividades antes da competição. 

O Rally Ecológico é composto pelas categorias Carros 4x4 (Máster, Turismo e Expedition) e Motos (Máster, Turismo e Over 40), e este ano receberá a Big Trail – destinada às motos com mais potência e peso. Devido a essa novidade, em março, haverá uma aula de pilotagem para os pilotos que ingressarem nesta nova categoria, ministrada pelo diretor de prova e veterano piloto, Haroldo Pires, com a participação do campeão Douglas Braz. 

“As big trails exigem uma técnica diferente de pilotagem. Por isso, faremos um ‘Day-Trail’, para uma aula técnica. Será muito importante que todos os inscritos e ainda não inscritos participem”, disse o diretor geral do Rally Ecológico, Luiz Galvan. A data do Day Trail será confirmada nos próximos dias. 

Toyota Racing Series entra na reta final e Collet segue confiante para subir na tabela


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Toyota Racing Series entra em sua reta final e disputa neste fim de semana (8 e 9) a quarta e penúltima rodada tripla da competição. Desta vez, a briga entre os 20 pilotos da categoria neozelandesa será no traçado de Pukekohe Park, que conta com 2,91 km de extensão.

O brasileiro Caio Collet, que corre na categoria pela primeira vez e defende a equipe mtec Motorsport, segue confiante e espera voltar a lutar por vitórias. Seis pilotos já cruzaram a linha de chegada em primeiro, em nove provas até aqui. Collet foi um deles, ao vencer a corrida 1 da segunda etapa.

No fim de semana passado (1 e 2), o piloto não conseguiu repetir os resultados na terceira etapa, mas mesmo assim conquistou dois quartos lugares e um sexto, somando bons pontos. Em sétimo no campeonato, ele ainda luta para “descontar” os problemas enfrentados na primeira etapa, quando foi punido, após vencer a primeira corrida, e abandonou as provas seguintes.

“O fim de semana passado ficou abaixo da expectativa, por isso, nesta etapa vamos trabalhar duro pra tentar voltar ao lugar mais alto do pódio”, declarou Collet, que é integrante do programa Renault Sport Academy.

Do deserto para a neve: Varela inicia campanha pelo tetracampeonato mundial


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Depois de conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo de Rally Cross Country ao vencer em outubro a etapa do Marrocos, disputada predominantemente no Deserto do Saara, o brasileiro Reinaldo Varela inicia a campanha pelo tetracampeonato nesta quinta-feira (06/02), na gelada região de Leningrado, Rússia, onde são esperadas temperaturas mínimas perto de -10oC. A prova abre a temporada 2020 do torneio com o roteiro marcado pela presença da neve – um desafio especial para os pilotos de rally. Varela estará a bordo de um carro da categoria T3 preparado pela equipe G-Force. E, apesar das condições adversas, está bastante confiante.

“Um detalhe curioso aqui é que, devido ao que eles consideram um “inverno ameno”, os organizadores mudaram o percurso da prova para que não faltasse neve em nenhum dia. Do meu ponto de vista, isso só torna as coisas mais divertidas”, brinca Varela, que nesta corrida contará com a navegação do também brasileiro Youssef Haddad, que tem no currículo várias conquistas no esporte, incluindo o Rally dos Sertões. Gustavo Gugelmin, tradicional parceiro de Varela, estará excepcionalmente ausente por motivos pessoais.

Vento do Ártico - Disputada desde 2003 como abertura do campeonato, esta prova tradicionalmente é realizada sobre piso de gelo e neve e apresenta um trajeto compacto, de aproximadamente 500 km de especiais, percorridos em quatro dias. “A informação aqui é que o vento do Ártico pode soprar a qualquer momento, como é comum na região, e fazer a temperatura despencar para -30oC. 
Pessoalmente, eu espero que isso não aconteça! Mas os organizadores nos tranquilizaram dizendo que essa virada no clima não está prevista. Então, ficaremos satisfeitos com -10oC mesmo”, brinca o piloto brasileiro.

RKC prepara campeonato dinâmico


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A conquista do título do campeonato de Endurance Noturno de Interlagos pela equipe Rotary Kart Club, motivou vários pilotos à ingressarem no campeonato do RKC, que terá sua primeira etapa realizada no dia 15 de fevereiro, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A estimativa é contar com pelo menos 60 participantes nas três categorias da prova de abertura da temporada 2020.
O campeonato RKC 2020 continuará com 10 etapas, todas disputadas no Kartódromo de Interlagos, e sempre aos sábados à tarde. As categorias Stock – para pilotos experientes – e Stock Light – para os iniciantes -, permanecerão com o mesmo regulamento e com lastro de 90 quilos como peso mínimo do competidor com todo o seu equipamento pessoal. A novidade será a categoria Challenge.

 Destinada apenas para pilotos pesados, a antiga Truck será substituída por uma nova classe, promocional, dinâmica e divertida, com diferenciais semelhantes às principais categorias do automobilismo. O lastro da Challenge será de 100 quilos. No entanto, os seis primeiros colocados de cada etapa levarão para a prova seguinte o famoso ‘Troféu Bigorna’, que não será acumulativo. Trata-se de lastro adicional de 10 quilos, obrigando estes pilotos a largarem com o total de no mínimo 110 quilos. Na última e decisiva etapa todos os pilotos da Truck deverão estar lastreados em 100 quilos novamente.

A categoria Challenge terá tomada de tempo para a definição do grid de cinco minutos apenas na primeira etapa, com corrida de 20 minutos de duração. Nas demais etapas a ordem de largada será de acordo com a classificação do campeonato e terá duração de 25 minutos.

Rally Minas Brasil terá novidades em 2020


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A terceira edição do Rally Minas Brasil abrirá uma nova temporada dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Brasileiro de Rally Baja (CBM). De 06 a 08 de março, as cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário (MG) receberão os maiores nomes do automobilismo nacional off-road, vindos de diversas regiões do País.

Organizado pela Rallymakers, a concentração do evento será no Parque de Exposições de Patos de Minas, localizado na Rua Maj. Gote, 1158, no bairro Alto dos Caiçaras. O público da região terá a oportunidade de visitar o local gratuitamente, interagir e tirar fotos com os competidores e os veículos de rali. “Além é claro, de conhecer o nosso ambiente e ter um contato muito próximo com esse esporte. No local, ainda teremos praça de alimentação, espaço kids, shows com bandas locais, entre outras atrações para compor o rali e oferecer um final de semana diferente e divertido aos moradores e visitantes”, comentou o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Endurance Noturno de Interlagos: RKC vence e conquista primeiro título em 2020



CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A equipe Rotary Kart Club (RKC) conquistou na última semana (31/1) o seu primeiro título em 2020. Foi disputada no Kartódromo de Interlagos (SP) a quarta e última etapa do campeonato de Endurance Noturno de Interlagos 2019, que depois de 3h15 viu a soberana vitória da dupla Alberto Otazú/Kleber ‘Eletric’ Barcellos, e completando o domínio RKC eles foram seguidos de seus companheiros de time Rogério ‘Cebola’ Cardoso/Augusto Coutinho. A RKC Imab somou 98 pontos para ser campeã, 15 de vantagem sobre a UXF 1, a vice-campeã.

“Parabéns a todos, trabalho impecável da equipe RKC. É um prazer fazer parte deste time, que está cada dia maior e melhor. É muito bom correr sabendo que tudo será feito para garantir o bom resultado. Foi o apoio e dedicação de todos que transformou mais esse objetivo em algo totalmente provável e possível, e finalmente, em realidade”, comemorou Alberto Otazú, que capitaneou a equipe RKC Imab, que venceu a metade das provas do certame de endurances de 3h15.

O domínio da equipe RKC começou na tomada de tempos, ocupando as duas primeiras posições do grid de 25 karts, quando debaixo de chuva Alberto Otazú garantiu a pole position (1min09s138), com incríveis 0s559 de vantagem sobre Márcio Simão (RKC Ecoposte).

Rally Cerapió: Dário Júlio, da Honda Racing, é campeão invicto da categoria Brasil


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O mineiro Dário Júlio conquistou a taça inédita da categoria Brasil no Rally Cerapió com 100% de rendimento, após vencer os quatro dias de disputas acelerando a motocicleta nacional Honda CRF 250F. A equipe Honda Racing encerrou a prova com mais dois desempenhos consistentes: o mineiro Gabriel Soares foi ao pódio em quarto da Sênior e a goiana Bárbara Neves comemorou o sétimo lugar entre os homens da Júnior. A chegada da 33ª edição do evento foi realizada nesta sexta-feira (31/1) em Teresina, capital do Piauí. Os competidores completaram mais de mil quilômetros de desafios desde a largada, em Fortaleza (CE).   


O Rally Cerapió, que nos anos ímpares é chamado de Rally Piocerá por largar no Piauí e terminar em solo cearense, marcou a abertura do calendário nacional off-road 2020. A prova também foi válida pela abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.
Dário Júlio começou bem a temporada, levando para casa o quinto título da carreira no Rally Cerapió / Piocerá. As outras taças foram confirmadas nas categorias Master (2007, 2009 e 2011) e Over 40 (2018). “O ano começou da melhor forma, com um Rally Cerapió de alto nível técnico. Teve muita trilha, navegação e médias justas desde a largada. Chegar é muito bom, ainda mais com o título”, afirma Dário Júlio.   

Toyota Racing Series: Caio Collet encerra etapa em Hampton Downs com três Top-6


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A terceira etapa da Toyota Racing Series 2020, principal campeonato de monopostos da Nova Zelândia, seguiu mostrando um grande equilíbrio e muitas disputas entre os jovens pilotos. Em nove corridas até aqui, já são seis vencedores diferentes.

Um deles é o brasileiro Caio Collet, que faturou uma das provas na segunda etapa, mas por alguns fatores não conseguiu voltar ao pódio neste sábado e domingo (1 e 2) na rodada em Hampton Downs Motorsport Park, em Waikato.

Sem encontrar o melhor acerto para o carro #23 da equipe mtec Motorsport, o piloto ainda sofreu um toque na corrida 2, que o levou ao fim do pelotão. Mesmo assim, Collet conseguiu voltar para a pista e acelerou forte para terminar a prova em sexto. Nas corridas 1 e 3, o piloto cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

Apesar das dificuldades, Collet somou 58 pontos e segue em sétimo na classificação geral, que inclui os 20 pilotos da competição. “Foi um fim de semana difícil. Não tivemos um bom ritmo desde o início dos treinos e não conseguimos encontrar o acerto ideal”, explicou o brasileiro, que é integrante do programa Renault Sport Academy.