CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
UM PUNHO DE FERRO EM UMA LUVA DE VELUDO: OS PNEUS MAIS MACIOS PARA O CIRCUITO
DE RUA MAIS FAMOSO DE TODOS
OS PNEUS NA
PISTA
-
Apenas
um fim de semana depois que
os pneus mais duros da Pirelli na Fórmula 1 foram selecionados para o
GP da Espanha, os compostos mais macios fazem uma aparição na pista mais
glamourosa de todas: Mônaco. O C3 é o P Zero Branco duro, o C4 é o P
Zero Amarelo médio e o C5 é o P Zero Vermelho
macio.
-
Assim como Barcelona,
Mônaco
é extremamente conhecida pelas equipes: apenas um dos três circuitos do
calendário que apareceram originalmente na temporada inaugural da
Fórmula 1 em 1950. Ao contrário dos outros dois (Spa e Silverstone), não
mudou de forma significativa desde então, o que
significa que tem a velocidade média mais baixa de qualquer pista e
muito pouco espaço, tornando notoriamente difícil ultrapassar.
-
O
asfalto escorregadio da rua (que
é aberto ao tráfego todas as noites) e as baixas velocidades significam
que a energia que passa pelos pneus é baixa, com desgaste e degradação
mínimos, mas muita evolução da pista a cada dia. Tudo isso significa que
uma parada é a norma em Mônaco, mas há uma
janela de pit stop bastante ampla e o tempo das paradas pode ser
influenciado por carros de segurança, que são muito prováveis
no
apertado circuito.
- Os carros usam uma configuração especial de alta carga aerodinâmica em Mônaco para maximizar a aderência em baixas velocidades, com aderência combinada gerada tanto mecanicamente pelos pneus quanto aerodinamicamente pela pressão aerodinâmica. Esta é a primeira vez que a nova geração de carros de Fórmula 1 com pneus de 18 polegadas corre em Mônaco, então as equipes terão muito a aprender sobre como reagem nessas condições únicas, com o clima na costa do Mediterrâneo difícil de prever nesta época do ano.
“Mônaco é frequentemente descrita como uma das corridas mais imprevisíveis do ano, mas a verdade é que a classificação assume um significado particular, pois a posição na pista é fundamental aqui. Como resultado disso, entender como maximizar o composto C5 mais macio – que só foi usado em um evento até agora este ano, na Austrália - será uma parte vital dos treinos livres. Com a regra anterior que exige que os pilotos comecem a corrida com seu pneu do Q2 mais rápido agora abolida, poderemos ver algumas estratégias diferentes este ano, com alguns pilotos escolhendo compostos mais duros para começar a corrida com o objetivo de fazer um primeiro stint longo, dada a dificuldade de ultrapassagem. Outros podem escolher uma abordagem mais tradicional, começando com o composto mais macio, em uma corrida onde a estratégia pode fazer uma diferença real”.
-
A
Fórmula 2 também correrá em Mônaco com os compostos mais macios
disponíveis: o pneu P Zero
Vermelho macio e o pneu P Zero Roxo supermacio. Esta é a mesma
indicação de 2021 e anos anteriores, embora o supermacio seja um
composto revisado para 2022 que estreou no início desta temporada em
Ímola. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três
macios e dois supermacios) para usar no fim de semana. Os pilotos são
divididos em dois grupos para a classificação na sexta-feira, antes da
corrida de 30 voltas no sábado à tarde. A corrida principal é no domingo
de manhã, com duração de 42 voltas e incluindo
um pit stop obrigatório, com os pilotos obrigados a usar os dois
compostos slick se estiver seco.
- WRC
A
quarta rodada do Campeonato Mundial de Rali, o Rali de Portugal,
aconteceu
no fim de semana passado com os pneus Pirelli Scorpion para cascalho
fazendo sua estreia na temporada em exigentes etapas perto do Porto. O
vencedor foi o piloto da Toyota Kalle Rovanperä, após um evento de gala
antes do início do rali – também com a presença
de Mario Isola – para celebrar os 50 anos do WRC.
- GT
As
famosas 24 Horas de Nurburgring, com mais de 130 participantes nos
circuitos
combinados de Nordschleife e de grandes prêmios, acontece neste fim de
semana. Todos os participantes da Pirelli usarão o pneu P Zero DHF de
especificação mais recente, no que é conhecida como a pista de corrida
mais difícil do mundo e com o clima mais variável.
- CAMPEONATOS NACIONAIS DE GT
Em outras notícias do GT, duas grandes corridas do campeonato nacional fornecidas exclusivamente pela Pirelli estão ocorrendo em fins de semana consecutivos: Oschersleben na Alemanha sediou a última rodada do ADAC GT Masters no último fim de semana (vencida por Ben Green e Niklas Krütten com a Schubert Motorsport BMW), enquanto o British GT corre em Donington Park neste fim de semana. No total, a Pirelli fornece cerca de 100 campeonatos nacionais em todo o mundo.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário