CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O adiamento das provas do primeiro semestre não arrefeceu o ânimo dos
pilotos e equipes da Stock Car. A principal categoria do Brasil abrirá a
temporada no próximo domingo (26) no
Autódromo Internacional de Goiânia apresentando uma série de
importantes novidades técnicas e desportivas que prometem mexer com a
relação de forças de um dos mais competitivos campeonatos do mundo.
Devido aos efeitos da pandemia, a categoria também fará pela primeira
vez uma corrida sem a presença do público e respeitando um rígido
protocolo de segurança aprovado com as autoridades sanitárias locais,
com o objetivo de preservar a saúde de todos os envolvidos.
Para o público, no entanto, há uma novidade importante: as tomadas de
tempo para definição do grid, serão transmitidas ao vivo no sábado a
partir das 16h20 pelo canal Sportv. As duas corridas de domingo terão
início às 11h30 e 12h20, e também serão mostradas ao vivo. A transmissão
acontecerá a partir das 11h15, desta vez pelo Sportv2.
No campo técnico a novidade mais aguardada é a estreia dos dois novos
carros: o Chevrolet Cruze Stock Car e o Toyota Corolla Stock Car se
enfrentarão na pista pela primeira vez de forma oficial. O projeto dos
dois modelos começou a ser testado no final de 2019, incorporando os
monoblocos originais, apêndices aerodinâmicos e material compósito.
Somando a nova estética bastante agressiva ao ronco mais agudo típico de
carros de categorias de ponta e ao efeito visual de labaredas emitidas
pelo escapamento nas trocas de marcha, o carro tem tudo para agradar aos
fãs.
Na pista, os dois modelos passaram por avaliações com os pilotos de
testes da categoria nos circuitos de Velo Città, Velopark, Cascavel,
Interlagos e Curitiba. A partir de março, foi a vez dos pilotos oficiais
das equipes avaliarem os carros, que agradaram os competidores em
função da relação potência versus equilíbrio, combinada com as novas exigências em termos de técnica de pilotagem.
No cenário desportivo, a Stock Car traz novidades. A mais evidente é a
formação de duplas extremamente fortes em termos de disputa de
campeonato. Apesar de buscarem a vitória individualmente, a cumplicidade
entre os parceiros de equipe será fundamental nesta fase de aprendizado
e descobertas técnicas dos novos modelos. Entre as principais forças
dentro de cada box estão os duos Cacá Bueno e Julio Campos (Cruze),
Thiago Camilo e Cesar Ramos (Corolla), Ricardo Zonta e Bruno Baptista
(Corolla), Átila Abreu e Galid Osman (Cruze) e o formado pelo atual
campeão Daniel Serra e o sempre competitivo Ricardo Maurício (Cruze).
Além, é claro, da aguardada estreia da parceria entre Rubens Barrichello
e o astro argentino Matías Rossi, ambos com o Toyota Corolla.
Nos bastidores da categoria há também muita expectativa sobre o
potencial do jovem Gabriel Casagrande (Cruze), que mudou de equipe e
pretende avançar na disputa pelo título, como fez em 2019. Outro box que
merecerá atenção abrigará pela primeira vez Nelsinho Piquet e Rafael
Suzuki, ambos pilotando modelos Toyota Corolla.
Nesse ambiente altamente competitivo, pódios e vitórias também estão
no horizonte almejado por vários outros pilotos, casos dos parceiros de
equipe Lucas Foresti e Gaetano Di Mauro (Cruze), dos vencedores de
corrida Allam Khodair e Diego Nunes (Cruze), do campeão de 2015 Marcos
Gomes e Denis Navarro (Cruze), e de Guilherme Salas, campeão da Stock
Light que ascende à categoria principal com um Cruze e que terá como
parceiro o experiente gaúcho Vitor Genz, outro que já venceu corridas na
Stock principal.
Uma novidade importante no regulamento desportivo é a realização das
tomadas de tempo em apenas duas fases, as chamadas Q1 e Q2. No início do
treino, todos os pilotos entrarão na pista na tentativa de se
classificar para a fase seguinte – que será disputada pelo 15 melhores
do Q1. O pole position será definido já nesta segunda sessão – e não em
uma terceira como vinha acontecendo até o ano passado, propiciando uma
briga intensa pela pole com praticamente metade do grid.
A programação em Goiânia contará também com provas da Stock Light. Confira os horários:
Sexta-feira - 24 de julho
9h20 - 9h40: Stock Light - shakedown
14h40 - 15h10: Stock Light - treino livre 1
16h10 - 16h40: Stock Light - treino livre 2
Sábado - 25 de julho
8h00 - 8h15: Stock Car - shakedown
9h10 - 9h40: Stock Light - treino livre 3
9h55 - 11h05 - Stock Car - treino livre 1
12h00 - 12h20: Stock Light - classificação
12h35 - 13h45: Stock Car - treino livre 2
15h23 - 15h55: Stock Light - corrida 1
16h30 - 17h00: Stock Car - classificação
Domingo - 26 de julho
9h33 a 10h05: Stock Light - corrida 2
11h30 a 12h05: Stock Car - corrida 1
12h23 a 12h55: Stock Car - corrida 2
Fonte: Stock Car
Nenhum comentário:
Postar um comentário