CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A principal categoria do automobilismo nacional está chegando para
acelerar em Goiânia (GO). Entre os dias 18 e 20 de março, os pilotos vão
encarar o anel externo do Autódromo Ayrton Senna em busca de pontos
importantes para o campeonato. A segunda etapa promete ser uma das mais
rápidas e disputadas do ano, já que o circuito oval costuma equalizar
homens e máquinas – a uma média de velocidade que supera os 180 km/h por
volta. Ano passado, neste mesmo formato, quem levou as duas corridas do
fim de semana foi Ricardo Maurício, que também foi o pole position da
nona etapa – um feito inédito no formato de duas corridas por fim de
semana, adotado ainda em 2014.
Em 2022 a capital goiana deve
repetir o número de etapas sediadas, com três presenças em dois finais
de semana do calendário. Isso quer dizer que além deste fim de semana,
Goiânia ainda vai receber a Stock em mais um fim de semana (disputando
duas etapas) no mês de outubro.
As características da pista já
são um grande desafio para o sistema de freios dos carros, somando tudo
isso ao fato de que as velocidades no circuito externo são muito altas –
de até 265 km/h -, os pilotos terão que cuidar muito bem dos freios se
quiserem se dar bem na etapa. Além da baixa umidade e as altas
temperaturas do ambiente e da pista, os pilotos costumam utilizar muito o
vácuo e isso acaba prejudicando o resfriamento de todo o carro,
inclusive dos freios que serão utilizados de forma intensa nas curvas 1 e
0 do circuito – as únicas do traçado que exigem freadas.
Todos
os carros da Stock Car Pro Series e da Stock Series são equipados com
discos de freio Fremax, que suportam até 720ºC de temperatura de
trabalho, e pastilhas de freio Fras-le, peças responsáveis pelo atrito
com os discos para a frenagem. As pastilhas são projetadas para
aguentarem até 840ºC de temperatura.
Transmissões multiplataformas
O evento, após dois anos, será aberto ao público pagante, que pode adquirir o ingresso pelo site da categoria (www.stockcarproseries.com.br) e poderá acompanhar também com a transmissão multiplataforma disponibilizada pela categoria.
No sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Por se tratar de um traçado externo, é uma pista onde a gente tenta maximizar a velocidade de reta, buscando um acerto para que o carro evolua bastante nas retas, mas que também aproxime muito bem. Tendo uma carga de aerodinâmica menor a gente exige muito mais dos freios, ainda mais em Goiânia que é uma pista quente, que não refrigera tanto os freios e que a gente anda muito no vácuo de outros pilotos. A reta oposta é a maior reta do autódromo onde a gente chega ao final dela em sexta marcha a 265km/h e faz uma freada muito brusca, aproveitando ao máximo do freio e do freio motor para ajudar a parar o carro”.
(Ricardo Maurício, piloto da Eurofarma-RC – Chevrolet Cruze #90)
A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva. O clima da cidade não costuma ser muito favorável para o resfriamento do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 18 de março
9h25 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h15 – Stock Car Pro Series – Treino dos Rookies
13h45 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 1º Grupo
14h25 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 2º Grupo
Sábado, 19 de março
10h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
14h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)
Fonte: P1 Media Relations
Nenhum comentário:
Postar um comentário