CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O calor é o principal fator de preocupação para pilotos e equipes neste
final de semana de duas etapas da Stock Car em Goiânia (GO). A oitava
etapa acontece neste sábado (18) no circuito misto de 3.835 metros,
enquanto no domingo (19) a nona etapa será disputada no circuito oval de
2.695 metros.
A sexta-feira foi dia de um único treino livre,
no traçado tradicional de 12 curvas e o mais rápido foi Diego Nunes, da
Blau Motorsport, com 1min27s446, 103 milésimos de segundo mais rápido
que o argentino Matías Rossi, da Full Time Sports. Julio Campos, da
Lubrax Podium, foi o terceiro colocado com Thiago Camilo, da Ipiranga
Racing, e Allam Khodair, também da Blau, fechando os cinco mais velozes
do treino.
Em um dia no qual as temperaturas chegaram a 35ºC,
no asfalto a aferição chegou a 38ºC no momento da sessão, situação na
qual vários itens do carro sofrem com o calor e necessitam ainda mais de
resfriamento: pastilhas e discos de freio, motor, câmbio, pneus,
combustível... E também o piloto, já que dentro do cockpit as
temperaturas podem chegar aos 60ºC.
No fim de semana, Band e
SporTV transmitem as quatro corridas: no sábado (18), o SporTV transmite
a classificação ao vivo às 10h30 e inicia a transmissão das provas às
13h10 enquanto a Band começa às 13h30. A largada da primeira corrida
acontece às 13h40. No domingo (19), o canal por assinatura mostra ao
vivo a classificação às 10 horas e retorna para as corridas a partir das
12h40, enquanto a Band inicia a transmissão da nona etapa às 13 horas -
a largada acontece às 13h10. O canal oficial da Stock Car no YouTube
transmite também ao vivo a classificação e as corridas nos dois dias,
junto do MotorsportTV e do canal AutoVídeos no YouTube e Twitch.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Foi um ótimo começo, que serviu para testar algumas mudanças que fizemos desde a disputa da última etapa. Goiânia é uma pista onde a Blau costuma ter bons resultados. Mas temos que ter cautela, pois está muito quente este final de semana e essa alta temperatura promete exigir bastante do nosso equipamento”.
(Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70)
A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Resultado do 1º Treino Livre
(Circuito misto, 3.835 metros)
1 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.446
2 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:27.549 a 0.103
3 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:27.649 a 0.203
4 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:27.719 a 0.273
5 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.721 a 0.275
6 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:27.753 a 0.307
7 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.760 a 0.314
8 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:27.807 a 0.361
9 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:27.862 a 0.416
10 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.883 a 0.437
11 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:27.913 a 0.467
12 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:27.959 a 0.513
13 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:27.975 a 0.529
14 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:27.981 a 0.535
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:28.016 a 0.570
16 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:28.054 a 0.608
17 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:28.108 a 0.662
18 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:28.116 a 0.670
19 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla), 1:28.121 a 0.675
20 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:28.157 a 0.711
21 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.184 a 0.738
22 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:28.218 a 0.772
23 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.222 a 0.776
24 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.248 a 0.802
25 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:28.298 a 0.852
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:28.340 a 0.894
27 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:28.353 a 0.907
28 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:28.378 a 0.932
29 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:28.707 a 1.261
30 Raphael Teixeira (RKL Competições/Cruze), 1:29.162 a 1.716
31 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:30.418 a 2.972
Programação em Goiânia
Sábado, 18 de setembro
(Circuito Misto: 3.835 metros)
10h15: Warmup
11h00: Classificação
13h40: Corrida 1
14h20: Corrida 2
Domingo, 19 de setembro
(Circuito Externo: 2.695 metros)
8h00: Treino Livre
10h30: Classificação
13h10: Corrida 1
13h50: Corrida 2
Horários das transmissões de TV
Sábado, 18/09
● SporTV e mídias Stock Car
10h30 – Treino classificatório
13h10 – Corrida 8ª etapa
● Band
13h30 – Corrida 8ª etapa
Domingo, 19/09
● SporTV e mídias Stock Car
10h00 – Treino classificatório
12h40 – Corrida 9ª etapa
● Band
13h00 – Corrida 9ª etapa
8ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Misto
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)
9ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Externo
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 1974
Previsão climática: Tempo ensolarado. Mínima de 19ºC e Máxima de 36ºC; previsão do tempo não aponta possibilidade de chuvas nos horários correspondentes à programação de pista
Vencedores em 2021: Daniel Serra e Ricardo Maurício
*Goiânia recebeu a primeira etapa da temporada 2021
Classificação do campeonato (Top-10)*
1º - Daniel Serra – 239 pontos
2º - Gabriel Casagrande – 230
3º - Cesar Ramos – 169
4º - Ricardo Zonta – 167
5º - Rubens Barrichello – 160
6º - Átila Abreu – 158
7º - Bruno Baptista – 155
8º - Thiago Camilo – 148
9º - Ricardo Maurício – 140
10º - Denis Navarro – 140
*Pontuação extra-oficial atualizada contando com a recuperação dos pontos pela vitória e do sexto lugar obtidos pelo piloto Rafael Suzuki (Full Time Bassani) em Curitiba (PR) no último dia 8 de agosto. Suzuki sobe de 17º para 12º na classificação geral com 134 pontos.
Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Calendário Stock Car Pro Series
Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07 – 5ª etapa – Cascavel
01/08 – 6ª etapa – Curitiba
08/08 – 7ª etapa – Curitiba
19/09 – 8ª e 9ª etapas - Goiânia
24/10 – 10ª etapa – Velocitta
21/11 – 11ª etapa – Santa Cruz do Sul
12/12 – 12ª etapa – Brasília
Fonte: Fras-le & Fremax Motorsport
Nenhum comentário:
Postar um comentário