CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Depois
de uma primeira etapa, em Goiânia, cheia de reviravoltas e equilíbrio, a
Stock Car desembarca no Autódromo de Interlagos,
na capital do estado de São Paulo, para dar sequência a um campeonato
que desde o início já mostrou que será extremamente competitivo. Palco
da decisão do título em 2020, que coroou o tricampeonato de Ricardo
Maurício, a tradicional pista paulistana tem um
histórico invejável para o registro de momentos históricos do
automobilismo nacional e internacional.
E para contribuir nesse desafio de marcar época no asfalto de Interlagos, a Pirelli levará a São Paulo
os mesmo compostos usados no campeonato do ano passado, inclusive com a
marca italiana mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero:
a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18, forma que teve ótima aceitação por pilotos e chefes de equipe da categoria máxima do Brasil.
Todos os pneus da Stock Car, que são exclusivos da categoria, foram recém-fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. A produção dos pneus para a temporada 2021 é feita em lote único, tudo para assegurar que não exista nenhuma diferença de desempenho em cada pneu. E, na prática, já deu para ver isso na corrida de Goiânia, onde 27 carros ficaram dentro do mesmo segundo no primeiro treino livre para a etapa.
“Logo
no início da temporada de 2021, já pudemos constatar algo que tem sido
uma máxima da Stock Car nos últimos anos: o equilíbrio. Isso, entre
outras
coisas, também é fruto do nosso compromisso na Pirelli para que
possamos fornecer um produto de alto rendimento para todos os
participantes do campeonato. Como sempre fazemos questão de frisar:
os pneus da Stock Car são produzidos dentro do mais rígido controle e precisão no processo de fabricação. Assim, garantimos que não haverá disparidade entre os competidores, mantendo o nível de desempenho”,
disse Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
“Interlagos é uma pista de sentindo anti-horário,
dessa forma o pneu que mais sofre é o traseiro direito, pois é o
lado em que o carro mais se apoia nas curvas, além dele estar localizado
no eixo de tração. Em caso de alta temperatura de pista, pode existir
um agravamento com relação ao desgaste, por
isso, orientamos as equipes que sigam nossas recomendações de pressão e
cambagem”,
completou Magliano.
Líder
do campeonato após a disputa da primeira etapa, Daniel Serra aparece
como um dos favoritos para a etapa de Interlagos, onde conquistou o
tricampeonato
da categoria em 2019. Entretanto, um outro multicampeão, o penta Cacá
Bueno surge renovado para a disputa pela taça, após conquistar a pole na
prova de Goiânia, chegando posteriormente em segundo na corrida 1. Ele é
dono de sete triunfos no autódromo de São
Paulo, o maior vencedor em pista.
A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. BandSports e SporTV transmitem o treino classificatório para a etapa de Interlagos no sábado às 15h20, enquanto a corrida 1 no domingo será ao vivo na Band e no SporTV às 11h15, com a corrida 2 às 11h53. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa. Já a Stock Light terá a corrida 1 realizada no sábado às 16h40, enquanto a segunda prova será disputada no domingo às 13h15.
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: (4)
Força lateral: (4)
Pneu mais exigido (traseiro direito)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada a frio: 24 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada a frio: 26 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
SÁBADO, 15 DE MAIO
09h50 – 11h00: 1º treino livre Stock Car
12h40 – 13h50: 2º treino livre Stock Car
15h20 – 16h05: treino classificatório Stock Car
DOMINGO, 16 DE MAIO
11h15: corrida 1 Stock Car
11h53: corrida 2 Stock Car
Fonte:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli / Foto: Duda Bairros/Vicar
Nenhum comentário:
Postar um comentário