CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Os motores voltam a roncar e os pilotos, finalmente, retornam ao cockpit
de seus Chevrolet Cruze e Toyota Corolla para acelerar e frear forte na
primeira etapa do campeonato 2021 da Stock Car Pro Series. É a 43ª
temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro, que terá
transmissão ao vivo pela Band, SporTV, pelo YouTube oficial da Stock Car
e pelo canal AutoVideos no Twitch.
O novo formato de disputa
coloca a primeira corrida, com largada às 15 horas, com 25 minutos de
duração mais uma volta; a segunda largada acontece logo depois que o
carro de segurança entrar na pista para reagrupar o grid e inverter os
dez primeiros colocados para a segunda corrida, de 20 minutos mais uma
volta.
Um formato que não permite descanso a pilotos, carros e
peças, e um desafio a mais para os competidores. O traçado do Autódromo
Internacional de Goiânia conta com 3.835 metros de extensão e 12 curvas.
Cinco delas – as curvas, 1, 3, 5, 8 e 11 são pontos importantes e que
podem garantir ultrapassagens e são sempre locais de disputas mais
acirradas.
Os carros cruzam a longa reta principal e chegam ao
ponto de frenagem a cerca de 240 km/h e acionam o freio durante três
segundos para o contorno da curva 1; neste tempo, a redução de
velocidade é de 115 km/h em um espaço de 170 metros, e os carros iniciam
o contorno da curva a 125 km/h.
A curva 3 é outro ponto importante, uma vez que, no topo de uma subida, os carros alcançam até 215 km/h até pisarem forte no freio para contornar a curva a 90 km/h. É a maior redução de velocidade do traçado – 145km/h em 145 metros (1km/h por metro), em apenas três segundos, o que causa uma desaceleração de 1,5G (1,5 vez a força da gravidade).
Logo depois, na curva 5 os pilotos reduzem de 180 para 80 km/h em apenas 110 metros; na curva 8, conhecida como “esse de baixa”, os pilotos desaceleram 110 km/h em 130 metros, em uma frenagem de 3,5 segundos com força de 1,4G para contornar a primeira parte do “esse” a 80km/h, algumas vezes em segunda marcha e outras até mesmo em primeira.
Na penúltima curva, à direita, os carros alcançam até 200 km/h para os
pilotos frearem, em 2,5 segundos, reduzindo para 100 km/h em meros 100
metros para o contorno da curva 11 – outra frenagem que traz uma
desaceleração de 1,5G.
A previsão do tempo aponta temperaturas
mínima e máxima variando de 16 a 30 graus durante o final de semana, a
princípio sem possibilidade de chuva. Uma pista que sempre traz muito
calor no asfalto e no ambiente, o que torna importante o gerenciamento
das temperaturas de todos os componentes dos carros, especialmente
freios e pneus.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras
oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e
trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o
melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a
fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
A “classe” de 2021 da Stock Car Pro Series
Número – Piloto – Equipe – Carro
18 – Allam Khodair – Blau Motorsport – Chevrolet Cruze
70 – Diego nunes – Blau Motorsport – Chevrolet Cruze
16 – Christian Hahn – Blau Motorsport II – Chevrolet Cruze
05 – Denis Navarro – Cavaleiro Sports – Chevrolet Cruze
80 – Marcos Gomes – Cavaleiro Sports – Chevrolet Cruze
00 – Cacá Bueno – Crown Racing – Chevrolet Cruze
88 – Beto Monteiro – Crown Racing – Chevrolet Cruze
29 – Daniel Serra – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze
90 – Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze
08 – Rafael Suzuki – Full Time Bassani – Toyota Corolla
48 – Tony Kanaan – Full Time Bassani – Toyota Corolla
65 – Max Wilson – Full Time Sports – Toyota Corolla*
111 – Rubens Barrichello – Full Time Sports – Toyota Corolla
54 – Tuka Antonizzi – Hot Car Competições – Chevrolet Cruze
110 – Felipe Lapenna – Hot Car Competições – Chevrolet Cruze
21 – Thiago Camilo – Ipiranga Racing – Toyota Corolla
30 – Cesar Ramos – Ipiranga Racing – Toyota Corolla
12 – Lucas Foresti – KTF Sports – Chevrolet Cruze
85 – Guilherme Salas – KTF Sports – Chevrolet Cruze
43 – Pedro Cardoso – KTF Racing – Chevrolet Cruze
33 – Nelson Piquet Jr – MX Piquet Sports – Toyota Corolla
73 – Sergio Jimenez – MX Piquet Sports – Toyota Corolla
28 – Galid Osman – Shell V-Power – Chevrolet Cruze
51 – Átila Abreu – Shell V-Power – Chevrolet Cruze
10 – Ricardo Zonta – RCM Motorsport – Toyota Corolla
44 – Bruno Baptista – RCM Motorsport – Toyota Corolla
86 – Gustavo Frigotto – RSF Racing – Chevrolet Cruze
04 – Julio Campos – Lubrax Podium Stock Car Team – Chevrolet Cruze
91 – Felipe Massa – Lubrax Podium Stock Car Team – Chevrolet Cruze
83 – Gabriel Casagrande – A.Mattheis Vogel Motorsport – Chevrolet Cruze
*Max
Wilson corre substituindo o argentino Matías Rossi (117), que não pode
vir ao Brasil devido às restrições de viagens entre Argentina e Brasil
Fonte: P1 Media Relations
Nenhum comentário:
Postar um comentário