CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A
CBMM, líder na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e
a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de
competição, trabalham juntas para desenvolvimento de UTV - veículo
parecido com quadriciclo, mas com gaiolas protetoras ultraresistentes,
utilizado em competições off-road e em fazendas. O primeiro projeto
será um veículo com foco em motorsport com 100% do aço microligado com
Nióbio, que permite estruturas mais leves com alta resistência.
As
duas companhias firmaram parceria para inovar na produção brasileira de
UTVs, com veículos mais leves e com menos impacto ambiental. A
Giaffone Racing já atua no mercado de carros e motores de competição,
mas com veículos maiores, estilo bugs. A
parceria começou com uma oferta da CBMM de aço microligado com Nióbio para teste nos veículos produzidos pela Giaffone. O
resultado foi tão surpreendente que se decidiu pelo desenvolvimento de um projeto totalmente novo, o UTV.
"A
parceria se baseia em uma intensa troca de tecnologia e conhecimento.
Eles sabem fazer carro. Nós sabemos produzir Nióbio e trabalhar a
aplicação dele", conta Érico França, analista de mercado da área de
tecnologia da CBMM, que acompanha o desenvolvimento do projeto
pioneiro no Brasil.
Com a utilização do aço microligado com Nióbio, o projeto do carro pode
utilizar espessuras mais finas nos tubos e chapas, tornando o
veículo até 50kg mais leve com a mesma resistência. Além da velocidade, o
veículo mais leve ganha em custo operacional, com redução
de combustível e vida útil dos componentes. "A nossa expectativa é
comercializar o veículo daqui uns dois ou três meses. Vai ser uma
opção para competição mais sofisticada que o mercado tem hoje, com
marcha", Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing.
Após a finalização desse projeto, as companhias começam a trabalhar em
um novo produto, também inédito no Brasil, com expectativa de
lançamento no próximo ano. Com seu DNA inovador, a CBMM atua em parceria
com diversas empresas na aplicação do Nióbio para otimização
dos materiais. Recentemente, a companhia fechou parceria com a britânica
Briggs Automotive Company (BAC) para utilização de Nióbio na
estrutura do novo BAC Mono, carro de luxo totalmente personalizado, e
investe em mobilidade elétrica, sendo parceira cofundadora da Extreme
E. O projeto, que estreia este ano, contará com competições de SUVs
elétricos e acontecerá em locais remotos como Amazônia, Senegal e
Groenlândia para chamar atenção para as mudanças climáticas em todo o
planeta. A empresa também é patrocinadora de outra importante
competição elétrica, a Fórmula E.
Fonte:
Inpress Oficina
Nenhum comentário:
Postar um comentário