segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Kawasaki Racing: Três pódios para o Team Green no SuperBike Brasil durante a primeira etapa realizada em Interlagos ontem

  

 
 Muito sol e calor de 42º na pista para o retorno das competições a motor, depois de longo tempo afastadas das pistas. O autódromo de Interlagos foi palco  (ontem - 30 de agosto) de belas disputas e uma festa regada apenas pelo som dos motores, o público participou a distância e acompanhou as corridas online devido aos protocolos de segurança e restrição quanto à pandemia.

“Uma etapa excepcional para a equipe Kawasaki, sentir os motores aquecidos mais uma vez e com todos os pilotos do time no pódio, é uma alegria e satisfação enorme estar de volta às competições”, comenta Sonia Harue Ando, Gerente Comercial e Marketing da Kawasaki.

Terceiro colocado na SuperBike Pro, Matheus Barbosa Silvério, natural de Anapolis - GO - piloto da Ninja ZX-10R numeral #260 conta: “saio bastante feliz da corrida, minha equipe tem feito muito por mim e vamos continuar batalhando para chegar ao lugar mais alto do pódio. Estou satisfeito com minha prova de estreia, mas quero mais! Tenho muito a aprender ainda, estamos apenas na primeira etapa”. O piloto goiano debutou na categoria e surpreendeu os concorrentes largando da terceira posição com o tempo de 1m38seg389 nos treinos que definiram o grid. No apagar das luzes deste domingo para as 12 voltas da categoria, Matheus ultrapassou os ponteiros e assumiu a liderança da prova, que contou com 18 pilotos. Natural de Anápolis (GO), o piloto da Kawasaki Racing Brasil puxou o pelotão de frente junto com outros dois pilotos, distanciando-se dos demais e abrindo uma boa margem ainda nas três primeiras voltas. A partir daí a experiência dos concorrentes pesou e Matheus foi ultrapassado, se mantendo na 3ª posição até o final. O primeiro pódio e o 3º lugar em sua corrida de estreia com a Ninja ZX-10R, na categoria rainha da competição. Na próxima semana pilotos e equipes viajam para Goiânia, para etapa que promete um pega ainda mais acirrado, na “casa” de Matheus.

Pedro Aizza é vice-campeão na Copa SPR Light de Kart em Penha (SC)

 

 
O piloto paranaense Pedro Aizza (Promax Bardahl / GM Motorsport / Rufato Distribuidora) foi um dos destaques da segunda etapa da Copa SPR Light de Kart, realizada em Penha (SC), no kartódromo Beto Carrero, neste sábado (29). Aizza garantiu o vice-campeonato na graduados, em disputa que foi válida também como Open do Campeonato Sul-Brasileiro.

Na tomada de tempo, realizada na tarde de sexta-feira (28), Pedro Aizza foi o terceiro piloto mais rápido. Já no dia seguinte, quando foram realizadas as duas baterias oficiais, Aizza garantiu um terceiro e um segundo lugares, respectivamente, levando assim o troféu de vice-campeão da disputa.

"Apesar do resultado final, foi bem difícil a etapa. Os dois primeiros colocados abriram no início, mas por volta da quinta volta eu e o quarto colocado conseguimos chegar neles. Porém, esse adversário quase me tocou ao tentar me ultrapassar e passou direto em um lugar sujo da pista, que também me prejudicou por sujar meu pneu. Ultrapassei ele, mas foi o suficiente para os dois ponteiros abrirem outra vez", contou Pedro, dono do kart #35.

SuperBike Brasil: Eric Granado vence a etapa de abertura em Interlagos

 

 
O tricampeão Eric Granado abriu o SuperBike Brasil 2020 com vitória consistente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), neste domingo (30/8). Pedro Sampaio foi outro destaque e confirmou o segundo lugar na corrida da categoria principal, a SuperBike, garantindo dobradinha para a equipe Honda Racing e a motocicleta CBR 1000RR Fireblade SP. 

Granado começou a bateria atrás de Matheus Barbosa, mas sempre muito próximo. Já na segunda volta, Granado conseguiu fazer a ultrapassagem e assumir o primeiro lugar. Pedro Sampaio, que vinha logo atrás, também pressionou Barbosa e arrancou a vice-liderança na reta que abriu a terceira volta. A partir daí, o domínio foi completo da equipe Honda Racing até a bandeirada final.   

Por conta do cenário da pandemia de coronavírus, o evento foi fechado ao público e exigiu diversos protocolos de segurança, como o uso de máscara e o distanciamento social. “O público faz muita falta, torço para que em breve a gente possa estar junto. Estou muito feliz, pela vitória e por poder voltar a competir nesses tempos de pandemia. Agradeço a Honda, por acreditar no esporte em qualquer situação, e parabéns a todos os pilotos e equipes”, diz o paulista Granado. 

O gaúcho Pedro Sampaio também estranhou as arquibancadas vazias, mas ficou satisfeito com o desempenho na pista. “É grande a alegria de poder estar de volta às competições, apesar de não ter público, o que sem dúvidas é uma situação diferente para nós. Foi uma boa corrida para abrir o campeonato e espero ter um rendimento ainda melhor na próxima etapa”, acrescenta.

Fórmula 2: Samaia tem pouca rodagem na Bélgica, mas conclui corrida deste domingo

 

 
A Fórmula 2 concluiu a sétima etapa da temporada 2020 neste domingo (30) no autódromo de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A vitória na corrida de sábado (29) ficou com o japonês Yuki Tsunoda, da Carlin, e hoje as honras ficaram com o russo Robert Shwartzman, da Prema, que assumiu a liderança do campeonato. Guilherme Samaia, da Campos Racing, teve o final de semana mais complicado desde que estreou na Fórmula 2: quebras na classificação e na primeira corrida impediram o brasileiro de acumular uma maior quilometragem.

Durante a sessão de classificação, na sexta-feira (28), Guilherme iniciava sua volta rápida quando teve de parar na pista com um problema de motor. Seu carro parou com chamas saindo da parte de trás do bólido. Sem tempo marcado, teve de largar no sábado da última posição. O motor de seu carro foi trocado, mas na largada Samaia não conseguiu sair. E quando conseguiu, sua corrida durou poucas voltas: a quebra do diferencial forçou seu primeiro abandono na temporada.

Assim, teria de sair de novo, no domingo, da última posição. Com uma largada mais conservadora, Guilherme foi construindo seu ritmo – não sem antes lutar contra a degradação dos pneus nos estágios iniciais da prova. Depois, foi melhorando e andando no ritmo do pelotão para concluir na 15ª posição.

Bruno Conti/Filipe Bianchini e Edu Piano/Fausto Dallape encerram Rally Jalapão com pódio nos UTVs

 

  
Terminou no sábado (29) a 6ª edição do Rally Jalapão, no Oeste da Bahia. Dos 115 inscritos 52 eram da categoria UTVs, que protagonizaram disputas acirradas durante os três dias da segunda prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Com quatro UTVs no grid, a Território Motorsport conquistou dois pódios: Bruno Conti/Filipe Bianchini #155 foram vice-campeões da UTE e Edu Piano/Fausto Dallape #105 finalizaram em 3º lugar na Over Pró.

A dupla goiana, Lélio Júnior/Weberth Moreira #118, completou o rali em oitavo na Super Production (UT3), após driblar algumas adversidades nos dois últimos dias. “Tivemos um problema no motor que prejudicou nosso desempenho, mas conseguimos completar as quatro Especiais. Foi uma boa prova, apesar de ter sido num circuito parecido nos três dias, serviu para colocar poeira no corpo, porque estávamos há quase nove meses sem competir”, afirma o piloto Lélio Júnior, que está em sua segunda temporada pilotando UTVs e tem quase duas décadas de rali.

“Nosso objetivo era voltar à ativa, nos adaptar as novas modificações realizadas no UTV. Não tivemos o resultado desejado, mas são coisas de rali e valeu a pena para treinarmos também. Agora é focar no RN1500 daqui a duas semanas”, completa o navegador Moreira.

Rodrigo Luppi/Maykel Justo #106 encerraram o rali na 8ª posição da Pró Elite (UT1). A dupla também aproveitou os três dias em diferentes tipos de terreno, sobretudo com muita areia, para testar as atualizações no novo UTV.

Piloto gaúcho, Marcos Colvero (Bianchini Rally/Power Husky), vence na Over 45 do Rally Jalapão

 

  
Após três dias de disputa e 1.231 quilômetros percorridos, sendo 718 de trechos cronometrados (Especiais), terminou neste sábado (29), a 6ª edição do Rally Jalapão, no Oeste da Bahia. A Bianchini Rally/Power Husky conquistou quatro pódios na prova válida por três etapas do campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O piloto gaúcho Marcos Colvero #20 faturou o título na Over 45 (MOV), após vencer dois dias seguidos na categoria. Christiano Pressi #34 foi o melhor colocado da equipe na geral, ao terminar o rali entre os TOP10 da geral e na 4o posição na Production (MT2). O catarinense César Augusto Bogo #27 finalizou em 3o na Over Pro e 17o na geral. Os três pilotos competiram com a Husqvarna FE 501 que atendeu perfeitamente às exigências dos variados tipos de terrenos - muita areia, pedras, erosões, mata-burros, saltos, entre outros.

“Fiquei muito feliz com o resultado! 1º lugar na categoria e o 13º geral. Foi uma prova bem bacana, com bastante areia, dura em alguns trechos, com Especiais prazerosas e me diverti muito”, afirma Colvero. “É bom voltar à ativa, rever os amigos, depois de um primeiro semestre bem conturbado por conta da Covid-19, mas a organização da prova tomou todas as precauções e isto foi bem positivo”, completa o piloto de Porto Alegre.

Neste último dia, com a Especial mais curta da prova (163 quilômetros), Pressi conseguiu subir uma posição na geral. “Foi muito importante terminar entre os 10 mais rápidos da geral na minha primeira prova longa de Cross Country, onde tive de me adaptar à planilha e fiquei feliz demais com o resultado. Agora é encarar o RN1500 daqui a alguns dias”, conta o matogrossense de Sorriso.

Nos UTVs, os três pilotos da Barueri/SP completaram com êxito o rali. Destaque para a dupla Richard Fliter/André Munhoz #122 que terminou no pódio, em 3o na Pro Elite (UT1) e entre os Top10 da geral. “No primeiro dia tirei pé para experimentar a correia, no segundo dei uma força e hoje andamos em um ritmo mais forte. Foi uma prova bem legal e gostosa, serviu para testar o carro e também fazer um treino com novo navegador, afinal o Sertões está chegando”, explicou Richard.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mundial de Enduro FIM: Bruno Crivilin treina na Itália

 

 
Bruno Crivilin está na Itália para a sua preparação visando ao Campeonato Mundial de Enduro FIM 2020. O piloto da equipe Honda Racing participa de competição local da modalidade neste domingo (30/8), em Matelica, na província de Macerata, como convidado – ou seja, não poderá pontuar. “O objetivo é ganhar ritmo de prova não só para o Mundial como para o Campeonato Brasileiro. O que eu evoluo aqui eu levo para o Brasil, para elevar o nível do esporte”, explica o capixaba. 

Em solo italiano desde a última quarta-feira (26/8), os dias têm sido produtivos para Crivilin. “Testei a minha moto Honda CRF 250RX, mesmo modelo que eu uso no Brasil, e fiz acertos importantes, principalmente na suspensão. Pude treinar em uma pista de motocross com pilotos excelentes, o nível é muito alto no motociclismo da Itália.”

O brasileiro está baseado perto de Bolonha e conta com o apoio da equipe S2 Motorsport, chefiada pelo campeão mundial Alex Salvini, que também é piloto Honda. “É sempre muito importante estar na Europa, em contato com o que há de melhor no Enduro. O Salvini me ajuda bastante a ser um piloto mais rápido e, além de um professor, é um grande amigo”, ressalta Crivilin.

Rally Jalapão: Pilotos da Território Motorsport aprovam o desafio do 1º dia

 

  
Areia, terra batida, curvas, saltos, mata-burros, alguns trechos escondidos e contornando matas e plantações de algodão esse foi o cenário da abertura (27/8) do Rally Jalapão que teve um total de 447 quilômetros, sendo 300 de Especiais (trechos cronometrados) divididos em duas voltas. A prova que vale por três etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country termina no domingo, 29, na região Oeste  da Bahia. Os quatro UTVs, preparados pela Território Motorsport, driblaram as adversidades e completam o primeiro dos três dias de disputa, que termina no sábado, 29.

Em um dia de prova rápida que permitiu uma pilotagem mais arrojada, mas teve também alguns imprevistos como com a dupla Edu Piano/Fausto Dallape #105 que terminou na 2ª posição da UTV Over Pro (UOV), com 3h44m10s. “Na primeira Especial tive uma correia estourada e, na segunda, tive de tirar o pé porque o CVT não estava muito bom e não quis arriscar, mas completamos e o bom é que teremos mais dois dias para  andar e também testar as alterações que desenvolvemos para nossos UTVs”, relata o multicampeão dos ralis Edu Piano (Tatuí/SP).

“Foi uma prova bem legal e estávamos nos divertindo até que no Km 60 estourou o coletor mas completamos. Já na segunda volta estouraram duas correias e perdemos cerca de 10 minutos, mas terminamos o dia, que era nosso foco. A expectativa é boa e amanhã vamos acelerar”, afirma Rodrigo Luppi #106 que conta com a navegação de Maykel Justo. A dupla fechou em sexto na Elite (UT1).

No 1º dia do Rally Jalapão, Bianchini Rally/Power Husky encarou 300 km em piso de areia e terra

 

  
Duas Especiais (trecho cronometrado) percorridas no mesmo trajeto, que totalizaram 300 quilômetros, abriram o primeiro dia de disputa do 6o Rally Jalapão, nesta quinta-feira (27), no interior da Bahia. Os competidores da Bianchini Rally/Power Husky encararam com prova rápida com muita areia – cerca de 80% do trajeto –, terra batida, curvas, mata-burros e contornando plantações de algodão. A equipe participa da prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country com três motos Husqvarna FE 501 e três UTVs (Can Am Maverick X3).

Cristhiano Pressi #34 fechou em 5º na Production Aberta (MT2). “Foi um dia que superou minhas expectativas pela velocidade e, por ser minha primeira prova de Cross Country não errei nada da planilha. Foi uma Especial bem gostosa”, relata o matogrossense de Sorriso, que fez o 12º tempo da geral – 3h55m06s.

Em seu retorno ao Rally Jalapão, o gaúcho Marcos Colvero #20 completou em 3º na Over 45 (MT3) com 4h16m26s. Na mesma categoria, César Augusto Bogo #27 estreou na prova e também na região e fez o 4º tempo (4h23m19s). “Hoje foi excepcional, gostei demais da Especial”, disse o catarinense.

Nos UTVs os resultados das duplas de Barueri (SP) foram: Richard Fliter/André Munhoz #122 na terceira colocação na Elite (UT1) com 3h3m25s. Após completar as duas Especiais Gustavo Zanforlin/Rodolpho Costa #146 ficaram em 8º na UT2, já Moses Fliter/Guilherme Holanda #139 tiveram problemas na segunda volta e terminaram em quatro na UTV Over 45.

Rally Jalapão: Gregório Caselani vence o primeiro dia entre as motos

  

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O gaúcho Gregório Caselani abriu a disputa do 6º Rally Jalapão na dianteira da categoria para motocicletas, nesta quinta-feira (27/8). O primeiro dia da prova, válida como etapa inicial do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2020, teve dobradinha da equipe Honda Racing, com o mineiro Tunico Maciel em segundo lugar da tabela. Também de acordo com os resultados extraoficiais, o paulista Jean Azevedo foi o quinto colocado. Os pilotos aceleram a motocicleta CRF 450RX e a competição vai até sábado (29/8), na região oeste da Bahia.


Com mais de 400 quilômetros, a primeira etapa incluiu cerca de 300 km de especiais (trechos cronometrados). Tunico Maciel, atual campeão brasileiro e do Rally Jalapão, começou o dia na liderança, acompanhado de perto por Gregório Caselani. O gaúcho virou o jogo no trecho final e conseguiu chegar na primeira posição com apenas 31 segundos de vantagem sobre Maciel. 

“O dia foi de muito foco e determinação”, conta Caselani. “A etapa surpreendeu, foi melhor do que eu esperava, com muita areia e terra batida. São nove meses desde a nossa última competição oficial. Estava com muita vontade de acelerar e o resultado veio na conquista dessa etapa”, acrescenta o piloto, também líder da classe Super Production. 

Tunico Maciel explicou que a especial incluiu duas voltas em um mesmo circuito. “Gostei bastante, foi muito diversificado. Teve areia, chão duro, pedra, cascalho, subidas e descidas de serra e retas muito rápidas. A minha CRF 450RX está muito bem acertada, estou feliz e confiante de que amanhã conseguirei manter o foco e buscar um bom resultado”, relata o piloto.  

Outro resultado consistente da equipe Honda Racing ficou por conta do piloto Bissinho Zavatti. Com a CRF 250F, além do 11º lugar no ranking geral, ele lidera a Rally Brasil. A classe direcionada a produtos de fabricação nacional tem domínio da Honda, já que os cinco primeiros colocados aceleram motocicletas da marca. “Foi uma especial muito boa, consegui completar sem nenhum erro. Deu tudo certo e estou voltando para o meu ritmo de prova”, analisa Zavatti.

Família Varela crava os dois primeiros lugares hoje no Rally Jalapão

 

 
A dupla Bruno Varela/Gustavo Bortolanza liderou nesta quinta-feira (27) a campanha da equipe Can-Am Monster Energy no primeiro dia de especiais do Rally Jalapão, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. Com a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, o time baseado no interior de São Paulo cravou também o segundo lugar da categoria UTV nas especiais que somaram 300km na região oeste do Estado da Bahia. O percurso desta quinta-feira totalizou 474km se incluídos também os deslocamentos. Reinaldo é pai do vencedor do dia, Bruno Varela.

“A primeira especial foi muito boa pra gente, conseguimos terminar com um bom tempo na primeira posição”, disse Bruno Varela. “Na segunda especial nós tivemos alguns problemas que fizeram cair um pouco o nosso tempo de prova. Terminamos em segundo e isso foi o suficiente pra garantir o primeiro lugar. Mas estou muito feliz por meu pai e o Gustavo Gugelmin terminarem em segundo. Um grande dia para a equipe Can-Am Monster Energy”, finalizou Bruno.

Cinquenta e duas duplas estão inscritas na categoria UTV, a maior da competição. Às 6h desta sexta-feira, os competidores largam para a terceira especial do rally, que contará 255km de trechos cronometrados, válidos para o resultado final da corrida. Além disso, as duplas terão que percorrer outros 169km de deslocamentos, totalizando 424km de percurso no dia inteiro. No seu encerramento, ao final do sábado, o Rally Jalapão terá percorrido 1.231km, sendo 718km divididos em quatro especiais – duas hoje, uma na sexta-feira e outra no sábado.

Kart: Pedro Aizza disputa etapa da Copa SPR Light em Santa Catarina

 

 
Após a espera de quase seis meses para voltar a competir, o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl / GM Motorsport / Rufato Distribuidora) segue sua maratona de provas com quatro disputas seguidas entre agosto e setembro. O desafio desta semana será a segunda etapa da Copa SPR Light de Kart, em Penha (SC), válida também como Open do Campeonato Sul-Brasileiro, evento marcado para 5 a 7 de setembro, na mesma pista.

Enquanto quarta e quinta (26 e 27) foram dias de treino abertos no kartódromo Beto Carrero, nesta sexta-feira (28) estão marcados três treinos oficiais para cada categoria, com os pilotos da Graduados entrando na pista às 13h, 13h52 e 14h45. A tomada de tempo será logo em seguida, às 16h30. No sábado (29), terá vez a disputa das duas baterias, às 14h10 e 15h55, para a categoria de Pedro Aizza.

"Vim para a Copa SPR Light para treinar pensando no Campeonato Sul-Brasileiro, que será realizado na semana que vem, aqui em Santa Catarina. A expectativa é de casa cheia no Sul-Brasileiro, com um grande número de pilotos e por isso estou bem empolgado. Sempre gostei de andar no kartódromo Beto Carrero", conta Pedro Aizza, dono do kart #35. 

Kartismo: Alexandre Albino vence e lidera turno da F-4 Akasp

 

 
Depois de outra prova super disputada, a F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) tem novo líder em seu quarto turno. Na noite de quarta-feira (26/8), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), Alexandre Albino venceu pela primeira vez nesta temporada e já assumiu a liderança nesta segunda etapa do penúltimo turno ao completar as 29 voltas em 25min26s898, com 9s550 de vantagem sobre Carlos Santana (AFS), que foi seguido de Rogério Cebola (Cardoso Funilaria e Pintura) – vice líder do turno -, Hélio Bianchi (Bianchi Automóveis), Giovani Bondança (Mais Farma) e Emerson Rildo, completando os seis primeiros. 

A prova começou com Otávio Lotfi liderando as três primeiras voltas, seguido de Hélio Bianchi, até acontecer uma grande troca de posições, com Carlos Santana assumindo a ponta e levando Alexandre Albino para segundo. Na sétima passagem Albino já pula pra primeiro, e começa a se distanciar e estabelecer a volta mais rápida da corrida.

Enquanto isto, tem início uma grande batalha entre Santana e Rogério Cebola, que assumiu o segundo posto. Na 22ª volta foi a vez de Lotfi, que chegou a cair para a quinta posição, ser o novo vice-líder, com Cebola em terceiro, Santana em quarto, Giovani Bondança em quinto e Bianchi em sexto. Tudo mudou no meio da última volta, quando houve um toque entre todos estes pilotos, que estavam muito juntos. E foi o que definiu a ordem de chegada, já que Lotfi rodou, caindo para sétimo. Melhor para Santana, que aproveitou a confusão para reassumir o segundo lugar, seguido de Cebola, que ficou com a direção torta, Bianchi e Bondança.

Referências no off-road, BFGoodrich e equipe X Rally Team juntam forças

 

 
Nada mais natural para uma equipe que é tida como referência por sua organização e profissionalismo, além da experiência de 20 anos em competições de fora de estrada, com três títulos consecutivos do Rally dos Sertões – e um quarto como construtora -, juntar forças com um dos grandes ícones do off-road. A equipe X Rally Team fechou acordo de patrocínio com a BFGoodrich, fabricante de pneus líder no segmento todo terreno e marca com a qual o time venceu o Sertões de 2018.

“É uma honra e uma enorme responsabilidade, e estar junto de uma marca como a BFGoodrich, de tamanha representatividade nas competições off-road, é para nós da X Rally Team mais um estímulo para continuarmos nosso trabalho com foco, paixão e profissionalismo”, afirmou Beco Andreotti, chefe da equipe.

A BFGoodrich é uma marca pioneira. O primeiro carro a atravessar os Estados Unidos de ponta a ponta, em 1903, usava pneus BFGoodrich. A experiência da empresa ultrapassa o fora de estrada, tendo sido a primeira a vencer as 500 Milhas de Indianápolis por dois anos seguidos (1914-1915); os pneus da marca equiparam o ônibus espacial Columbia, da NASA.

No off-road, mais tradição e vitórias com seis títulos seguidos no Dakar entre 2002 e 2007 – venceu novamente em 2017 -, e conquistou cinco vezes seguidas o Campeonato Mundial de Rallycross, além do Sertões de 2018 conquistado com a X Rally Team. É a pioneira na introdução de pneus para uso todo terreno e fora de estrada. Hoje a BFGoodrich tem mais de 200 vitórias em ralis e rally-raids, entre os quais os célebres Baja 1000, Dakar, Australasian Safari e Taça do Mundo Rally-Raids.

Fórmula 2: Samaia busca mais evolução na "mágica" Spa-Francorchamps

 

 
A sétima etapa da temporada 2020 da Fórmula 2 acontece neste final de semana na pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, a preferida de 10 entre 10 pilotos por suas características de alta velocidade e combinações de descidas e subidas, como a mítica sequência Eau Rouge-Radillon, na qual os carros de Fórmula 1 contornam em aceleração máxima a 300 km/h.


Estreante na Fórmula 2, Guilherme Samaia espera continuar a evolução das últimas etapas e dar mais um passo à frente com a equipe Campos Racing. Será sua primeira experiência no traçado de 7.004 metros com o Dallara F2 de 620 cavalos.

“Corri uma vez em Spa, em 2017 de Euroformula e fui ao pódio em terceiro lugar. Gosto muito da pista, por sua história e por suas características. Não dá para colocar em palavras o quanto é legal acelerar nesse traçado. Velocíssimo, longo, curvas de alta velocidade... O ponto é que depois de dois dias trabalhando direto no simulador, a expectativa é de dar mais um passo à frente”, apontou Guilherme.

Kart: Biel Daum estreia no kart e na Copa SPR Light

 

 
O fascínio de Biel Daum por carros e velocidade intrigou Joice Brito e Andrey Daum, pais do curitibano de 8 anos, que desde muito pequeno dá indícios de tendência automobilista. No início de 2020, depois de ser apresentado ao kart, o casal teve certeza de que o filho precisaria desenvolver as habilidades que se manifestaram, naturalmente, no menino.

Sob os cuidados de Rodrigo Paixão, preparador da Paixão Esporte e Competição, Biel Daum começou a treinar no kartódromo de São José dos Pinhais, uma pista bastante técnica, que formou dezenas de pilotos paranaenses. Com pouco tempo de kart, mas muita dedicação nos treinamentos, o aprendiz quis conhecer outros traçados. Depois do período de isolamento total devido a pandemia do covid-19, Rodrigo Paixão intercalou a prática de pilotagem entre os kartódromos de São Jose dos Pinhais, Raceland e Beto Carrero.

“Ficamos surpresos com a velocidade com que o Biel se desenvolve nos treinos. Ele é muito apaixonado pelo kart e o mais interessante é que não teve nenhuma influência. Ele está no kart porque ele quer aprender, quer se desenvolver. Ele ainda não sabe onde quer chegar, mas nós temos certeza de que hoje ele é feliz, disciplinado, e o aprendizado que terá neste esporte será para a vida toda, é nisso que apostamos”, comentou o pai Andrey Daum.

SuperBike Brasil: Interlagos recebe primeira etapa da temporada 2020

 

 
O SuperBike Brasil 2020 tem início a partir desta quinta-feira (27/8), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A temporada estava prestes a iniciar, em março, quando as atividades foram paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus. Diante de diversas restrições e protocolos de saúde e segurança, a equipe Honda Racing de Motovelocidade está preparada para acelerar forte com a meta de manter a hegemonia da equipe na competição.

A programação da primeira etapa conta com treinos extras na quinta-feira (27/8), treinos livres na sexta-feira (28/8), classificatórios no sábado (29/8) e as corridas no domingo (30/8). A principal categoria, a SuperBike, será transmitida ao vivo, a partir das 13h, pela Rede TV!. Sem presença do público no local, os fãs poderão assistir às disputas também pela internet. O Facebook Honda Racing Brasil e o Instagram @hondamotosbr exibirão as categorias com presença da marca.
 
Dono de três dos sete títulos conquistados pela equipe Honda Racing entre 2013 e 2019, Eric Granado está motivado e ansioso para retomar os trabalhos com a moto CBR 1000RR Fireblade SP. “Depois de tanto tempo parado, o momento exigirá uma readaptação, já que faz tempo que não andamos em Interlagos. A meta é sempre vencer, evoluindo a cada dia da etapa para chegar preparado para a corrida. Espero que seja um ano de muitas disputas, com um campeonato de nível alto e com o público torcendo pela gente, mesmo de casa”, ressalta o paulista de 24 anos.
 
Vice-campeão do SuperBike Brasil 2019, Pedro Sampaio também está pronto para voltar às competições. “Fiquei muito tempo longe da minha CBR 1000RR Fireblade SP e agora quero matar a saudade. Tive uma lesão no punho esquerdo, durante um treino de supermoto, mas já estou recuperado. Nesse novo momento que estamos vivendo, temos que tomar todos os cuidados para que o evento aconteça da forma mais segura possível”, destaca o gaúcho de 22 anos. 

Rally: tricampeões mundiais voltam a acelerar no Brasil

 

 
Os atuais tricampeões mundiais de rally Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin abrem sua participação na temporada nacional neste final de semana durante o VI Rally Jalapão, realizado neste ano na região oeste da Bahia. A dupla utilizará um dos UTVs da equipe Varela Can-Am Monster Energy, que contará com um total de quatro modelos Can-Am Maverick X3 para tentar a vitória na etapa inaugural do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. 

Ao todo, serão três dias de competição, com início nesta quinta-feira (27) e encerramento no sábado depois de 1.231 quilômetros de disputa. Deste total, 718km serão válidos para as especiais – trechos cronometrados em alta velocidade. Com um roteiro de trilhas inéditas, o percurso terá seus maiores desafios no piso arenoso da região. A equipe Can-Am Monster Energy tem como base a Varela Rally Team, time que tem sido um das mais competitivos do off-road brasileiro nas últimas décadas. Além dos tricampeões mundiais, o time baseado no interior de São Paulo conta com os duos comandados pelos filhos de Reinaldo Varela: Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, Gabriel Varela/Eduardo Shiga e Rodrigo Varela/Gunar Dums.

“Nossa equipe vem energia renovada e revitalizada”, diz Reinaldo Varela. “Além da preparação técnica que pudemos fazer nestes meses sem corrida, também contamos agora com o patrocínio da Monster e continuamos com a parceria técnica fundamental da Can-Am. Vamos começar forte esta temporada. Estou certo de que este Rally Jalapão será um desafio difícil, os nossos adversários estão bem preparados, mas estamos muito confiantes no nosso trabalho. É hora de acelerar”, concluiu Reinaldo Varela.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Transcatarina 2020: competições serão retomadas em Santa Catarina

 

 
Na última sexta-feira, dia 21 de agosto, foi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina a autorização para o regresso dos eventos e competições esportivas do automobilismo e motociclismo no estado, que, obviamente, deverão tomar todas as medidas de biossegurança impostas pelos governos estaduais e municipais. Essa notícia foi recebida com muita alegria pela organização do Transcatarina – o Caçador Jeep Clube e a SC Racing –, que realizará o encontro nos dias 27 a 31 de outubro. A largada e chegada serão em Fraiburgo, com pernoites em Treze Tílias e Caçador. 

“Agora, podemos respirar mais aliviados e torcer para que esta pandemia se mantenha controlada. Ao longo deste período, trabalhamos em diversas soluções para a concretização do Transcatarina, sempre priorizando a segurança de todos os envolvidos, sobretudo, dos moradores dos municípios por onde passaremos”, disse o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa. “Estamos bem adiantados e, nos próximos dias, teremos reuniões com os responsáveis das cidades sedes, a fim de traçar os planos necessários de biossegurança. Escalonaremos as categorias para evitar a aglomeração de indivíduos e, para tanto, precisamos conhecer as estruturas e opções disponíveis. Tudo tem sido planejado nos mínimos cuidados e detalhes”, completou.   

Medidas de segurança

De acordo com a portaria SES nº 625 de 21 de agosto de 2020, somente será permitida a participação no evento de pessoas que tenha feito o teste de Covid-19 por meio de Rt – PCR até 72 horas antes do início, e com resultado negativo. É obrigatório o uso de máscaras, álcool 70% espalhados em pontos estratégicos para a higienização das mãos, inclusive, nos boxes das equipes. 

Guki Toniolo faz prova de recuperação na Copa São Paulo Light de Kart

 

 
Em um traçado técnico e veloz como o de Interlagos, com a pista meio úmida e totalmente escorregadia, fazer uma prova de recuperação não é nada fácil. Principalmente, se o piloto sair do final do grid como fez Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo), no último sábado, durante as provas da 4ª e 5ª etapas da Copa São Paulo Light de Kart.  
 
Guki Toniolo alinhou na 18ª posição do grid com 23 concorrentes na categoria Cadete. A tomada de tempo foi com chuva. Na primeira bateria ela sessou, mas a pista ainda estava bem molhada. Com cautela e aproveitando oportunidades de ultrapassagens o piloto conseguiu cruzar a linha de chegada no 12º lugar. Já na prova seguinte, com algumas aberturas de sol, a condição da pista era totalmente diferente. Largando do meio do pelotão e com o asfalto escorregadio, Guki Toniolo disputava a oitava colocação quando um toque o jogou para fora da pista e o fez cair para o 16º posto. Retomando a corrida com bom ritmo recebeu a bandeira quadriculada na 11ª posição. Na terceira disputa da rodada, o piloto brigava pelo quinto lugar, mas na última volta um outro toque empurrou o piloto na grama e ele encerrou no 8º lugar.
 
“Não conseguimos pódio, mas meu pai disse que foi uma experiência e tanto para mim que tenho um pouco mais de um ano de kart. Agora, o foco é o traçado do Beto Carrero, onde vou disputar a Copa SPR e o Open do Sul-brasileiro nesta semana. Tomara que a experiência que tive em São Paulo me ajude a conquistar bons resultados nas próximas corridas, né”, comentou Guki Toniolo.

Copa São Paulo Light: Pane elétrica faz Alfredinho Ibiapina abandonar bateria válida para duas etapas

 

 
Com o retorno das competições, o piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) terá uma agenda intensa nos próximos meses, com disputas, em praticamente, todos os finais de semana. No último sábado, na Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, o curitibano enfrentou frio, chuva, um toque, que tirou o bico do lugar, e uma pane elétrica na prova 2, válida pela 4ª e 5ª etapas do campeonato.
 
Largando do nono lugar do grid formado por 22 karts na Júnior Menor, e com a pista meio seca, meio molhada, Alfredinho Ibiapina administrou a posição na primeira bateria. Mas, um toque ocasionado por uma disputa na saída de uma curva tirou o bico kart do lugar e os comissários acrescentaram 5 segundos em seu tempo passando o piloto de nono para o 11º posto. Na segunda prova, uma pane elétrica fez o piloto abandonar na sétima volta. Saindo de último da fila na corrida três, Alfredinho Ibiapina (Orcali) fez boa largada e teve que correr atrás do prejuízo. A condição da pista não era favorável para ultrapassagens arrojadas e com cautela, o piloto recuperou alguns postos e recebeu a bandeira quadriculada na 10ª posição.  
 
“Os treinos foram todos na pista bem molhada. Na tomada de tempos e nas provas de sábado a chuva parou um pouco, o traçado ficou bem escorregadio e dificultou largar do meio do pelotão e avançar. Não conseguimos os pontos que queríamos, mas valeu o aprendizado. Vamos agora disputar a Copa SPR e aproveitar o treinamento para brigar pelo título do Sul-brasileiro, que será na semana seguinte no “Beto”, também”, comentou Alfredinho Ibiapina.

Bianchini Rally/Power Husky terá três motos e três UTVs no Rally Jalapão

 

 
O aguardado Rally do Jalapão terá largada nesta quinta-feira, 27, com três dias de disputa que terminam no sábado, 29, no interior baiano. A 6ª edição da competição é válida pelas 3ª, 4ª e 5ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country que reunirá 115 competidores das categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros, que estavam sedentos para acelerar, afinal a prova de abertura do Brasileiro foi no início de março. A Bianchini Rally/Power Husky estará representada no grid por três motos e três UTVs. Com as Husqvarna FE 501 estarão Cristhiano Pressi (Sorriso/MT), Marcos Colvero (Porto Alegre/RS) e César Augusto Bogo (Lages/SC), já nos UTVs (Can-Am Maverick X3) as duplas dos pilotos de Barueri/SP Richard Fliter/Andre Munhoz, Moses Fliter/Guilherme Holanda e Gustavo Zanforlin/Rodolpho Costa.

“Teremos um bom grid para o Rally Jalapão que é uma prova técnica, com roteiro de primeira e que servirá também como treino para o Sertões, por esse motivo também todos da equipe estão bastantes animados. Desta vez, acompanharei a prova dos bastidores como chefe de equipe”, afirma o piloto Fabrício Bianchini se referindo aos 1.200 quilômetros do roteiro, dos quais aproximadamente 700 de Especiais (trechos cronometrados).

Após vencer o Rally Minas Brasil (1ª prova do Brasileiro, em março) na MT1 (ex- Super Production) e ser o 5º mais rápido da geral, Cristhiano Pressi vai estrear no Rally Jalapão. “A expectativa é muito grande. Mesmo conhecendo um pouco da região, serão três dias de prova com toda essa quilometragem e vai ser um desafio para mim. O objetivo é completar”, diz o piloto matogressense que competirá pela Production Aberta (MT3).

Piloto da Porsche Cup faz leilão beneficente em prol da Fundação Amor Horizontal

 

 
Preocupado em tentar fazer algo para ajudar as pessoas neste período de pandemia, o piloto e advogado Rodrigo Mello, que compete na Porsche Cup Brasil, está organizando um leilão beneficente em prol da Fundação Amor Horizontal, liderada por Carol Celico.

Em sua conta no Instagram (@rmello29), Mello decidiu aproveitar o sucesso de seu Porsche LEGO ® Technic #29, que foi eleito com mais de 35 mil votos o carro mais bonito de toda a Porsche cup, para ajudar os próximos.

Com o auxílio do artista plástico Adonis Alcici, Mello leiloará uma réplica de um quadro do Porsche LEGO ® Technic #29 na versão 1/29 feito por Alcici e entregue para Mello como prêmio pela eleição de carro mais bonito do campeonato. E mais: ele dobrará o valor obtido na hora da doação.

Brasileiro de Rally Cross Country – Campeonato começa nesta semana na Bahia

 

 
As principais competições de moto no Brasil retornam oficialmente nesta semana, depois de cinco meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. A equipe Honda Racing de Rally está pronta para disputar, a partir desta quinta-feira (27/8), o 6º Rally Jalapão, válido pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2020. A base do evento será na região de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Diante de tantas mudanças e protocolos de segurança e saúde, o parque de apoio será isolado, na Fazenda Santana, e o roteiro terá como palco propriedades privadas da zona Oeste da Bahia. A prova inclui três dias de disputas, com mais de 1.000 quilômetros no total, sendo aproximadamente 700 de especiais (trechos cronometrados).


Atual campeão brasileiro de Rally Cross Country e vencedor geral das motos do Rally Jalapão 2019, Tunico Maciel está feliz e confiante em voltar a competir. “Foi um período muito difícil nos últimos meses, com toda essa situação no mundo. Consegui treinar bastante e me preparar física e mentalmente, além de acertar bem a minha moto, a CRF 450RX. Segundo a organização da prova, não vamos passar nos locais que estamos acostumados, mas será um trajeto duro, com muitas estradas de areia, trial e trechos travados”, ressalta o mineiro de Lavras, que integra a categoria Production Aberta.
 
O experiente Jean Azevedo, dez vezes campeão brasileiro da modalidade, conta que conseguiu manter a parte física e intensificou os treinos de moto a partir de junho. “Será a primeira prova do ano e com a mesma formação do nosso time, o que ajuda muito. Tudo indica que teremos bastante novidade por lá, mas queremos começar a temporada com um grande rali. Afinal, quanto mais difícil, melhor”, destaca o paulista de São José dos Campos, que também utiliza a motocicleta Honda CRF 450RX e disputa a Super Production.

Motobatt renova patrocínio com a equipe Motonil para a volta do SuperBike Brasil

 

  
Com a pandemia do novo coronavírus, os apaixonados por motovelocidade viram os motores silenciarem no autódromo de Interlagos, em São Paulo, local escolhido para a abertura do SuperBike Brasil (prevista para março). Agora, com o retorno de diversas atividades da economia, o evento conhecido como o mais importante das Américas na modalidade pode realizar a sua primeira etapa.

A temporada 2020 terá início no dia 30 de agosto, em Interlagos, e já no final de semana seguinte, dia 06 de setembro, está confirmada a realização da 2ª etapa do campeonato, em Goiânia. Ainda estão confirmadas etapas nos estados do Paraná e Minas Gerais, além de outras quatro em São Paulo.

Na 3ª etapa, ainda em setembro, dia 27, o SuperBike Brasil 2020 volta para Interlagos e em 25 de outubro e 08 novembro acontecem mais duas etapas em São Paulo. Na 6ª etapa, dia 22 de novembro, o evento viaja para Pinhais, região metropolitana da capital paranaense, com a prova no Autódromo Internacional de Curitiba.

Apresentada como novidade em janeiro, a inclusão do novo Autódromo Potenza, em Juiz de Fora (MG) no circuito está confirmada. A pista, planejada especialmente para competições de motovelocidade, está sendo considerada uma das mais seguras do país, e recebe o SuperBike no dia 06 de dezembro. Para fechar a temporada, dia 20 de dezembro, o evento volta a São Paulo para a etapa final em Interlagos.

A Motobatt, marca internacional de baterias, renovou seu patrocínio com a Motonil e estará presente novamente no SuperBike Brasil

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Superbike: de patrocinador novo, Granado inicia domingo campanha pelo tetracampeonato brasileiro

 

 
Representante do Brasil no Mundial de Moto-E, Eric Granado entra na pista novamente no próximo domingo (30) em Interlagos durante a estreia da Superbike Brasil, o principal campeonato da motovelocidade no país. Atual tricampeão do torneio, Granado vai novamente defender a equipe oficial Honda e iniciará sua campanha para o tetracampeonato. “Ser tetracampeão é uma façanha difícil em qualquer competição profissional, e este é também o caso na Superbike, mas eu me dediquei muito à preparação neste período sem corridas”, diz Eric.

“Eu estou pronto para fazer um campeonato muito disputado e não vejo a hora de acelerar minha CBR1000 e trabalhar novamente com a equipe, que é fantástica”, conta o campeão de 2017, 2018 e 2019, que entrará na pista de patrocínio novo: Eric agora representará também a Royal Motors, especialista em veículos e marcas de alta gama nos segmentos de motos e carros.


Em 2019, o piloto de 24 anos venceu nove das onze provas disputadas pela Superbike, abrindo mais de 80 pontos de vantagem sobre o segundo colocado – cada vitória concede 25 pontos. Para 2020, Granado é cauteloso ao falar sobre as perspectivas. “Estamos todos parados há muito tempo por causa da pandemia, embora eu tenha me preparado como nunca fisicamente e sempre tenha feito treinos com moto para manter o feeling da pilotagem. Mas nunca é a mesma coisa que estar em um grid e disputar uma corrida”, diz ele. “Temos adversários fortes e equipes competentes, então é preciso trabalhar sério e ter foco se quisermos estar entre os líderes novamente. Um ponto positivo é que nossa equipe já se conhece bem e estamos bem motivados. Isso é importante em uma equipe”, completa o piloto da equipe Honda.

Stock Light : Pontos na estreia animam Edgar Neto para a próxima etapa

 

O piloto paranaense Edgar Neto estreou na Stock Light somando 16 pontos nas duas provas disputadas no último final de semana em no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O resultado deixou o piloto bastante animado para as próximas participações na atual temporada, visando a disputa do campeonato em 2021.

“Foi minha primeira experiência com o carro e creio que tive uma evolução desde o início dos treinos até a última corrida, especialmente por começar com pista molhada. Porém, isso custou caro, porque as corridas foram com pista seca e não tivemos como testar os ajustes”, avaliou o piloto.

Na atual temporada, Edgar Neto vai disputar mais uma ou duas provas em busca de adaptação ao carro. Com o apoio da Havan e Max Atacadista através da lei de Incentivo do Estado de São Paulo.

Turismo Nacional: Pole em Goiânia, Freitas quer recuperação na próxima etapa

 

 
O que começou com alegria acabou como frustração e aprendizado para Wanderson Freitas na etapa de abertura da Turismo Nacional Brasil realizada no último final de semana no Autódromo de Goiânia. O jeito é usar a etapa como descarte e partir para a próxima.

Sempre andando entre os três primeiros nos treinos livres, Wanderson garantiu a pole-position na manhã de sábado. Mas nas corridas o carro não foi o mesmo por conta de problemas mecânicos que inviabilizaram as disputas.

“Foi uma sequência de problemas. Quebra da bomba de óleo na corrida 1, travamento da válvula de retenção na corrida 3, rompimento do conduíte do freio na corrida 4. Mas enquanto o carro estava em condições de andar, vimos que temos um grande potencial para disputar as vitórias nas próximas etapas”, conta o piloto que leva as marcas da as marcas da Contagem Motorpeças, Takao, Bastos Juntas, KS Kolbenschmidt, Ric Válvulas, Sintech do Brasil, Roltens, Netcarpeças.com e Cyclo.

Porsche Route Tour: o primeiro evento oficial do novo Circuito Panamericano Pirelli

 

 
Apresentado oficialmente no último dia 18, o novo Circuito Panamericano Pirelli receberá no próximo sábado, 29 de agosto, o seu primeiro evento oficial: o Porsche Route Tour, que sairá da Stuttgart Porsche São Paulo e terminará no novo centro de testes construído pela Pirelli. A fabricante é, há muitos anos, uma das patrocinadoras e apoiadoras do Porsche Club Brasil, responsável pela organização do evento.

O Route Tour é uma das atividades promovidas pelo Porsche Club Brasil para seus associados. Trata-se de um passeio exclusivo para proprietários de carros Porsche em estradas abertas ao tráfego, com trajeto predeterminado e velocidade controlada. Ao chegar no Circuito Panamericano, os participantes farão um reconhecimento do complexo, que a partir de 2021 será aberto para track days e outras atividades.

Localizado na cidade de Elias Fausto, o Circuito Panamericano Pirelli é o maior complexo multipistas de toda a América Latina. O novo espaço é dedicado aos testes e desenvolvimento de novos pneus da Pirelli e também está à disposição das montadoras e de outros parceiros para a realização de avaliações técnicas e outras atividades. São sete pistas diferentes para veículos de duas ou quatro rodas e que permitem testes dentro ou fora de estrada.

Caio Collet intensifica treinos físico e mental para "maratona" de provas da F-Renault Eurocup

 

Após uma longa espera em virtude da pandemia mundial, causada pelo coronavírus, a Fórmula Renault Eurocup voltou às pistas em julho e iniciou a disputa da temporada 2020 com a realização de duas das 10 etapas em rodada dupla, ambas na Itália. E o começo foi muito promissor para o brasileiro Caio Collet, de 18 anos, que já subiu três vezes ao pódio, sendo uma vitória e está na liderança do campeonato.

Como já estava previsto, em agosto, a categoria fez uma pausa, mas retorna no início de setembro para uma verdadeira “maratona”. Serão 8 etapas, 16 provas em três meses de disputa, passando por seis países e oito pistas diferentes.

A primeira delas acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em Nurburgring, na Alemanha. Depois, pilotos e equipes correrão em Magny-Cours (Fra), Zandvoort (Hol), Barcelona (Esp), Spa-Francorchamps (Bel), Hockenheim (Ale) e Paul Ricard (Fra), até chegar em Abu Dhabi, no Emirados Árabes, para a etapa final em novembro.

Integrante do Renault Sport Academy, Collet tem aproveitado este intervalo para intensificar os treinamentos e estar bem preparado para as corridas, compromissos e viagens.

Território Motorsport disputa, nesta semana, o Rally Jalapão

 

 
Após um intervalo de cinco meses, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country retoma a programação com o 6º Rally Jalapão, e terá largada a partir desta quinta-feira, 27, e acontece até sábado, 29, no interior da Bahia. A 2a prova do calendário – a 1ª foi o Rally Minas Brasil no início de março -  será válida pelas 3ª, 4ª e 5ª etapas do Campeonato e a equipe Território Motorsport já se prepara para acelerar e levantar poeira com quatro UTVs no grid, das duplas Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Lélio Júnior/Weberth Moreira, Edu Piano/Fausto Dallape e Bruno Conti/Filipe Bianchini.

“Expectativa gigante porque nunca fiquei tanto tempo longe dos ralis! Desde dezembro estou sem correr e não vejo a hora de acelerar. O UTV recebeu algumas atualizações, então acredito que será uma prova muito gostosa para testarmos esse upgrade que a equipe fez”, destaca, Lélio Junior que começou pilotar UTVs na temporada passada e se apaixonou pela categoria. O goiano tem uma extensa trajetória no off-road, sobretudo como navegador e já disputou 15 vezes o Sertões.

Pai e filho de Vinhedo (SP) vão marcar presença, mais uma vez, na prova. Rodrigo Luppi e Bruno Conti chegam ao interior baiano na quarta-feira. “Estamos bem animados para esses três dias de rali”, ressalta Luppi. “A intenção é completar e ganhar mais bagagem. Ano passado, na minha estreia na prova, não consegui finalizar devido a uma quebra. Desta vez, vou contar com navegação do Filipe um cara experiente e pretendemos nos divertir também porque é um lugar muito legal para andar”, explica Bruno, 16 anos, jovem piloto da equipe que fechou sua primeira temporada como vice-campeão Brasileiro de Rally Baja 2019 (categoria Start).

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Muggiati e Reis são os grandes vencedores da segunda etapa

 

A segunda etapa da Stock Light contou com todos os ingredientes que fazem dela a categoria de acesso perfeita para a Stock Car: disputas do começo ao fim, jogos psicológicos na briga pela liderança, acidentes, sustos e muita emoção, coroando os pilotos Zezinho Muggiati e Raphael Reis como os grandes vencedores.

Com o triunfo no sábado tanto na geral quanto entre os estreantes - herdado depois de Pietro Rimbano ter recebido 20 segundos em seu tempo final de prova após uma investigação-pós corrida por ter cometido uma atitude anti-desportiva contra Matheus Iorio -, o catarinense Muggiati se tornou o primeiro piloto da nova Academia de Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil a vencer na Stock Light.

A prova contou com dois grandes sustos: no primeiro, Felipe Papazissis acertou em cheio a barreira de pneus do "S" do Senna, escapando ileso; restando duas voltas pro fim, foi a vez do debutante Dante Fibra capotar no fim da reta oposta após perder os freios. Apesar do susto, Dante nada sofreu.

Após vitória no sábado, Nelson Piquet Jr. tem problemas e abandona Corrida do Milhão Solidário

 

 
Vencedor da segunda etapa da Stock Car, realizada no sábado (22), em Interlagos (SP), Nelson Piquet Jr. não teve a mesma sorte neste domingo (23) e foi obrigado a abandonar a Corrida do Milhão Solidário nos minutos finais.

O piloto da equipe Texaco Full Time Sports largou da sétima posição e estava animado, principalmente por estar mais uma vez entre os vencedores do Fan Push, tendo direito a um botão de ultrapassagem extra. Mas, infelizmente, na corrida, Piquet Jr. enfrentou problemas no câmbio e recolheu o Corolla #33 para os boxes a quatro voltas do final.

“Hoje não foi o nosso dia. Tive alguns problemas mecânicos e precisei abandonar a prova”, comentou Piquet, que segue entre os cinco primeiros do campeonato, com 50 pontos.

“Mas o fim de semana, como um todo, foi bom. Conquistamos nossa primeira vitória e hoje conseguimos o fan push graças ao voto dos fãs. Óbvio que eu queria ter marcado mais pontos na Corrida do Milhão, mas acontece”, destacou.

Stock Car: Antoniazi conclui fim de semana de grande aprendizado em Interlagos

 
A Stock Car concluiu no final da manhã deste domingo (23) a segunda e terceira etapas da temporada 2020, aberta em Goiânia (GO) no final de julho e que neste final de semana coroou Ricardo Zonta como vencedor da Corrida do Milhão – prova que desta vez mostrou todo seu caráter solidário, com valor do prêmio destinado ao combate à pandemia do coronavírus e suas consequências. A etapa dupla realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi de grande aprendizado para o piloto gaúcho Tuca Antoniazi, da Hot Car Competições.

“Já prevíamos que seria bem difícil com as temperaturas mais baixas e ainda a chuva que caiu na sexta e no sábado. Mas a equipe fez um grande trabalho, me deu uma direção a seguir e fui atrás dos meus objetivos”, disse o piloto de 49 anos. A corrida de sábado (22), válida pela segunda etapa da temporada, foi vencida por Nelsinho Piquet – sua primeira vitória na categoria após pouco mais de 40 provas.

Antoniazi sai de Interlagos com mais um ponto na tabela. “Como estava mais frio, atingir a temperatura ideal dos pneus era mais difícil e o comportamento do carro ficava muito instável, principalmente nas frenagens. No fim das contas, no meu caso, o importante foi acumular uma quilometragem importantíssima, completando todas as voltas de todas as atividades e acumulando mais esta experiência valiosíssima em uma categoria tão competitiva e difícil como a Stock Car”, completou Tuca.

Copa São Paulo Light de Kart: Pedro Aizza conquista segunda vitória consecutiva

 

 
O piloto paranaense Pedro Aizza (Promax Bardahl / GM Motorsport / Rufato Distribuidora) teve mais um fim de semana produtivo em seu ano de estreia na categoria Graduados. Na quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, além de garantir a segunda vitória consecutiva na Graduados B, Aizza confirmou um lugar no pódio na classificação geral da categoria, com a sexta colocação. 

Após a realização dos treinamentos entre quinta e sexta (20 e 21), Pedro registrou a sétima melhor marca na tomada de tempo realizada no início da sábado (22), pouco antes das duas baterias. O piloto Promax Bardahl dominou a Graduados B e venceu ambas as corridas. Na classificação geral foi oitavo e sétimo, respectivamente, conquistando uma posição no pódio.

"Além de ser uma etapa com pista molhada, foi bem diferente do que estou acostumado. Desde o início do ano os compostos de pneu vem sendo mudados e desta vez ficou muito duro, ou seja, diminuiu muito a quantidade de borracha na pista. Assim, a tocada dos pilotos foi em um estilo mais europeu. Quem tem a cultura de andar nesse estilo, oposto do que fazemos no Brasil, conseguiu ser muito rápido. Como estou estreando na Graduados, não tenho esse costume e o desafio foi se adaptar em um curto espaço de tempo", avaliou Aizza.

Stock Car: Rubens Barrichello ganha 18 posições e "belisca" pódio na Corrida do Milhão

 

Piloto mais votado na eleição do Fan Push para a Corrida do Milhão Solidário, Rubens Barrichello por pouco não subiu ao pódio na prova deste domingo (23), terceira etapa da temporada 2020 da Stock Car, disputada em Interlagos (SP). Nos metros finais, o piloto da Mobil ALE Full Time Sports acionou o botão extra de ultrapassagem, para tentar o terceiro lugar, mas foi atrapalhado por um retardatário e terminou na quarta posição.

Mesmo assim, Barrichello celebrou a grande evolução na corrida. No treino classificatório, realizado pela manhã, o piloto não conseguiu a temperatura ideal para os pneus e terminou em 22º no grid. Foram 18 posições conquistadas.

Com o resultado, o piloto ocupa agora a terceira posição na tabela do campeonato, com 71 pontos. Ricardo Zonta venceu a Corrida do Milhão e está na ponta, com 82. Este ano, a prova teve seu prêmio concedido na forma de doações direcionadas a entidades que combatem a pandemia do coronavírus. 

Corrida do Milhão: Bruno Baptista terminou a corrida em 12º lugar

 

 
O sonho de vencer a Corrida do Milhão Solidário do Campeonato Brasileiro de Stock Car praticamente acabou para o jovem Bruno Baptista logo na primeira tomada de tempo oficial de hoje (domingo, 23/08), às 8 horas, no Autódromo de Interlagos, onde finalizou em 17º lugar da classificação de largada.
 
Além de sair muito atrás, desta vez, o piloto de 23 anos acabou não tendo um carro tão equilibrado na pista e não pôde repetir as atuações do primeiro dia de treinos extraoficiais, de sexta-feira, quando foi o segundo mais rápido da pista molhada com chuva. E também da própria corrida de ontem (sábado), em que largou em 12º do grid, chegou a ficar em 5º e terminou em 10º lugar após levar uma batida na traseira de seu carro nas últimas voltas.

“Hoje foi daqueles dias que nada dá certo. No primeiro treino oficial, eu vinha fazendo a minha última volta com um tempo que me garantiria ficar na última tomada e dei uma leve escapada na pista. Já na corrida, logo no início, senti que o meu carro estava saindo muito de frente. Tentei melhorar seu equilíbrio trocando a roda dianteira direita, na parada obrigatória de box e também não resolveu quase nada”, disse Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.

domingo, 23 de agosto de 2020

Pietro Rimbano leva prova acidentada em Interlagos

 

 
Em uma prova marcada por disputas e acidentes plasticamente impressionantes, a Stock Light abriu sua segunda rodada dupla de 2020 premiando Pietro Rimbano com a vitória. Mesmo sem limpador de pára-brisas, que o atrapalhou durante boa parte da prova, o piloto da KTF soube administrar a pressão dos rivais para triunfar pela primeira vez desde 2018 na categoria.

"Tiro um peso das minhas costas. Estou numa equipe que me dá condições de brigar pelo título e vou para cima. É muito bom voltar a vencer depois de tanto tempo", comenta Rimbano. Atrás dele, em segundo na geral e vencendo entre os estreantes ficou Zezinho Muggiati, piloto da Academia Toyota Gazoo Racing.

"É muito legal vencer e ir ao pódio em minha segunda corrida na categoria. Só posso agradecer a minha equipe e meus patrocinadores por isso", destacou o jovem de 19 anos. Em terceiro, outro estreante: Rafael Martins, líder entre os rookies, que largou em último. "Posso dizer que foi uma das corridas mais difíceis e divertidas da minha vida. Foi como uma vitória", comemorou.

Chevrolet estreia pacote de equalização em Interlagos

 

 
Com três pilotos empatados no primeiro lugar da pontuação, em uma situação rara no automobilismo, o regulamento 2020 da Stock Car já faz sucesso apesar de a categoria ter realizado apenas duas etapas na temporada. Mas neste domingo (23), durante a Corrida do Milhão Solidário, a Stock verá a estreia de uma das novidades técnicas projetadas para gerar ainda mais equilíbrio na pista: as equipes que utilizam o modelo Chevrolet Cruze terão direito de utilizar o “Pacote técnico 01”, que concede “upgrades” de aerodinâmica dimensionados para equiparar o desempenho dos carros.

A medida faz parte do sistema de pacotes de desempenho que são automaticamente adotados por uma das duas marcas participantes assim que a rival abrir vantagem de mais de 30 pontos no ranking das montadoras. Neste sábado, após a vitória de Nelsinho Piquet e o segundo lugar de Cesar Ramos, a Toyota passou a somar 145 pontos contra 112 da concorrente, acionando o gatilho que permite a adoção automática do pacote técnico inicial.

De acordo com este dispositivo do regulamento, os times que competem com os Chevrolet Cruze disputarão a Corrida do Milhão Solidário adotando um “gurney” (elemento horizontal da asa traseira) até 8 mm mais alto que a versão inicial descrita nas regras (que tem um máximo de 17,5mm). Também será permitida alteração no assoalho dianteiro, que avançará em 20mm para fora da carroceria do carro, chegando a um máximo de 120mm (a versão original chega a 100 mm no total).

Stock Car: Barrichello é 7º e segue na ponta. Piloto tenta o tri na Corrida do Milhão neste domingo

 

 
A segunda etapa da temporada 2020 da Stock Car, realizada na manhã deste sábado (22), em Interlagos (SP), começou com frio, garoa e pista úmida, o que trouxe ainda mais emoção para pilotos e equipes na estratégia para a escolha dos pneus.

Líder da temporada, Rubens Barrichello, da equipe Mobil ALE Full Time Sports, ainda teve de lidar com mais uma novidade na etapa: o piloto levou pela primeira vez o “lastro de sucesso”, carregando 30 kg a mais em seu Corolla #111. A nova regra vale para os cinco primeiros no campeonato e vai diminuindo: 25 kg para o segundo, 20 para o terceiro, 15 para o quarto e 10 para o quinto.

No treino classificatório, realizado duas horas antes da prova, Barrichello conquistou o 13º lugar no grid. A prova começou com pista ainda molhada, Safety Car e os pilotos com pneus de chuva. Mas o asfalto foi secando e, no pit stop obrigatório, a maioria dos pilotos fez a troca para os pneus slicks.

Barrichello foi ganhando posições e, mesmo com o peso extra em seu carro, conseguiu chegar em sétimo e manter a ponta da tabela, agora empatado com Cesar Ramos (segundo na corrida) e Ricardo Zonta, que chegou em terceiro. A prova foi vencida por Nelson Piquet Jr.

Stock Light: Edgar Neto celebra estreia com prova completa

 

 
Teve largada com chuva, teve rodada na pista, teve ultrapassagem, e teve bandeira quadriculada. Edgar Bueno Neto fez, neste sábado, a sua estreia na Stock Light em Interlagos e concluiu a prova em 12º lugar. A prova foi vencida por Pietro Rimbano.

Edgar Neto celebrou ter cruzado a linha de chegada logo na estreia.

“Por tudo o que aconteceu na corrida, a questão da chuva e os acidentes que aconteceram, acredito que foi uma estreia bem positiva. Nosso objetivo é evoluir para 2021, e aqui é apenas o primeiro passo. Acho que já consegui evoluir bem desde sexta-feira”, comentou o piloto cascavelense que carrega em seu carro as marcas da Havan e Muffato Max Atacadista através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo.

Nelson Piquet Jr. vence pela primeira vez na Stock Car em Interlagos

 

 
A vitória estava “engasgada”, como o próprio Nelson Piquet Jr. descreveu, mas ela veio de forma emocionante neste sábado (22) na disputa da segunda etapa da temporada 2020 da Stock Car, realizada no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP).

Depois de conquistar o segundo lugar no grid, algumas horas antes da corrida, o piloto da Texaco Full Time Sports fez uma prova perfeita para chegar a sua primeira vitória na categoria, cruzando a linha chegada com quase seis segundos de vantagem para o segundo colocado, o gaúcho Cesar Ramos, que havia largado na pole position. Ricardo Zonta completou o pódio, em terceiro.

Apesar do frio e da garoa que caiu pela manhã na pista paulista, a vitória aqueceu a comemoração da equipe Full Time, que também venceu pela primeira vez em Interlagos, a única pista do calendário onde o time de Maurício Ferreira ainda não havia triunfado em seus 16 anos de Stock Car.

A disputa deste sábado começou com Safety Car e pista úmida, com os pilotos usando pneus de chuva em seus carros. Mas o asfalto foi secando e levou a maioria dos pilotos à mudança para pneus slicks no pit stop obrigatório.