domingo, 23 de agosto de 2020

Chevrolet estreia pacote de equalização em Interlagos

 

 
Com três pilotos empatados no primeiro lugar da pontuação, em uma situação rara no automobilismo, o regulamento 2020 da Stock Car já faz sucesso apesar de a categoria ter realizado apenas duas etapas na temporada. Mas neste domingo (23), durante a Corrida do Milhão Solidário, a Stock verá a estreia de uma das novidades técnicas projetadas para gerar ainda mais equilíbrio na pista: as equipes que utilizam o modelo Chevrolet Cruze terão direito de utilizar o “Pacote técnico 01”, que concede “upgrades” de aerodinâmica dimensionados para equiparar o desempenho dos carros.

A medida faz parte do sistema de pacotes de desempenho que são automaticamente adotados por uma das duas marcas participantes assim que a rival abrir vantagem de mais de 30 pontos no ranking das montadoras. Neste sábado, após a vitória de Nelsinho Piquet e o segundo lugar de Cesar Ramos, a Toyota passou a somar 145 pontos contra 112 da concorrente, acionando o gatilho que permite a adoção automática do pacote técnico inicial.

De acordo com este dispositivo do regulamento, os times que competem com os Chevrolet Cruze disputarão a Corrida do Milhão Solidário adotando um “gurney” (elemento horizontal da asa traseira) até 8 mm mais alto que a versão inicial descrita nas regras (que tem um máximo de 17,5mm). Também será permitida alteração no assoalho dianteiro, que avançará em 20mm para fora da carroceria do carro, chegando a um máximo de 120mm (a versão original chega a 100 mm no total).

“Eu acredito que o aumento do assoalho será a mudança que pode gerar mais efeito neste momento, especialmente nas curvas de alta”, opinou Rodolpho Mattheis, chefe de equipe dos pilotos Pedro Cardoso e Gabriel Casagrande – que foi um dos destaques nos treinos de sexta-feira. “Ele deve melhorar a pressão aerodinâmica na frente do carro, permitindo aos pilotos fazer contornos de curva com mais velocidade. Fizemos testes na pré temporada. Mas o que vale é amanhã”, concluiu Mattheis.

Estatísticas – Os números das três primeiras corridas mostram o bom nível de equilíbrio da categoria. Considerando os dez primeiros colocados nos treinos livres e tomadas de tempo, nas seis sessões realizadas pelos carros da Stock Car desde a estreia do novo projeto em Goiânia, o placar mostra que o Chevrolet Cruze ocupou 32 vezes um lugar entre os dez primeiros colocados, contra 28 do Corolla – com uma diferença de quatro a favor da marca norte-americana. A maior margem, inclusive, foi registrada no segundo treino livre goiano, quando sete modelos Cruze ficaram entre os dez melhores, contra três da marca japonesa.

Nas três corridas disputas até hoje – duas em Goiânia e a deste sábado em Interlagos –, o equilíbrio é ainda mais forte, com um empate absoluto entre as duas marcas. Na soma das três provas, Corolla e Cruze ocuparam 15 vagas cada um entre os dez melhores. Na Corrida 1 goiana, o Cruze levou a melhor por um placar de 6x4, mas na segunda prova os Corolla inverteram o resultado, também por 6x4. Já na corrida deste sábado, o resultado foi de cinco Corollas e cinco modelos Cruze entre os dez melhores.

No quesito melhores voltas em corrida, o Cruze bate o Corolla em 2x1 nas três corridas. Mas o carro da marca japonesa domina na contagem de vitórias: 3x0. É do Cruze, no entanto, o novo recorde de volta em Goiânia, registrado por Allam Khodair, que foi o piloto mais veloz na pista considerando as duas corridas realizadas lá pelos carros do novo projeto 2020 da Stock Car.

A Corrida do Milhão Solidário terá transmissão ao vivo neste domingo, a partir das 10h10, dentro do programa Esporte Espetacular da TV Globo. Tradicionalmente oferecendo o prêmio mais cobiçado do esporte a motor brasileiro desde 2008, nesta temporada a categoria reverterá a premiação a entidades que combatem a pandemia do coronavírus em todo o país. A meta de arrecadar o equivalente a R$ 1 milhão em insumos como EPIs (equipamentos de segurança individual) e cestas básicas já foi atingida através de doações feitas pelas empresas Rennova, Nutriex, Banco BV e Eurofarma. Mas a arrecadação continuará até a última etapa da Stock Car, em dezembro.

Fonte: Stock Car

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário