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A
Pirelli embarcará em sua campanha do Campeonato Mundial de Rali de 2021 com
dois dias de testes particulares de pneus hoje e amanhã na Sardenha, Itália.
As atividades estão divididas com o primeiro dia dedicado ao desenvolvimento no cascalho e o segundo dia no asfalto.
Ao volante do Citroën C3 WRC de teste da Pirelli estará o norueguês
Andreas Mikkelsen, com seu copiloto e compatriota Anders Jaeger. O ex-piloto de fábrica da Volkswagen, Citroën e Hyundai, estará liderando o
desenvolvimento dos pneus Pirelli Scorpion de última geração para cascalho e os P Zero para asfalto, que serão fornecidos exclusivamente ao
Campeonato Mundial de Rali de 2021 a 2024.
Embora
o programa de testes tenha sido interrompido pela pandemia da Covid-19,
a Pirelli
ainda está no caminho para entregar seus novos pneus para o campeonato
do próximo ano, que começará com o mundialmente famoso Rali de Monte
Carlo, de 18 a 24 de janeiro.
Supervisionando o programa de testes, o
gerente de atividades de rali da Pirelli, Terenzio Testoni,
lidera uma equipe seleta de pesquisadores na Sardenha, desenvolvendo os
pneus com o apoio de muitos outros especialistas nas instalações de
pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, em Milão.
O objetivo da Pirelli nesses primeiros testes será
estabelecer uma linha de base e avaliar como o aumento da
potência e da pressão aerodinâmica dos mais recentes carros do WRC
afetam o desgaste, o desempenho e a degradação dos pneus.
“Isso será particularmente importante quando se trata de cascalho", explicou
Testoni. “No campeonato mundial, cerca de 80% dos eventos são em
cascalho. Felizmente, as estradas de cascalho em que estamos testando,
que antes eram usadas no Rally d'Italia, estão entre as mais exigentes
do mundo”.
O calor intenso, acima de 30 graus centígrados, aumentará o desafio.
A escolha dos estágios usados anteriormente no campeonato mundial é deliberada, fornecendo um ponto de referência estabelecido quando a equipe retornar posteriormente no programa de desenvolvimento.
“É
importante trabalharmos metodicamente para medir nosso progresso com
precisão",
acrescentou Testoni. "Começamos com a base de um pneu testado e
confiável e, em seguida, usaremos uma série de protótipos para ver onde
podemos adicionar desempenho e durabilidade. A tarefa é particularmente
complicada quando se trata de rali, pois, diferentemente
de um circuito, as condições da estrada e da aderência estão mudando
constantemente. Mas voltaremos a essas estradas no futuro para ver como
as mudanças que fizemos nos protótipos de pneus melhoram seu
desempenho”.
A equipe de testes da Pirelli pretende percorrer cerca de 200 quilômetros por dia,
superando confortavelmente a distância diária observada em um rali do
Campeonato Mundial. Após o teste de dois dias na Sardenha, os
engenheiros da Pirelli analisarão os dados resultantes antes que o
programa continue no próximo mês.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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