CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Acabou a espera. Depois de quatro meses de
paralisação causada pela pandemia do COVID-19, o Endurance Brasil fará a
abertura da temporada 2020 neste sábado (1º de agosto) em Interlagos. E
uma das atrações é a estreia do novo Porsche 911 GT3 R da equipe
Stuttgart Motorsport. O carro que será pilotado por Marcel Visconde e
Ricardo Mauricio tem diversas evoluções em relação ao modelo homônimo
usado pela dupla na conquista do título do Endurance Brasil de 2017. A
outra será a presença do único Porsche 935 existente no Brasil. O carro
inspirado no 935 de competição das décadas de 1970 e 1980 fará duas
voltas de apresentação à frente dos participantes da prova.
Marcel Visconde e Ricardo Mauricio estão
confiantes no bom desempenho do novo Porsche 911 GT3 R. “Ele é muito
parecido com o 911 GT3 R anterior, mas trata-se de um projeto totalmente
refeito”, resume Visconde. Externamente, o novo 911 GT3 R mantém a
silhueta clássica do modelo 911, mas com diferenças em diversos
detalhes: faróis e luzes auxiliares dianteiras, entradas de ar, espelhos
retrovisores, suporte da asa traseira, difusor traseiro e posição das
saídas do escapamento. No capô dianteiro, uma mudança importante é a
presença de dois bocais do tanque de combustível, um em cada lado. O
bocal operante é escolhido de acordo com a posição da garagem de box em
relação ao sentido da pista (à esquerda ou à direita) e tem acesso
facilitado em comparação com o bocal central do 911 GT3 R anterior.
Nesta temporada, o carro da Stuttgart Motorsport terá uma decoração
totalmente nova nas cores branco, vermelho e amarelo.
O motor mantém a arquitetura tradicional
do Porsche 911: 6 cilindros contrapostos. Com 4.000 cm³, possui sistema
de injeção direta e ajuste contínuo e variável dos tempos de abertura e
fechamento das válvulas de admissão. Isso contribui para maior
eficiência energética, um fator que pode ser decisivo em provas de longa
duração. A potência declarada pela Porsche é “acima de 550 HP”.
Outra novidade é o câmbio (de seis
marchas, como antes) com acionamento por meio de borboletas no volante e
não mais pela alavanca sequencial posicionada no assoalho. A embreagem
passa a ter controle eletroidráulico, eliminando a necessidade de
existência de pedal. Para partir da imobilidade, usa-se um botão de
saída acionado eletronicamente. A tração é enviada ao eixo traseiro, que
passa a ter rodas com diâmetro de 680 mm (30 mm maior que antes).
No cockpit, mais mudanças. O banco é fixo e
o ajuste à compleição física de cada piloto passa a ser feito por meio
do deslocamento da pedaleira, ao contrário do que acontecia no 911 GT3 R
utilizado pela Stuttgart Motorsport até 2019. Banco, painel digital e
volante são novos e toda a estrutura redesenhada para oferecer ainda
mais segurança ao piloto.
Com o novo Porsche, a Stuttgart Motorsport
espera repetir os bons desempenhos alcançados em 2017, 2018 e 2019.
Além do título de 2017, a equipe recebeu a bandeirada em 21 das 22
corridas que disputou no período, tendo completado 99,48% das voltas
possíveis com 100% de confiabilidade − ou seja, nenhuma falha mecânica
afetou o carro em competição.
Porsche 935 - A presença do Porsche 935 da Stuttgart Motorsport dará ao público que acompanhar a corrida pelo SporTV2 ou pelo site endurancebrasil.com
uma rara oportunidade de apreciar o modelo em ação. Trata-se de um
carro muito especial: apenas 77 unidades foram produzidas pela Porsche. A
que estará em Interlagos, com placa de identificação de número 4, é a
única existente na América Latina.
O 935 foi inspirado no modelo homônimo que
venceu diversas corridas importantes (entre elas a 24 Horas de Le Mans
de 1979) nas décadas de 1970 e 1980. Na versão atual, o motor biturbo de
seis cilindros contrapostos de 3.800 cm³ desenvolve 700 HP de potência.
O carro foi desenvolvido como modelo de corrida livre (sem seguir um
regulamento de categoria existente atualmente) e não é homologado para
uso em vias públicas.
Durante o fim de semana, o Porsche
935 ficará em vaga especialmente delimitada no box da Stuttgart
Motorsport, como se fosse um participante da corrida. Antes da largada, o
carro vai liderar o grid do Endurance Brasil em duas voltas de
apresentação. A Stuttgart Porsche também colocará na pista o Safety Car
(911 Carrera) e o Medical Car (Macan).
Fonte: Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Nenhum comentário:
Postar um comentário