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Na 31ª edição do Transparaná, o maior
rally regularidade do mundo em número de dias de prova e quilometragem
percorrida, a GS Racing foi destaque na categoria Master nos carros e
nos UTVs. O piloto Leandro Riffel e o navegador Bernardo Schafer, de
Piratuba (SC), foram os campeões dos carros, enquanto o piloto Flávio
Kath (Poder), de Blumenau (SC), e o navegador Rafain Walendowsky, de
Brusque (SC), ficaram com o vice-campeonato. A equipe ainda subiu no
pódio geral com o 4º lugar do piloto
Hamilton Medeiros (Miltinho), de Curitiba (PR), e o navegador Enedir da
Silva Júnior (Bolacha), de Chapecó (SC). Nos UTVs, a dupla de pai e
filho, Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, de São José (SC), foram os
grandes campeões com um Polaris RZR Turbo R
equipado com pneus Yokohama GEOLANDAR M/T G003.
A competição atravessou o estado do Paraná
entre os dias 1º e 8 de março, com largada de Guaíra, na fronteira do
Paraguai e chegada no litoral, na praia de Guaratuba. Foram dois mil
quilômetros de provas que passaram ainda pelas cidades de Campo
Mourão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos e Curitiba. O 31º
Transparaná contou com categorias de Rally de Carros e UTVs, Motos,
Adventure e Trilha 4x4.
Dobradinha nos Carros
Entre os competidores mais experientes da categoria Master, uma dupla inédita se reuniu na cidade de Piratuba para seguir brigando pelo lugar mais alto do pódio nas competições de rally regularidade. Leandro Riffel e Bernardo Schafer são, respectivamente, padrinho e afilhado e foram adversários no rally até o ano passado. Em 2024, em duplas separadas, os dois disputaram o título da Master no Transparaná ponto a ponto, com vantagem para o padrinho. Agora em 2025, competindo juntos, Leandro conquistou seu terceiro título do Transparaná, enquanto Bernardo comemorou o troféu inédito na carreira de navegador.
Para Bernardo, a conquista do primeiro
título no maior rally de regularidade do mundo foi a realização de um
sonho. “A conexão da dupla foi essencial, cada decisão e cada ajuste na
navegação fizeram a diferença. Contamos também com um carro
extremamente bem-preparado e uma equipe de apoio impecável, que nos deu
toda a estrutura necessária. O evento foi sensacional, e o levantamento
de prova, como sempre, esteve em um nível espetacular. Uma experiência
única, que já deixa aquela vontade
de voltar para a próxima edição”, afirma o navegador campeão da Master.
A dupla de Piratuba venceu todos os seis dias de competição mesmo com adversários históricos na disputa. Os vice-campeões do Transparaná 2025 foram o piloto Flávio Kath (Poder) e o navegador Rafain Walendowsky, dupla que detém cinco títulos da competição. “Ficamos bem contentes com o segundo lugar. A categoria Master é muito bem disputada e a dupla que venceu está andando mais provas que a gente durante o ano, então é muito difícil chegar neles”, comenta Rafain.
De acordo com o navegador vice-campeão, o
Transparaná desse ano foi uma competição dura e longa. “Foi uma prova
que saiu do Paraná na divisa com o Mato Grosso do Sul e Paraguai, foi
até quase São Paulo e desceu aqui para a divisa de Santa
Catarina, no litoral. Normalmente tínhamos muitos tipos de terrenos
diferentes durante o percurso, mas dessa vez passamos por locais com
muitas pedras e terrenos muito parecidos. Foi uma prova longa e
cansativa”, finaliza.
Novidade em 2025
Os UTVs foram incluídos neste ano na
competição e já chamaram a atenção no grid com quase 30 veículos
inscritos nas categorias Master e Iniciantes. De acordo com o diretor de
prova, Vander Hirt (Fritão), a implantação dos UTVs foi um resultado
de muito estudos para a adaptação do veículo ao rally de regularidade.
“Para muita gente foi surpresa ter dado
tão certo, mas para mim não. Eu já tinha feito alguns testes no Rally
Paraná, fiz alguns estudos andando com outras pessoas de UTV e reunindo
opiniões. Fiz testes com diferentes médias e colhi feedbacks.
Muitos falavam que o UTV não daria certo no rally regularidade, mas
fizemos uma prova dinâmica, para frente, onde os competidores puderam
fazer uma prova de regularidade, mas se sentindo em um rally cross
country”, disse Fritão.
Título de Pai e Filho
O primeiro título da era dos UTVs no
Transparaná foi especial, uma vitória de pai e filho. Oscar e Gustavo
não competiam juntos há oito anos e voltaram a acelerar como se o tempo
não tivesse passado. “Foi uma satisfação. Achei que iria
demorar a me entrosar novamente, mas foi mais rápido que imaginei.
Enfrentamos muitos perrengues e superamos juntos. Foi importante esse
retorno temporário”, comenta o piloto.
Acompanhe a equipe
A GS Racing está presente nas mídias sociais pelo Facebook e Instagram (@gsracing). No site da equipe
você confere notícias e mais informações. Na temporada 2025 a GS Racing
conta com o patrocínio de GS One, Trilha SC Polaris, Wega, Romplas,
Maxon Oil, Riberauto, Cris Bonés e Pneus Yokohama.
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4
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