quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Triton Ultimate Racing passa por primeiro “teste de fogo” no Sertões 2024 e resultado é muito positivo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O protótipo da Mitsubishi Motors, construído em menos de um ano para participar da edição deste ano do Rally dos Sertões, passou por seu primeiro “teste de fogo” e apresentou excelentes resultados. A dupla Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, finalizou os mais de 3 mil quilômetros com 4 etapas entre os top 5 e uma evolução diária de performance. A resistência do carro já na sua primeira corrida também chamou muito a atenção de todos. 

O resultado é visto como muito positivo pela Mitsubishi Motors e Spinelli Racing, uma vez que essa foi a primeira competição oficial da Triton Ultimate Racing, 100% desenvolvida no Brasil. O desempenho crescente durante as especiais mostrou o excelente potencial do veículo, capaz de competir em alto nível na principal categoria das maiores provas de rally raid do mundo, incluindo o Dakar. 

Para o piloto Guiga Spinelli, “a estreia da Triton Ultimate Racing foi excelente. O carro correspondeu muito bem em todos as diferentes situações do rally e a evolução a cada dia foi imensa. Não tivemos nenhum problema grave, o único pequeno problema que tivemos é natural de um novo projeto, ainda mais sem testes anteriores à corrida. O resultado no Sertões reflete um ano de trabalho que tivemos de projeto e fabricação deste protótipo, o primeiro da categoria Ultimate a ser feito no Brasil”. 

O desenvolvimento do carro no Brasil marca a história do automobilismo e tem um primeiro teste bastante satisfatório, mas com desafios ainda pela frente. “É um orgulho muito grande marcarmos a história do automobilismo no país desta maneira e com um resultado positivo. A cada especial sentimos a evolução do carro. A Triton Ultimate Racing passou no primeiro teste oficial. Agora temos uma lista de rápidas evoluções que trarão um aumento significativo na performance do carro. Desenvolvimento nunca acaba, e o nosso está só no começo. Competimos contra o carro vencedor que tem mais de 13 anos de evolução, ou seja, temos um carro que acabou de ser fabricado e tem um enorme potencial pela frente”, destaca Guiga Spinelli.

Como foram as etapas no Rally dos Sertões 2024

O Rally dos Sertões 2024 teve início no dia 23 de agosto em Brasília (DF), com o prólogo. Na ocasião, a dupla composta por Guiga Spinelli e Paulo Fiuza ficou na 12ª colocação. 

No dia seguinte, a queda de uma ponte no meio do percurso impossibilitou que a organização abrisse a primeira etapa que marcaria a saída de Brasília em direção à Formosa (GO). O trajeto tinha um total de 527 quilômetros a serem percorridos pelos competidores.

A caminho de Formosa (GO) sem a necessidade de acelerar no off-road, Guiga e Fiuza se concentraram para a segunda etapa da competição que percorreu 670 quilômetros entre Formosa e Santa Maria da Vitória (BA).

Com 3 horas, 25 minutos e 21 segundos, a dupla teve uma enorme evolução e estabeleceu-se na 7ª colocação entre os carros e em 5º na categoria Ultimate (T1+).

Na segunda-feira (26 de agosto), o trajeto um pouco menor (386 quilômetros) entre Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães (BA) garantiu a subida de mais uma posição no ranking entre os carros. O tempo de 04 horas, 44 minutos e 02 segundos já ia diminuindo em relação à dupla primeira colocada.

No dia 27, terça-feira, mais posições superadas: 5º lugar entre os carros e 3º na categoria. Guiga e Fiuza fecharam a primeira Etapa da Maratona, que contou com 293 quilômetros em Luís Eduardo Magalhães, com o tempo de 02 horas, 23 minutos e 58 segundos. 

Na quinta etapa, o segundo dia da Etapa Maratona, também em Luís Eduardo Magalhães, mas mais longa que a anterior (434 quilômetros), um detalhe de uma peça já prevista a ser melhorada no fim da especial, impediu a dupla de completar o dia.

A sexta etapa marcou a volta de Luís Eduardo Magalhães a Formosa. Ao todo, 634 quilômetros de muita poeira e velocidade. A dupla da equipe oficial da Mitsubishi Motors na competição retomou o caminho de subida no ranking e, entre os carros, fechou a etapa na 4ª colocação com 3 horas, 17 minutos e 45 segundos. Na categoria Ultimate (T1+), Guiga e Fiuza cravaram também a 4ª colocação.

Na penúltima etapa do Sertões 2024, em um percurso de 497 quilômetros em Formosa, a dupla manteve o quarto lugar entre os carros e na categoria com 04 horas e 44 minutos. 

E a última etapa coroou um ano de muito trabalho de toda a equipe, não somente de piloto e navegador. Guiga Spinelli e Paulo Fiuza fecharam os 263 quilômetros da última etapa em quinto lugar entre os carros e em quarto lugar na categoria com 1 hora, 30 minutos e 37 segundos. 

Protótipo Triton Ultimate Racing

Desenvolvida e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agregou todo o conhecimento de Guiga Spinelli e da Spinelli Racing nos rallies. 

O projeto, que começou logo após o encerramento da edição passada do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao desenvolvimento do protótipo, viu no Rally dos Sertões seu primeiro teste oficial. 

Categoria própria – L200 Triton Sport R

A Mitsubishi Motors também é a única marca de automóveis com uma categoria própria dentro do Sertões 2024. Assim como na edição passada, uma série de L200 Triton Sport R, modelos produzidos na fábrica da marca em Catalão (GO) competiram entre si, assim como já fazem durante toda a temporada da Mitsubishi Cup.

Os resultados revelaram a potência e toda a capacidade que os veículos da Mitsubishi Motors são capazes nos mais ariados terrenos e condições.

 HPE Automotores

Nenhum comentário:

Postar um comentário