quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Com cinco pódios conquistados, Rafaela Ferreira segue para metade final do campeonato da F4 Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Após bons feitos nesta primeira etapa da temporada na F4 Brasil, Rafaela Ferreira terminou mais um treino da categoria com excelentes resultados. Foram dois dias de treinos em Goiânia, pista que a categoria correu em julho (27).

"Foram dias muito bons de treinos aqui em Goiânia, fazia um tempo que já não andava desde a última etapa, então foi bom poder voltar a andar no carro, não perder o costume e o ritmo", contou Rafaela que tem o patrocínio das marcas: Anjo, Ventisol, Agratto, Usipe e Cirúrgica Fernandes.

Depois de um ótimo desempenho na primeira metade da temporada, com um total de 5 pódios nas quatro etapas que aconteceram até o momento, Rafaela se destaca entre os principais competidores. Contabilizando uma pole position e uma vitória, que fez dela a primeira mulher a vencer uma prova na F4 Brasil, um marco importante para a categoria.

Líder da Turismo Nacional, Juninho Berlanda acelera no Velopark com a TOYOTA GAZOO Racing

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos campeonatos mais equilibrados do automobilismo brasileiro, a Turismo Nacional chega para a disputa da sexta etapa da temporada neste final de semana no Velopark, autódromo localizado em Nova Santa Rita (RS). Líder da competição, Juninho Berlanda enfrenta o desafio de manter a primeira colocação com a TOYOTA GAZOO Racing.

“A partir de agora, a marcação ao segundo e ao terceiro colocados fica ainda mais intensa. Vamos tentar pontuar mais do que eles para manter a liderança do campeonato. Não vai ser tarefa fácil, pois vai ser apenas a segunda vez que eu vou guiar no Velopark e ainda teremos 25 kg de lastro devido a sermos líderes”, explica Berlanda.

Tricampeão da Turismo Nacional, Berlanda lidera o campeonato overall com 342 pontos, enquanto Rafa Reis tem 337 e Ernani Kuhn está em terceiro com 333. O piloto catarinense também está na ponta da tabela na pontuação da Sprint.

“Nossa equipe está focada e estamos nos doando ao máximo em relação a melhorias no acerto do carro. Nós precisamos seguir sendo rápidos e competitivos”, completa Berlanda, que acelera o Toyota Yaris número 17.

Circuito Paulista de Kart: Miguel Silva competirá em Birigui pensando no título do Brasileiro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Um dos principais protagonistas da categoria F4 Júnior no Brasil, por liderar com grande vantagem a Copa São Paulo Light – principal campeonato estadual do kartismo brasileiro - e a V11 Aldeia Cup, o paulista Miguel Silva (RodOil/Shield Oil/SOS Bike Móvel) colocou como prioridade a sua preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em outubro em Birigui (SP). Assim, ele participara neste sábado (14) da 3ª etapa do Circuito Paulista de Kart no Kartódromo Speed Park, na cidade a 520 quilômetros da capital paulista.

“Vamos trabalhar bastante no kart para ter um desempenho ainda melhor do que as vezes anteriores, e ter condições de brigar pela vitória. Mas o objetivo mesmo é encontrar o melhor acerto pensando no Brasileiro”, avisa o piloto de 13 anos de idade, recém completados.

Miguel Silva vem aprimorando o seu equipamento e sua pilotagem no Kartódromo Speed Park. Na sua primeira visita a Birigui, em junho, ele fez a segunda volta mais rápida e subiu no pódio na sexta posição. Na segunda vez, em agosto, foi pole position nas duas corridas e já subiu para a quarta colocação. Agora o intuito é aproveitar os dados coletados nas etapas anteriores para brigar pela vitória.

Fórmula Indy: Última corrida da temporada tem transmissão ao vivo na TV Cultura

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

Neste domingo (15/9), às 16h, a TV Cultura transmite a última etapa da temporada da Fórmula Indy: o Grande Prêmio de Nashville. A Cidade da Música volta a receber uma prova da categoria depois de 16 anos, desta vez valendo o título. Com narração de Geferson Kern e comentários de Bia Figueiredo, também é possível acompanhar a transmissão pelo site da Cultura e no app Cultura Play.

Terra natal do atual bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Joseph Newgarden, Nashville não vai ver seu filho ilustre ser campeão em casa neste ano. Considerando sua distância na tabela para o líder Álex Palou, Newgarden não tem mais chances de título. Já o piloto espanhol, que corre pela Chip Ganassi, é o favorito a levar o troféu neste ano, e só pode ser superado por Will Power, da Penske. O australiano, assim como Palou, busca ser mais um no seleto grupo de tricampeões da Indy.

As equipes dos dois pilotos também colocam a própria rivalidade em jogo neste domingo. Nos últimos 21 anos, 10 títulos foram decididos diretamente entre Penske e Chip Ganassi na Indy. Se esta ganhar novamente, fica com apenas um troféu a menos do que a equipe de Roger Penske, que tem 22 temporadas na categoria.

Brasileiro de Rally Raid – Honda Racing conquista dois títulos na temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A equipe Honda Racing comemorou dois titulos no Campeonato Brasileiro de Rally Raid 2024. Com o adiamento para o ano que vem do Rally do Tocantins, que definiria a competição em outubro, a competição nacional teve o seu término antecipado. Desta forma, as últimas etapas foram disputadas no Sertões, que coroou os campeões da temporada. Gabriel Soares "Tomate", na Moto 2, e Tiago Wernersbach, na Brasil, confirmaram os títulos, mantendo a hegemonia nas suas categorias. Além disso, os pilotos Mason Klein e Martin Duplessis fecharam a competição no pódio da classificação geral e da classe Moto 1, na segunda e na terceira colocações, respectivamente. 


Com a motocicleta Honda CRF 450RX, Soares garantiu o bicampeonato nacional, que teve um sabor ainda melhor por conta da vitória inédita na categoria Moto 2 no Sertões. O mineiro dominou 11 das 17 etapas válidas pelo Brasileiro e ainda conquistou a quarta posição na classificação geral. Agora, planeja os próximos passos: "Estou muito feliz pelo segundo título consecutivo na Moto 2. Foi um ano muito bom, com minha primeira conquista no Sertões. A equipe trabalhou muito bem, agradeço aos companheiros e ao Dário (Júlio, chefe de equipe). Como prevê o regulamento, vou subir para a categoria Moto 1. Vou trabalhar ainda mais forte para 2025."


O capixaba Wernersbach chegou ao tetra. Com a Honda CRF 250F, ele gabaritou o campeonato, vencendo todos os dias de disputa das quatro provas – RN 1500, Minas Brasil, Jalapão e Sertões. "Foi uma temporada muito boa, com 100% de aproveitamento, e ainda fui sétimo na geral mais uma vez. Espero em 2025 ter um ano tão positivo quanto este."

No Velopark, Turismo Nacional entra em fase decisiva com penúltima etapa Sprint de 2024

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 A Turismo Nacional começa a entrar na reta final de uma imprevisível e empolgante temporada 2024. Em clima de decisão, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil regressa ao Rio Grande do Sul para correr entre 13 e 15 de setembro no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, com a disputa da sexta etapa do campeonato e a penúltima rodada Sprint do ano.

Levando em conta somente o campeonato Sprint, ao término da etapa do Velopark serão aplicados os descartes dos seis piores resultados de cada piloto. Desta forma, na tarde do próximo domingo serão conhecidos os competidores que vão avançar à rodada final da temporada com chances de título. É esperado, contudo, que a decisão tenha muitos postulantes ao troféu de campeão Sprint, uma vez que será uma jornada de pontuação dobrada.

Com quatro etapas já disputadas no campeonato de corridas curtas e mais duas pela frente, ainda estarão em jogo um total de 386 pontos, sendo 131 no Velopark e 255 na rodada final. Desta forma, tudo permanece completamente aberto, ainda mais com as pontuações muito próximas dos primeiros colocados da tabela.

Já pelo campeonato Overall, que contabiliza todos os pontos somados nas etapas Endurance e Sprint e premiará o campeão da categoria A com a vaga para disputar a Stock Series na temporada 2025, não há aplicação de descartes. 

Dono de pódio no Azerbaijão, Enzo Fittipaldi busca mais uma boa performance na F2

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Fórmula 2 parte para sua 12ª etapa da temporada 2024 neste final de semana, marcada para o Circuito Internacional de Baku, no Azerbaijão. Vindo de top-10 nas duas corridas da última rodada dupla, no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, Enzo Fittipaldi mira manter uma sequência de bons resultados em um circuito em que foi ao pódio no ano passado.

O piloto da Van Amersfoort foi o segundo colocado no circuito de 6.003 metros montado nas ruas da capital azeri na corrida principal em 2023. O histórico neste traçado e o desempenho apresentado na rodada dupla de Monza deixam Fittipaldi confiante na obtenção de bons resultados na antepenúltima etapa do campeonato.

“Baku é um circuito em que tenho conseguido bons resultados. Fui segundo colocado no ano passado e para mim é uma pista bastante desafiadora, em que não é pertimido errar por ser um traçado de rua. Em Monza, pontuei nas duas corridas e a expectativa é das mais positivas. A classificação mais uma vez vai ser importante para que a gente possa brigar na frente nas duas corridas”, diz Enzo Fittipaldi, que tem os patrocínios de Red Bull, Eurofarma, Claro, Snapdragon, PneuStore, Stake, Localiza, Baterias Moura, OakBerry e IDS.

A programação da Fórmula 2 no Azerbaijão será aberta na sexta-feira (13), dia que contará com o único treino livre do final de semana e a classificação que determinará as posições de largada das duas corridas. A Sprint será disputada no sábado, às 7h15, enquanto o domingo terá a corrida principal, com largada às 4h35. Todas as atividades terão exibição do BandSports.

Paulista Digital

 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Com McLaren, Nicolas Costa tenta repetir façanha em Fuji

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Entre os dias 12 e 15 de setembro, o brasileiro Nicolas Costa retorna ao Fuji Speedway, em Oyama, no Japão, onde vai disputar as 6 Horas de Fuji, sétima e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O circuito é um local de boas lembranças para o carioca, que conquistou um pódio importante na edição de 2019 das 24 Horas de Fuji.

Agora, a missão de Nicolas é com a United Autosports, equipe que traz consigo o nome forte da McLaren. A bordo do modelo 720s EVO #59 da marca, na classe LMGT3, o brasileiro estará ao lado do suíço Grégoire Saucy e do britânico James Cottingham em busca do primeiro pódio para a equipe, que por pouco não veio na corrida anterior, em Austin, nos Estados Unidos.

“A corrida passada, no Texas, foi a etapa em que chegamos mais perto do pódio. Faltou um detalhezinho, mas maximizamos tudo aquilo que a gente podia. Quando você tem um sonho e força de vontade, as coisas tendem a acontecer mais. E essa etapa foi prova disso”, comentou Nicolas, um dos principais responsáveis pela escalada da equipe do nono para o quarto lugar na pista norte-americana.

Expectativa de espetáculo - Para o brasileiro, a pista japonesa, que é a segunda mais curta do calendário do Mundial, com 4.563 km, oferece as condições ideais para boas disputas e, claro, mais uma oportunidade de subir ao pódio. Em 2019, quando disputou as 24 Horas de Fuji, o carioca ficou com a terceira colocação na classificação geral.

FRECA: na Áustria, Rafael Câmara busca ampliar liderança do campeonato em sua fase decisiva

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A FRECA dá sequência à temporada 2024 neste final de semana com a disputa da oitava de dez etapas do campeonato, marcada para o Red Bull Ring, circuito localizado na Áustria. Piloto da Prema, Rafa Câmara lidera a classificação desde a etapa de abertura e chega ao circuito de 4.318 metros, onde marcou pole position e venceu em 2023, tentando aumentar a vantagem na liderança da tabela.

Atualmente, Câmara possui 61 pontos de frente em relação ao seu adversário mais próximo. Com seis corridas ainda a serem disputadas em 150 pontos em jogo, o piloto da Ferrari Driver Academy pode dar um passo decisivo para a conquista do título caso consiga outro bom resultado nesta rodada dupla.

"É sempre bom poder pilotar no Red Bull Ring, um circuito em que no ano passado tive bom desempenho e uma vitória no ano passado. A ideia é brigar por vitórias e marcar pontos para manter a sequência de resultados positivos. Depois das corridas é que vamos pensar em situação do campeonato, mas dentro das corridas vou fazer o meu melhor”, disse Rafa Câmara.

O brasileiro da equipe Prema é o principal destaque da temporada 2024 da FRECA. Com uma campanha de seis vitórias, nove pódios e sete poles positions em 14 corridas, Rafa Câmara soma 239 pontos, contra 178 de seu adversário mais próximo na tabela de classificação.

Pietro Fittipaldi busca top-10 em volta da Indy ao circuito oval de Nashville

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Indy encerra a temporada 2024 neste final de semana com a disputa da etapa de Nashville, corrida que volta a ser disputada no Nashville Superspeedway, oval de 1,33 milha que volta ao calendário após 16 anos. Piloto da RLL, Pietro Fittipaldi trabalhou nos últimos dias em simulador e parte para a etapa final do campeonato de olho em um top-10.

O trioval de Nashville esteve no calendário entre 2001 e 2008, e substitui neste ano o circuito de rua que recebeu a Indy nos últimos três anos. Além de ser uma pista mais veloz em relação aos ovais de Gateway, Iowa e Milwaukee, por onde a categoria passou neste ano, o circuito tem como característica ser pavimentado em concreto, e não asfalto, o que deve mexer com o desgaste de pneus.

“Faz muito tempo que a Indy não corre nesse circuito e fizemos muito trabalho de simulador para nos prepararmos. Vi imagens de corridas antigas e on-board, mas, claro, os carros estão muito diferentes em comparação com a última vez que a Indy correu lá. Acho que será uma novidade para todos”, diz Pietro Fittipaldi.

“É um superspeedway, então será muito diferente dos ovais em que corremos recentemente. As velocidades serão muito mais altas. Não temos asfalto lá, é concreto, então o carro também terá uma sensação diferente. Estou ansioso para terminar bem entre os dez primeiros, esse é o nosso objetivo”, segue o piloto.

Kart: Com reforço na equipe Anna Luiza Pimpão se prepara para o Brasileiro de Kart 2024

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

Uma das representantes femininas mais atuantes no kartismo nacional, Anna Luiza Pimpão recebeu apoio e motivação para o desenvolvimento de sua carreira. Nesta semana, de 12 a 14 de setembro, a piloto de Caraguatatuba, disputará o Open com foco na preparação para o Campeonato Brasileiro, competição mais importante da temporada, que será realizada em outubro, no Kartódromo Speed ​​Park, interior de São Paulo .

Na última semana o time ganhou reforço financeiro com o patrocínio de uma autoescola que aposta no talento de Anna Luiza Pimpão. “Nós acreditamos que o esporte é um dos principais meios de desenvolvimento das pessoas e vimos na Anna Luiza um potencial muito grande, ainda mais no esporte a motor em que a presença feminina é tão pequena. Nos sentimos orgulhosos e honrados em participar desta jornada e ninguém melhor que um piloto para representar a marca da nossa empresa. Tenho certeza de que estamos todos na direção certa”, declarou Milene Rodrigues, proprietária da Autoescola Objetivo, que atua no setor atendendo diversos públicos há mais de 20 anos.

Anna Luiza Pimpão integrará a categoria F4 Graduados, uma das mais competitivas da modalidade. “Estou muito feliz em poder representar a Autoescola Objetivo e todas as outras empresas que acreditam em mim e no meu potencial. Darei o meu melhor tanto no Open, nesta semana, como no Brasileiro, com o objetivo de levar essas marcas sempre ao pódio”, concluiu a pilota que conta também com o patrocinio das empresas  Construjá, Construdigi, Ferjá, Litoral Norte e Depósito Martin de Sá.

 Jornalista responsável: Eni Alves / Crédito das fotos: Diego Tartalho

   

SuperBike Brasil - Paraná recebe sétima etapa do campeonato

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

 O SuperBike Brasil acelera pela primeira vez na temporada 2024 em uma pista diferente, depois de seis finais de semana de competições no circuito paulistano de Interlagos. Neste sábado e domingo (14 e 15/9), o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), recebe a sétima etapa do campeonato de motovelocidade. Recentemente ‘reasfaltado’, o traçado de 3.058m é extremamente veloz, com desafios como a Curva do Bacião, logo após a reta principal. A equipe Honda Racing tem a missão de manter a liderança da categoria SuperBike Pro, nas mãos do piloto Eric Granado, e o momento positivo na competição com as motocicletas Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP.

Granado está de volta após ficar fora da sexta etapa por choque de datas com o Mundial da MotoE. Mesmo ausente, o paulista, que busca o quinto título na categoria principal do SuperBike Brasil, se manteve à frente na classificação do campeonato. A expectativa é de voltar ao alto do pódio e ampliar vantagem. "Estou muito feliz por voltar aos trabalhos com a equipe, para mim faz um mês e pouco desde a última corrida. Será legal essa experiência de correr fora de Interlagos, essa segunda parte do campeonato vai ser bem interessante, com três pistas diferentes. Não ando em Cascavel desde 2015, estou bastante ansioso, super empolgado e com muita motivação para o fim de semana", destaca.

Outro que chega ao traçado paranaense com a confiança redobrada é João Carneiro. Ele vem de sua primeira vitória na divisão de elite do SuperBike Brasil, depois de largar da pole em Interlagos. Em terceiro na classificação, ele espera entrar na briga pelo campeonato. "Será tudo novo para mim, já que nunca andei em Cascavel, mas estou bem confiante e me preparei bastante. Com certeza a pole e a vitória na etapa passada me incentivam mais ainda para as próximas provas."


Fórmula E e São Paulo anunciam detalhes para abertura da temporada 11

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

O Brasil será palco da abertura oficial da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no dia 7 de dezembro de 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP).

Pela primeira vez, o público poderá ver em ação o inovador carro de corrida GEN3 EVO, que promete elevar o nível da competição com desempenho inédito. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos e atingindo velocidades de até 322 km/h, o novo modelo será testado em uma das retas mais rápidas do campeonato, proporcionando uma experiência eletrizante para os mais de 20 mil fãs esperados no evento.

A organização da prova e a Prefeitura de São Paulo realizaram uma coletiva de imprensa na sede do poder municipal, no Viaduto do Chá, na manhã desta terça-feira (10), com a presença de Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, e do prefeito Ricardo Nunes. O piloto Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada, foi um dos convidados.

"Estamos muito empolgados em retornar a São Paulo para mais uma corrida histórica. A cidade tem sido uma parceira incrível, e o Sambódromo do Anhembi oferecerá um circuito desafiador e emocionante para os pilotos, que terão o mais moderno monoposto de corrida elétrica já visto. São Paulo está consolidando sua posição no cenário internacional do automobilismo sustentável. Além da corrida, o evento movimenta a economia e promove a cidade globalmente", disse Alberto Longo.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância da Formula E para impulsionar a busca por maior sustentabilidade em São Paulo. 

Brasil terá a maior delegação de sua história no Mundial de Kart da FIA

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A partir desta quinta-feira (12), 17 pilotos brasileiros estarão em busca de um sonho: conquistar um título mundial de kart. Com a segunda maior delegação do Mundial FIA Karting e da Copa do Mundo de Kart OK N, essa presença expressiva é resultado da verdadeira revolução que a Gestão Giovanni Guerra, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), está promovendo no kart brasileiro.

Além de novos campeonatos, a entidade tem dado suporte econômico, técnico e desportivo aos kartistas que conquistaram vagas em competições realizadas pela Comissão Nacional de Kart (CNK), sob a presidência de Rubens Carcasci, com apoio da Federação Internacional de Automobilismo e Banco BRB.

A disputa, que marca o aniversário de 60 anos do Mundial de Kart (a primeira edição foi realizada em 1964 na Pista d’Oro em Roma, na Itália), acontecerá no Kartódromo PF International, em Grantham, na Grã Bretanha, com as Finais no domingo (15), ocasião em que nossos kartistas tentarão repetir o feito que apenas quatro brasileiros conquistaram até aqui: Guga Ribas (1986), Gastão Fráguas (1995), Ruben Carrapatoso (1998) e Matheus Morgatto (2022).

Somando os competidores no Mundial e na Copa do Mundo OK N são 262 inscritos de 59 países. Com seus 17 pilotos, a delegação brasileira estará atrás apenas dos donos da casa, com 56 inscritos. A Itália aparece em terceiro, com 16.

SC recebe a quarta etapa do Brasileiro de Rally nesta semana

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Entre os dias 13 e 15 de setembro acontece o Rally de Rio Negrinho, em Santa Catarina. Nesta temporada, o evento, na cidade de Rio Negrinho, região norte do Estado, chega à sétima edição e recebe a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A programação inicia na sexta-feira à noite, com a Street Stage e, em seguida, no sábado (14) acontece o circuito, que se completa no domingo (15).

Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Rally (ABRA), Leonardo Zettel, o Rally de Rio Negrinho tem grande importância para o cenário nacional, contribuindo com o principal objetivo da ABRA, o desenvolvimento do rally de velocidade no Brasil. “Rio Negrinho é um excelente evento, principalmente pelo conceito beneficente. Acredito que a sétima edição deve superar as anteriores”, relata.

Zettel destaca que a ABRA segue com o objetivo de padronizar as provas do campeonato, trabalhando em benefício do público e no retorno para as empresas que acreditam no esporte. “Não é fácil unir o pensamento de todos os clubes organizadores, mas aos poucos estamos melhorando”, conta o presidente.

E este trabalho tem gerado bons resultados, afinal, a temporada de 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally é uma das edições mais disputadas dos últimos 20 anos. Conforme os resultados até aqui, todas as categorias da competição tiveram mais de um vencedor. “Esperamos ver mais gente na luta pelo título desta temporada”, conclui Zettel. 

Turismo Nacional: Rafa Reis vai ao Velopark de olho na liderança do campeonato

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A Turismo Nacional vai até o Velopark, em Nova Santa Rita (RS), neste final de semana para a disputa da sexta etapa da temporada 2024, a quinta de corridas curtas no ano. Piloto da equipe Car Racing, Rafa Reis segue na disputa pelo título em seu ano de estreia na categoria, e vem de vitória em uma das corridas realizadas no Velocitta, na última etapa.

Após seis etapas, Reis aparece na vice-liderança do campeonato Overall, que reúne as provas de Endurance e Sprint, apenas cinco pontos distante do primeiro colocado. Com seis corridas pela frente neste final de semana e mais duas etapas a serem disputadas após a passagem por Nova Santa Rita, o piloto segue confiante na conquista do título deste ano.

“Este final de semana a gente tem mais uma etapa da Turismo Nacional, desta vez no Velopark. Sigo na disputa pelo título da temporada deste ano e, como a gente tem feito ao longo do ano, vamos buscar a maior soma de pontos da etapa e brigar por vitória nas seis corridas”, diz Rafa Reis, que foi ao pódio em pelo menos uma corrida em todas as etapas Sprint deste ano.

A programação da Turismo Nacional em Nova Santa Rita será iniciada na sexta-feira (13), quando ocorrem os treinos livres e a classificação que determinará as posições de largada para a primeira corrida do final de semana. O sábado terá quatro corridas, todas com 15 minutos de duração, e divididas em duas rodadas duplas. O domingo fecha a etapa com mais duas corridas, estas de 20 minutos. O YouTube mostra toda a etapa.

Pedro Picanço e João Pessato abrem com vitória segunda fase da E-Stock 2024 em Navarra

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A E-Stock abriu a segunda fase do calendário da temporada 2024. Entre quinta-feira e domingo, os pilotos da categoria virtual oficial da Stock Car Pro Series aceleraram por duas categorias, PRO e AM, que trouxe como novidade ao cronograma o circuito espanhol de Navarra, uma das novidades da plataforma iRacing neste ano. João Pessato (Union Esports) triunfou na classe AM na disputa da prova realizada na quinta-feira. E no domingo (8), logo depois da etapa da Stock Car no Velopark, Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team) terminou com a vitória na PRO.

Foi uma jornada que contou com grids cheios e muitas caras novas. Entre elas, a Vogel Motorsports, equipe tradicional do grid da Stock Car que fez sua estreia na E-Stock em Navarra, o que reforça ainda mais o envolvimento do automobilismo real no virtual. A competição é organizada em conjunto pela IRB Esports e a Vicar e conta com patrocínio da Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Extreme SimRacing, Hankook Tire e Razer.

Dobradinha em Navarra — A pole position da etapa que abriu a segunda fase na PRO ficou com Ralph Benitez, um velho conhecido do universo das corridas de simulador. O piloto da Delinte Esports by TK cravou 1min45s215, apenas 0s013 mais rápido que Pedro Picanço. Emanuel Santos (AC7 E-Racing Team) foi o terceiro e largou lado a lado com Leandro Werle, um dos representantes da mais nova atração do grid da E-Stock: a Vogel Motorsports, tradicional e vitoriosa equipe liderada por Mauro Vogel na Stock Car Pro e agora com atuação também no automobilismo virtual. Os quatro primeiros colocados foram separados por meros 0s078.

O grid da PRO contou ainda com outras caras conhecidas do automobilismo real como Célio Vinícius e Ernani Kuhn, ambos com histórico de vitórias na Turismo Nacional. Kuhn, aliás, luta pelos títulos em jogo na temporada 2024.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Pirelli F1: GP do Azerbaijão - Na pista onde o vento sopra

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O terço final da temporada começa na capital do Azerbaijão, Baku, que a história conta ter sido fundada por Alexandre, o Grande. O nome da cidade em árabe (Bākuh, Bākūh ou Bākūyā) é derivado do persa bād Kūbac, que significa "rajada de vento". Ela sediou um GP de Fórmula 1 todos os anos desde 2016, com exceção de 2020. Somente naquele primeiro ano, o evento foi chamado de GP da Europa, após o qual ele recebeu o nome do país. Este ano, pela primeira vez, a corrida acontece em setembro em vez dos habituais abril ou junho, e isso também será o caso no ano que vem, com objetivo de alcançar um calendário logisticamente mais coerente.

Como de costume para um circuito de rua, a Pirelli escolheu os três compostos de pista seca mais macios da gama, o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio. A pista tem 6,003 quilômetros de extensão e permaneceu praticamente inalterada desde 2016, apresentando 20 curvas. Algumas delas, como as sete primeiras, são praticamente curvas em ângulo reto, enquanto outras pela parte antiga da cidade são muito lentas e algumas de pé embaixo, pois fazem parte de uma seção da pista que é tratada como uma reta de dois quilômetros que atravessa a linha de largada e chegada. A pista varia muito em largura, indo de apenas sete metros na curva 8 para ser larga o suficiente para acomodar três carros lado a lado na reta principal.

Como o circuito é normalmente aberto ao trânsito da cidade, a evolução da pista será um fator importante a ser considerado ao avaliar o desempenho, enquanto o clima também pode desempenhar seu papel. Normalmente, é bastante quente em setembro, com temperaturas definitivamente mais altas do que as experimentadas quando a corrida foi realizada em abril. Além disso, a temperatura da pista pode variar significativamente dependendo de quais partes estão na luz do sol ou na sombra dos edifícios ao redor, especialmente na seção que atravessa a cidade velha. Por último, mas não menos importante, o vento pode atrapalhar a dirigibilidade do carro e, vindo de direções diferentes, pode pegar os pilotos desprevenidos, pois é canalizado pelos edifícios ao redor da cidade.

Copa Truck: Lucas Bornemann conquista mais um pódio em Cascavel, PR

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

No seu ano de estreia nos pesados, o piloto Lucas Bornemann, da equipe Tiger Racing Team, abocanhou seu terceiro pódio consecutivo, no calendário da Copa Truck, no último domingo (01/09), no Autódromo de Cascavel, no Oeste do Paraná.

O piloto da Rhino Maxon oil teve mais um fim de semana de muita evolução, garantindo segundo lugar entre os maios velozes na corrida número 2 do dia, como seu Mercedes-Benz #41. Com o resultado da etapa no autódromo que é um dos favoritos dos pilotos da copa, por suas curvas de alta velocidade, o estreante já se coloca entre o top 10 na classificação da Classe Super Truck Elite.

“O pódio de domingo é mais uma prova do quanto a pista do Zilmar Beux é importante na minha carreira”, disse Bornemann.  O jovem piloto da Mercedes-Benz #41 já tinha um histórico na pista paranaense, competindo em outras modalidades, antes de estrear na Copa Truck.

O piloto da Rhino Maxon oil espera manter a constância de ótimos resultados nas próximas etapas, garantindo a evolução na classificação geral acumulada. ”Vamos manter na etapa do Rio Grande do Sul a mesma estratégia que utilizamos no Paraná: manter o bom ritmo e a escalada na tabela do campeonato. Vamos buscar mais uma vitória!”, ressaltou Bornemann.

Sig Comunicação

 

 

Felipe Baptista coroa jornada memorável com vitória e dobradinha com irmão Vitor Baptista no Velopark

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A oitava etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series teve nome e sobrenome. Felipe Baptista foi o protagonista da jornada realizada entre sábado e domingo (7 e 8 de setembro) no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. O paulista de 21 anos da Crown Racing foi além do resultado obtido na corrida sprint no traçado gaúcho, quando terminou na segunda colocação, e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nesta tarde, conquistando assim seu terceiro triunfo no ano — sendo assim o maior vitorioso do campeonato — além de ser o recordista de pódios no calendário, com sete top-3 até aqui.

Além da vitória neste domingo, Felipe também foi o autor da volta mais rápida da etapa e faturou o troféu Vivo Man of the Race como o maior pontuador do fim de semana. Dos 137 pontos colocados em jogo no Velopark, o piloto do Toyota Corolla #121 marcou nada menos que 130, ou incríveis 94,89% do total.

E para completar a festa, Felipe comemorou literalmente em família no pódio. Vitor Baptista conquistou seu melhor resultado na Stock Car e foi declarado o segundo colocado com o Corolla #120 da Scuderia Chiarelli, levando às lágrimas o pai dos pilotos, Eduardo. A última vez que a Stock Car teve dois irmãos no pódio foi em 2011, no Autódromo de Jacarepaguá, com Cacá e Popó Bueno em primeiro e segundo, respectivamente.

O top-3 teria Felipe Massa na segunda colocação, mas uma irregularidade detectada em seu carro após vistoria técnica desclassificou o piloto da TMG Racing, que manifestou a intenção de recorrer da punição. Durante a prova, a equipe de Americana sofreu outro duro revés. Rafael Suzuki largou na pole position e, com pilotagem segura, caminhava para uma vitória dominante, mas foi traído por uma falha no câmbio, abandonou a corrida e perdeu a chance de somar pontos preciosos para o campeonato.

Pedro Clerot vai ao pódio duas vezes em Ímola e sobe na classificação da categoria Rookie da FRECA

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O brasileiro Pedro Clerot teve um final de semana dos mais fortes na FRECA, campeonato que realizou a disputa da sétima etapa disputada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. Neste domingo, o piloto da Van Amersfoort completou a prova com a segunda posição da categoria Rookie, depois de ser terceiro colocado nesta mesma classe no sábado, alcançando o top-10 geral em ambas as disputas. Agora, o brasiliense é o terceiro colocado do campeonato entre os rookies.

No sábado, Clerot largou da 11ª colocação geral, e se colocou no top-10 ainda na primeira metade da disputa, além da posição de pódio entre os rookies, completando em terceiro em sua categoria e no décimo lugar geral. No domingo, em uma corrida com pista molhada, o brasiliense largou em nono e chegou a aparecer na quinta posição geral, cruzando a linha de chegada na sexta colocação e em segundo entre os rookies da temporada.

“Não foi um final de semana perfeito, mas saímos com bons pontos. Conquistei uma terceira posição na categoria Rookie no sábado, terminando em décimo no geral. E hoje, largando em nono, completei com um segundo lugar entre os rookies e em sexto geral. Vamos focar agora no Red Bull Ring, na próxima semana”, disse Pedro Clerot, que tem o patrocínio do Banco BRB.

Felipe Baptista conquista vitória para TOYOTA GAZOO Racing no Velopark e mantém liderança da Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A TOYOTA GAZOO Racing venceu neste domingo (8) a corrida principal da oitava etapa da temporada 2024 da Stock Car. Felipe Baptista manteve o seu Toyota Corolla da Texaco Racing no grupo dos líderes durante toda a corrida, e assumiu a liderança após a rodada de paradas nos boxes no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), garantindo a terceira vitória do ano e ampliando a liderança do campeonato.

O piloto do carro número 121 teve um final de semana praticamente perfeito. No sábado, na corrida Sprint, Felipe completou a corrida na segunda posição, atrás apenas de Gianluca Petecof, vencedor com a TOYOTA GAZOO Racing. Com o triunfo deste domingo, Felipe Baptista faturou 130 dos 137 pontos possíveis em um final de semana, sendo o maior pontuador da etapa e, agora, recordista da história neste quesito, ampliando a liderança para 20 pontos.

“Foi um final de semana incrível. Começamos os treinos muito bem, fomos melhorando sempre e chegamos para essa corrida com o carro perfeito. Ontem a gente sofreu um pouco no segundo setor, mas encontramos o que era, e hoje o carro estava ótimo. Estou feliz demais com a vitória. Essa pista judia demais do equipamento, mas conseguimos administrar o desgaste. Venci e dividi o pódio com o meu irmão. Foi um final de semana mágico que eu nunca vou me esquecer”, disse Felipe Baptista, logo após a corrida.

Arthur Gama dá enorme passo rumo ao título com vitória e 2º lugar no Velopark. Erick Schotten leva Corrida 3

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

A Stock Series já conhece os pilotos que vão decidir o título da temporada 2024 e lutar pelo superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender ao grid da Stock Car Pro no ano que vem. Arthur Gama (Artcon Racing) e Enzo Bedani (W2 Racing ProGP) são os postulantes à taça de campeão da categoria de acesso depois do desfecho, neste domingo, da quinta e penúltima etapa do campeonato, no Autódromo do Velopark. Em Nova Santa Rita (RS), Gama deu sequência a uma trajetória vitoriosa, foi o primeiro colocado da Corrida 2 e cruzou a linha de chegada em segundo lugar na terceira prova deste domingo (8) após ter largado do oitavo lugar. O triunfo na última disputa de uma manhã fria e nublada ficou com o “rookie” catarinense Erick Schotten (W2 Racing ProGP).

Ter a chance de correr em casa, diante da família, dos amigos e dos fãs, vivenciar uma jornada bem-sucedida e ainda sair do Velopark com grandes chances de levar o título da Stock Series fizeram Gama comemorar muito após o desfecho da etapa.

“Fim de semana quase perfeito. Lideramos dois treinos, fiz pole, ganhamos duas corridas, terminei em segundo a última prova saindo de oitavo, o que é maravilhoso. Saio muito feliz daqui, muito contente em ganhar na minha terra. O carro estava muito bom, só tenho de agradecer à minha equipe. Ampliamos bem a diferença, então agora vamos bem mais tranquilos para Interlagos. Vamos trabalhar bastante e ter muita cabeça para, se Deus quiser, ser campeão neste ano”, destacou o piloto de 19 anos.

A etapa gaúcha do calendário foi de sentimentos distintos para Enzo Bedani. Na luta pelo título da Stock Series, o paulista de 16 anos confirmou sua ida para a última etapa do campeonato na condição de finalista. Porém, em razão da campanha sólida do porto-alegrense Gama correndo em casa, a diferença entre os dois, que era de três pontos antes da etapa do Velopark, agora é de 24, restando três corridas para o desfecho do campeonato. Porém, Bedani já pode comemorar, por antecipação, o título de campeão “rookie” em 2024.

Enduro da Independência – Bruno Crivilin é campeão da Elite

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A equipe Honda Racing conquistou três títulos no Enduro da Independência 2024, incluindo o da Elite, principal categoria, vencida por Bruno Crivilin e a motocicleta Honda CRF 250RX. Com viradas na classificação no quarto e último dia de provas, neste sábado (7/9), em Baependi (MG), o time vermelho também garantiu as taças das classes Brasil, com Alexandre Valadares “Brankim”, e Feminina, com a heptacampeã Bárbara Neves - ambos utilizando a Honda CRF 250F. 

Neste decisivo dia do 42° Enduro da Independência, os pilotos percorreram cerca de 90 quilômetros, em aproximadamente quatro horas, pelos arredores de Baependi. Desde o início do desafio, os competidores já haviam passado por Ouro Branco, ponto de largada, e Lavras, também em solo mineiro. No total, foram aproximadamente 750 quilômetros de percurso e mais de vinte e sete horas sobre as motos nos quatro dias de prova.


O título na categoria Elite, o primeiro da Honda Racing desde a vitória do piloto (e hoje chefe da equipe oficial de rally) Dário Júlio, em 2009, teve um gosto especial para Bruno Crivilin, já que o capixaba foi vice-campeão em suas disputas no Enduro da Independência nos últimos quatro anos (uma vez na Graduado e três na Elite). “Este é meu quinto Enduro da Independência e eu sempre briguei pelo título. Sou muito competitivo, sempre almejei botar meu nome naquela taça. E esse ano deu certo, assinei meu nome no troféu junto com minha equipe. Todos têm uma mãozinha nessa conquista, então eu estou muito feliz, de verdade. Vamos comemorar bastante”, celebrou Crivilin. 


Para Alexandre “Brankim”, triunfar no Enduro da Independência também foi um feito inédito. E carregado de emoções, já que o piloto mineiro iniciou a disputa em quinto lugar e precisou de uma grande reação para virar o jogo e erguer a taça da classe Brasil. “Foram quatro dias muito desafiadores e cheguei para a disputa final precisando me superar. Graças a Deus, deu tudo certo: consegui ganhar a parte da manhã e a parte da tarde, com os pontos que eu somei, fui campeão. Estou muito feliz com o título dessa categoria e o primeiro no Independência”, disse Brankim.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

7º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance terá categoria Cadete em dezembro em Paulínia/SP

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK), revelou nesta quinta-feira (5) mais uma novidade para a disputa dos campeonatos nacionais em 2024.

Durante visita ao kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia/SP, foi anunciada mais uma categoria para a disputa do 7º Campeonato Brasileiro de Endurance, que será realizado em dezembro no traçado junto com o Grupo 3 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart (categorias Shifter) e o 8º Campeonato de Brasileiro de Kart Rotax.

Além das categorias geral e Sênior, que terão uma prova de endurance de três horas de duração, haverá também a disputa da categoria Cadete (para pilotos com filiação Mirim e Cadete), com 50 minutos de duração.

“Estivemos no kartódromo acompanhando as solicitações que sempre pedimos para as disputas dos Brasileiros e está tudo caminhando dentro do prazo, atendendo todas as nossas expectativas”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK, que foi recebido por Nizomar Andrade, proprietário do kartódromo San Marino.

Rafa Câmara garante segundo tempo nos treinos da FRECA em Ímola

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Líder do campeonato da FRECA, Rafa Câmara foi um dos destaques dos treinos livres para a sétima etapa da temporada 2024, realizados na manhã desta sexta-feira (6) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. O piloto do Ferrari Driver Academy e que defende a equipe Prema registrou o segundo melhor tempo do dia, que contou com duas atividades.

Na primeira sessão do final de semana no circuito localizado na região da Emilia Romagna, Câmara anotou a terceira melhor marca. Já no treinamento que fechou as atividades do dia, o dono do carro número 5 chegou a aparecer na ponta da tabela de tempos, terminando apenas 0s040 distante da melhor marca do dia.

“Foi um bom início de final de semana aqui em Ímola, sempre me mantendo no grupo dos três mais velozes. Na segunda sessão, cheguei a liderar, mas o segundo lugar por uma margem tão pequena é um resultado positivo. Amanhã já temos a classificação e a primeira corrida, então vamos trabalhar para evoluir ainda mais o carro para brigar por mais uma vitória”, disse Câmara.

Estagiárias do FIA Girls on Track Brasil pegam no pesado na Copa Truck em Cascavel

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Na última etapa da Copa Truck, disputada em Cascavel (PR), no fim de semana passado, as participantes do FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports entenderam na prática como funciona o mundo dos brutos, como se diz no meio do automobilismo em referência à categoria. Distribuídas em oito equipes, as garotas trabalharam duro. 

“Foi uma das mais animadas turmas de estagiárias que já tivemos”, diz Rachel Loh, engenheira da ASG Motorsport na Copa Truck, coordenadora dessa ação da CFA com o selo FIA Girls on Track Brasil, em que atua ao lado da publicitária Bruna Frazão e de Bia Figueiredo. “A receptividade das equipes foi muito legal. Incluíram totalmente as meninas, deram muitas oportunidades de experiência a elas. E tivemos um case de sucesso com uma estagiária autista, que enfrentou e superou suas limitações sensoriais e de interação social. Inclusive conheceu o Pedro Paulo Fernandes, um piloto autista que temos na Truck, trocaram muitas ideias. Nós nos pautamos sempre pela inclusão e isso foi muito gratificante.” 

Bia Figueiredo, presidente da CFA criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que corre na Copa Truck, acompanhou o estágio de perto. “Nosso objetivo é mostrar na prática como é o trabalho em automobilismo, para que as estagiárias tenham essa opção profissional. As meninas estavam muito felizes com a oportunidade. Várias saíram de Cascavel querendo trabalhar com corridas e algumas, que nem imaginavam essa possibilidade, passaram a avaliar essa ideia. Para nós é mais uma missão cumprida com o acolhimento da Copa Truck e das equipes que receberam nossas estagiárias, às quais muito agradecemos”, comenta a comandante do FIA Girls on Track no Brasil. 

O que dizem as dez estagiárias 

Aparados Off-Road: categorias do rally de regularidade ainda têm vagas abertas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O Aparados Off-Road está prestes a começar (de 18 a 21 de setembro), e a cidade de Cambará do Sul (RS) é a sede deste encontro fora-de-estrada que tem a expectativa de reunir mais de 400 pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil (a incluir o Norte e o Nordeste). Apesar de estar apenas na quarta edição, o evento já conquistou um espaço de respeito no mundo off-road e figura entre as principais competições de rally de regularidade do Brasil. 

Com vagas abertas para a categoria, essa é mais uma chance para pilotos e navegadores testarem suas habilidades e sintonia, em uma disputa técnica e de alta performance. De acordo com o diretor geral do evento, Alexandre Rech, grandes nomes da modalidade já confirmaram presença, o que nivelará por cima as disputas em busca do título do 4º Aparados Off-Road. As inscrições podem ser realizadas no site www.aparadosoffroad.com.br e as categorias são Master, Graduado, Turismo e Novato. 

São três dias de certame, em percursos que exploram o melhor da região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. Além de Cambará do Sul, o roteiro passa por Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus, totalizando aproximadamente 600 km de trilhas. 

Detalhes do trajeto 

Motivado por vitória, o vice-líder Felipe Baptista chega ao Velopark confiante na conquista de bons resultados e mirando o topo da tabela

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Depois de vencer a Corrida Principal no circuito de rua em Belo Horizonte, em sua estreia em traçados urbanos, usando da ousadia e com um excelente trabalho da equipe Texaco Racing, o jovem Felipe Baptista segue bastante motivado para as disputas da oitava etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series, que acontecem neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de setembro, no Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Os objetivos tanto de Felipe como da equipe de William Lube é a busca pela liderança da tabela, e a manutenção da regularidade, marcando o máximo de pontos possíveis a cada etapa.

Aos 21 anos, Felipe vem se apresentando como um dos destaques da temporada. Não à toa, ele é o piloto que mais vezes foi ao pódio no ano, com cinco conquistas. São duas vitórias em Corridas Principais (que são mais longas e valem mais pontos), um segundo e dois terceiros lugares.

Felipe ainda soma a conquista de uma pole position e foi por duas vezes o vencedor do prêmio "Nervos de Aço", em que os jornalistas que cobrem a temporada regularmente escolhem o piloto que merece destaque em cada etapa. Além disso, também foi o Man of The Race, na terceira etapa (Interlagos), sendo o piloto que mais pontos conquistou no fim de semana.

Velopark é o traçado mais curto do calendário, com 2.278 metros, 11 curvas e duas retas. As disputas serão realizadas em sentido anti-horário. Piloto e equipe seguem confiantes para a única etapa no Rio Grande do Sul do ano, e se apoiam nos bons resultados conquistados até o momento.  

WRC: com três vitórias seguidas, TOYOTA GAZOO Racing vai em busca de novas conquistas no Rally da Acrópole

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

O WRC chega neste final de semana à Grécia, onde será disputado o Rally da Acrópole, décima etapa da temporada 2024. A TOYOTA GAZOO Racing chega para a prova embalada pelas vitórias nas últimas três etapas, disputadas na Polônia, na Letônia e na Finlândia, e mira a liderança do Mundial de Construtores e de Pilotos na passagem pelo sul da Europa.

Entre os pilotos, Sébastien Ogier, que venceu na Finlândia, assumiu a vice-liderança do Mundial de Pilotos, 27 pontos distante do líder do campeonato. Elfyn Evans ocupa o quarto lugar na tabela de pontos, enquanto o atual bicampeão Kalle Rovanpera é o sexto, seguido por Takamoto Katsuta, sétimo colocado do campeonato. Destes, apenas Rovanpera não correrá na Grécia.

No Mundial de Construtores, as vitórias de Rovanpera na Polônia e na Letônia, aliadas ao triunfo de Ogier na Finlândia, fazem com que a TOYOTA GAZOO Racing apareça na vice-liderança do campeonato, distante 20 pontos dos atuais primeiros colocados. Restam quatro etapas para o encerramento da temporada 2024.

“Todos em nossa equipe estão motivados para o Rally da Acrópole. O último dia do Rally da Finlândia nos deixou um pouco chateados por causa dos pontos perdidos, apesar de termos vencido o rally. Mas isso também mostrou como as coisas podem mudar rapidamente. Agora, só precisamos manter nosso espírito de luta, tentar continuar com nossa boa forma e seguir lutando”, diz Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Joaquim Medeiros se prepara para manter liderança na 8ª etapa do Paulista Light

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Nesta semana, os motores vão roncar mais alto no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, onde será realizada a 8ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Entre os jovens talentos que estarão na pista, o capixaba Joaquim Medeiros  (Escola Alphabetz / Valor Investimentos / Audi Center Vitória / Jump Trampolim Park / Equipes: GTM Racing e Marquinhos Performance / Coach: Caio Miguel - Race Data), da categoria Mirim, chega com o objetivo de manter sua liderança entre os pilotos da Rookie.

Com um desempenho consistente ao longo da temporada, Joaquim lidera a tabela de classificação de pilotos com 83 pontos totais. Considerando o descarte obrigatório, ele permanece no topo com 75 pontos, a 6 do segundo colocado, uma vantagem que o coloca em uma posição privilegiada para a reta final do campeonato. Determinado e focado, o piloto busca consolidar sua posição de destaque na competição.

Os treinos livres desta semana, que se estendem até a sexta-feira (6), serão cruciais para Medeiros ajustar os últimos detalhes de seu kart. Conhecido por sua habilidade e inteligência nas pistas, Joaquim tem demonstrado um preparo técnico e mental que o diferencia dos demais competidores, o que pode ser um fator decisivo na definição do grid de largada.

NASCAR BRASIL: Victor Andrade celebra manutenção da liderança

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Em um final de semana de muitas disputas na pista e alguns resultados sendo definidos somente horas depois, Victor Andrade celebrou a manutenção da liderança overall da categoria Challenge da Nascar Brasil. A prova em Cascavel marcou a etapa 6 da temporada e foi mais curta que o previsto por conta das entradas do safety car.

O piloto paulista marcou bons pontos no estágio 1, com a segunda colocação, e no estágio 2 ficou com a oitava posição após reanálise dos comissários.

“Celebrar o pódio e a liderança sempre é bom. A prova foi muito difícil, com várias entradas do safety car, o que diminui o tempo para se tentar uma reação na pista. De qualquer maneira, manter a liderança é era meu objetivo e conquistamos isso com os resultados que tivemos. Agora, é pensar na próxima etapa”, avaliou o piloto que conta com o patrocínio da Racon Consórcios, ISA´S Transportes, Carraro Seguros e Ajudante PX.

Andrade volta à pista na etapa 7, prevista para os dias 12 e 13 de maio no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS).

A impressionante luta pelo título da Stock Car

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 O Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), será palco, neste fim de semana (06 a 08/09), da oitava etapa da Stock Car Pro Series. Já na segunda metade da temporada, o campeonato ainda está muito longe da definição, tamanho o grau de equilíbrio que vem permeando a competição. Em 14 corridas disputadas, nada menos que 11 pilotos diferentes já venceram e 18 competidores subiram ao pódio. E a diferença do líder da tabela de pontos, Felipe Massa (TMG Racing), para o quarto colocado, Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), é de meramente seis pontos.
Com uma vitória e quatro pódios, Massa chegou a 549 pontos e alcançou a liderança do campeonato pela primeira vez após o BH Stock Festival, que marcou a estreia da Stock Car nas ruas de Belo Horizonte. Já o vice-líder, Felipe Baptista, foi outra estrela que brilhou no entorno do Mineirão, em agosto. Destaque com a ousada ultrapassagem em cima do tricampeão Daniel Serra, o piloto da Crown Racing venceu a prova principal em BH, chegou a cinco pódios no ano — líder na estatística — e, com duas vitórias, soma agora 545 tentos.

Baptista aparece empatado em pontos com o experiente Ricardo Zonta (RCM Motorsport), dono de uma campanha de enorme regularidade. Embora ainda não tenha vencido na temporada, o paranaense já subiu três vezes ao pódio e vem sempre pontuando muito bem. Em 14 corridas, Zonta terminou no top-10 em nove oportunidades.

Na sequência, em quarto lugar no campeonato, Dudu Barrichello soma 543 pontos. O jovem paulista de 22 anos é um dos destaques de 2024, sendo um dos pilotos a vencer duas vezes na temporada, além de ter completado dez provas nas dez primeiras colocações. Com uma trajetória muito forte, o filho de Rubens Barrichello desponta como um dos candidatos ao título. Esse é também o caso de Julio Campos, único piloto a ocupar a liderança em duas etapas. O paranaense da Pole Motorsport caiu de primeiro para quinto depois da etapa de BH, mas segue muito bem posicionado na tabela de pontos e soma 536, permanecendo forte no páreo para buscar sua primeira taça de campeão na Stock Car.

Vannucci Racing escreve novo capítulo de sua história na Copa Truck

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A temporada 2024 vem sendo marcante e especial para a equipe Vannucci Racing. Em sua segunda temporada completa na Copa Truck, o time vem acumulando protagonismo e grandes feitos: além de vitórias e poles nas classes Pro e Elite, apoio oficial de fábrica e disputa direta pelo título, a equipe obteve outro feito inédito no encontro mais recente dos Brutos, em Cascavel: colocou seus três pilotos no pódio em uma mesma etapa.

Na divisão principal, Leandro Totti largou da primeira posição na segunda corrida, após ser oitavo na primeira, liderou boa parte da disputa e assegurou o quarto lugar após uma briga acirrada com Beto Monteiro, Volkswagen, que gerou até uma saída de pista durante a disputa da ponta e, com isso, a perda de algumas posições.

"A gente sempre entra nas disputas para brigar com todas as forças e vale ressaltar que foram disputas limpas e de alto nível. A gente tentou ir até o limite para se defender e estamos muito satisfeitos com a evolução dos caminhões Iveco nesta etapa. Andamos junto dos concorrentes e sempre na parte da frente da tabela. A próxima etapa será em uma pista veloz igual, que é Tarumã, e estaremos novamente nesta briga", comenta o "Marvado", que guia a Vannucci Racing também fora das pistas.

Já o atual vice-líder do campeonato, Rodrigo Taborda, teve uma etapa agridoce. O sabor doce do champanhe pelo terceiro lugar na corrida 1 ficou misturado com o amargor de ter sido prejudicado mais uma vez ao ser atingido na traseira por outro oponente durante a terceira volta, quando estava brigando para entrar no "top 5".

Fórmula 1: Inscrições abertas para o FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes no GP de São Paulo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Pela terceira vez, a CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA levará 30 estudantes para um dia de imersão no universo da Fórmula 1 no Grande Prêmio de São Paulo, que será realizado no Autódromo de Interlagos, de 1 a 3 de novembro, no âmbito do FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes. 

As interessadas nessa oportunidade devem se inscrever até as 21h de 5 de setembro. Podem participar mulheres que tenham de 15 a 22 anos de idade e sejam comprovadamente estudantes do ensino médio ou superior. 

A Experiência para Estudantes será realizada exclusivamente na quinta-feira, 31 de outubro, antes da abertura da etapa. 

As inscrições devem ser feitas pela internet. Além das informações disponíveis no formulário há um destaque com FAQ no perfil da CFA no Instagram, em @cfabrasil, em que tudo é explicado em detalhes.

Pedro Clerot retoma temporada da FRECA e mira novos pódios na rodada dupla de Ímola

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A FRECA retoma a sua temporada 2024 neste final de semana, quando visita o Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola, na Itália, para a disputa da sétima etapa da temporada. Pedro Clerot, piloto da Van Amersfoort, inicia o mês de setembro que contará com três etapas buscando novas vitórias na categoria Rookie e pódios na geral.

Em sua temporada de estreia na FRECA, o primeiro campeão da história da F4 Brasil ocupa a oitava posição geral da temporada, e tem como melhor resultado o terceiro lugar obtido na segunda corrida da quinta etapa, realizada em Mugello. Considerando a categoria Rookie, Clerot acumula diversos pódios e vitórias e é o atual quarto colocado, apenas 12 pontos distante do líder, restando quatro etapas para o final da temporada 2024.

“A temporada será retomada neste final de semana após a parada de verão na Europa, e estou empolgado para a disputa desta etapa em Ímola. Será importante obter um bom desempenho nas classificações para podermos brigar por pódios e bons resultados. Quero avançar nos dois campeonatos”, diz Pedro Clerot, que tem o patrocínio do Banco BRB.