segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Etapa Match Point da NASCAR Brasil estreia inovações do Autódromo de Tarumã (RS)

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

A etapa Match Point da NASCAR Brasil chega ao tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), entre os dias 11 a 13 de outubro, estreando as novidades pós-reforma do circuito.

Uma grande obra ampliou a área de escape da Curva 1, aumentando a segurança da pista.  “Atualmente, no início de contorno da Curva 1, há um espaço ao redor de 10 metros antes da barreira de pneus e muro. Após a obra, este espaço será ampliado em cerca de 20 metros, se aproximando de 30 metros de área de escape em toda a extensão inicial da curva”, explicou Erlon Radl, assessor de imprensa do Autódromo de Tarumã.

Outra mudança que os pilotos e o público perceberão é a ausência da antiga torre de controle, construída na época de inauguração do autódromo, em 1970. “Ela foi desmontada devido a problemas estruturais. A nova torre já está pronta e contou com consultoria de oficiais da Federação Gaúcha de Automobilismo e Confederação Brasileira de Automobilismo para sua formatação”, completou Radl. Ainda de acordo com informações da assessoria de imprensa do Tarumã, está sendo feita a revitalização da área traseira dos boxes, além de ampliação da pista de rolagem do pit lane (área dos boxes), com a remoção dos atuais canteiros existentes.

Estas renovações são o primeiro estágio de um conjunto maior de obras que estão no planejamento do Automóvel Clube para o Autódromo de Tarumã. Entre as melhorias está a usina de energia solar já em plena operação e obras futuras que incluem a ampliação de outras áreas de escape, ampliação dos boxes atuais e novas estruturas sociais para o público e os sócios. Toda revitalização é realizada com recursos próprios do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, proprietário do autódromo.

Kartismo: GP Auto Posto Colônia inaugura paddock e iluminação em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

O tradicional Kartódromo de Interlagos inaugurou o paddock suspenso e a nova iluminação da pista com a realização do GP Auto Posto Colônia, 9ª etapa do campeonato de kart amador AKSP Master Challenge e Mulheres em Ação, válida pela quinta e penúltima etapa do torneio Interlagos Trophy.

Os vencedores foram Allan Félix Espadrezani (Light), Gabriel Palmyro (Graduados), Matheus Nozaki (Elite), Valdo Gregório (Sênior) e Janaina Zoumbounelos (Mulheres em Ação).

Os líderes do AKSP Master Challenge depois de nove etapas são Gabriel Vitorino (Light), Allan Félix Espadrezani (Graduados), Paulo Policeno (Elite), Jorge Roque (Sênior) e Janaina Zoumbounelos (Mulheres em Ação).

Após cinco etapas do Interlagos Trophy, os ponteiros são Gabriel Vitorino (Light), Allan Félix Espadrezani (Graduados), André Alves dos Reis (Elite), Jorge Roque (Sênior) e Janaina Zoumbounelos (Mulheres em Ação).

O grande destaque da competição foi o grande equilíbrio na disputa pela vitória em todas as categorias, com todos os vencedores recebendo a bandeirada de vitória com menos de meio segundo de vantagem. A iluminação da pista do kartódromo foi aprovada, mesmo com a etapa utilizando traçado invertido. E o novo paddock proporcionou ampla visão do circuito e com grande espaço para eventos.

Ações sociais e muitos prêmios, brindes e diversão

NASCAR Brasil: Confira a programação e locais de transmissão da final do Campeonato Brasileiro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

No próximo dia 10 de outubro, a caravana da NASCAR Brasil Series chega à cidade gaúcha de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), para a realização da sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro 2024, correspondente a sétima de oito etapas do calendário. Os trabalhos da NASCAR Brasil em Tarumã começam na sexta-feira (11) com os shakedowns (sessões de teste  da organização que acontecem antes dos treinos oficiais) e um treino extra para reconhecimento de pista pelos pilotos reservado para a Challenge. 

No sábado (12) acontecem dois treinos livres às 9h20 e 12h40. Já no final da tarde está previsto o treino classificatório único, que define a ordem de largada de uma das principais categorias automobilísticas do país, está marcado para iniciar a partir das 16h15, no traçado de 3.069 metros de extensão do circuito da região metropolitana de Porto Alegre. E, no domingo (13) as largadas serão às 09 horas e 14 horas. Na etapa gaúcha serão computados 25 pontos para classificação, 25 na primeira corrida e 25 pontos na corrida.

A venda de ingressos está aberta até o dia 11 de outubro apenas de forma online, por meio do site do Disk Ingressos no link https://diskingressos.com.br/event/8101 . Todos os ingressos são válidos para os dois dias, exceto os indicados. As bilheterias físicas no Autódromo serão abertas somente nos dias 12 e 13, sujeito a disponibilidade. Mais informações na página da Disk Ingressos.

TRANSMISSÕES - A BandSports exibe todas as emoções da NASCAR Brasil em suas transmissões, ao vivo, da última prova de cada etapa. As etapas também têm transmissão ao vivo no Youtube, nos canais oficiais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e @highspeedtvbr. Além disso, há cobertura dos bastidores nas plataformas digitais da competição. A geração de imagens é da MasterTV/Catve, com narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto.

WRC: TOYOTA GAZOO Racing garante dobradinha no Rally do Chile com Rovanpera e Evans

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A TOYOTA GAZOO Racing venceu neste domingo (29) o Rally do Chile, 11ª etapa da temporada 2024 do WRC. A fabricante viu Kalle Rovanpera sair com a vitória na prova disputada na região de Concepción, no litoral chileno, além de ter Elfyn Evans, piloto que disputa todas as etapas do Mundial de Rally, terminar com a segunda posição.

Além da dobradinha na única etapa sul-americana do mais importante campeonato de rali de velocidade do planeta, a TOYOTA GAZOO Racing voltou a se aproximar da liderança do Mundial de Construtores. A fabricante segue com a segunda posição na tabela de classificação, agora apenas 17 pontos atrás dos líderes, restando duas etapas para o final.

O desempenho dos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing na etapa chilena do campeonato foi avassalador: 13 vitórias em 16 especiais disputadas. Rovanpera, atual bicampeão do mundo, fechou a prova com 23,4 segundos de vantagem para Evans. Sami Pajari, em seu segundo rali na divisão principal do WRC, foi o sexto, enquanto Sébastien Ogier foi o 36º, mesmo após vencer sete especiais, somando pontos para o time.

“Foi um ótimo resultado para a equipe e pela primeira vez no ano tivemos um domingo perfeito. Nossos pilotos fizeram um trabalho magnífico e esse resultado nos dará um ânimo extra para as últimas duas etapas. Kalle e Elfyn pilotaram muito bem durante todo o final de semana e qualquer um deles merecia a vitória”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

Stock Car anuncia Tractian como parceira tecnológica para desenvolvimento do novo carro

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

O caráter inovador é um dos traços mais marcantes do DNA da Stock Car Pro Series. E, às vésperas de inaugurar uma nova e revolucionária geração de carros, a partir de 2025, a principal categoria do esporte a motor nacional anuncia nesta segunda-feira (30) uma parceria tecnológica com a Tractian, considerada uma das 50 empresas de inteligência artificial mais promissoras do mundo. O acordo prevê a colaboração da Tractian no projeto do novo carro da Stock Car, equipado com carrocerias do tipo SUV das marcas Chevrolet, Toyota e Mitsubishi.
Com sedes em São Paulo, Cidade do México e Atlanta (Estados Unidos), a empresa foi fundada em 2019 por Igor Marinelli, Gabriel Lameirinhas e Leonardo Vieira. Em poucos anos, tornou-se líder global na aplicação de inteligência artificial no monitoramento de maquinários de grandes indústrias. Empregando ferramentas que atuam na detecção antecipada de falhas e na otimização das equipes de manutenção, a Tractian reduz custos, aumenta a produtividade e gera ganhos de sustentabilidade nos processos fabris como um todo.
Desde a fundação, a Tractian já ultrapassou a marca de 500 indústrias clientes em mais de mil plantas espalhadas pelo mundo, com presença marcante no Brasil, México e Estados Unidos. Somando as cadeias produtivas de seus clientes e impactos nos diversos setores da indústria global, a empresa
hoje atua em processos produtivos de 5% do PIB mundial. Em 2023, a empresa chegou à marca de R$ 1 bilhão de avaliação de mercado, somando investimentos de alguns dos fundos mais respeitados do mundo.
CEO da Tractian, Igor Marinelli exaltou a aliança tecnológica com a Stock Car Pro Series como um marco para a companhia, representando a oportunidade de estreitar laços com o automobilismo por meio da principal categoria do esporte a motor brasileiro.

Carioca de Kart: Gabriel Fernandes conquista o tri campeonato no Carioca e o bi no Estadual

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Com grande performance, o piloto Gabriel Fernandes (Techspeed/SOS Bike Móvel/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/SOS Bike Móvel) conquistou no fim de semana (28/9) o tricampeonato Carioca e o bicampeonato Estadual de Kart, ao dominar completamente a quinta rodada dupla da temporada. Ele largou da pole position, venceu as duas corridas no Kartódromo Internacional de Guapimirim – região serrana do Rio de Janeiro -, com volta mais rápida em ambas.

“Mais dois títulos de caráter regional. Estou bem feliz com meu desempenho e estas conquistas, meus primeiros título de expressão no ano. Contei com um excelente kart, que me ajudou fazer o que era necessário para conquistar o tri carioca e o bicampeonato estadual. Agradeço ao apoio de toda a minha família, apoiadores e torcedores”, comemorou o piloto de Nova Iguaçu.

Gabriel Fernandes começou sua caminhada rumo aos títulos ao garantir a sua quarta pole position na temporada carioca. Largou bem na primeira prova, estabeleceu a volta mais rápida e venceu de ponta a ponta com quase quatro segundos de vantagem. Com a inversão obrigatória entre os cinco primeiros para a formação do grid da segunda bateria, Gabriel largou do quinto posto, mas na terceira volta já assumiu a liderança, fez a volta mais rápida e venceu novamente. Foram oito vitórias no ano que garantiram o tricampeonato no Carioca e o bicampeonato no Estadual. “Agora vamos para o Brasileiro, onde espero repetir este desempenho para buscar o meu primeiro título nacional”, completou Fernandes, que completou 15 anos de idade neste mês.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

NASCAR Brasil: Jorge Martelli defende o título da Challenge, na final do Campeonato Brasileiro, em etapa Match Point

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A temporada 2024 da NASCAR Brasil chega à última prova do Campeonato Brasileiro no próximo dia 13 de outubro, no Autódromo de Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Para acirrar ainda mais a disputa, a etapa gaúcha será no estilo Match Point. Ou seja, valerá 75 pontos, o que pode embaralhar o cenário da liderança conquistada pelos pilotos que mais acumularam pontos ao longo das últimas competições.

O piloto catarinense da equipe Race Engineering Team, Jorge Martelli, da categoria Challenge, é um destes exemplos do impacto da Match Point no certame. O atual líder, com seu Chevrolet #87, acumulou 31 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Suas vitórias em 2024 lhe garantiriam que a última corrida do Campeonato Brasileiro fosse muito tranquila.

Chegou até mesmo a fazer história no automobilismo brasileiro, sendo o primeiro a vencer, na categoria Challenge, as inéditas 100 Milhas, realizadas pela primeira vez em no país, no último dia 1º de setembro. Mas, quem acompanha a NASCAR Brasil sabe que quase nunca o cenário é de tranquilidade e nada é garantido. A cada etapa da temporada adiciona um ingrediente para dificultar a vida dos competidores ou acirrar a classificação, tornando a disputa ainda mais emocionante.

Haja sangue frio e planejamento, para correr atrás da vitória! Martelli já adiantou qual será a estratégia adotada: “teremos de ter consistência e controle de risco”, disse. “É crucial não arriscar desnecessariamente, mas ao mesmo tempo, precisamos ser competitivos o suficiente para garantir uma boa posição e maximizar os pontos disponíveis. Vamos buscar um equilíbrio entre manter a liderança e aproveitar qualquer oportunidade de aumentar nossa vantagem no campeonato”, explicou o piloto do Chevrolet #87.

Brasileiro de Enduro: PowerHusky Husqvarna/ Itaminas segue líder na Open e na E35, após mais uma vitória de "Machito"

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Após a realização de sexta e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro, a Husqvarna PowerHusky/Itaminas deixou Camboriú (SP), com cinco pilotos entre os Top4 de seis categorias. Entre eles, um vice-líder na E1 (Joaquim Neto) e Humberto Martin “Machito” (FE 350) que segue líder na E35 e na Open geral, após mais uma vitória. Os demais pódios na prova catarinense foram: Renato Paz (FE 350) 4º E2 e 4º Elite geral, Joaquim Neto (FE250) 2º na E1 e 9º Elite geral, Luciano Rocha (TE 300) 2º na E3 e 12º Elite geral e Danilo Sfalsim (FE 350) 3º na EJ.

O venezuelano venceu nove etapas até o momento e segue para a final, em novembro, com a mão na taça. “Feliz com o resultado do fim de semana. Consegui manter a consistência na prova e deu tudo certo para vencer na E35 e na Open. As Especiais estavam top demais. Agradeço à equipe pelo trabalho e bora a final”, diz Machito #191 que está em sua primeira temporada no Brasileiro de Enduro. O piloto é Tricampeão Latino-Americano de Motocross, Multicampeão Venezuelano de Motocross e Top5 no ISDE (International Six Days Enduro), considerado a Copa do Mundo do Enduro.

Mineiro de São José da Lapa, Luciano Rocha #94 venceu a etapa de domingo na E3 e, na somatória dos dois, terminou em segundo no pódio da E3, categoria na qual foi Campeão em 2023. “Foi muito bom vencer no domingo e na somatória dos dois dias fiquei em segundo na categoria. Uma prova bem organizada, com Especiais técnicas e diversificadas e dias intensos de corrida. Agora, foco na última prova em Mairiporã (SP)”, diz o piloto que está em 3º no ranking da E3.

Vice-líder na E1 no ranking, Joaquim Neto #711 fechou entre os Top 9 da Elite geral e o 2º no pódio da categoria. “Fim de semana bem desafiador, vim conquistando um resultado progressivo e no final do dia fiz minhas melhores voltas. Especiais bem bacanas, duas com bastante trechos de alta e deu para colocar a sexta e a moto desenvolveu bem, passamos por rios, pontes e uma das provas que mais me diverti. Para a última vamos com tudo!”, conta o mineiro (Sarzedo).

Na E2, Renato Paz #101 garantiu a 4ª posição, mas foi o piloto da equipe melhor colocado na Elite geral, terminou a rodada em quarto. “Foi um final de semana muito positivo. Consegui ser constante nos dois dias e marcar bons pontos para o campeonato. Minha FE350 foi impecável! Vamos seguir treinando e evoluindo”, diz o piloto de Bragança Paulista (SP), que ocupa o 4º lugar no ranking da categoria.

Em casa, Renato Frota Pionti está pronto para a sexta etapa do Circuito Paulista Husqvarna

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Neste sábado (28), o Kartódromo Arena de Itu, no interior paulista, será palco da sexta etapa do Circuito Paulista Husqvarna. Entre os competidores já confirmados está Renato Frota Pionti (Recover Farmacêutica / Casarão S-Glúten / Espartanos Suplementos / Concept Kart / Equipe: STK Racing-BR / Equipe U-Race-USA / Coach: Ulisses Rolien), que corre na categoria F4 Júnior. Renato, piloto da cidade de Itu, tem o carinho e o apoio dos amigos e familiares para essa que será sua última competição antes de enfrentar o Campeonato Brasileiro de Kart, em outubro, em Birigui-SP.

Esta prova na pista de Itu, marca a volta de Renato Pionti, correndo em casa. Um traçado no qual o piloto disputou muitas provas importantes para sua carreira, a exemplo do 57º Campeonato Brasileiro de Kart, pela categoria Cadete, na temporada de 2022. Ano que marcou a estreia dele em competições nacionais.

Nesta temporada, Renato Frota Pionti já mostrou seu talento em outras competições importantes, como a V11 Aldeia Cup e a Copa São Paulo Light, subindo ao pódio em ambas. Além disso, o piloto teve a oportunidade de realizar uma série de treinos no exterior, onde participou de atividades pela equipe U-Race, em Orlando, nos Estados Unidos, em julho. Essas experiências internacionais foram fundamentais para o seu amadurecimento e preparação para as grandes competições que estão por vir.

"Essa será minha última chance de testar algumas estratégias antes do Brasileiro. A etapa do Circuito Paulista Husqvarna é sempre um grande desafio, ainda mais correndo em casa, com tanta gente torcendo por mim. Quero me dedicar ao máximo e buscar bons resultados para chegar ainda mais forte em Birigui", comenta Renato Frota Pionti, projetando a prova deste fim de semana.

F1600: Goiânia será o próximo desafio da F1600

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

A maior categoria de fórmula do Brasil se prepara para uma viagem a região centro-oeste: o Autódromo de Goiânia abrigará nos dias 11, 12 e 13 de outubro a 8ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600.

Assim como na temporada 2023, nos meses que antecedem o GP de São Paulo de Fórmula 1, devido a manutenção prevista o Autódromo de Interlagos fica impossibilitado de receber as competições nacionais; esse ano inclusive a pista passa por uma grande reforma para substituir o asfalto.

Restando apenas três etapas para a conclusão da temporada 2024, o autódromo com a maior reta do automobilismo brasileiro com praticamente 1km de extensão trará ainda mais emoção para o campeonato.

Durante a primeira passagem da categoria em Goiânia no último ano, dois acidentes fortes, porém sem danos físicos aos pilotos e muitas disputaram marcaram a passagem da Fórmula 1600, incluindo uma disputa acirrada na corrida 1 entre Marcel Fachini (Juka Motors) e Eduardo Imamura (San Race).

Os dois pilotos concentrados na disputa na pista não viram a bandeira quadriculada e acabaram dando uma volta a mais, sendo punidos e a vitória ficando com Lélio Assumpção que cruzou em terceiro lugar.

Esse ano ambos os pilotos confirmaram presença e querem novamente lutarem pela vitória, mas já atendo para não cometerem o mesmo erro: “Tenho uma boa expectativa para Goiânia, gosto muito da pista, um traçado bem interessante. Apesar da reta muito grande, parece que o vácuo lá não funciona tanto como em Interlagos, mas me dei muito bem lá no ano passado, quando ganhei as duas corridas, mas infelizmente errei e dei uma volta a mais após a bandeirada e fui punido. Para esse ano quero tentar ampliar minha vantagem na liderança”, comentou Marcel Fachini, atual líder no campeonato.

Cavaletti e Spironelo disputam a 4ª etapa do Gaúcho de Rally neste fim de semana

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Após uma experiência positiva no Rally de Panambi no ano passado, a equipe Cavaletti Racing Division se prepara para disputar a edição deste ano. A prova acontece em Panambi, na região noroeste do RS, e recebe a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade nos dias 27 e 28 de setembro.

Embora o foco da dupla esteja no certame nacional, o Campeonato Gaúcho tem surpreendido os competidores com relação à organização e ao alto nível. Para o piloto, a pontuação acumulada e as chances de levantar o troféu gaúcho têm motivado a dupla a buscar por este título também.

A estratégia da dupla para a etapa é realizar um levantamento objetivo, concentrando os esforços na navegação. A equipe acredita no potencial do carro e na precisão das orientações para alcançar bons resultados.

"Queremos maximizar nossa performance na navegação, que é o ponto-chave das provas. Se mantivermos a consistência e a precisão, acreditamos que teremos boas chances de sair campeões", destaca Cavaletti.

Cavaletti e Spironelo enfrentaram dificuldades na última etapa do Campeonato Brasileiro, em Rio Negrinho, quando capotaram o carro. Mesmo assim, a determinação dos competidores falou mais alto e agora eles vão em busca da ponta do campeonato. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Speed Park se prepara para receber o Campeonato Brasileiro de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

O Campeonato Brasileiro de Kart ocorre no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, entre os dias 7 e 12 de outubro. Na primeira fase com o Grupo 1 participam os pilotos que utilizam karts com motores quatro tempos.

Será a segunda vez que o Speed Park sedia o campeonato, sendo a primeira em 2020. O Brasileiro de Kart chega à sua 59ª edição, e a decisão do primeiro grupo espera reunir mais de 300 pilotos em Birigui (SP).

O Speed Park conta com mais de 50 boxes para as equipes, além de tendas e motorhomes disponíveis para aluguel. O kartódromo também oferecerá opções de entretenimento para as famílias e o público geral.

''Receber o maior evento do kartismo nacional é um reconhecimento do trabalho realizado no Speed Park e da confiança da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em nossa estrutura. Estamos prontos para organizar um bom evento, tanto na pista quanto fora dela", afirmou Ricardo Gracia, representante do kartódromo.

Pensando no conforto das famílias que acompanham os pilotos, o Speed Park terá uma área vip climatizada, com bar e televisões. O camarote estará disponível a partir de 8 de outubro, e pilotos que adquirirem ingressos receberão uma squeeze personalizada.

A churrascada tradicional também estará presente no Campeonato Brasileiro de Kart, com diferentes cortes de carne e atrações musicais. Com a coincidência do evento com o Dia das Crianças, a partir de 8 de outubro, haverá atividades infantis no kartódromo.

Pilotos projetam Campeonato Brasileiro de Kart 2024

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

Após o encerramento do Circuito Paulista de Kart, realizado no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o foco dos pilotos agora se volta para o Campeonato Brasileiro de Kart, o principal evento do calendário do kartismo nacional.

O primeiro grupo da competição, que reúne os karts com motores de quatro tempos, disputará o título no Speed Park entre os dias 7 e 12 de outubro. A expectativa é de que mais de 500 pilotos participem da competição.

Após meses de preparação, os pilotos começam a lidar com as expectativas para o Campeonato Brasileiro, onde a disputa será ainda mais acirrada do que no Circuito Paulista, devido à chegada de novos competidores.

''No Brasileiro, o grid deve aumentar para cerca de 50 pilotos por categoria, então todo mundo fica nervoso para uma corrida como essa. Mas é só fazer o nosso melhor, pois nos preparamos para isso'', comentou Victor Loose, piloto da categoria Cadete.

Apesar do aumento no número de competidores, os pilotos que participaram do Circuito Paulista já estão familiarizados com o Speed Park, tanto com o traçado que será utilizado no Brasileiro, o Interlagos anti-horário, quanto com as características do asfalto.

Dudu Salamonde desembarca no Chile para o Sul-americano Rotax de olho na vaga no Mundial

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Até sábado (28), o Kartódromo Las Perdices, a cinquenta minutos de Santiago, no Chile, sedia o RMC South American Trophy, o Sul-americano Rotax, uma das mais importantes competições da marca Rotax. O torneio reúne os principais pilotos do continente e dá vaga para o Mundial Rotax, que será disputado em outubro, no circuito de Sarno, na Itália.

O piloto paulista Dudu Salamonde (DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / Vero Coco / SOMA Blindados / Equipe TR3 / Walter Travaglini) já desembarcou no Chile para o desafio. Ele chega com a credencial de ser o atual líder da categoria Rotax Júnior Max na Copa São Paulo KGV, uma das mais competitivas do kartismo brasileiro. Dudu vive um bom momento na temporada e está pronto para sua segunda participação no Sul-americano Rotax. Já que em 2023, ele competiu no mesmo Sula-americano, no Peru.

Além da categoria Júnior Max, na qual compete Salamonde, o Sul-americano Rotax também definirá os campeões das categorias Micro Max, Mini Max, Sênior Max, Master Max, DD2 Super Master, DD2 Senior e DD2 Master, consolidando-se como um dos maiores eventos do kartismo continental.

"O nível dos competidores é sempre muito alto, mas me sinto preparado. Tenho trabalhado bastante, além de estar vindo de bons resultados no Brasil. Vou dar meu máximo e manter o foco para conseguir um resultado. Espero representar bem o Brasil e, quem sabe, garantir minha vaga para o Mundial", disse Dudu Salamonde ao desembarcar em Santiago. 

FRECA: Pedro Clerot acelera em Barcelona e busca seguir entre os líderes da Rookie

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Piloto da equipe Van Amersfoort, Pedro Clerot disputa neste final de semana a penúltima etapa da temporada 2024 da FRECA, marcada para o Circuito de Barcelona, na Espanha. O brasileiro ocupa a terceira posição do campeonato da categoria Rookie, e busca avançar na classificação nas duas corridas marcadas para o autódromo localizado em Montmeló, na região da Catalunha.

Clerot tem boas lembranças do Circuito de Barcelona, onde obteve uma quarta posição no ano passado, quando corria pela F4 Espanhola. Já pela FRECA, o piloto natural de Brasília possui duas vitórias na categoria Rookie neste ano, além de oito pódios. Na classificação geral, o brasileiro ocupa a oitava posição do campeonato e tem como melhor resultado um terceiro lugar em Mugello.

“Essa é uma etapa em que nós teremos dois treinos livres e depois iremos direto para o qualy no dia seguinte. Como tivemos a chuva na etapa passada, no Red Bull Ring, estamos um pouco mais tranquilos em relação a quantidade de pneus disponíveis para a pista seca. Esperamos seguir na busca pelo título da rookie”, analisa Clerot.

Primeiro campeão da história da F4 Brasil em 2022, Clerot ainda detalhou como foi sua logística nos últimos dias de trabalho antes de chegar em Barcelona para a penúltima etapa da temporada.

Vicar anuncia "Super Finais" e Fan Zone em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Promotora da Stock Car Pro Series, Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional, a Vicar anunciou nesta quarta-feira (25) alterações no calendário dessas competições para a temporada de 2024. Entre as novidades, está a volta de Goiânia, que receberá uma verdadeira festa do automobilismo entre 23 e 24 de novembro, enquanto o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será palco de um fim de semana emblemático com muitas atrações para fãs de todas as idades e a coroação dos campeões em quatro “Super Finais”.

Cenário histórico para a Stock Car, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna voltará a receber a principal categoria do automobilismo brasileiro meses depois de ter sediado a corrida 600 da competição, no mês de julho. A mudança foi determinada em razão das obras no Autódromo Internacional de Brasília ainda não terem sido concluídas.

Goiânia será então a penúltima etapa da Stock Car em 2024 e, por isso, vai definir os pilotos que irão a Interlagos com chance de lutar pelo título. O mesmo vale para o BRB Fórmula 4 Brasil, que também conhecerá seus finalistas no traçado goiano.

Fãs de olho em Interlagos — Com as alterações, o traçado paulistano também concentrará as atenções dos fãs do esporte, pois receberá as esperadas Super Finais das quatro categorias, entre 13 e 15 de dezembro. Quem for a Interlagos conhecerá em primeira mão o futuro dono do Troféu dos Campeões da Stock Car Pro Series, o novo campeão ou campeã do BRB Fórmula 4 Brasil, assim como o próximo detentor do título da categoria de acesso Stock Series, que receberá o maior prêmio do automobilismo brasileiro, o equivalente a R$ 2,5 milhões, para que o piloto possa ascender ao grid da Stock Car Pro em 2025.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Carioca de Kart: Gabriel Fernandes muito perto do bicampeonato na última etapa

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

O automobilismo do Rio de janeiro vai fazer uma grande festa neste fim de semana (28/9), ao organizar a rodada dupla no Kartódromo Internacional de Guapimirim, na região serrana do Estado, que definirá os campeões do Carioca e Estadual de kartismo. Um dos grandes expoentes do esporte, o piloto de Nova Iguaçu Gabriel Fernandes (Techspeed/SOS Bike Móvel/Cinestúdio/Globo Construtora/Seepill Valves/SOS Bike Móvel) vai em busca do bicampeonato em ambos os certames.

“Vamos para a primeira grande decisão de campeonato do ano! Vamos em busca do nosso primeiro título de expressão de 2024. Minha expectativas são de vencer as duas corridas, pra garantir os títulos, principalmente na pista onde eu comecei a correr e onde me sinto em casa”, projeta Gabriel Fernandes. “O KIG sempre teve um carinho enorme por mim, o senhor Mário e o Mário Júnior são dois caras super gente boa, que sempre me apoiaram”, agradece o atual campeão do Carioca e Estadual da Júnior 125 e F4 Júnior e campeão Estadual da F4 Graduados.

Gabriel Fernandes construiu a grande vantagem de 20 pontos na liderança do Campeonato Carioca na F4 Graduados com três poles positions em quatro etapas, 6 vitórias em oito corridas, um segundo e uma quebra. Já no Estadual, que é mais curto e incluiu apenas as três últimas etapas do Carioca, ‘Biel’ conquistou as duas poles disputadas até agora, alcançou duas vitórias em quatro corridas, um segundo e uma quebra, que o coloca na vice-liderança do certame, a 15 pontos líder Enzo Guimarães.

Marcelo Tomasoni é o primeiro piloto brasileiro a se tornar campeão da Porsche Cup na Europa

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

O piloto Marcelo Tomasoni conquistou no último sábado (dia 21), em Mugello, na Itália, um feito inédito para o automobilismo brasileiro, em sua temporada de estreia nas pistas europeias. Ele se tornou o primeiro campeão do país em um campeonato da Porsche Cup na Europa.

Correndo pela equipe alemã Proton Huber Competition, Tomasoni conquistou três poles, duas vitórias, três segundos e um terceiro lugar nas 10 corridas realizadas até aqui da Porsche Cup Suisse, carimbando o título antes mesmo das duas corridas finais.

“Sem palavras para descrever esse momento. Tem sido um ano muito especial na minha carreira. Temos trabalhado muito duro e alcançar esse título no ano de estreia por aqui é algo incrível e importante demais para abertura de portas entre as equipes de GT3”, comentou Tomasoni.

As grandes atuações na Porsche Cup colocaram o brasileiro no radar de fortes equipes de GT3, para competir como Piloto Bronze nas principais competições de Endurance na Europa.

Logo após a conquista em Mugello, o piloto viajou para Monza e realizou na segunda-feira (23) mais um dia de teste com a equipe BMW Italia Ceccato Racing, a bordo do BMW M4 GT3.

Miguel Costa acelera no Champions of The Future em Portugal como parte da preparação para o Mundial de Kart KZ

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Jovem talento brasileiro no kartismo internacional, Miguel Costa volta a competir neste final de semana no Champions of the Future (COTF), no Algarve, em Portugal, palco do principal preparatório para o Mundial de Kart da categoria KZ. Essas são as duas últimas competições do piloto de 15 anos no ano antes dele iniciar a transição para os fórmulas.

“Nós temos feito uma preparação bem intensa aqui em Portugal. Os treinos começaram ainda na semana passada e desde então viemos progredindo bastante o nosso ritmo. Espero fazer um campeonato muito forte e chegar da melhor maneira possível no Mundial de KZ”, diz Miguel, que foi o 11º colocado no Mundial de Kart da classe OK neste mês.

O Kartódromo Internacional do Algarve fica localizado em Portimão, ao lado do autódromo que já recebeu provas da Fórmula 1 em 2020 e 2021. Miguel inclusive já venceu provas do COTF neste kartódromo português em 2022, quando a competição foi preparatória para o Europeu de Kart na OK Junior.

Líder da FRECA, Rafa Câmara corre em Barcelona com chances matemáticas de conquistar o título antecipado

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Piloto da Ferrari Driver Academy com mais vitórias em 2024, Rafa Câmara tem neste final de semana seu primeiro “match point” na disputa pelo título da FRECA. A categoria realiza a penúltima etapa da temporada 2024 no Circuito de Barcelona, na Espanha, e o piloto da Prema pode definir a conquista do campeonato no circuito localizado em Montmeló, na região da Catalunha e, de quebra, ser o primeiro membro do Ferrari Driver Academy campeão desde 2022.

Câmara chega a nona etapa da FRECA com uma vantagem de 65 pontos em relação ao segundo colocado. Com quatro corridas e cem pontos ainda em disputa, 25 em cada prova, o brasileiro tem duas oportunidades de fechar o campeonato: abrir mais dez pontos após a disputa de sábado, ou terminar o final de semana com mais de 50 pontos de vantagem em relação ao vice-líder. Ainda assim, o dono do carro número 5 mantém os pés no chão para a etapa

“Precisamos focar no desempenho do carro e na etapa mais do que na classificação do campeonato. Se mostrarmos um ritmo forte, os resultados virão naturalmente, como ocorreu ao longo da temporada. A gente sabe da chance de título já neste final de semana, mas é necessário pensar primeiro nos treinos e, só depois das corridas, ver sobre a pontuação do campeonato”, diz Rafa Câmara.

Miguel Spohr é vice-campeão em duas categorias e em duas competições

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

De 19 a 21 de setembro o piloto Miguel Spohr assumiu um desafio duplo: competir em duas categorias com motores diferentes, o Júnior, equipado com motores 2 tempos e o F4 Júnior, com motores 4 tempos. O campeonato Norte Brasileiro foi disputado em etapa única e valeu também pelo certo estadual.

Os títulos foram definidos após a disputa de tomada de tempos, duas corridas classificatórias, que alinharam os pilotos no grid para a prova decisiva. Miguel Spohr se destacou em duas categorias. Mesmo enfrentando algumas dificuldades com o motor de 2 tempos, tendo que trocar por duas vezes, o que o fez largar do final do grid, sagrou-se vice-campeão depois de apresentar boas disputas no traçado de 1.208 metros de extensão.

Já na F4 Júnior o piloto fez o terceiro melhor tempo na tomada, foi o segundo colocado nas duas baterias, posição que manteve na prova final. “Foi muito bom participar da retomada do Campeonato Norte Brasileiro, aqui em Imperatriz, nossa casa. Agora o nosso foco é o nacional. O Miguel disputará a categoria Júnior, no Grupo 2 do Brasileiro, que será em Londrina, no Paraná, no mês de novembro. Já fizemos uma corrida na pista e teremos o Open para ajudar na preparação e reconhecimento do traçado”, informou Jeová Spohr, pai do piloto.

Jornalista responsável: Eni Alves
Crédito das fotos: Thiago Wahlbrink

  

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Irmãos Busato brilham com pole e vitória no Paranaense Light de Kart, em Londrina

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Um fim de semana de muita velocidade na quarta e última etapa do Campeonato Paranaense Light de Kart, realizada no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina. A competição, além de marcar o encerramento do campeonato regional, serviu como preparação para o 59º Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá no mesmo circuito, entre os dias 11 e 16 de novembro, reunindo pilotos de todo o país.  Para os irmãos paranaenses Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach: Erick Lutum), o principal foco foi afinar o desempenho de seus karts e se familiarizar ainda mais com a pista que receberá o evento mais importante do ano.

Competindo nas categorias Júnior Menor e Júnior, respectivamente, Guilherme e Rafael começaram o fim de semana com o pé direito no fundo do acelerador, garantindo a pole position em suas categorias. Guilherme, teve um início promissor, mas enfrentou dificuldades na primeira bateria, o que comprometeu seu desempenho e o fez terminar na sexta colocação. Na segunda bateria, o resultado se repetiu, deixando o piloto fora do pódio, mas levando para casa o troféu de pole position.

"Não tive o rendimento esperado, depois de conseguir a pole. Sei o que precisamos melhorar para o Brasileiro, então vou focar nisso agora. A gente tem que estar pronto até lá", comentou Guilherme, que vê o Paranaense como uma etapa fundamental de sua evolução na Júnior Menor.

Gael Rampazzo brilha no Norte Brasileiro de Kart com pódio na categoria Cadete

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

Neste fim de semana, o Kartódromo Internacional de Imperatriz foi palco das emocionantes disputas do Norte Brasileiro de Kart. Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe e Coach: Nelsinho Competições), piloto de São Luís, foi um dos grandes destaques da competição na categoria Cadete. Motivado pela oportunidade de correr em seu estado natal, Gael garantiu o terceiro lugar na final, subindo ao pódio e mostrando todo o seu talento.

Após os treinos livres na sexta-feira (20), Rampazzo garantiu uma excelente performance na tomada de tempo. Com a marca de 1 minuto, 1 segundo e 682 milésimos, ele conquistou a terceira posição no grid da Cadete, já demonstrando que estava pronto para lutar pelo topo. As baterias classificatórias e a final aconteceram no sábado (21), e o jovem piloto maranhense mostrou sua determinação logo na primeira prova, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

Na segunda bateria classificatória, Gael manteve o ritmo e terminou em segundo, garantindo uma boa posição de largada para a grande final. Na corrida decisiva, ele foi o mais rápido da pista, finalizando as 14 voltas em segundo lugar. No entanto, devido a uma penalização de cinco segundos por desarme do painel frontal, o piloto encerrou a competição na terceira colocação. Mesmo assim, Gael comemorou o pódio e o merecido passeio de caminhonete entre os melhores da região.

Joaquim Medeiros supera dificuldades e garante pódio no Capixaba de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

 No último sábado (21), tivemos mais um desafio no Campeonato Capixaba de Kart, durante as 13ª e 14ª etapas, realizadas no Kartódromo Internacional da Serra, na Grande Vitória. O piloto Joaquim Medeiros (Escola Alphabetz / Valor Investimentos / Audi Center Vitória / Jump Trampolim Park / Equipes: GTM Racing e Marquinhos Performance / Coach: Caio Miguel - Race Data), que compete na categoria Mirim-Cadete, em seu estado, tem sido um dos destaques da competição ao subir ao pódio em todas as etapas anteriores. Desta vez, mesmo com contratempos de motorização, Joaquim garantiu mais um troféu, fechando as duas corridas em quinto, mesma colocação no pódio.

Nos treinos livres que antecederam as provas, Joaquim Medeiros mostrou seu potencial ao ser o mais rápido da pista, batendo o recorde do traçado na sua categoria. Esse resultado aumentou a confiança para as provas de sábado, mas um fator inesperado atrapalhou seus planos: o sorteio dos motores. O motor que Joaquim utilizou não entregava a potência necessária nas retomadas e no final de reta, o que prejudicou seu desempenho.

Mesmo assim, com muita garra e determinação, Medeiros conquistou o terceiro lugar no grid de largada na tomada de tempo. Porém, na primeira corrida, os problemas de rendimento continuaram, e o piloto do kart número 16 cruzou a linha de chegada na quinta posição. Na segunda bateria, apesar de uma troca de motor, o problema persistiu, e Joaquim finalizou mais uma vez em quinto.

Átila Abreu e Léo Sanchez fazem corrida de recuperação no Porsche Endurance, mas furo de pneu tira chance de pódio

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Bicampeões do Porsche Endurance, Átila Abreu e Léo Sanchez passaram por uma difícil jornada neste domingo (22) na segunda etapa do campeonato de corridas de longa duração da Porsche Cup. Os pilotos da EMS Racing mostraram um bom ritmo durante a prova sob forte calor em Termas de Rio Hondo, na Argentina, mas um furo no pneu traseiro esquerdo impediu os vencedores de 2023 repetirem o pódio na Carrera Rookie.

Átila foi o grande destaque do primeiro stint da corrida ao conseguir pular da 23ª colocação para o sexto lugar geral da prova em 17 voltas. Dentro da classe, o salto foi da sexta colocação na Carrera Rookie para o segundo lugar até o momento do primeiro pit stop.

“Foi um dia muito quente em Termas, passando dos 36ºC, então nós sabíamos que o desgaste de pneus seria muito alto aqui. A estratégia nossa foi boa, fiz uma boa largada subindo várias posições. O Léo também fez um stint muito bom depois que fiz a parada e aí teve a entrada do safety car. Até mesmo o momento que aconteceu a bandeira amarela nos ajudou, mas infelizmente logo depois da relargada furou o pneu e também estragou o sensor do ABS. Nós perdemos duas voltas para arrumar o carro e isso nos tirou a chance de voltar ao pódio”, explica Átila.

IMSA: Com problemas no carro, Pipo Derani é obrigado a abandonar as 6 Horas de Indianápolis

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Após um início promissor na disputa das 6 Horas de Indianápolis, o #31 Whelen Cadillac V-Series apresentou problemas e o brasileiro Pipo Derani foi obrigado a abandonar a oitava e penúltima etapa da temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, realizada neste domingo (22) no traçado misto do Indianapolis Motor Speedway.

O britânico Jack Aitken havia classificado o carro na quarta posição no grid e, na oitava volta, já aparecia na segunda posição. No entanto, faltando 3 horas e 50 minutos para o final da corrida, quando Derani já estava a bordo do carro, ele começou a perder pressão de óleo. O brasileiro foi chamado aos boxes e a equipe optou pelo abandono.

“Infelizmente, foi um final de semana para esquecermos. O problema no carro não nos deu a chance de continuar e lutar por um melhor resultado. Agora é trabalhar para deixá-lo pronto para a última etapa do ano em Road Atlanta Petit Le Mans”, comentou Derani, que é o atual campeão do IMSA e do Norte-americano de Endurance.

75 Pontos em Jogo: última etapa do Campeonato Brasileiro da NASCAR Brasil pode redefinir pódio da Challenge

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Não é a toa que a NASCAR Brasil é uma modalidade de corrida que ganha mais aficionados a cada temporada. Quando você pensa que tudo está parcialmente definido, vem uma nova etapa, com um ingrediente a mais para balançar as estruturas das equipes e até mesmo dos líderes que possam estar disparados à frente na classificação do campeonato.

O fator da vez será o sistema Match Point, que será aplicado na última etapa do Campeonato Brasileiro, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), no dia 13 de outubro. Nada menos que 75 pontos estarão em jogo entre o treino classificatório de sábado (25 pontos) e as duas corridas do domingo (25 pontos em cada corrida).

O piloto catarinense Jorge Martelli, do Chevrolet #87, é um exemplo do impacto da Match Point no cenário da categoria Challenge. Ele poderia estar tranquilo nesta etapa final do campeonato, só administrando a liderança com os 31 pontos de diferença entre o segundo colocado, o paulistano Victor Andrade, do Ford #22. Mas com 75 pontos em jogo, tudo muda de figura. É preciso planejamento para manter a posição evitando danos.

“A estratégia será focada em consistência e controle de risco. Estando na liderança do campeonato, é crucial não arriscar desnecessariamente. Mas ao mesmo tempo, precisamos ser competitivos o suficiente para garantir uma boa posição e maximizar os pontos disponíveis. Vamos buscar um equilíbrio entre manter a liderança e aproveitar qualquer oportunidade de aumentar nossa vantagem no campeonato”, explicou Martelli, da Race Engineering Team.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Neugebauer e Barrichello fecham etapa na Argentina com vitória no primeiro segmento e segundo lugar na corrida

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

O forte calor em Termas de Rio Hondo fez com que carros e pilotos fossem ao limite nesta segunda etapa da Porsche Endurance Challenge. Na disputa deste domingo, dia 22, Werner Neugebauer e Rubens Barrichello partiram da quarta colocação para terminar o primeiro segmento da prova na primeira colocação e finalizar os 300 Km de Rio Hondo com o segundo lugar. Com os resultados a dupla do #8 da Mahrte Racing Team agora divide a liderança do campeonato com Marçal Muller e Enzo Elias, todos somando 147 pontos. A decisão do campeonato segue acirrada para a etapa decisiva, que será disputada em Interlagos no mês de novembro.

Responsável pelo segundo stint e depois pelo fechamento da prova, Barrichello vê o segundo lugar como um bom resultado na Argentina. "Foi um domingo bem disputado, na etapa de Portugal nós largamos da pole e defendemos. Dessa vez nós largamos de quarto, então teve uma recuperação. Durante a prova a gente chegou a liderar a corrida, mas a gente não tinha o ritmo que o 544 tinha hoje. Acho que era o máximo que a gente podia esperar. Andamos forte o tempo inteiro e eu acho que tem que sair daqui de Termas feliz com o segundo lugar”, analisou Rubens Barrichello.

Werner Neugebauer foi o responsável por começar a corrida guiando o carro e destacou o calor como um dos fatores de destaque do dia, já que foi preciso cuidar dos freios durante toda a prova. "Eu concordo com o Rubens, a gente não tinha o melhor ritmo. Consegui recuperar algumas posições na largada, depois acompanhar o Marçal. No box a gente os passou e depois eles recuperaram a posição. Foi um dia muito quente, muito difícil para os carros também, a gente tinha que cuidar bastante dos freios a corrida inteira. Fizemos o que dava para fazer e vamos para cima em Interlagos", disse Werner.

Emoção até o último quilômetro no Aparados Off-Road

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Foram três dias de emoções, obstáculos naturais e paisagens de rara beleza nos Campos de Cima da Serra Gaúcha. A quarta edição do Aparados Off-Road terminou neste sábado (21) em Cambará do Sul (RS) guardando o melhor para o fim e deixando um gosto de quero mais. Os inscritos no rally de regularidade 4x4 não economizaram elogios para o percurso de 200 km que definiu os vencedores da prova, enquanto os participantes das categorias de passeio – Passeio 4x4, Passeio Radical e Trilha 4x4 –, se divertiram mais uma vez pelos caminhos que concluíram a aventura. 

Pilotos e navegadores do rally atravessaram as áreas do Reflorestamento Unidos. O sol e o tempo bom deixaram o piso de cascalho seco. As médias de velocidade justas e os vários laços ao longo do roteiro exigiram concentração total – uma combinação que agradou a todos e foi perfeita para definir os campeões de 2024. Somando os três dias de competição, os off-roaders encararam cerca de 600 km dos mais variados obstáculos. 

Na Master, os catarinenses Leandro Riffel e Michael Masson repetiram a conquista de 2022. Aliás, Masson chegou ao tri, já que havia vencido também a primeira edição, e falou em tom de despedida. "Eu só sei fazer as coisas com o máximo de dedicação e empenho, e hoje minhas atividades profissionais exigem isso. Concluir essa trajetória iniciada em 2012 com o terceiro título é mais do que especial", resumiu. Segunda posição para a dupla formada pelo mineiro Fernando Lage e pelo catarinense Enedir Silva Júnior, o Bolacha. 

Na Graduado, a disputa foi acirrada e definida por apenas um ponto de diferença. Melhor para os catarinenses Rafael Colonetti e André Vanor Pacheco, mesmo com um furo de pneu que atrapalhou o desempenho do sábado. "Foi muito apertado, uma prova sensacional. Dias com chuva, ora piso molhado e escorregadio, no outro dia terreno seco... Enfrentamos de tudo. Incrível", festejou Colonetti. Eles superaram os paranaenses Dirceu Salla e Diego Salla – pai e filho. Ressalva para o pódio final, que foi composto por duplas de cinco estados diferentes, o que confirmou o elevado nível técnico do certame. 

Campeões do Sertões 2024 na Ultimate PRO estão a um passo do tricampeonato do Campeonato Brasileiro de Rally Raid

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

Os fãs de futebol devem lembrar do tempo em que o time do Brasil chegava às copas do mundo com aquela aura de campeão, gerando receio nos competidores, antes do fatídico 7x1. Pois no Brasil, mundo dos rallys raids, entre os veículos da categoria Ultimate PRO, a dupla formada por Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, da equipe Accert Competições, está atingindo este mesmo patamar. Eles acumulam dois títulos de campeões brasileiros na categoria e estão a um passo do tricampeonato.

A praticamente uma etapa da final da disputa do Brasileiro de Rally Raid, a dupla da Accert Competições segue novamente como líder da PRO, sendo improvável que o tricampeonato não seja comemorado, neste 2024. Pilotando a Mitsubishi Triton CR, Rocha e Geraldi venceram todas as etapas da competição este ano, sendo inclusive campeã do Sertões BRB na modalidade. Como são invictos até agora, a matemática torna difícil à vida dos demais colocados, visto que a organizadora da penúltima etapa do campeonato já avisou sobre o cancelamento da prova. Apenas etapa no Rio Grande do Sul (prova juntamente com o Rally de Erechim de Velocidade), marcada para os dias 17 a 20 de outubro próximo, separa a Accert do título.

“Os títulos que levaremos este ano são resultado de todo engajamento que temos há décadas”, afirmou o piloto tricampeão do Sertões, bicampeão do Campeonato Brasileiro e da Mitsubishi Cup, Cristiano Rocha. O piloto também é idealizador e chefe de equipe da Accert e tem na bagagem 14 anos de experiência no off road nacional e internacional (no South American Rally Race). Ou seja, tem muita história acumulada, até ser, junto de Geraldi, o piloto que ganhou em um único ano, não só o Sertões - considerado o maior rally das Américas -, mas também as competições nacionais de Barretos; o RN 1500; o Minas Brasil e o Rally Jalapão.

Agora é esperar outubro chegar, para certamente colocar mais um troféu ao lado dos dois anteriores!

Brasileiro de Enduro 2024 – Pilotos colocam as duas mãos nos títulos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil       

A equipe Honda Racing manteve domínio no Brasileiro de Enduro para motocicletas e venceu as principais categorias na sexta e penúltima prova do campeonato 2024, encerrada neste domingo (22/9), em Camboriú, Santa Catarina. Desta forma, os pilotos Bruno Crivilin (Elite e classe E1), Vinicius Calafati (E2) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4) garantiram matematicamente os títulos nacionais das respectivas divisões. Eles só precisam largar na prova final, marcada para os dias 9 e 10 de novembro, em Mairiporã (SP), de acordo com o regulamento da competição, para serem campeões, sendo que Bárbara Neves vive a mesma situação na classe feminina (EF).

O desafio em Camboriú teve circuito de aproximadamente 60 quilômetros, com três especiais cronometradas, no qual os pilotos completaram três voltas no sábado e outras três neste domingo. Com a motocicleta Honda CRF 250RX, Bruno Crivilin ditou ritmo e venceu as duas etapas do fim de semana, mantendo a invencibilidade na temporada na Elite (classificação geral das principais classes) e na E1. 

“A prova foi muito boa e os dois dias, bastante técnicos. Tinha muita lama no sábado e no domingo fez sol, então secou o chão das especiais e as disputas aumentaram. Estou muito feliz de continuar invicto no Brasileiro, a equipe trabalhou muito bem. Agora só falta mais uma prova para ser campeão de 2024”, disse o capixaba dono de 10 títulos nacionais em diferentes classes. 


Para o paulista Vinicius Calafati, que já soma oito conquistas no Brasileiro de Enduro, a sensação é de dever cumprido. “Foram dois dias de prova pesada, com especiais técnicas e esburacadas. Estou feliz com o resultado e a minha pilotagem, desenvolvi uma velocidade boa e venci as duas etapas pela categoria E2, além de ficar em segundo na Elite. O campeonato entra na reta final, matematicamente já sou campeão na E2, então estou satisfeito com a performance”, explicou. Ele compete com a Honda CRF 450RX.


Já Alexandre Valadares “Brankim” deixou encaminhado o tetracampeonato brasileiro da E4. Com a CRF 250F, o mineiro segue invicto em 2024 na classe direcionada às motos nacionais. “Foi um ótimo final de semana de corrida em Camboriú, a prova foi técnica, com muito buraco e raiz pelo caminho. Venci os dois dias da categoria e estou bem satisfeito, vamos com tudo para fechar o ano com mais vitórias, para coroar mais um título.”

Bruno Alvarenga é envolvido em acidente, na etapa goiana da AMG Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

 O piloto paulista Bruno Alvarenga, que comanda o AMG #99, inscrito na categoria CLA, foi envolvido em um acidente, durante a primeira das duas corridas da AMG Cup realizadas hoje (22/9), na capital de Goiás. Alexandre Dante, do CLA #128, teve um infortúnio com o freio e acabou batendo na porta do CLA #99, tirando os dois pilotos da competição, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Bruno Alvarenga tinha como meta nesta sétima etapa da AMG Cup obter pontos suficientes para ficar entre os top 3 de sua categoria. Dessa forma, teria mais tranquilidade nas duas últimas provas da temporada 2024 da competição monomarca da Mercedes-Benz. O piloto havia feito bons tempos nos treinos livres no sábado e garantiu o sexto lugar no treino classificatório. Isto em uma competição com 60 veículos e que, na categoria CLA, tem sempre um contingente de 15 a 20 competidores buscando as melhores posições, é um resultado e tanto. 

“Eu estava fazendo uma corrida excelente. Larguei em sexto, estava em quarto, com um ritmo bom. O carro estava muito bem equilibrado e vinha até poupando o equipamento para a segunda corrida. Mas acidentes acontecem”, contou Alvarenga. “O Dante acabou perdendo o freio, passou direto e bateu na minha porta. Mas graças a Deus estou bem, apenas com um pouco de dor na perna”, disse, tranquilizando a torcida.

Enzo Gianfratti domina etapa da AMG Cup com pole, vitória, pódios e melhores voltas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A sétima etapa da AMG Cup foi disputada neste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), e o líder do campeonato Enzo Gianfratti triunfou após largar na pole position na prova principal. O piloto paulista ainda foi destaque na corrida 2, com a inversão do grid, ao escalar o pelotão para chegar em segundo.

“Muito feliz por mais essa vitória na AMG Cup. Primeira vez que andei com o GT4 aqui em Goiânia e logo já conseguimos essa vitória importante para o campeonato”, diz Gianfratti, que tem os patrocínios de RodOil, Shield Oil, Hi Tech Automotive, G Racing, AutoShine e Lattine Group.

Enzo largou em sétimo na corrida 2 deste domingo e voltou a mostrar um bom ritmo em Goiânia. O líder do campeonato aproveitou os enroscos em sua frente e somou mais um pódio com o segundo lugar, em prova encerrada sob safety car. Gianfratti ainda cravou a volta mais rápida nas duas provas deste domingo.

“O carro estava com um acerto muito bom. Nós seguimos com o objetivo principal de buscar o título na GT4 e essa etapa foi importante para seguirmos esse caminho de bons resultados”, completa Gianfratti, que cravou a pole em seis das sete etapas da AMG Cup.

A próxima etapa da AMG Cup será disputada nos dias 26 e 27 de outubro, com local sob definição.

Paulista Digital

 

Rafael Suzuki e Lucas Salles largam na pole position na Porsche Cup Endurance, na Argentina

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

O sábado teve o melhor desfecho possível para Rafael Suzuki e Lucas Salles na classificação que definiu o grid de largada para a 2ª etapa da Porsche Cup Endurance, no Autódromo Termas de Rio Hondo, na Argentina. Na soma de volta dos dois, a dupla do carro #70 teve a melhor média e assegurou a pole position em meio a um grid de 37 carros.

"O Lucas já foi muito bem na sessão dele, 2º melhor tempo, o que torna um pouco mais rápido. Dei tudo que pude, o foco era fazer a pole geral, foi nossa primeira depois de largar duas vezes em segundo aqui. O gostinho de puxar a fila é muito bom”, comentou Rafael Suzuki.

Sempre é um trabalho em grupo, toda a equipe está de parabéns, o Rafael fez uma super volta, então estou feliz com o resultado”, completou Lucas Salles.

Essa é a terceira vez que eles correm juntos no circuito argentino, onde sempre demonstram forte performance. Suzuki e Salles já haviam largado na primeira fila em 2022 e 2023, convertendo em um pódio em 2022. No ano passado, um pneu furado os tirou da briga quando estavam na liderança da prova. Então, a expectativa é de brigar pela vitória e se fortalecer na briga pelo título.

Werner Neugebauer e Rubens Barrichello defendem liderança da Porsche Endurance Challenge na Argentina

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

O fim de semana promete ser de velocidade e resistência para os pilotos da Porsche Endurance Challenge. A segunda etapa da temporada ocorre neste domingo, 22 de setembro, em Termas de Rio Hondo, Argentina. Liderando o campeonato com 75 pontos, Werner Neugebauer e Rubens Barrichello buscam manter a liderança conquistada após a vitória na abertura do campeonato em Estoril, Portugal, em junho. No sábado, 21 de setembro, durante a classificação, a dupla marcou uma volta média de 1:43.229, garantindo a quarta colocação no grid de largada. A corrida de 300 km começará às 13h, com duração prevista de 63 voltas ou 2h30.

Barrichello, que participou da segunda sessão classificatória, vê a quarta posição como um bom ponto de partida. "Honestamente, esperávamos um pouco mais de performance. A classificação do Werner foi afetada pela bandeira vermelha, mas é sempre um prazer colocar pneus novos e levar o carro ao limite. Minha volta foi boa, encontramos algumas dificuldades, mas largando em quarto temos uma boa perspectiva para a corrida", comentou o piloto ex-Fórmula 1.

Para Neugebauer, o quarto lugar também é uma posição favorável para a largada. "O Rubens resumiu bem, foi um classificatório conturbado. Não tivemos o desempenho que esperávamos, mas conseguimos garantir o quarto lugar. É uma boa posição para iniciar a corrida, e agora vamos focar no trabalho para amanhã", disse o piloto, que busca seu primeiro título no campeonato de corridas longas.

PowerHusky Husqvarna/Itaminas parte a final do Brasileiro de Hard Enduro, em Cuiabá/MT

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

 Após acelerar em Morungaba (SP), Barão de Cocais (MG). Poços de Caldas (MG) e Socorro (SP), agora é a vez da PowerHusky Husqvarna/ Itaminas encarar a final do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, neste domingo, 22, em Cuiabá. A equipe chegou à capital mato-grossense motivada pelos ótimos resultados da temporada ao conquistar dois títulos por antecipação: o mineiro Rigor Rico é Campeão na Gold e o paulista Benê Coser já garantiu o título na Silver com a Husqvarna TE 300.

Além de Rigor e Benê, completam o time para a decisão de 2024 os mineiros Eduardo Furtado, que está em 4º no ranking da Gold, e Guilherme Costa que ocupa a 7º posição na Silver. . Toda a equipe compete com a TE 300. Bruno Gonzalez (6º na Bronze) e Maurício Fernandes (Iron) não disputam esta quinta prova da temporada, o Pantanal Green Hell.

“Muito feliz por já ter conquistado o título de 2024, mas vou tentar lutar por uma vitória nesta prova final, para fechar a temporada com chave de ouro”, afirma Rigor Rico que garantiu o primeiro título do Brasileiro de Hard Enduro para a PowerHusky Husqvarna. O agora octacampeão diz ter boas lembranças de Cuiabá por ter vencido três provas no local.

Quem também está muito satisfeito com o título antecipado é o piloto de Socorro (SP), Benê Coser. “Muito feliz pelo título na Silver e ir para a final campeão é uma carta e tanto na manga. A prova de Cuiabá é bem bruta e, ainda, temos de driblar o calor infernal. Vou dar o meu melhor e vamos para cima”, explica o piloto que já tem mais dois títulos brasileiros na modadalidade, nas categorias Nacional e Bronze.