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Fernando Alonso foi o piloto mais rápido na pista no primeiro dia do GP da Arábia Saudita. Na segunda sessão, disputada nas mesmas temperaturas que os pilotos encontrarão amanhã na classificação e na corrida de sábado, o espanhol marcou 1min28s827 em sua Aston Martin, o único piloto a superar a barreira de 1min29s, com um tempo quase oito décimos mais rápido do que a melhor volta no TL2 do ano passado (1min29s603) estabelecido por Max Verstappen. Hoje, o piloto holandês da Red Bull foi o mais rápido no TL1 (1min29s659), mas no TL2 ele foi, por seus padrões, "apenas" o terceiro com 1min29s158, atrás do segundo colocado George Russell, da Mercedes (1min29s057).
O DIA NA PISTA
Como de costume, nos fins de semana de corrida quando a ação importante na pista acontece após o pôr do sol, a primeira sessão do dia geralmente é menos representativa, especialmente no que diz respeito à temperatura do ar e da pista. Jeddah não é exceção, com o TL1 começando com uma temperatura de pista de 42ºC, que mais tarde caiu para 35ºC, enquanto no início do TL2 ela havia caído para 28ºC e se manteve estável. As condições da pista pareciam muito boas desde o início, em termos de aderência e limpeza, especialmente na linha de corrida.
Todos os três compostos foram utilizados na primeira sessão, com ligeira preferência pelo C4, com 16 jogos utilizados, e pelo C2, com uma distância total percorrida de 1.154 quilômetros. Na segunda hora, o C2 foi usado apenas por quatro pilotos – Norris, Albon, Bottas e Hulkenberg – que fizeram uma primeira volta com pouco combustível no início da sessão e depois, já perto do final, utilizaram o mesmo conjunto para um stint mais longo. O restante dos pilotos se concentrou em avaliar os Médios e Macios, com alguns deles, como Leclerc, Ricciardo, Tsunoda e Magnussen, optando pelo C4 para uma simulação de corrida.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE
“Um dia bastante interessante no que diz respeito ao uso e desempenho dos pneus. Em primeiro lugar, notamos que o C2 está funcionando muito bem até agora, provando que é claramente um composto ideal para a corrida, tanto em termos de degradação como de performance consistente, graças em parte ao estado da superfície da pista, que ofereceu muita aderência. Quanto ao C3 e o C4, ambos mostraram sinais de granulação, como de fato é previsível numa pista como essa. É um fenômeno que deve melhorar à medida que a pista se emborracha e, na corrida, poderá ser mais fácil de gerir para os pilotos. A maioria das equipes se concentrou no C3 para os stints longos, mas houve alguns pilotos que simularam a primeira parte da corrida no C4, o que mostra que não pode ser descartado nesse momento. Em uma corrida em que a estratégia mais provável é uma única parada, se beneficiar da aderência extra que o composto mais macio pode proporcionar nas primeiras voltas ou nas últimas voltas pode ser um importante fator. Outro elemento a considerar é o vento, que não só afeta a estabilidade do carro, mas pode fazer com que os pneus deslizem, o que pode levar à granulação.”
FÓRMULA 2
Oliver Beamer (Prema) começará a corrida do sábado na pole position. O
inglês foi o mais rápido na classificação desta tarde em 1min42s217, 25
milésimos mais veloz que o indiano Kush Maini (Invicta). As equipes e os
pilotos passaram o dia trabalhando na melhor
forma de adaptar o novo pacote de pneus à incomum pista de Jeddah, onde
o menor dos erros é severamente punido. A aderência melhorou
gradualmente à medida que os carros faziam mais voltas e os tempos
diminuíam conforme os pilotos ficavam gradualmente mais
confiantes no comportamento do novo carro.
F1 ACADEMY
Doriane Pin foi a estrela da classificação da F1 Academy hoje. A piloto francesa da Mercedes assegurou que vai largar da pole position nas duas corridas, estabelecendo tanto o primeiro quanto o segundo tempos mais rápidos, de 2min03s472 e 2min03s699, na sessão de 30 minutos. Ela foi devidamente presenteada com um duplo Prêmio Pirelli Pole Position por Mario Isola, Diretor de Motorsport da empresa fornecedora de pneus da categoria. Pin irá, portanto, liderar o grid na primeira corrida, amanhã, e na segunda, no sábado, A parisiense de 20 anos foi a única a ultrapassar a barreira dos 2min03, batendo a inglesa Abby Pulling (Alpine) por 785 milésimos de segundo e a holandesa Maya Weug (Ferrari) por 1s058. 16 meninas estão participando da primeira das sete corridas da temporada, incluindo a participante local da repescagem, Reema Juffali, todas elas correndo com o Pirelli P Zero DM de 13 polegadas.
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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