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Com
o campeonato mundial chegando ao fim no último domingo, havia apenas
mais um dia de testes para ser cumprido no circuito de Yas Marina,
em Abu Dhabi, com todas as dez equipes correndo com dois carros cada.
A
programação foi dividida em duas partes, com um carro reservado para
jovens pilotos ganharem experiência na Fórmula 1, enquanto os pilotos
regulares correram no outro carro em um teste de pneus. Como os
compostos do próximo ano serão idênticos aos deste ano, a segunda parte
do teste foi sobretudo uma oportunidade para otimizar o conjunto
carro-pneu. Todas as informações obtidas, graças aos sensores
extras instalados em comparação com um fim de semana de corrida normal,
serão compartilhadas com a Pirelli.
Um total de 11 jovens pilotos foram à pista, sendo a Williams a única equipe a escalar dois deles. O piloto ítalo-argentino Franco Colapinto quarto colocado na Fórmula 3 este ano, guiou pela manhã antes de entregar o carro ao britânico Zak O'Sullivan. Muitos dos jovens pilotos em ação hoje também participaram do TL1 da última sexta-feira – como Robert Shwartzman pela Ferrari, Frederik Vesti pela Mercedes, o recém-coroado campeão da Fórmula 2 Theo Pourchaire pela Alfa Romeo, Felipe Drugovich pela Aston Martin, Jack Doohan pela Alpine e Pato O'Ward pela McLaren – assim como O'Sullivan.
Entre os pilotos regulares na pista estavam George Russell (Mercedes), Sergio Perez (Red Bull), Oscar Piastri (McLaren), Fernando Alonso e Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine), Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo (AlphaTauri), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), além de Alex Albon e Logan Sargeant (Williams). A Haas não utilizou nenhum de seus pilotos de corrida de 2023, em vez disso optando pelo piloto reserva Pietro Fittipaldi (que não pode ser classificado como novato pois já guiou em dois GPs, em ambas as ocasiões pela Haas).
O
tempo mais rápido no geral foi de 1min24s393 estabelecido por Esteban
Ocon, enquanto Pato O'Ward foi o mais rápido dos jovens pilotos graças
ao tempo de 1min24s662. As temperaturas permaneceram elevadas, com o
asfalto entre 25 e 44 graus centígrados e temperaturas ambientes
variando de 24 a 34 graus.
Cada
piloto regular teve dez conjuntos de pneus disponíveis (um conjunto de
C1 e C2, três conjuntos de C3 e C4, mais um conjunto de C5),
enquanto os jovens pilotos tiveram oito conjuntos cada (dois conjuntos
de C3, quatro conjuntos de C4 e dois conjuntos de C5).
Foram
percorridas 2.184 voltas: 125 com o C1 (6%), 132 com o C2 (6%), 712 com
o C3 (33%), 942 com o C4 (43%) e 261 com o C5 (12%). Isso se
compara às 2.681 voltas percorridas durante o GP de Abu Dhabi no fim de
semana passado, o equivalente a 14.158 quilômetros.
A temporada da Pirelli na pista ainda não terminou em Abu Dhabi: no próximo fim de semana haverá um teste em Magny-Cours, na França, com a Mercedes, para focar no desenvolvimento de pneus para chuva.
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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