sexta-feira, 31 de março de 2023

Gabriel Casagrande é quinto colocado no seu grupo em treino livre de Goiânia

 

A sexta-feira de treinos livres da Stock Ca em Goiânia mostrou que Gabriel Casagrande e a equipe AMattheis Vogel terão bastante trabalho no ajuste do carro para a abertura da temporada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, neste final de semana.

Casagrande terminou a segunda sessão com o quinto lugar do grupo 1, mas o segundo grupo de pilotos foi mais rápido, muito por conta da queda na temperatura da pista, deixando o campeão da Stock Car 2021 com o 16º lugar na tabela geral de tempos.

“No segundo grupo veio uma nuvem que ajudou a diminuir 14ºC na temperatura do asfalto e dá uma diferença muito grande nos tempos. Comparando com o meu grupo não estamos longe e sabemos onde podemos evoluir com o carro. Ainda é início do ano e com essas modificações vamos aprendendo. Temos 12 etapas para buscar nossos objetivos”, diz Casagrande, que tem patrocínios de Baterias Júpiter, Axalta, ArcelorMittal, Raumak Packaging, Panter, Conquista Medicamentos, STP, Cresol, Pay4Fun, KTO e Atacadão Pneus.

A temporada 2023 da Stock Car reserva algumas mudanças aerodinâmicas no carro e a principal alteração fica por conta dos novos pneus Hankook, que chegaram para substituir os Pirelli. Casagrande acredita que ainda há bastante espaço para melhora durante o ano.

Enzo Vidmontiene inicia disputa SKUSA Pro Tour em Orlando em busca de pódios

 

Um dos destaques do País no kartismo dos Estados Unidos, Enzo Vidmontiene disputa a partir desta sexta-feira (31) a rodada dupla inicial do SKUSA Pro Tour, marcada para o Orlando Kart Center, em Orlando, na Flórida. O campeonato é um dos mais importantes da temporada de 2023 e o piloto, que correrá nas classes X30 Junior e KA100 Junior, busca repetir o feito de 2021, quando foi campeão na classe Mini.

Nas duas divisões em que vai correr neste final de semana, Vidmontiene possui bons resultados na atual temporada. São os casos do vice-campeonato conquistado no SKUSA Winter Series e as vitórias em baterias no United States Pro Kart Series (USPKS). Desta forma, o piloto parte para a etapa do SKUSA Pro Tour com boas expectativas.

“Este é um dos principais campeonatos do ano e estou muito animado e rápido. Venho de bons resultados e minha meta em Orlando é ter baterias constantes e fazer o possível para sair daqui com vitórias. Tenho duas categorias para disputar esse final de semana, então vamos focar bateria por bateria para conseguir bons resultados e sair daqui com um saldo positivo” diz Vidmontiene.

As atividades de pista do SKUSA Pro Tour em Orlando terão início nesta sexta-feira (31). No sábado ocorre a primeira etapa da temporada, enquanto a rodada dupla será encerrada no domingo.

Fonte: Paulista Digital

Stock Car: Tony Kanaan tem sexta-feira positiva com a Texaco Racing em Goiânia

 

Representante da Texaco Racing na Stock Car, Tony Kanaan começou oficialmente sua terceira temporada na categoria nesta sexta-feira (31), com os treinos livres para a etapa de abertura do campeonato deste ano, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O piloto do Toyota Corolla número 6 se mostrou satisfeito com o desempenho do carro no primeiro dia de atividades, e se mostra confiante para a sequência do final de semana.

“O treino da manhã foi muito bom. A gente achou que estava no caminho certo e mudamos algumas coisas para tentar entender o pneu e aerodinâmica. E eu acho que hoje de tarde a gente andou um pouquinho para trás, mas faz parte. O clima esquentou bem agora a tarde, então a gente precisa agora analisar os dados e ver o que a gente vai fazer, porque a classificação vai ser na hora mais quente do dia, por volta da 13h. Mas o dia foi positivo”, disse Kanaan.

O piloto da Texaco Racing ainda disse que é difícil fazer uma avaliação dos novos pneus que passam a ser usados pela mais importante categoria do automobilismo brasileiro neste momento. Ainda de acordo com Kanaan, é importante entender o funcionamento dos novos compostos e melhorar o carro visando a classificação marcada para o início da tarde deste sábado na capital de Goiás.

Stock Car começa 2023 com recorde histórico: Cacá Bueno ultrapassa Ingo Hoffman no recorde de GPs disputados

 

Quando a bandeira verde for acionada neste domingo (2) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), Cacá Bueno colocará mais uma vez seu nome na história da Stock Car. A etapa de abertura da temporada 2023 marcará a corrida de número 333 do pentacampeão na categoria mais importante do automobilismo brasileiro.

O piloto, que a partir deste ano passa a defender a KTF Sports, estreou na Stock Car ainda em 1996, retornando definitivamente em 2002. Desde então, Cacá teve uma carreira das mais bem-sucedidas: além dos cinco títulos, são até o momento 38 vitórias, 38 pole positions e 84 pódios.

“Quando eu estreei na Stock Car, jamais imaginei que fosse me tornar o piloto com mais largadas na história da categoria, ultrapassando até o Ingo (Hoffmann), que é uma lenda e o maior campeão de todos. É um número marcante, mas sei que ao mesmo tempo injusto, porque agora são duas corridas por final de semana e, desta forma, quem chegou depois deste formato vai se beneficiar disso. Em todo caso, toda vez que meu nome é falado ao lado do Ingo é uma grande honra para mim”, diz Cacá, que tem os patrocínios de icarros, Itaú, Paraflu, Red Bull, Tek Bond, Prime You e ACDelco.

TN: Após cirurgia, Ernani Kuhn estreia em Goiânia

 


 
JR Assessoria de Imprensa

Muita fisioterapia e treinos no simulador. O começo de temporada da Ernani Kuhn teve ainda mais expectativa para saber se poderia estar na pista. O piloto passou por uma cirurgia na mão  direita logo no fim de janeiro para correções nos tendões. Nesta sexta-feira ele estará de volta à pista para fazer a estreia oficial na Turismo Nacional, que terá seis corridas no Autódromo de Goiânia, entre sábado e domingo.

“Foram sessões intensas para ter condições de pilotar. Felizmente, o carro tem câmbio paddle-shift, o que evita forçar a mão direita para trocar marchas. Será uma estreia ainda mais emocionante”, comentou o piloto que terá nas mãos o GM Ônix da equipe Fast Racing.

No ano passado, Ernani disputou a etapa da Turismo Nacional em Santa Cruz do Sul e obteve um quarto lugar.

“Foi uma experiência muito boa, especialmente por se tratar de um carro novo. Agora, vamos tratar de desenvolver o equipamento e buscar os melhores resultados ao longo da temporada completa”, conta Ernani, que tem em seu carro as marcas da Zapp Locadora e Infinity Care.



Nesta temporada, além da Turismo Nacional – Classe A, Ernani Kuhn também vai acelerar na Copa HB 20. No ano passado ele terminou como vice-campeão da categoria Elite.

Marcas Brasil Racing terá próximo desafio no Paraná

 

Depois da abertura da mais nova competição nacional no Centro-Oeste, a Marcas Brasil Racing irá ao Sul para a realização da primeira etapa do Campeonato Interestadual de Marcas, válida para a segunda das seis etapas do calendário 2023. O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, abrigará o certame e estão previstas quatro corridas entre os dias 12 e 14 de maio. A programação da etapa de Cascavel prevê grid em torno de 50 carros para a disputa de quatro corridas no veloz traçado do Oeste paranaense: duas no sábado e duas no domingo.

A primeira etapa realizada em Goiânia frisou um dos propósitos principais do campeonato com carros modelos 1.6: a equiparação técnica entre Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Fiat, Ford e Hyundai. Quatro das seis marcas representadas na etapa de abertura, em Goiânia, no dia 12 de março, levaram seus pilotos ao pódio.

Já as quatro categorias - Super, A, B e Sênior - em disputa no Campeonato geral e no Especial são lideradas por pilotos de duas marcas diferentes: na Super, Gustavo Magnabosco está a bordo do VW/GOL (#63), com 103 pontos; na classe B, Felipe Machiavelli no VW / Gol (#47), 94 pontos e Marcelo Perillo no GM/ Ônix (#25) é líder na divisão A, com 82 pontos e na Sênior soma 96 pontos.

O estreante Felipe Machiavelli ressaltou como foram as suas primeiras corridas. "Após passado um pouco da ansiedade da estreia no automobilismo, para a próxima etapa preciso focar em me adaptar mais ainda com o carro, para melhorar a constância na pilotagem sem cometer muitos erros como aconteceu em Goiânia. Conseguimos sair líder no campeonato, porém sem nenhuma vitória nas corridas, que será o foco em Cascavel", declarou o piloto de Caçador (SC).

Piloto da TEXX PSBK é destaque no início de temporada da Superbike

 

 O piloto da equipe Texx PSBK, Felipe Gonçalves, 22 anos, é um dos destaques do início da temporada da SuperBike Brasil, o maior e mais disputado Campeonato das Américas e figura hoje entre os cinco maiores do mundo.

Atual campeão na categoria SuperSport 600 cc, o londrinense fez bonito terminando em primeiro lugar na primeira etapa e quer repetir a dose na segunda, em Interlagos, nos dias 7 e 8 de abril.

“Esse ano já abrimos com chave de ouro e a expectativa é grande para buscar o bicampeonato”, diz Felipe que pilota motos desde os 11 anos de idade.

Ele é um dos 12 pilotos da equipe Texx PSBK que tem ainda como campeão brasileiro na categoria Evolution 1000 cc em 2020, André Veríssimo.

Criada há 12 anos, a PSBK conta com a experiência do chefe da equipe, Paulo Henrique Imes, mais conhecido como Paulinho Superbike, por ter uma vida dedicada à modalidade. Ele trabalhou como mecânico no circuito inglês e circuito mundial de motos, antes de trazer seu no hall de fora do Brasil para montar a equipe em Londrina.

Gabriel Casagrande inicia busca por segundo título da Stock Car em Goiânia

 

Um dos principais nomes do grid da Stock Car, Gabriel Casagrande inicia neste final de semana a disputa da temporada 2023, que será aberta no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O campeão de 2021 segue na equipe AMattheis Vogel e está empolgado para o início de mais um campeonato em um circuito onde já possui vitória na categoria.

O dono do Chevrolet Cruze número 83 parte para sua terceira temporada consecutiva junto da equipe comandada por Mauro Vogel e Andreas Mattheis, e acredita que tem condições e carro para conseguir bons resultados no circuito de 3.835 metros localizado na capital goiana. Mas, mais do que isso, o paranaense sabe que a regularidade, mais uma vez, será a chave para buscar o segundo título da Stock Car.

“Estou super empolgado e até aliviado que a temporada vai começar. Goiânia é uma pista onde temos pole e vitória. Vamos iniciar o ano da melhor maneira possível para fazer uma excelente temporada e manter o pensamento de marcar o máximo de pontos no final de semana para chegar no final do ano disputando o título em condições reais”, disse Casagrande, que vê nos novos pneus da Hankook a possibilidade de mudanças na ordem de forças.

“Eu acho que os pneus vão fazer diferença, pois é uma marca e um composto diferente. Temos informações sobre como eles devem ser, mas não temos experiência concreta. Mas, diferente ou igual, é a mesma condição para todo mundo. Não é um problema, é questão de quem se adapta mais rápido a isso, e confio plenamente na equipe para conseguir essa adaptação”, completou Casagrande, que tem patrocínios de Baterias Júpiter, Axalta, ArcelorMittal, Raumak Packaging, Panter, Conquista Medicamentos, STP, Cresol, Pay4Fun, KTO e Atacadão Pneus.

Recordes ameaçados: as marcas que a Stock Car vai superar em 2023

 

 Ao largar na última prova da Stock Car Pro Series na temporada 2022, Cacá Bueno chegou a 332 corridas na categoria. A façanha gerou um empate nesta estatística com outra lenda, Ingo Hoffmann, o maior campeão da categoria, com incríveis 12 títulos. Quando a primeira etapa de 2023 tiver início, às 11h40 do próximo domingo (02/03), Bueno se tornará o piloto mais experiente dos 44 anos do principal campeonato da América do Sul, superando justamente seu ídolo de infância. Este será, portanto, o primeiro recorde a ser quebrado na nova temporada da Stock Car.

Outros números e marcos serão superados ou atingidos na categoria ao longo de 2023. O próprio Cacá Bueno está envolvido na “briga” pela supremacia de dois outros quesitos que serão registrados pela história do automobilismo brasileiro. 

Um deles é o “título” de maior vencedor da Stock entre os pilotos em atividade. Atualmente, Cacá e seu tradicional rival Thiago Camilo dividem a estatística, com 37 primeiros lugares cada um. Camilo empatou com Bueno quando foi o primeiro colocado na Corrida 1 da última etapa de 2021, disputada em Interlagos.

A dupla passou a temporada seguinte inteira empatada, apesar dos esforços para assumir a liderança isolada. Dramaticamente, as duas feras da Stock viram crescer uma outra ameaça: Ricardo Maurício somou 7 vitórias em 2021 e mais 5 em 2022, sendo o maior vencedor das duas temporadas e disparando em direção ao recorde. Atualmente, Ricardinho soma 35 primeiros lugares e vai para a pista determinado a superar os atuais líderes da estatística.

Kartismo: Tocantinense Pedro Ricardo quer outro pódio em São Paulo

 


O tricampeão tocantinense de kart Pedro Ricardo Almeida (Naval Navegações/Bravo Serviços Marítimos/Evolution Motorsport) teve uma grata surpresa nesta semana, apenas três dias antes da segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart, quando o piloto de Palmas pretende neste sábado (1/4) subir novamente no pódio do Kartódromo de Interlagos e melhorar ainda mais a sua classificação no principal certame regional do kartismo no Brasil.

“Quando cheguei na oficina da Evolution Motorsport, minha equipe em São Paulo, eles me mostraram o kart italiano CRG que os meus patrocinadores Naval Navegações e Bravo Serviços Marítimos mandaram entregar para eu usar na Copa Brasil e Campeonato Brasileiro. Estou muito feliz e agradecido”, comentou Pedro Ricardo. “Foi o prêmio que eles me deram pela conquista do tricampeonato tocantinense e pelo pódio na minha estreia na Sprinter. Agora ele vai ficar guardado para a ocasião certa e vou me focar na etapa do Light desta semana para buscar um novo pódio”, completou o quinto colocado no campeonato, tendo disputado apenas a segunda rodada.

Em sua estreia com kart 2 tempos M~es passado no Kartódromo de Interlagos, disputando a segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart, Pedro Ricardo largou da sexta posição, chegou a andar em terceiro na primeira corrida, e terminou em quinto. Já na segunda prova ele conseguiu encerrar a jornada no terceiro posto. “Aprendi muito naquela etapa e com mais experiência espero ter desempenho ainda melhor daqui por diante”, encerrou o representante da Naval Navegações/Bravo Serviços Marítimos/Evolution Motorsport.

Os seis primeiros na Copa São Paulo Light de Kart na Sprinter são: 1) Austo Sangali e Bruno Castro, 19 pontos; 3) Mayke Naderer, 18; 4) João Pedro Souza, 12; 5) Pedro Ricardo, 8; 6) Felipe Perez e Marcus Lopes, 7; 8) Manuel Paredes, Caio Mota e Rafael Theodoro, 5.

Fonte: MasterMidia Marketing

Vicente da Silva busca manter 100% de aproveitamento de pódios na Copa SP Light

 

Um dos novos talentos do esporte a motor brasileiro, Vicente da Silva tem mais um desafio neste final de semana, com a disputa da terceira etapa da temporada 2023 da Copa São Paulo Light de Kart, marcada para o Kartódromo Ayrton Senna, localizado no complexo do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), de olho em mais um pódio no campeonato deste ano.

O catarinense, que corre na classe Mirim, vem de um pódio na última etapa, disputada no início do mês de março, também em Interlagos. Na ocasião, o pequeno piloto de nove anos ficou com a terceira colocação na soma de pontos das baterias. Na abertura do campeonato, Vicente também subiu ao pódio ao ser o quarto colocado na zona sul da capital paulista.

“Vamos correr no sentido anti-horário neste final de semana a e, se eu ganhar a etapa, assumo a liderança do campeonato, então estou bastante empolgado para este final de semana. Também vou estrear um desenho novo em meu kart neste final de semana, e espero que ele me dê sorte para vencer as corridas”, disse Vicente, que também é bastante seguido nas redes sociais, onde acumula mais de 200 mil seguidores entre TikTok e Instagram.

A programação da Copa São Paulo Light de Kart será aberta nesta quinta-feira (30) com os primeiros treinos do final de semana. Já as baterias que definirão os vencedores da terceira etapa do campeonato serão realizadas no sábado.

Fonte: Paulista Digital

Motul patrocina Nelsinho Piquet e acelera pelo terceiro ano consecutivo na Stock Car

 

 A Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, anuncia, pelo terceiro ano consecutivo, o patrocínio do piloto Nelsinho Piquet na Stock Car - a principal categoria do automobilismo brasileiro e uma das maiores do mundo. O apoio e a presença da marca em todas as etapas da competição têm como foco a ativação de campanhas internas que visam influenciar a fidelização de grandes clientes, distribuidores e apaixonados pelo segmento automobilístico, assim como a presença ainda mais ativa com seus consumidores. 

Para uma categoria tão competitiva como a Stock Car, a presença de marcas de peso e com anos de experiência no mercado automotivo, como a Motul, faz com que o campeonato alcance a presença de públicos diversos. A expectativa para este ano é de Nelsinho Piquet se manter em posições de liderança, levando a Motul de forma recorrente ao pódio da modalidade.

“Queremos marcar presença e trabalhar a expansão da marca, consolidar a parceria e mostrar que a Motul realmente é uma empresa com DNA de esportes a motor”, afirma Luan Maria, gerente de Comunicação e Marketing da Motul Brasil. "Neste ano, teremos campanhas internas para levar clientes e apaixonados pelo automobilismo para vivenciar um final de semana com a Motul diretamente das pistas.”

Nelsinho Piquet: embaixador da Motul

TV Cultura transmite GP do Texas, da Fórmula Indy, neste domingo (2/4)

 

 Neste domingo (2/4), a TV Cultura transmite o GP do Texas, da Fórmula Indy. Com narração de Gefferson Kern e comentários da ex-piloto Bia Figueiredo, a largada em Fort Worth, no Texas, acontece às 13h.
 

Este é o primeiro circuito oval do ano, único antes da principal prova da Indy, as 500 Milhas de Indianápolis, que acontece em maio. Por isso, serve também como preparação para equipes e pilotos no acerto dos carros. E é a segunda prova mais veloz do mundo, atingindo velocidades médias acima de 350km/h.
 

Disputado desde 1997, o tradicional GP tem seis vitórias brasileiras -- quatro de Helio Castroneves, uma de Tony Kanaan e uma de Gil Ferran. A corrida é uma das melhores chances de resultado do ano para Castroneves, o único brasileiro da Indy, que é um dos melhores em ovais do tipo superspeedway.

Fonte: imprensa@tvcultura.com.br

Turismo Nacional abre temporada 2023 cheia de novidades em Goiânia

 

A Turismo Nacional começa nesta semana, entre 31 de março e 2 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), a sétima temporada de sua ainda curta, mas gloriosa história. Nascida em 2017, a categoria logo se popularizou entre os entusiastas do esporte a motor pelas corridas sempre disputadas e repletas de ultrapassagens, sendo reconhecida pelo chamado ‘automobilismo raiz’. Ao longo dos anos, a competição agregou pilotos de vários perfis, de donos de longa trajetória nas pistas no Brasil e no exterior a iniciantes. E se notabilizou por reunir nos grids os modelos mais vendidos da indústria automotiva nacional.
A temporada 2023 representa uma pequena revolução na Turismo Nacional. Maior promotora de eventos do esporte a motor no Brasil e organizadora da TN e também da Stock Car Pro Series, Stock Series, o BRB Fórmula 4 Brasil e o TCR Brasil, a Vicar implementou mudanças importantes: pacote técnico mais robusto e acessível, aumentando a potência dos carros para 200cv, premiação para os vencedores de corridas e a definição de duas classes, nascidas para simplificar a competição e também para tornar os grids ainda mais competitivos.
Outro grande atrativo reservado para a Turismo Nacional neste ano é a chance de inserir a categoria no meio de grandes competições do automobilismo sul-americano. A etapa de abertura do campeonato da TN compõe o cronograma que contempla também a jornada de abertura da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, a principal categoria do esporte a motor na América Latina. E outras três rodadas do calendário serão realizadas em conjunto com o TCR South America e o TCR Brasil.

Stock Car: AutoForce e Cavaleiro Sports iniciam segunda temporada de parceria

 

 A Stock Car inicia neste domingo (2), em Goiânia, a temporada 2023 da Stock Car. A largada da primeira das duas provas do final de semana será dada às 11h40 do domingo com transmissão ao vivo por Band, SporTV3, YouTube oficial da categoria, pelo Motorsport.TV e pela Tribo de Gaules na Twich. É o início do 45º campeonato da história da principal categoria do automobilismo brasileiro, e a segunda temporada da AutoForce como patrocinadora da equipe Cavaleiro Sports, que segue com Denis Navarro e o campeão de 2015 Marcos Gomes.

Fazendo uso de uma plataforma de mídia e negócios de grande alcance no Brasil por meio da Stock Car, a renovação da associação com a Cavaleiro Sports foi um passo natural, na avaliação de Tiago Fernandes, CEO e co-fundador da AutoForce. “Estamos promovendo a transformação digital na indústria automotiva com muita tecnologia, integrações e processos. E precisamos comunicar isso por meio da principal paixão dos profissionais que atuam neste setor - velocidade, perfomance e resultados. Por isso escolhemos a Cavaleiro Sports na Stock Car como plataforma para promover a nossa ambiciosa missão e visão de mercado”, afirmou Tiago.

“O automobilismo foi o agente acelerador de várias inovações para a humanidade por seu caráter inovador com foco em performance e segurança. Por isso o esporte a motor traz um padrão extremamente elevado de comprometimento com o detalhe”, disse. 

Vai começar a segunda temporada da UTV CUP

 

Hora de apertar o cinto e aguardar pela luz verde para começar a acelerar. Depois do sucesso da primeira temporada da UTV CUP – campeonato de rally baja destinado aos UTVs e aberto para todas as marcas – a competição retorna no próximo sábado (1º de abril), com a primeira das cinco etapas do calendário 2023. A cidade de Pardinho (SP) sedia a disputa, com o percurso montado na Fazenda Real. 

O circuito de 30 quilômetros, que já agradou no ano passado, sofreu algumas alterações para desafiar ainda mais pilotos e máquinas. Boa parte da pista é gramada em meio a laranjais, o que traz uma condição de aderência diferente. Se o piso é bom em sua maioria, não faltam pontos com erosões que exigirão atenção e cuidado redobrados. 

Além disso, trechos mais velozes se misturam a outros travados para proporcionar uma prova completa. Com o formato Baja, não há planilha e as referências ao longo do percurso são sinalizadas no próprio caminho. O que favorece a capacidade de leitura do terreno e a rapidez para a tomada de decisões. Ao todo serão três voltas, com apenas 2,4 quilômetros de deslocamento em cada uma. 

Um dos objetivos da UTV Cup com seu formato compacto – toda a ação ocorre em um único dia –, é atrair novos praticantes para o esporte. Uma das novidades deste ano é justamente a criação de uma categoria Feminina, que dará às mulheres inscritas a chance de brigar por dois títulos, já que também lutarão pela vitória nas categorias tradicionais. 

quarta-feira, 29 de março de 2023

Vivo fecha patrocínio com a Stock Car

 

 A Vivo amplia sua presença no automobilismo brasileiro e anuncia o patrocínio à Stock Car Pro Series, principal categoria da modalidade no país. Com 12 etapas por todo o Brasil e grande impacto em transmissões pela TV e internet, a Stock Car hoje reúne grandes nomes do esporte com destaque internacional, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet, além de nomes consagrados na própria Stock como Cacá Bueno, Daniel Serra, Ricardo Maurício, Felipe Fraga e Gabriel Casagrande.

“A velocidade e tecnologia da conexão 5G com a Stock Car traz uma combinação única e concretiza experiências inéditas. Essa parceria fortalece nosso propósito de Digitalizar para Aproximar e reforça nossa abrangência nacional”, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
A Vivo estará em todas as etapas da competição, com presença de marca e ativações para o público que acompanha a Stock Car Pro Series. Uma das ações será o “Fan Push Vivo 5G”: em cada etapa, o público participará de uma votação aberta nas redes sociais para escolher qual piloto terá direito a usar “velocidade extra” na pista durante a prova. O mais votado receberá esse bônus e em cada etapa, pilotos diferentes serão selecionados pela direção da Stock Car para participar da ação.

“Cada vez mais o automobilismo de ponta precisa acompanhar a velocidade das inovações e ter as melhores soluções em conectividade. Foi por isso que escolhemos a Vivo. Ela é mais do que uma patrocinadora, é uma parceria que vai nos entregar soluções tecnológicas. O ingresso de uma empresa líder como a Vivo em nosso portfólio sinaliza que estamos realmente na vanguarda dessa evolução em termos de esporte e entretenimento”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, detentora da Stock Car Pro Series.

Fonte: Stock Car Pro

Tony Kanaan inicia temporada da Stock Car com a Texaco Racing de olho em novos pneus

 

A temporada da Stock Car começa neste final de semana em Goiânia (GO), quando o Autódromo Internacional Ayrton Senna receberá uma rodada dupla. A categoria mais importante do automobilismo brasileiro tem como uma das novidades a troca de fornecedor de pneus, algo que pode trazer surpresas na abertura do campeonato, de acordo com Tony Kanaan, piloto da Texaco Racing, que completa dez anos de parceira com a Full Time em 2023.

Nenhum piloto da categoria teve, até o momento, contato com os pneus desenvolvidos pela Hankook, fabricante que passa a ocupar o lugar da Pirelli neste ano. De acordo com Kanaan, as principais equipes sempre vão se adaptar mais rapidamente, mas que nesta primeira etapa, podem ocorrer resultados surpreendentes.

“Pelo que ouvi falar dos pneus, eles têm um perfil mais alto e um pouquinho mais duro. Podem ter algumas mudanças. Mas as equipes boas sempre serão boas e vão se adaptar mais rapidamente, e os pilotos mais experientes vão pegar a mão destes pneus mais rápido. Agora, é difícil saber. Vamos descobrir na quinta-feira”, disse o piloto do Toyota Corolla número 6.

Tony ainda destacou que esta é uma situação nova em sua carreira no esporte a motor. Com carreira consolidada na Indy, onde atua desde 1998, seja em tempo integral, seja apenas em corridas isoladas, o piloto sempre usou pneus do mesmo fornecedor, trabalhando com outras marcas apenas quando fez corridas em outros campeonatos do automobilismo mundial.

Stock Car começa em Goiânia com mudanças que deverão aumentar o equilíbrio de forças

 

 Hora de matar a saudade da Stock Car Pro Series. Cheia de novidades, a principal categoria do automobilismo brasileiro acelera pela primeira vez em 2023 ao iniciar, neste final de semana, a 45ª temporada de sua história. A partir das 11h40 deste domingo (2), 30 carros e pilotos darão o passo inicial na luta pela conquista do título mais cobiçado do esporte a motor do país.

Será a primeira das 12 etapas programadas para 2023 em um campeonato que vem com novidades. Pilotos que trocaram de equipe, outros que retornam ao grid – como o campeão de 2016 Felipe Fraga, retornando pela Blau Motorsport -, e também competidores estreando na Stock Car Pro Series, como Enzo Elias, campeão da Porsche Cup em 2022 e que faz sua estreia pela equipe Crown Racing/TMG como companheiro de equipe de Nelsinho Piquet; o gaúcho Lucas Kohl, que também dá o passo inicial na categoria principal estreando pela renovada Hot Car Competições como companheiro de Gaetano di Mauro; e também o anúncio, surpreendente, de que Dudu Barrichello fará sua primeira temporada completa na Stock Car, como companheiro de equipe justamente do pai, o bicampeão Rubens Barrichello na Mobil Ale Full Time.

Além da “dança das cadeiras”, do lado técnico há uma novidade que exigirá adaptação de todos os pilotos: a mudança no fornecimento de pneus. Com pneus novos, os compostos e até as medidas são diferentes, o que impacta drasticamente o desempenho e aderência do carro.

“A gente tem um processo de adaptação ao desconhecido, e pneu é aderência pura”, destaca o campeão de 2022, Rubens Barrichello. “Junto disso temos os freios, que são super importantes na Stock Car. Então a gente vai para esta primeira prova mergulhando no desconhecido, porque o pneu pode mudar a altura do carro, que pode mudar o balanço dele e, fundamentalmente, pode mudar a estrutura e equilíbrio do freio. Tudo isso vem em composição e por isso são extremamente importantes”, destaca o bicampeão da categoria.

Renovada, Hot Car inicia temporada com novo corpo técnico

 

 
A equipe Hot Car Competições inicia neste domingo (2) em Goiânia (GO), a 23ª temporada de sua história na Stock Car. Será a quarta temporada sob o comando de Babi Rodrigues, a única mulher a chefiar uma equipe na principal categoria do automobilismo brasileiro. O time sediado em Cajamar (SP) vem para a etapa inaugural do campeonato com profundas alterações, especialmente em seu quadro técnico.


A dupla de pilotos é nova. Gaetano di Mauro, 25 anos, estreia pela equipe. O competidor vai para sua quinta temporada na Stock Car e já tem vitória na carreira. “Estou muito animado com a estreia pela Hot Car, tive uma recepção incrível de todos da equipe e tenho certeza que teremos um grande ano. A equipe tem trabalhado duro no nosso carro tenho certeza que vamos ter um excelente resultado em Goiânia. Quero agradecer a Valda pelo apoio, agora é focar na etapa e acelerar”, afirma di Mauro.

Babi também trouxe, do Rio Grande do Sul, o santa-cruzense Lucas Kohl, de 24 anos, que vai fazer sua estreia na categoria. “Fizemos todos os ajustes de cockpit e banco. O carro está bonito e a Hot Car fez um baita trabalho na pré-temporada. Estou confiante que teremos um equipamento competitivo, e aí cabe a mim fazer um bom trabalho de aclimatação ao carro. Os engenheiros já estão trabalhando comigo para encurtar esse tempo de adaptação. O objetivo é, primeiro, terminar as corridas; depois, claro, é pontuar. A intenção é sempre por um resultado bem positivo e é com esse espírito que estamos indo a Goiânia”, disse o estreante gaúcho.

Enzo Fittipaldi encara desafio inédito da Fórmula 2 na Austrália

 

A Austrália recebe pela primeira vez neste final de semana, no circuito de Albert Park, uma etapa da Fórmula 2. E, sabendo do desafio que enfrentará no traçado localizado em Melbourne, Enzo Fittipaldi fez boa parte da preparação para a terceira rodada dupla da temporada 2023 na sede da Red Bull, equipe da qual faz parte da academia, usando o simulador da equipe.

“Trabalhei bastante na sede da Red Bull nos últimos dias. Venho fazendo muitas atividades no simulador e me sinto bem preparado para a sequência da temporada da Fórmula 2. Será minha primeira vez correndo na Austrália, e vamos para lá acelerar com tudo e buscar bons resultados”, disse Enzo Fittipadi, que tem os patrocínios de Banco do Brasil, Eurofarma, Claro, Snapdragon, OakBerry, Baterias Moura, Stake, Furia, PLGG e Fantom.

Em toda a história das categorias de acesso à Fórmula 1, jamais houve uma etapa na Austrália. Assim, o circuito localizado na capital do estado australiano de Victoria é inédito para todos os pilotos da Fórmula 2. Por este motivo, o único brasileiro no grid do campeonato neste ano destaca a importância no trabalho do simulador para esta etapa.

“Como a pista é completamente nova para todo mundo, todo mundo vai ter que conseguir um acerto ideal muito rapidamente. Acredito que o trabalho no simulador é ainda mais importante neste final de semana e isso vai me ajudar na adaptação ao circuito e também a conquistar bons resultados”, completou Enzo, que nesta temporada defende a equipe Carlin.

TOYOTA GAZOO Racing terá 12 pilotos na temporada 2023 da Stock Car

 

A TOYOTA GAZOO Racing estará presente na temporada 2023 da Stock Car, maior categoria do automobilismo nacional, com um time de 12 pilotos: Bruno Baptista, Cesar Ramos, Dudu Barrichello, Enzo Elias, Gianluca Petecof, Matías Rossi, Nelsinho Piquet, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Sergio Jimenez, Thiago Camilo e Tony Kanaan.

Em 2022, Barrichello conquistou o título – o primeiro da história com o Toyota Corolla da equipe Full Time Sports.

“Temos 12 pilotos de muita qualidade guiando nossos Toyota Corolla GRS de competição na Stock Car e  tenho certeza de que vamos lutar novamente por vitórias e títulos, buscando mais um ano histórico como foi 2022 para TOYOTA GAZOO Racing. A presença na maior categoria do automobilismo brasileiro é uma parte importante de nossa estratégia de comunicação e marketing e estamos com um time repleto de estrelas para criar ações e experiências incríveis para nossos clientes”, diz Daniel Grespan, Líder do Projeto GAZOO Racing no Brasil.

A TOYOTA GAZOO Racing entrou para a Stock Car em 2020 e desde então vem crescendo no cenário nacional, inspirada nas ações da marca em competições pelo mundo a fora, incluindo Mundial de Endurance, Mundial de Rally etc. No intercâmbio com o automobilismo argentino, mas uma vez Matias Rossi competirá com a TOYOTA GAZOO Racing na Stock Car em 2023, com a equipe Full Time Sports. No ano passado, o piloto disputou o título até a etapa final, sendo o primeiro estrangeiro da história da categoria a ter atingido este feito.

Nelson Piquet Jr. estreia patrocínio da Universal Soluções Automotivas em palco de sua última vitória na Stock Car

 

A abertura da Stock Car 2023, que acontece neste final de semana em Goiânia, reserva um episódio à parte para pilotos e equipes: a adaptação aos novos pneus. Nelson Piquet Jr, que acelera o Toyota Corolla com apoio de Universal Soluções Automotivas, destacou a importância dos novos pneus Hankook, que substituem os Pirelli neste novo campeonato.

“O pneu é a coisa mais fundamental que tem para equilibrar o ajuste do carro. Essa é a peça mais importante e você tem que saber como ele gosta de ser tratado: temperatura ideal, calibragem e cambagem. É algo que demora para aprender, mas o bom disso é que dá uma resetada em quem conhecia bem os pneus anteriores, que descobriram o que a borracha precisava para ter a aderência máxima”, explica Nelsinho, que tem patrocínio de Universal Soluções Automotivas e Amortex.

Em 2022, Piquet foi destaque com a equipe TMG Racing ao vencer na pista de Goiânia, resultado que ajudou o piloto a fechar a temporada entre os oito melhores do campeonato. Para este ano, Nelsinho acredita que poderá seguir no mesmo caminho e até ir além.

“Agora, a entrada de um novo fornecedor de pneu pode tirar um pouco a vantagem das melhores equipes. Mas quem tem os melhores engenheiros e recursos, podem sempre descobrir mais cedo as características deste novo pneu. Nosso objetivo é começar bem essa temporada e quem sabe poder lutar lá na frente sempre pelas primeiras posições”, completa Piquet Jr, que é campeão mundial de Fórmula E.

Stock Car, 45ª temporada: grid terá sete campeões e quatro ex-F-1

 

 A Stock Car Pro Series abre oficialmente o 45º campeonato da sua história neste domingo (02/04) no circuito misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), um dos palcos mais tradicionais do esporte a motor nacional. A principal categoria do automobilismo na América Latina dará início à temporada 2023 com várias novidades, como a introdução dos novos pneus Hankook, estreias e diversas trocas de equipes e pilotos. 

Para 2023, metade do grid formou novas parcerias, com os pilotos formando alianças inéditas com as equipes. Nessa composição, destaca-se o retorno de Felipe Fraga, campeão de 2016 que agora integra a equipe Blau Motorsport. O pentacampeão Cacá Bueno também estará a serviço de um novo time, deixando a Crown para se aliar à KTF Sports na tentativa de um novo título. Ao todo, a Stock contará com sete campeões no grid (veja abaixo) que, na soma, conquistaram 16 campeonatos – incluindo todos os disputados nos últimos doze anos.

Quatro ex-pilotos de Fórmula 1 estarão no grid: Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta. Vencedor do título de 2022, Barrichello chega com uma grande novidade: formará, com Dudu Barrichello, a primeira dupla de pai e filho da história da categoria. Eles competirão pela mesma equipe, a Mobil Ale Full Time, time liderado por Maurício Ferreira.

Carrera Ducati Eyewear celebra a confirmação do campeão mundial de MotoGP

 

  Após um ano de grandes sucessos, Carrera e Ducati estão mais unidas do que nunca. Para celebrar sua parceria desde a pista até ao estilo de vida, Carrera -- parceira oficial da Ducati Corse - confirmou o campeão mundial de MotoGP Pecco Bagnaia, e o novo corredor oficial da Equipe da Ducati Lenovo Enea Bastianini, como seus embaixadores mundiais para 2023. 

A marca está orgulhosa por ser parceira de uma equipe como a Ducati Corse, que nos últimos três anos esteve sempre nos primeiros lugares do mundial, ganhando o campeonato de construtores da MotoGP, e em 2022 obteve o título do campeonato de corredores de MotoGP com o triunfo incrível de Pecco Bagnaia. 

Além disso, Carrera aumenta seu apoio à Ducati participando do campeonato mundial de Superbike e se tornando parceiro da Aruba it Racing -- Ducati Team em 2023 com empenho total em pista e fora.

De fato, a equipe Aruba it Racing - Ducati Team vestirá a coleção Carrera|Ducati, assim como Alvaro Bautista, campeão mundial de Superbike em 2022 e seu colega de equipe Michael Rinaldi, ambos embaixadores da Carrera para consolidar a presença de Carrera nos pódios em 2023.

3ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart tem sua programação divulgada

 


Dentro de três semanas, a principal competição de kart das regiões Norte e Nordeste do país terá início no Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na orla da praia do Atalaia, em Aracaju (SE).

A 3ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril e sua programação já está disponível no site da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA): https://cba.org.br/upload/downloads//689/programacao-nordeste-de-kart-2023-.pdf

Serão 10 categorias em disputa, com o início das atividades no dia 20 de abril, quando serão realizados dois treinos livres.

No dia 21, as categorias serão divididas nos grupos da manhã e da tarde. Pela manhã, entrarão na pista os pilotos da Júnior Menor, Cadete/Mirim, Graduados, Novatos e Super Sênior. À tarde, será a vez da F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Novatos, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Stock Car homenageia seu fundador, Reinaldo Campello

 

Um dos fundadores da Stock Car Pro Series, o paulista Reinaldo Campello será homenageado no próximo domingo, quando a categoria disputará a etapa de abertura da temporada 2023. A prova, a ser realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), levará o nome do empresário, que ainda nos anos 1970 se tornaria um dos destaques do esporte a motor nacional. Ao lado dos irmãos Affonso e Zeca Giaffone, entre outros colaboradores da época, Campello foi um dos principais responsáveis pelo projeto de criação da Stock Car, em 1979.

Campello faleceu no último dia 21 de março, aos 78 anos, deixando como legado iniciativas e projetos ligados ao automobilismo nacional. O ex-piloto foi um dos principais entusiastas e incentivadores para que a General Motors, dona da marca Chevrolet, criasse uma categoria exclusiva para os lendários Opalas e aprofundasse seu envolvimento no automobilismo. O sonho do empresário virou realidade em 22 de abril de 1979, quando o Campeonato Brasileiro de Opala Stock Car realizou a primeira corrida da sua história, no traçado gaúcho de Tarumã. Reinaldo foi um dos pilotos que integrou o grid naquela prova histórica. 

Nascido em 5 de janeiro de 1945, Campello disputou um total de 69 corridas na Stock Car, conquistando três vitórias (Interlagos, 1980; Guaporé, 1981; e novamente em Interlagos, em 1982). Conhecido pela velocidade e forte personalidade, ele subiu ao pódio nove vezes e marcou seis poles, além de ter feito cinco melhores voltas ao longo da carreira, encerrada nas pistas da categoria em 1986.
Entre os grandes legados deixados por Campello foi o de ter inserido a Stock Car no rol de transmissões da TV aberta. Ao lado de Galvão Bueno e o então chefe de equipe Washington Bezerra, Reinaldo levou a categoria para ser exibida ao vivo na Band nos anos 1980. Na época, Campello também ocupava a função de diretor de esportes da emissora do Morumbi.

Outro feito alcançado por Campello e que jamais foi repetido desde então foi o de levar a Stock Car para correr na Europa. Em 1982, ele foi o principal responsável por organizar o enorme desafio logístico ao embarcar 20 Opalas para Portugal e concretizar a realização de duas corridas no Autódromo do Estoril, com 16 pilotos brasileiros e quatro portugueses. Reinaldo viabilizou, além da logística, também patrocínio para todas as despesas que envolveram a execução das duas corridas, realizadas em 3 e 18 de julho daquele ano.

Miguel Costa destaca boa velocidade na abertura do Europeu de Kart

 

Um dos talentos do kartismo brasileiro na Europa, Miguel Costa está cada vez mais adaptado a equipe Parolin, da qual defende desde o início da temporada. O piloto mostrou velocidade com o novo equipamento na etapa de abertura do Campeonato Europeu de Kart, disputada em Valência, na Espanha, e escalou o pelotão na maioria das baterias disputadas.

A etapa que marcou a abertura da competição continental teve Miguel com bom ritmo nas baterias classificatórias, sendo que em todas elas o brasileiro conseguiu avançar durante as provas. Assim, mesmo sem alcançar a decisão da etapa por conta de uma quebra nas classificatórias, o piloto avaliou o desempenho na região espanhola da Andaluzia como dos mais positivos.

“A gente conseguiu alcançar a velocidade que buscávamos com a nova equipe. Peguei um grupo difícil em uma pista que todos estavam muito próximos. Consegui boas corridas de recuperação, mas sofri uma quebra em uma das baterias. Na pré-final, tínhamos o ritmo dos melhores pilotos e escalei 12 posições. O positivo é que alcançamos um bom ritmo para poder brigar no grupo da frente. Vamos para cima nas próximas etapas”, disse Miguel, que tem os patrocínios de Baked Potato e Participa.

Após algumas semanas seguidas com corridas, o brasileiro contará com um período de três semanas sem eventos. Assim, o próximo desafio de Miguel Costa no kartismo europeu será a etapa final do WSK Super Masters, marcada para o circuito de Cremona, na Itália, entre os dias 27 e 30 de abril.

Fonte: Paulista Digital

Fras-le e Stock Car juntas em mais uma temporada

 

 
A Fras-le, uma das maiores fabricantes de materiais de atrito do mundo, segue ao lado Stock Car Pro Series, a principal categoria do automobilismo brasileiro, na temporada 2023, novamente na qualidade de fornecedora oficial. A empresa continuará empregando sua tecnologia e know-how no fornecimento das pastilhas de freio que conferem desempenho, segurança e durabilidade nas disputas de posição de uma das categorias de carros-turismo mais equilibradas e disputadas do mundo.

Desde 2016, a Fras-le tem se destacado como parceira da Stock Car Pro Series. A parceria possibilitou o desenvolvimento de produtos de alta qualidade, aumento no reconhecimento da marca e o trabalho direto com fornecedores (B2B) e consumidores finais (B2C) nos eventos da categoria, que acontecem em algumas das principais cidades do país. A Fras-le também desenvolveu plataformas e conteúdo sobre a Stock Car em seus canais oficiais, levando mais da categoria a seus clientes e seguidores.

“Esta é a oitava temporada que somos patrocinadores oficiais para a maior categoria do automobilismo brasileiro, onde as pastilhas de freio Fras-le são colocadas sob extremas condições de uso, atestando toda a segurança e tecnologia Fras-le. Esta parceria de sucesso com a Stock Car Pro Series enaltece a marca Fras-le como a pastilha oficial que equipa todas as equipes, para todos os fãs de automobilismo”, destaca Sabrina Carbone, Gerente de Marketing da Fras-le. 

Com pódio e top-5 em Córdoba, Rafael Suzuki completa 1ª etapa do TCR South America no top-3 do campeonato

 

O Autódromo de Córdoba, na Argentina, foi o palco da primeira etapa do TCR South America 2023. O campeonato abriu a terceira temporada de sua história com um grid de 22 pilotos e carros de oito montadoras diferentes. Para Rafael Suzuki, o evento foi de muitas novidades, aprendizados e saldo positivo. Em sua primeira vez correndo com carros de tração dianteira, o piloto esteve sempre entre os mais rápidos nas sessões, garantindo um 5º e um 3º lugares nas corridas disputadas neste domingo, e fechando a etapa no top-3 do campeonato.

Na quinta-feira, Suzuki teve seu primeiro contato com o Link&Co da equipe PMO Motorsport, atual campeã da categoria, para uma sessão de treinos livres. No sábado, mais dois treinos antecederam a classificação, que definiu o grid de largada para as duas corridas.

No TCR, o qualifying é dividido em duas fases. No Q1, os pilotos têm 20 minutos para marcarem suas voltas. A partir daí, os 12 melhores passam ao Q2, quando têm mais 10 minutos para marcarem os tempos. Rafael assegurou a 7º melhor volta, garantindo assim esse posto para a largada na 1ª prova. Para a corrida 2, os 10 primeiros dessa sessão invertem posições, assim, ele largaria em 4º.

As corridas tiveram grandes disputas ao longo do grid, com mais uma novidade, que são as largadas paradas - ao contrário das largadas lançadas que acontecem na Stock Car. Na 1ª prova, Suzuki ganhou uma posição na largada, e manteve ritmo forte para avançar mais uma posição com uma ultrapassagem sobre o atual campeão Fabrizio Pezzini, para fechar o top-5.

Rally Rota Sudeste: Lucas Moraes (UTV) e Francine Rossi (Moto) foram os grandes campeões em São Manuel (SP)

 

 Calor, saltos, poeira, areia, cascalho e velocidade não foram obstáculos para as equipes inscritas na 17ª edição do Rally Rota Sudeste. O certame reuniu um grid substancial em sua história com 53 veículos entre motos e UTVs no campeonato nacional em uma disputa eletrizante e equilibradíssima contra o relógio por mais de 400 quilômetros em dois dias de disputas (quatro trechos cronometrados).

O campeão entre as motocicletas foi Francine Rossi, São Sebastião do Paraíso (MG). Competindo com a Kawasaki K 450 XC, o piloto acelerou forte e fechou os dois dias na primeira posição com o tempo de 03h13m35s29. “Me senti em casa aqui em São Manuel foram dois dias em um bom desempenho e com consistência para garantir o título do Rota Sudeste. Um excelente começo de temporada”, festejou o competidor bicampeão Brasileiro Rally Baja (MT2).

O multicampeão Lucas Moraes entre os carros realizou a sua estreia na categoria UTV. O paulistano esteve a bordo do Polaris PRO R #123 e computou o tempo acumulado de 02h48m44s25. “Andamos com ritmo muito forte, aprendi bastante. E é ótimo começar o Campeonato Brasileiro de Rally Baja com duas vitórias e na liderança. Nos veremos novamente em maio para a segunda etapa”, comemora o piloto da equipe MEM Motorports.

domingo, 26 de março de 2023

VNT Brasil: dominante, Emerson Reck leva 100% dos pontos em Balneário Camboriú

 

 Dominante, Emerson Reck vence primeira prova em Balneário Camboriú
 
Só deu Emerson Reck na primeira etapa do VNT Brasil, disputada na tarde deste sábado em Balneário Camboriú. O representante de Campo Novo do Parecis garantiu 100% dos pontos deste sábado, com a pole-position e vitória nos três estágios disputados. A corrida 2 está prevista para este domingo, às 10h30.

“Foi uma vitória incrível. Um dia maravilhoso que deu tudo certo. Foi muito sofrido por todo o trabalho para entregar o evento. Estou muito feliz”, comentou o vencedor.
Na categoria Sênior, também teve vitória da Família Reck. O patriarca Vanderlei foi o melhor ao final dos três estágios, mesmo revelando uma lesão na mão.

“Destronquei o dedão da mão direita depois de um toque ali na pista. Mas deu pra chegar forte e comemorar. Amanhã tem mais”, comentou o piloto de Tangará da Serra (MT).

O VNT Brasil é organizado pelo grupo SR e a Associação Nacional de Velocidade na Terra, com apoio e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado.

Stuttgart Motorsport abre temporada do Endurance Brasil com pódios no Velocitta

 

O segundo lugar de Jacques Quartiero/Danilo Dirani e o terceiro de Luiz Landi/Tom Filho/Cadu Pasetti com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport se transformaram no ponto alto da Stuttgart Motorsport nas Três Horas do Velocittà, prova que abriu a temporada do Endurance Brasil neste sábado no autódromo localizado em Mogi Guaçu-SP. O resultado foi acompanhado pelo 4º lugar de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller com o Porsche 911 GT3 R, obtido após uma corrida em que o trio liderou a promissora primeira parte da corrida e deu a impressão de que poderia sonhar no mínimo com um lugar no pódio.

Debaixo de sol forte e temperaturas acima dos 30 graus, a corrida foi marcada pelo elevado número de intervenções do safety car – foram oito no total – que acabaram complicando a vida e o planejamento das equipes. Coube a Marçal Müller cumprir o primeiro turno na GT3 e ele não poderia ter se saído melhor, levando o carro da Stuttgart Motorsport do quarto lugar no grid da categoria para a liderança antes de completada a primeira volta. Depois, resistiu bravamente à pressão de Átila Abreu antes de ser superado por volta do 20º minuto.

A partir de então, o que se viu foi uma alternância no pelotão dianteiro e a presença constante do safety car na pista, levando a definição da prova para a fase final. Já com Maurício no cockpit, sucedendo a Marcel Visconde, a Stuttgart Motorsport pareceu rumar a um desfecho positivo no Velocittà. Com o ritmo mais veloz da classe, Maurício perseguia o terceiro lugar ao faltarem 26 minutos quando foi obrigado a retornar aos boxes para troca do conjunto roda e pneu traseiro direito, danificado em decorrência de um toque com um protótipo de outra categoria. O tempo perdido com a parada não prevista comprometeu inevitavelmente as chances da equipe.

Na GT4, as perspectivas de uma dobradinha eram reais no meio da prova, quando os carros da Stuttgart Motorsport comandaram a disputa. No final, no entanto, o pódio duplo acabou sendo comemorado pelos pilotos dos 718 Cayman GT4 Clubsport. Estreante na equipe e primeiro a entrar na pista, Cadu Pasetti era só alegria depois da bandeirada. “Eu estava parado há 10, 12 anos. Neste tempo, fiz apenas uma corrida há três anos. Correr aqui no Endurance, que é o suprassumo do automobilismo, e pela Stuttgart Motorsport é a realização de um sonho. Este carro é maravilhoso, muito bom de chão. Mas o campeonato será duro porque já dá para perceber a evolução das demais equipes. Esta era uma pista mais favorável para nós, e agora já vimos que as dificuldades aumentaram”, observou.