CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.acebook.com/Paddock-Brasil
O Dakar 2023 terá início com muitas expectativas e poucas certezas.
Entre os 455 veículos inscritos nas sete categorias, a lista de
possíveis vencedores é grande – e até inclui brasileiros. Mas, como dita
a tradição e a própria essência da corrida, na 45ª edição do maior
desafio do esporte a motor mundial tudo pode – e deve – acontecer.
Confira abaixo um resumo do que de mais importante será visto na prova
disputada nos desertos da Arábia Saudita, que define a ordem de largada
no dia 31 de dezembro e tem o início de seus 15 dias de competição em
primeiro de janeiro.
A corrida será disputada pela quarta vez seguida
na Arábia Saudita, após 11 edições na América Latina, que recebeu a
prova quando o Dakar foi forçado a abandonar a África devido a
crescentes ameaças terroristas. Pelo segundo ano seguido, o rally será
válido também para o Campeonato Mundial FIA de Rally Cross-Country.
O
percurso será de 8.549km, sendo 4.706km de trechos cronometrados em
alta velocidade – as chamadas especiais, correspondentes a um dia de
competição. O trajeto prevê alguns trechos já visitados, como os de
Al’ula, Ha’il e Riad, mas também inclui percursos inexplorados no
inóspito “Empty Quarter” – um deserto gigantesco cujo nome, em tradução
aproximada, significa “território inabitado”. Quem se perder por ali
estará sozinho em um mar de areia. O Dakar, novamente, promete que a
sequência interminável de dunas será predominante na prova.
Carros: maior sofisticação – Ao todo, serão 455
veículos em sete categorias principais: motos, quadriciclos, carros,
protótipos leves, UTVs, caminhões e clássicos – destinada a carros do
Dakar de várias épocas, mas em percurso menos radical. A principal
categoria é a dos carros, por ter os veículos mais sofisticados, velozes
e os pilotos mais importantes. Entre os 73 automóveis, há algumas
subcategorias determinadas pela configuração das máquinas, incluindo
veículos de tração 4x4 e 4x2, motores híbridos, a diesel, diesel
ecológico e gasolina.
A principal divisão é a T1+, na qual a equipe
Overdrive Toyota tenta repetir a vitória geral da prova obtida em 2022
com a dupla Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Qatar/França), além de
chegar reforçada pelo vencedor do Dakar 2009 Giniel De Villiers e o
navegador Dennis Murphy, ambos sul-africanos.
É neste esquadrão
também que está o estreante brasileiro e atual bicampeão do Rally dos
Sertões, Lucas Moraes e o navegador alemão Timo Gottschalk. A dupla é
vista como fonte de possíveis surpresas tanto pelo desempenho de Moraes
no maior rally do Brasil quanto pelas atuações no Campeonato Mundial FIA
de Rally Baja e Cross Country.
Loeb e os Audi híbridos – A bordo de um modelo
Hunter da Prodrive testado ao longo do ano, o nove vezes campeão mundial
de rally Sebastien Loeb chega a 2023 depois de ter terminado no pódio
três vezes. O supercampeão da França promete não deixar escapar a
primeira vitória no Dakar neste ano, ao lado do navegador belga Fabian
Lurquin.
Outra sensação é a equipe alemã Audi, que volta à carga com
os carros híbridos gasolina-elétricos e-Tron Quattro, que após um ano
de desenvolvimento estão entre as principais apostas do Dakar 2023. A
mão de obra é do lendário “Mister Dakar” Stéphane Peterhansel (com o
navegador francês Edouard Boulanger) e do icônico Carlos Sainz (em
parceria com o também espanhol Lucas Cruz), além do ex-DTM Mattias
Ekstrom (e seu conterrâneo, o navegador sueco Emil Bergkvist).
Entre
os 19 quadriciclos, além do campeão Alexandre Giroud (França), o Brasil
vem bem representado com Marcelo Medeiros – que na edição anterior
venceu três das 12 especiais do evento e terminou em sexto. As motos são
a categoria mais numerosa, com 125 participantes, mas não possui
brasileiros na competição. Destaque para o atual bicampeão Sam
Sunderland (Inglaterra), além do espanhol Joan Barreda, o chileno Pablo
Quintanilla, o norte-americano Ricky Brabec, o australiano Toby Price e o
austríaco Matthias Walkner.
Russos banidos – Devido à guerra contra a Ucrânia,
competidores russos e mesmo a fabricante Kamaz foram banidos do Dakar.
Em 2022, a montadora dos icônicos caminhões de rally baseada em
Naberejnye Tchelny faturou os quatro primeiros lugares. Mas essa
ausência não tornou menos impressionante a categoria dos caminhões, que
não possui competidores brasileiros.
Com 56 veículos inscritos, os
gigantes do deserto prometem um show a parte, com destaque para os
pilotos holandeses da Iveco Janus van Kasteren e Martin van den Brink –
primeiros colocados em 2022, logo após os quatro caminhões russos que
dominaram a corrida.
Já entre os 47 Protótipos Leves, que são UTVs
construídos especificamente para rally, os chilenos Francisco López
Contardo e Juan Pablo Latrack são os atuais campeões e novamente ocupam o
alto da lista de apostas. Os favoritos desta vez terão a companhia de
duas duplas brasileiras: Pâmela Bozzano/Carlos Sachs e Enio Bozzano
Júnior/Luciano Gomes. Mas a provável grande rival de Contardo/Latrach
deve ser a dupla formada pelo americano Austin Jones e o brasileiro
Gustavo Gugelmin, atuais campeões da categoria de UTVs de produção.
Nesta
última, estão inscritos 46 UTVs de produção – aqueles vendidos em lojas
comuns –, com os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo entre as
parcerias mais fortes. O Brasil também será representado por Bruno Conti
de Oliveira, que contará com a navegação do português Pedro Bianchi
Prata, e Cristiano Batista, que terá navegação do espanhol Fausto Mota.
Apesar de rivais, Rodrigo e Bruno são pai e filho e disputarão a prova
pela mesma equipe, a South Racing Can Am, atual campeã do Dakar.
45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km
(Data / locais / total do dia / especial)
Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km
01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km
02/01 – Sea Camp –> Al-'Ula – 590 km / 431 km
03/01 – Al-'Ula –> Ha'il – 669 km / 447 km
04/01 – Ha'il –> Ha'il – 573 km / 425 km
05/01 – Ha'il –> Ha'il – 646 km / 375 km
06/01 – Ha'il –> Ad Dawadimi – 876.68 km / 466 km
07/01 – Ad Dawadimi –> Ad Dawadimi – 641.47 km / 473 km
08/01 – Ad Dawadimi –> Riyadh – 722.41 km / 407 km
09/01 – Descanso – Riyadh
10/01 – Riyadh –> Haradh – 710 km / 439 km
11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km
12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km
13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km
14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km
15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 km
Veículos e Categorias
Carros: 73 (1)*
Motos: 125
Quadriciclos: 19 (1)
Protótipos Leves: 47 (5)
UTVs: 46 (4)
Caminhões: 56
Clássicos: 89
Total: 455 veículos
*Nota:
entre parêntesis, competidores brasileiros, que totalizam 11. Entre
eles, a primeira piloto brasileira do Dakar (Pamela Bozzano)
Brasileiros no Dakar 2023
Piloto / Navegador / Veículo
CATEGORIA T1+
Lucas Moraes (Brasil) / Timo Gottschalk (Alemanha), Toyota GR DKR IMT
PROTÓTIPOS LEVES
Gustavo Gugelmin (Brasil) / Austin Jones (EUA), Can-Am Maverick XRS
Pâmela Bozzano (Brasil) / Carlos Sachs (Brasil), Can-Am Maverick X3
Enio Bozzano Júnior (Brasil) / Luciano Gomes (Brasil), Can-Am Maverick X3
UTVs DE PRODUÇÃO
Rodrigo Luppi (Brasil) / Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS
Bruno Conti de Oliveira (Brasil) / Pedro Bianchi Prata (Portugal), Can-Am Maverick X3
Cristiano Batista (Brasil) / Fausto Mota (Espanha), Can-Am Maverick XRS
QUADRICICLOS
Marcelo Medeiros (Brasil), Yamaha Raptor 700
Fonte: BestPR Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário