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O final de semana com a etapa especial da
Old Stock Race em Tarumã, no Rio Grande do Sul, não consegue ser
descrito com simples adjetivos. O clima quente ajudou, o carinho do
público de todo o Sul do Brasil e Uruguai fizeram toda a diferença, além
das disputas eletrizantes entre Opalas e Caravans na pista.
A
'Tarumã Historic' foi um sucesso absoluto dentro e fora da desafiadora
pista do Templo da velocidade em Viamão. O empenho dos organizadores se
traduziu em um espetáculo proporcionado pela mais brasileira de todas as
categorias automobilísticas.
Ainda
na sexta-feira, os primeiros opaleiros começaram a chegar para o
acampamento. Famílias completas vindas de Santa Catarina, do Rio Grande
do Sul e até do Uruguai prestigiaram a corrida histórica.
Além
da área de camping, a festa se estendeu para os boxes, com equipes e
pilotos. Tudo misturado com o legítimo churrasco gaúcho de boas vindas
feito após os treinos livres de sexta-feira.
Mesmo
sendo uma etapa festiva, a bordo dos Opalas e Caravans os pilotos
querem apenas vencer. A corrida ainda contou com representantes do Sul,
convidados especialmente para o evento: Álvaro Broilo e Carlos Beleza,
que dividiu carro com Pedro Gomes. Vale destacar que o piloto da Old
Stock Race, Luiz Carlos Zappelini também representa a região, pois vive
em Lages (SC).
Conhecendo a pista
Os
treinos livres de sexta-feira serviram para muitos deles conhecerem os
segredos do Autódromo de Tarumã, como suas famosas curvas de alta.
No
sábado, os treinos livres mostraram muita paridade entre os
competidores. Nos boxes, muito trabalho por conta de algumas quebras. O
experiente Kleber Eletric, conhecedor da pista, conseguiu a pole
position, com 1min18s833 no treino classificatório.
Os
quatro primeiros do grid tinham menos de 1 segundo de diferença. Isso
mostra um pouco do que seria o domingo de corridas em Tarumã.
As corridas
Na
primeira corrida, Kleber Eletric larga bem e se distancia dos demais,
mas a disputa pelas próximas posições era forte entre Thiago Lourenço,
Luiz Carlos Zappelini, Rodrigo Helal, Kaká Freire e George Lemonias, o
Grego.
No
meio da prova, uma bandeira amarela fez os pilotos se reagruparem e, na
nova largada, Eletric se distancia enquanto Zappelini pula para a
segunda posição fortemente pressionado por Lourenço, Helal, Kaká Freire e
Grego Lemonias.
No terço final da prova, Zappelini passou a perder competitividade, sendo ultrapassado por Helal e Kaká.
Já
no fim da prova Helal ultrapassou Thiago Lourenço e a vitória cai em
seu colo após, na última volta, Kleber Eletric abandonar a prova em uma
imagem cinematográfica: a ponta do eixo da roda traseira direita se
quebra e toda a roda se solta fazendo o carro pular em plena curva.
Felizmente, o piloto conseguiu domar o bravo Opala sem qualquer
problema.
"Essa
prova era para o Helal. Agora é trabalhar para a segunda corrida e,
ainda bem, nada grave aconteceu", disse Eletric ao chegar aos boxes.
Já
Helal, era só alegria: "É uma corrida de muita calma. Tive problemas
nos treinos que acertamos só no warm up. Com calma passei um a um, mesmo
largando em sexto. Eu não conhecia a pista, todos estão muito
competitivos. Só tenho a agradecer", disse.
Os cinco primeiros foram: Rodrigo Helal, Thiago Lourenço, Kaká Freire, Luiz Carlos Zappelini e Georges Lemonias.
Na
segunda prova, o grid foi formado de acordo com o fim da primeira
prova. Na largada, uma grande surpresa: o piloto gaúcho Álvaro Broilo,
com a Caravan 31, convidado para a 'Tarumã Historic', saiu da nona
posição e na primeira curva já assumiu a liderança.
O
piloto de Farroupilha chamou a atenção por ser o único a estar na pista
com motor 4cc, enquanto todos os demais equipados com 6cc. Por
problemas mecânicos, acabou abandonando no meio da corrida.
No
entanto, na segunda volta, Helal retoma a dianteira, seguido por Kaká
Freire e Thiago Lourenço. Esse trio protagonizou o grande duelo da
prova, com momentos memoráveis.
O piloto do Opala 21 logo depois tomou a liderança, deixando Helal e Kaká para trás.
Na
metade da prova Helal retomou a liderança. Voltas depois, também com
problemas mecânicos, Thiago abandonou a corrida. A partir de então, o
duelo ficou claro entre o piloto 113 e a Caravan Cheirosa.
A limpa disputa ficará na história da Old Stock Race. O Opala e a Caravan colados, ora disputando porta com porta.
Kaká
Freire enfim assumiu a liderança faltando apenas dois minutos para o
fim da corrida na saída da curva 8 para a 9 após erro de Helal.
Também
é preciso destacar a corrida de recuperação de Kleber Eletric. Após a
quebra, sua equipe conseguiu restabelecer o Opala 370 e ganhou nove
posições no grid, finalizando a prova na terceira posição com a
bandeirada de Paulo Soláriz, CEO da Old Stock Race.
Os cinco primeiros foram: Kaká Freire, Rodrigo Helal, Kleber Eletric, Luiz Carlos Zappelini e Cristiano Gomes.
Os
pilotos ainda pararam na curva do Tala para reverenciar o público que
lotou arquibancadas em uma festa que jamais será esquecida.
Ao
final das etapas, o grande vencedor do troféu especial elaborado por
Paulo Soláriz foi Kaká Freire. Emocionado, comentou sobre esse
resultado: "Que delícia! Que pista! Que dia! Agora vamos fazer mais
história. Quero finalizar bem o campeonato. Desde sexta estávamos vindo
forte e o resultado aconteceu", resumiu.
Zappelini
foi o grande vencedor na Old Man e também faturou o troféu especial.
"Obrigado por vocês terem feito essa festa. O troféu é de todos vocês
que fazem essa categoria acontecer", disse em meio às lágrimas no pódio.
Desfile recordista
Ao
longo dos meses, os opaleiros que desejaram puderam se inscrever para
desfilar na pista de Tarumã. E, assim, quase 400 Opalas e Caravans
participaram do ponto alto do final de semana.
Entre
as provas da Old Stock Race e da Turismo 1.4, famílias inteiras puderam
sentir o gostinho que os experientes pilotos têm ao passar por retas e
curvas de um circuito.
Pouco
a pouco, quase toda a pista ficou repleta dos bravos Opalas e Caravans,
reverenciando os pioneiros que, há 43 anos, na mesma pista deram início
às provas da categoria Stock.
Passado
e presente se uniram com emoção dos participantes, do público nas
arquibancadas, dos pilotos e até dos organizadores. Com isso, é possível
desenhar um futuro ainda mais promissor para a categoria, que não para
de crescer pelo Brasil.
Prova final
A
Old Stock Race volta a se reunir em Interlagos, com a sétima e última
etapa do campeonato. A data está marcada para 21 de janeiro de 2023.
A liderança segue com Evandro Camargo (298 pontos), seguido por Thiago Lourenço (234 pontos) e Konrad Viehmann (230 pontos).
Na
categoria Old Man, a liderança é de Georges Lemonias, o Grego, com 176
pontos, seguido por Marcos Philippi (138 pontos) e Luiz Carlos Zapelini
(136 pontos).
Fonte: www.academia.jor.br
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