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O Automóvel Clube Paulista, organizador dos 500 Km de Interlagos, divulgou aos participantes a versão final do Regulamento Desportivo e Técnico da 38ª edição, que acontecerá no dia 4 de setembro. A novidade neste ano é a inclusão de uma nova categoria, a Historic GT Race, que terá um campeonato exclusivo em 2023.
A Historic GT Race é aberta a protótipos com carenagens que reproduzem o visual de carros GT e turismo históricos, como o nacional Aurora (cupê esportivo inspirado na Ferrari F40 que fez muito sucesso na década de 1990) e os estrangeiros Porsche 550 Spyder e Ford GT40 - este, revivido por meio do Furlan GT40 desenvolvido pelo engenheiro Miguel "SeaMax" Rosario e inscrito pela equipe Furlan Racing/TRS. Também com participação confirmada está um protótipo com carenagem que reproduz formas estilizadas do Fusca. Outros carros estão sendo construídos e deverão fazer suas primeiras corridas ainda em 2022, já visando a temporada 2023. “Nos últimos tempos, alguns pilotos e equipes criaram carros de corrida modernos revestidos com carenagens que reproduzem, com variados graus de fidelidade, modelos que fizeram história nas pistas. A Historic GT Race foi criada para abrigar esses carros e incentivar o surgimento de outros”, destaca Silvio Zambello, presidente do Automóvel Clube Paulista e um dos articuladores da nova categoria.
Por regulamento, os carros da Historic GT Race devem ser calçados com pneus slick ou semi-slick e possuir tanques de combustível com até 100 litros de capacidade. Para maior equilíbrio, o peso é definido de acordo com a cilindrada do motor. Carros com motores aspirados de até 2.100 cm³ devem ter no mínimo 700 kg; motores aspirados de 2.101 cm³ a 2.300 cm³ obrigam peso mínimo de 770 kg; e, para os equipados com motores turbo de 2.000 cm³, o limite mínimo é de 820 kg.
As outras categorias dos 500 Km de Interlagos serão:
- Turismo até 1.600 cm³ – Carros de turismo de procedência Mercosul com motor aspirado equipados com pneus radiais;
- Turismo até 2.100 cm³ – Carros de turismo com motor aspirado equipados com pneus slick Yokohama ou semi-slick livres;
- Turismo Força Livre – Carros de turismo ou chassis tubulares com bolhas (tipo Stock Car) com motores aspirados acima de 2.100 cm³ ou turbo acima de 1.600 cm³;
- P3 − Protótipos de competição com motores aspirados de até 2.100 cm³ com duas válvulas por cilindro e obrigatoriamente com câmbio manual;
- P2 – Protótipos de competição com cilindrada livre acima de 2.100 cm³ para motores aspirados ou até 4.200 cm³ para motores turbo, sempre com restritor de entrada de ar para o motor com 90,1 mm de diâmetro.
Os participantes dos 500 Km de Interlagos terão valores e condições especiais na aquisição de pneus Yokohama para a corrida. Serão obrigatórias duas paradas para reabastecimento com no mínimo 3min30s, a serem feitas nos momentos determinados por cada equipe. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada categoria e, para ser considerado classificado na geral ou na categoria, o carro deverá completar 75% da distância do vencedor.
Fonte: LetraNova Comunicação
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