segunda-feira, 23 de agosto de 2021

GP da Bélgica: Fórmula 1 volta com uma seleção de compostos do meio da gama

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

  • A Fórmula 1 está de volta após as férias de verão com compostos do meio da gama para o Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps: a primeira corrida da segunda sequência de três provas da temporada de 2021. Na Bélgica, o C2 será o P Zero Branco duro, o C3 será o P Zero Amarelo médio e o C4 será o P Zero Vermelho macio.
  • Esta é a mesma nomeação do ano passado, que foi um degrau mais macia do que os pneus nomeados em 2019.
  • Spa, conhecida como uma das pistas mais emocionantes do calendário, contém uma ampla gama de demandas diferentes e tem a volta mais longa da temporada.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

  • Spa - localizado no sopé das Ardenas - é, obviamente, sinônimo de clima instável, que também pode variar em diferentes partes do circuito. Embora a corrida do ano passado tenha sido no seco, sempre há uma grande chance dos pneus de chuva Cinturato fazerem uma aparição em algum momento do fim de semana.
  • As forças exercidas sobre os pneus no Grande Prêmio da Bélgica são altas, especialmente no famoso complexo Eau Rouge-Raidillon, onde os pneus são submetidos a uma compressão violenta e fortes forças G em uma das partes mais rápidas da pista.
  • A reta Kemmel com quase 800 metros de comprimento, tem o efeito de resfriar os pneus, o que afeta a aderência nas curvas seguintes. Na verdade, da saída da La Source até a Les Combes (que segue a reta Kemmel) é uma distância de pouco mais de dois quilômetros sem qualquer frenagem.
  • O Grande Prêmio da Bélgica do ano passado foi vencido com uma estratégia médio-duro de parada única: a mesma tática selecionada por todos os três integrantes do pódio. Eles trocaram durante um longo período de safety car desde a volta 11, que influenciou fortemente a estratégia, com todos os pilotos parando neste momento.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

A quinta rodada do campeonato de Fórmula 3 será realizada em Spa com o pneu P Zero Amarelo médio, com apenas um composto obrigatório pelo regulamento em cada corrida. Este composto oferece o melhor compromisso entre desempenho e durabilidade, enfrentando as desafiadoras demandas de Spa.

O médio também é o pneu de transição (para uso durante os treinos livres) da corrida anterior na Hungria. Este ano, com três corridas por fim de semana, os pilotos de Fórmula 3 ganham cinco conjuntos de pneus slick, bem como dois conjuntos de pneus de chuva por fim de semana de corrida. Os de chuva podem ser particularmente úteis em Spa.

MARIO ISOLA - GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O Grande Prêmio da Bélgica marca nossa terceira visita a Spa em um mês em contextos muito diferentes, após as 24 Horas de Spa, o Rali da Bélgica de Ypres - que teve seu último dia em Spa - e agora a Fórmula 1. Os desafios desta pista, especialmente quando se trata do clima, são bem conhecidos, assim como as cargas colocadas nos pneus. No ano passado, os três primeiros se classificaram com o pneu médio, enquanto o macio oferecia um bom nível de aderência, mas exigia mais gestão, então não foi considerado um pneu de corrida ideal. A maioria dos pilotos passou do médio ao duro, com um pit stop ditado pelo safety car na volta 11 para a maioria deles. Portanto, podemos ver uma combinação interessante de estratégias este ano.”

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

  • A Pirelli esteve em Spa há apenas duas semanas, com a pista formando a final do Rali da Bélgica de Ypres, vencido pelo herói local da Hyundai, Thierry Neuville
  • As 24 Horas de Spa no início do mês foram vencidas pela equipe da Ferrari de Come Ledogar, Nicklas Nielsen e Alessandro Pier Guidi, conquistando a primeira vitória da fabricante italiana na corrida desde 2004.
  • Ferrari, McLaren e Mercedes participaram do mais recente teste de pneus de F1 de 18 polegadas de 2022 após o Grande Prêmio da Hungria: resta apenas uma sessão de teste de protótipo este ano em Paul Ricard, em meados de setembro.
Fonte:  Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário