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A Stock Car revelou recentemente o novo formato de disputas, que
entra em vigor já a partir da primeira etapa, marcada para este final de
semana em Goiânia (GO), no dia 25 de abril. Com provas mais curtas, a
nova dinâmica das etapas exigirá que os pilotos briguem por posições
durante todas as voltas, sem poupar o equipamento, já que não haverá
tempo para estratégias mais demoradas. A configuração promete ser um
novo desafio para todos os envolvidos, incluindo também as equipes,
engenheiros especializados em competição, fabricantes dos carros e
fornecedores de peças e sistemas. Na nova temporada que se inicia, a
FRAS-LE e a FREMAX confirmam a renovação do contrato de fornecimento de
pastilhas e discos de freio para a Stock Car.
“Renovamos com a
Stock Car pela plataforma que a categoria representa aos nossos
produtos, muito também pelo desafio que é imposto ao mostrarmos a
qualidade, segurança e durabilidade dos nossos produtos. Este novo
formato veio como a ‘cereja do bolo’ para continuarmos trabalhando
forte, como sempre fizemos”, destaca André Brezolin, engenheiro de
projeto da FRAS-LE & FREMAX
Cada etapa continua sendo composta por duas corridas, agora em um formato ‘non-stop’:
ao término da primeira prova, que terá 25 minutos de duração, o carro
de segurança entra na pista para agrupar o grid em movimento enquanto os
dez primeiros colocados da prova invertem suas posições (o vencedor
larga em décimo, o segundo em nono, e assim por diante até o décimo
colocado alinhar na primeira posição). Com apenas uma volta de
intervalo, é dada a largada para a segunda prova, com 20 minutos de
duração.
“O novo formato põe ainda mais à prova a qualidade e a performance dos discos e pastilhas de freio da FREMAX e FRAS-LE”, continua André Brezolin. As pastilhas de freio da FRAS-LE usadas na Stock Car suportam picos de temperatura de até 850 graus Celsius, enquanto os discos de freio da FREMAX são produzidos especialmente para resistir às escaldantes temperaturas de até 720 graus Celsius. “Teremos períodos de grande exigência dos nossos componentes, que deverão suportar condições severas de utilização em altas temperaturas por um tempo maior do que até então vinham sendo submetidos. É um desafio empolgante e para o qual estamos muito bem preparados”, afirmou.
Desde 2016, a FRAS-LE é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.
“Nesse momento em que aprimoramos o regulamento e tornamos nossas corridas um desafio técnico ainda mais exigente, é muito bom saber que continuaremos contando com a tecnologia de parceiros como a Fras-le e a Fremax”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car. “Fremax e Fras-le são muito mais do que patrocinadores e parceiros técnicos da Stock Car. Eles apoiam as equipes fornecendo freios sem custo, o que é um importante reforço nas finanças dos times da categoria”, elogia Julianelli.
Na visão de quem acelera (e freia) as máquinas, o novo formato vai trazer mais competitividade. Ricardo Maurício, que com o título de 2020 chegou a seu tricampeonato, gostou da novidade. “Eu fiquei bem satisfeito, e vejo a categoria trabalhando para melhorar ano a ano para deixar essa competição cada vez mais acirrada. Esse ano teremos 24 corridas ao longo da temporada, o grid invertido vai ser com os carros em movimento, o que é algo novo para todos nós. Já o lastro de sucesso não muda muito para mim, que andei o ano passado todo lastreado. Não é fácil, mas, eu entendo que ajudou a manter a última temporada ainda mais disputada. Acho que o importante é a categoria continuar crescendo”, disse o piloto da Eurofarma-RC.
Já o vice-campeão de 2020, Thiago Camilo, o novo formato pode ser positivo baseado em seu histórico de pole positions. “Para mim e para a Ipiranga Racing a parte mais interessante do novo regulamento são os pontos para a pole position. Nas duas últimas temporadas nossa equipe fez a metade das 24 poles disputadas. Eu fiz seis em 2019 e quatro em 2020, e o César ainda fez duas no ano passado. A pole position na Stock Car é muito difícil, na maioria das vezes conquistada por uma questão de milésimos de segundo, e já estava na hora de ela ser mais valorizada”, falou.
A primeira etapa da Stock Car acontece neste domingo (25) em Goiânia (GO), com transmissão ao vivo pela Band, SporTV, pelo YouTube oficial da Stock Car e pelo canal AutoVideos no Twitch e YouTube.
Fonte: P1 Media Relations/Fras-le FREMAX
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