Por meio de
transmissão online, os pilotos Jean Azevedo, Tunico Maciel, Gregório
Caselani, Bissinho Zavatti e o chefe da Honda Racing de Rally, Dário
Júlio, acompanharam o anúncio de todas as novidades. Entre elas, o
formato da estrutura do evento em "bolhas", ou seja, em locais isolados
das cidades e com acesso restrito, sem contato com público e outras
pessoas que não sejam da caravana da competição.
Também foram
comunicados os protocolos de segurança que incluem medidas como a
obrigatoriedade de testes RT-PCR, uso de máscara em tempo integral,
medição diária de temperatura corporal, distanciamento de três metros
entre as equipes, limite de integrantes por time, rota única para os
carros de apoio determinada pela organização, abastecimento somente em
postos credenciados, proibição de ajuda externa de pessoas locais,
acesso à Internet na “bolha”, briefings virtuais e utilização de
estrutura médica própria do evento.
Maior campeão da história da competição nas motos, com sete títulos, Jean Azevedo compara a proposta do Sertões 2020 com o Dakar. "Este ano vai parecer muito com a prova que era na África. Vamos seguir de acampamento para acampamento, bem restrito e isolado do povo. É bem diferente, porém eu já vivenciei esse formato. A movimentação controlada do apoio vai obrigar o piloto ser mais autossuficiente e administrar melhor a prova, além de ter uma estratégia de corrida muito mais ajustada para esse novo panorama", comenta o paulista de São José dos Campos.
Ele também alerta
que, mesmo com especiais menores, a edição não será fácil. "Com certeza,
os roteiros vão exigir muito física e tecnicamente. Teremos a Etapa
Maratona logo no segundo dia e passagem em regiões de montanhas, serras e
pedras, sem falar na chegada com muita areia e dunas. Estou contente
pelo que foi divulgado e pelo fato do Sertões acontecer neste ano tão
difícil", completa o piloto da categoria Super Production, que utiliza a
moto CRF 450RX.
Tunico Maciel,
atual bicampeão do Sertões nas motos, reforça que o trabalho em equipe
contará bastante. "Ter o Jean e o Dário no time, duas pessoas muito
experientes, e toda nossa estrutura nos ajudará demais a conseguir um
bom resultado. Fiquei feliz pelo esforço do Sertões para que a prova
possa acontecer", destaca o mineiro de Lavras. "Em relação ao roteiro,
vamos encarar diversos tipos de terrenos, muita quebradeira, por isso,
cuidar do equipamento, ter um bom preparo físico e estar atento à
navegação serão pontos imprescindíveis. Estou bastante confiante,
animado e pronto para mais esse desafio na minha carreira", conclui o
piloto da categoria Production Aberta e que também usará a moto CRF
450RX.
Assim como Gregório
Caselani, gaúcho de Caxias do Sul e vencedor do Sertões em 2016, que
vai acelerar o mesmo modelo pela Super Production. "A primeira etapa já
vai ter 1.305 quilômetros, o que já será bastante cansativo. Mesmo com
muita pedra e areia pelo caminho, acredito que as especiais serão um
pouco mais tranquilas do que nos últimos anos. Porém, teremos muito
deslocamento, o que tornará o rali bem cansativo, pelo pouco tempo de
descanso entre uma etapa e outra. Gostei muito da ideia da "bolha", do
isolamento, realmente o que tem que ser feito para a prova acontecer",
afirma.
Tetracampeão do
Sertões na categoria Rally Brasil, exclusiva para modelos nacionais,
Bissinho Zavatti também está pronto para mais esse desafio. "Vai ser um
rali totalmente diferente pela logística da prova e devido ao momento
que a gente está passando. O mais importante é ter o evento com
segurança. Sobre as especiais, senti que será bem difícil, com bastante
trecho bem travado e muitos quilômetros percorridos todos os dias", diz o
paulista de Monte Alto, que utiliza a motocicleta CRF 250F.
Categoria Self
Para
os integrantes da Self, categoria de baixo custo para motos destinada a
pilotos que participam da prova sem apoio mecânico (ou seja, o próprio
competidor faz a manutenção diária do veículo), a novidade é que o
vencedor receberá como prêmio uma moto Honda CRF 250F.
Turismo e ações sociais
Mais
uma vez, pensando na atenção e cuidados desse momento, todas as
expedições, incluindo a exclusiva para proprietários da Honda CRF 1000L
Africa Twin, foram transferidas para 2021. Por outro lado, o Sertões
2020 será marcado como o rali da solidariedade, já que as ações sociais
foram ampliadas, com doações de cestas básicas e ajuda às cidades da
região por onde a prova passará.
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, ASW, DID e Seguros Honda.
Confira o roteiro completo do Sertões 2020*:
31/10/2020 - sábado - Prólogo
Velocitá - Mogi Guaçu (SP)
1/11/2020 - domingo
1ª etapa - Velocitá / Mogi Guaçu (SP) a Bolha 2 / DF
Deslocamento inicial: 300 km
Trecho especial: 205 km
Deslocamento final: 605 km
Total: 1305 km
O Sertões 2020 tem
início com uma especial em região montanhosa, muito bonita, em estradas
de piçarras. O trecho traz lombas e pontos sem visão. No km 30, começa a
subida de uma serra com lajes de pedra e abismos dos dois lados, onde a
navegação será fundamental. A partir do km 100, haverá estradas
vicinais estreitas dentro de pequenas fazendas. Os últimos 30 km serão
mais rápidos, em uma zona agrícola. O dia termina com o maior
deslocamento da prova, por via asfaltada: 605 km até a Bolha 2,
localizada no Distrito Federal.
2/11/2020 - segunda-feira
2ª etapa - Bolha 2 / DF a Bolha 3 / GO - 1ª parte Maratona "Renê Melo"
Deslocamento inicial: 163 km
Trecho especial: 353 km
Deslocamento final: 0 km
Total: 519 km
No segundo dia da
prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de
Renê Melo - piloto de carro falecido em maio deste ano que participou
diversas vezes do Sertões. Sem poder contar com qualquer auxílio das
equipes de apoio, os competidores encaram a especial de 353 km que
promete estar entre as mais duras e completas da edição 2020. O trecho
começa rápido, com mata-burros e pontes (em algumas delas haverá radar).
Ao chegarem em uma fazenda particular, haverá uma subida de serra em
trial, na qual será preciso muita atenção.
No alto, diante de
um visual incrível, os competidores seguem pelo topo da serra, marcado
por lajes de pedra. Saindo da fazenda, as velocidades serão maiores em
uma estrada rápida, de pilotagem prazerosa, mas com algum fesh fesh.
Haverá travessia por um rio até atingirem uma pista travada e estreita.
Nos últimos 50 km da especial, a velocidade volta a subir até chegarem
na zona de radar, próxima à Bolha 3, em Goiás, onde todos irão acampar.
Como a Etapa Maratona vale até o dia seguinte, as equipes de apoio e os
motorhomes seguirão direto para a Bolha 3, no fim da terceira etapa.
3/11/2020 - terça-feira
3ª etapa - Bolha 3 / GO a Bolha 4 / GO - 2ª parte Maratona "Paulo Gonçalves"
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 200 km
Deslocamento final: 169 km
Total: 369 km
Na segunda parte da
Etapa Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta
Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020. O dia
promete ser bem completo, mesclando velocidades altas, médias e baixas.
Apesar dos 10 km iniciais bem velozes, a especial logo entra em uma
dura subida de serra, com muitas pedras, depressões, pontos sem visão e
trechos sinuosos com abismos dos dois lados. Após muito sobe e desce, na
metade da especial, por volta do km 100, haverá uma longa descida. O
piso terá fesh fesh e exige cautela nas ultrapassagens. Os competidores
passarão por dois grandes rios com pedras e vão encarar uma serra
íngreme no final, por região não povoada e solo com muitas pedras e
cascalhos.
4/11/2020 - quarta-feira
4ª etapa - Bolha 4 / GO a Bolha 5 / TO
Deslocamento inicial: 26 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 286 km
Total: 641 km
O dia começa muito
rápido, no estilo das especiais no Campeonato Mundial de Rally (WRC), e
fica mais lento quando entra em um trecho com mata-burros, pedras e
pontes - em algumas delas haverá radar. O grande desafio será o trecho
de 60 km de areia, no qual a navegação será exigida ao máximo. Após o
abastecimento, os competidores enfrentarão caminho travado e pontos de
trial, em terreno característico de cerrado. Nos últimos 60 km, curvas
de altas velocidades e chão com piçarra.
5/11/2020 - quinta-feira
5ª etapa - Bolha 5 / TO a Bolha 6 / MA
Deslocamento inicial: 103 km
Trecho especial: 337 km
Deslocamento final: 172 km
Total: 612 km
Apesar dos km
iniciais travados, a especial imprime altas velocidades em um trecho de
areia, ao lado de uma plantação de eucaliptos. O terreno arenoso fica
bem mais pesado até a metade do trajeto, quando assume as
características do Jalapão, no Tocantins. Após o abastecimento, os
competidores encerram a especial em terreno de piçarra, onde poderão
atingir altas velocidades e sentir o prazer da pilotagem.
6/11/2020 - sexta-feira
6ª etapa - Bolha 6 / MA a Bolha 7 / MA
Deslocamento inicial: 126 km
Trecho especial: 300 km
Deslocamento final: 365 km
Total: 791 km
A especial já
começa com belas paisagens, por estradas de médias velocidades que vão
ficando cada vez mais estreitas e travadas. A partir da metade, no km
150, o trajeto fica mais rápido, com lombas e depressões. Haverá dois
trechos com retas muito longas, de altíssimas velocidades, em terreno de
piçarra. No final, será preciso mais atenção para completar a especial
em trechos arenosos.
711/2020 - sábado
7ª etapa - Bolha 7 / MA a Barreirinhas (MA)
Deslocamento inicial: 222 km
Trecho especial: 280 km
Deslocamento final:10 km
Total: 512 km
A organização do
Sertões promete deixar a melhor especial para o final. Serão quase 280
km de areia, nos quais a navegação fará toda a diferença. Após um começo
travado em piçarras, o trecho fica arenoso à medida que cruza pequenos
riachos, os quais estarão secos na época da prova. Após o abastecimento,
praticamente na metade da especial, as dificuldades serão extremas por
conta da areia e da parte final com navegação por GPS em dunas. Com
muitos way points a serem cobertos, qualquer erro pode ser fatal. O
final em Barreirinhas promete ser apoteótico, a imagem a ser gravada nas
memórias dos participantes. Chegar ao final do Sertões 2020 já será uma
grande vitória.
TOTAL DO PERCURSO: 4749 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2004 km
* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.
Fonte: Mundo Press - Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário