sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Guia da Fórmula E: Detalhes sobre o E-Prix de São Paulo, prova de abertura da Temporada 2024/2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Faltam 2 semanas! O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E se prepara para o emocionante início da Temporada 11 em São Paulo, em 7 de dezembro. O E-Prix promete agitar mais uma vez o Sambódromo do Anhembi, que receberá mais de 20 mil pessoas.

Será a primeira vez que a cidade acolhe a abertura da temporada. Anteriormente, a Fórmula E realizou duas corridas em São Paulo: a primeira em 2023, na Temporada 9, vencida pelo neozelandês Mitch Evans. A última foi em março de 2024, na Temporada 10, na qual o britânico Sam Bird conquistou a vitória.

O paulista Lucas di Grassi, campeão da Temporada 3, é o representante brasileiro e embaixador da Fórmula E no grid, tanto por sua experiência com a tecnologia utilizada nos boxes das equipes e carros, conhecimento da proposta de sustentabilidade do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, bem como pelo talento ao volante do GEN3 Evo da equipe Lola Yamaha ABT.

“Estamos entusiasmados por iniciar a 11ª temporada mundial aqui, em São Paulo, proporcionando aos torcedores uma experiência única, nas arquibancadas, onde terão visão privilegiada dos carros mais rápidos do mundo que vão de 0 a 100 km/h em 1,8s, e na nossa Fan Vilage repleta de ativações como simuladores, atividades interativas, shows e food parks”, afirma Bruno Grassi, representante da Fórmula E no Brasil.

“A categoria, cuja bandeira principal é a eletro-mobilidade, dá passos consistentes a cada etapa em São Paulo. Abrir a nova temporada, em dezembro, contribui para a diminuição da sazonalidade dos eventos e impactará positivamente na qualidade, além de demonstrar a eficiência da cidade na realização de montagens únicas”, completa Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo/SPTuris, empresa de eventos e turismo da Prefeitura.

ATRAÇÕES E PREÇOS DO E-PRIX DE SÃO PAULO

Os ingressos regulares para Arquibancadas já estão à venda, nas categorias Inteira, Meia-Entrada e Ingresso Solidário, com preços a partir de R$ 167,50. As arquibancadas abrigam os setores A e B (reta principal com visão para o grid de largada); C, D, G e H (na continuação da reta principal, com boa impressão da aceleração dos carros); por fim, E e F (curva 1, com boa disputa por posições).

Há ainda o espaço de hospitalidade VIP - o Electric Lounge, com preços a partir de R$ 3.600. O Electric Lounge é uma experiência premium compartilhada onde você terá uma visão incomparável da pista a partir do terraço com vista para a reta de largada/chegada. Haverá opções de alimentos e bebidas durante todo o dia em uma atmosfera de lounge descontraída, complementada por som de DJ com série de sucessos regionais e internacionais.

Também haverá área VIP para networking e experiências exclusivas: o Emotion Club, com ingressos a partir de R$ 16.150, conta com Grid Walk e Pitlane Walk; e as Race Suites, com camarotes privados para convidados e marcas.

A atração musical será imperdível: o DJ e produtor brasileiro de fama internacional Vintage Culture se apresentará no Fan Village do E-Prix de São Paulo.

Conhecido por seu estilo único e energia vibrante, Vintage Culture trará uma experiência musical completa aos fãs da Fórmula E, unindo tecnologia e entretenimento em um espetáculo que complementa a proposta inovadora e sustentável da competição. A inclusão de Vintage Culture no evento reforça o compromisso da Fórmula E em oferecer experiências de entretenimento diferenciadas, capazes de conectar e engajar a próxima geração de fãs.

Com mais de 10 horas de entretenimento, o Fan Village, onde o artista se apresenta, também oferecerá ativações interativas de marcas, simuladores e desafios, tudo voltado para proporcionar um ambiente imersivo para os visitantes.

Com público diversificado e jovem – 56% dos espectadores têm menos de 45 anos e 47% são mulheres –, a Fórmula E destaca-se não só como um evento esportivo, mas como uma das principais plataformas ESG globais.

Seu compromisso com práticas sustentáveis, refletido no status de primeiro esporte carbono neutro desde o início, atrai fãs que valorizam o papel da responsabilidade social nas marcas que consomem.

GIRLS ON TRACK – EXPERIÊNCIA AMPLIADA

O programa FIA Girls on Track será ampliado na Temporada 11 da Fórmula E, com o objetivo de chegar a um número ainda maior de jovens mulheres em todos os locais de prova, começando por São Paulo.

Apoiando a crescente procura feminina por oportunidades e dando apoio para que sigam carreira no automobilismo, os eventos FIA Girls on Track serão realizados em colaboração com as comunidades locais, aproveitando experiência e relacionamentos de cada área. Isto se alinha com a abordagem de impacto social mais amplo da Fórmula E, que consiste em envolver as comunidades locais de cada local de corrida.

Além das 120 jovens que participam em visitas aos bastidores e workshops na véspera de cada corrida, 50 jovens terão acesso exclusivo ao espaço FIA Girls on Track na Fan Village nos dias de corrida, juntamente com a opção de assistir a palestras inspiradoras sobre carreiras, conduzidas por mulheres do ecossistema da Fórmula E, ajudando com orientação e aconselhamento para funções variadas em engenharia, tecnologia, condução, gestão de equipes, sustentabilidade, meios de comunicação e marketing.

O CALENDÁRIO MAIS EMOCIONANTE DA FÓRMULA E

A escalação mais competitiva do automobilismo - 22 dos melhores pilotos do mundo - representando 11 gigantes automotivas globais e equipes de corrida líderes no segmento competem em um jogo de xadrez de alta velocidade a mais de 320 km/h, em 11 cidades e 16 corridas nos principais centros urbanos do planeta - incluindo quatro das cinco maiores metrópoles do mundo.

Após os testes em Madri, a temporada dá a largada em São Paulo, no sábado, 7 de dezembro de 2024. Depois do Brasil, a série irá para a Cidade do México para um dos eventos mais populares do calendário no Autódromo Hermanos Rodríguez.

A primeira rodada dupla terá lugar em Jeddah, na Arábia Saudita, a 14 e 15 de fevereiro de 2025, introduzindo uma nova localização de pista no Reino, depois de fazer parte do calendário desde a Temporada 5. Miami também regressará, trazendo pela primeira vez corridas emocionantes ao Homestead Miami Speedway, um importante evento de corrida em casa para equipes como a Andretti, a DS PENSKE e a Kiro Race Co.

As icônicas ruas do Mônaco acolherão um fim de semana duplo a 3 e 4 de maio de 2025, após a utilização bem-sucedida de todo o circuito desde a Temporada 7. Tóquio passará a ter um formato de rodada dupla em maio, complementando o regresso de Xangai e a corrida de Jacarta, preferida dos fãs, em 21 de junho de 2025.

A temporada será concluída com duas rodadas duplas em Berlim e Londres, sendo que Berlim continua um marco no calendário desde a temporada inaugural da Fórmula E. A grande final em Londres acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2025, encerrando o que promete ser uma temporada emocionante de corridas elétricas.

BOAS-VINDAS À ERA GEN3 EVO
Depois dos testes de pré-temporada, é a vez da estreia em competição do aguardado carro de corrida GEN3 Evo - um marco importante na tecnologia de corridas elétricas, combinando desempenho, sustentabilidade e eficiência.

Esta máquina inovadora, capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 1,86 segundo, não é apenas o monoposto mais rápido da FIA, mas também supera os atuais carros de F1 em 30% em aceleração, refletindo o compromisso contínuo da Fórmula E com a inovação e a responsabilidade ambiental. Em relação ao anterior GEN3, a aceleração é 36% superior.

ALGUNS FATOS SOBRE O GEN3 EVO: 
- Nova carroceria reforçada que melhora a aerodinâmica e a durabilidade, com nariz mais fino, novas asas dianteiras e apêndices traseiros. Ainda assim, o peso é de 859 kg, com 5,02 m de comprimento e 1,70 m de largura;
- Capacidade ampliada com tração integral (AWD) disponível em momentos-chave da corrida, incluindo duelos de classificação, largada e MODO DE ATAQUE;

- Potência máxima disponível é de 350 kW, cerca de 476,5 cv, e velocidade máxima chegando aos 322 km/h;

- Regeneração de energia durante frenagens também é otimizada, chegando a 600 kW, o que representa capacidade do GEN3 Evo de gerar 50% da energia necessária durante a corrida;

- Potência e tempos de recarga ultra-rápidos, com nova tecnologia (ainda sendo desenvolvida), capaz de entregar 600 kW em apenas 30 segundos. Há ainda o carregamento duplo em alta velocidade disponível para recarga simultânea dos dois carros em cada uma das garagens das equipes;

- Carro do tipo Fórmula mais eficiente da história, com motorização elétrica com eficiência superior a 90%, contra 40% da eficiência típica de motores a combustão convencionais;
- Pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climáticas, proporcionando uma aderência superior (5-10%);
- Aumento da percentagem de materiais reutilizáveis nos pneus, de 26% para 35% (+9% para o GEN3).

Pela primeira vez, a tração integral estará disponível durante momentos selecionados dos finais-de-semana de corrida, proporcionando aos pilotos um maior controle e aceleração em situações cruciais.

O design do carro dá ênfase ao fornecimento ético e sustentável dos minerais da bateria para minimizar o impacto ambiental, marcando um novo capítulo na inovação em corridas com um compromisso duradouro para com o planeta.

MUDANÇAS NO MERCADO DE PILOTOS 
O período de entressafra tem sido animado desde o final da última temporada em Londres, com mudanças notáveis de pilotos que remodelam o grid para a Temporada 11.

Maximilian Günther se juntou à DS PENSKE, fazendo parceria com o bicampeão de Fórmula E Jean-Éric Vergne, depois de deixar a Maserati MSG Racing. Embora ambas as equipes utilizem o grupo propulsor Stellantis, esta mudança marca um novo capítulo para Günther, que está no campeonato desde a Temporada 5. Entretanto, Stoffel Vandoorne deixou a DS PENSKE para se juntar à Maserati MSG Racing, onde fará equipa com o recém-chegado Jake Hughes, que transita da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.

Algumas equipas optaram pela estabilidade, mantendo os seus alinhamentos da época passada. A Envision Racing vai continuar com Robin Frijns e o Campeão do Mundo da Tempoarda 2, Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer Porsche mantém o atual Campeão do Mundo Pascal Wehrlein e o seu companheiro de equipe António Félix da Costa. A Mahindra Racing também vai manter Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a dupla da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, vai regressar depois de ter garantido o Campeonato do Mundo de Equipes no final da Temporada 10 em Londres.

A Andretti sofreu uma remodelação, com o Campeão da Temporada 9, Jake Dennis, a fazer parceria com Nico Müller, que também se tornou piloto de trabalho da Porsche durante a pausa. Norman Nato regressa à Nissan, voltando à dupla com Oliver Rowland após um ano na Andretti.

A temporada também traz novas caras interessantes: o estreante Zane Maloney junta-se à Lola Yamaha ABT na sua temporada inicial de Fórmula E, fazendo dupla com o brasileiro Lucas di Grassi, Campeão do Mundo da Temporada 3. A NEOM McLaren dá as boas-vindas a Taylor Barnard, que esteve na temporada passada e vai embarcar na sua primeira campanha completa ao lado do veterano da Fórmula E Sam Bird.

A Kiro Race Co. é a única equipa que ainda não confirmou o seu alinhamento de pilotos, usando uma dupla provisória de pilotos durante a pré-temporada, com Dan Tacktum e David Beckmann. Um anúncio é esperado para breve.

 

Serviço E-Prix São Paulo- abertura da Temporada 2024/2025

Datas: 6 de dezembro (sexta-feira): Shakedown, Treino livre 1
7 de dezembro (sábado): Treino Livre 2, Classificação e Corrida
Horário: Sexta-feira a partir de 16h30, sábado a partir das 7h30
Local: Sambódromo do Anhembi - São Paulo

Idade: livre para todas as idades. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um dos pais ou um responsável legal
Ingressos: a partir de R$167,50
Compras: Fever UP (URL: Link)

 

Calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/2025
Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024

Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025

Rodadas 3 e 4: Jeddah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025

Rodada 5: Miami, EUA – 12 de abril de 2025

Rodadas 6 e 7: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025

Rodadas 8 e 9: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025

Rodadas 10 e 11: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025

Rodada 12: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025

Rodadas 13 e 14: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025

Rodadas 15 e 16: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025

 

Equipes e Pilotos para Temporada 2024/2025:

Andretti Formula E: Jake Dennis / Nico Müller 

DS PENSKE: Jean-Eric Vergner / Maximilian Günther 

Envision Racing: Sébastien Buemi / Robin Frijns 

Jaguar TCS Racing: Nick Cassidy / Mitch Evans 

Kiro Race Co: a confirmar 

Lola Yamaha ABT: Lucas Di Grassi / Zane Maloney 

Mahindra Racing: Edoardo Mortara / Nyck De Vries 

Maserati MSG Racing: Stoffel Vandoorne / Jake Hughes 

NEOM McLaren Formula E Team: Sam Bird / Taylor Barnard 

Nissan Formula E: Norman Nato / Oliver Rowland 

TAG Heuer Porsche Formula E Team: Antonio Félix da Costa / Pascal Werlein

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE

Nenhum comentário:

Postar um comentário