CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Faltam 2 semanas! O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E se prepara
para o emocionante início da Temporada 11 em São Paulo, em 7 de
dezembro. O E-Prix promete agitar mais uma vez o Sambódromo
do Anhembi, que receberá mais de 20 mil pessoas.
Será a primeira vez que a cidade acolhe a abertura da temporada.
Anteriormente, a Fórmula E realizou duas corridas em São Paulo: a
primeira em 2023, na Temporada 9, vencida pelo neozelandês Mitch Evans. A
última foi em março de 2024, na Temporada
10, na qual o britânico Sam Bird conquistou a vitória.
O paulista Lucas di Grassi, campeão da Temporada 3, é o representante
brasileiro e embaixador da Fórmula E no grid, tanto por sua experiência
com a tecnologia utilizada nos boxes das equipes e carros, conhecimento
da proposta de sustentabilidade do
Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, bem como pelo talento ao volante
do GEN3 Evo da equipe Lola Yamaha ABT.
“Estamos entusiasmados por iniciar a 11ª temporada mundial aqui, em
São Paulo, proporcionando aos torcedores uma experiência única, nas
arquibancadas, onde terão visão privilegiada dos carros mais rápidos do
mundo que vão de 0 a 100 km/h em
1,8s, e na nossa Fan Vilage repleta de ativações como simuladores,
atividades interativas, shows e food parks”, afirma Bruno Grassi,
representante da Fórmula E no Brasil.
“A categoria, cuja bandeira principal é a eletro-mobilidade, dá passos consistentes a cada etapa em São Paulo. Abrir a nova temporada, em dezembro, contribui para a diminuição da sazonalidade dos eventos e impactará positivamente na qualidade, além de demonstrar a eficiência da cidade na realização de montagens únicas”, completa Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo/SPTuris, empresa de eventos e turismo da Prefeitura.
ATRAÇÕES E PREÇOS DO E-PRIX DE SÃO PAULO
Os ingressos regulares para Arquibancadas já estão à venda, nas
categorias Inteira, Meia-Entrada e Ingresso Solidário, com preços a
partir de R$ 167,50. As arquibancadas abrigam os setores A e B (reta
principal com visão para o grid de largada);
C, D, G e H (na continuação da reta principal, com boa impressão da
aceleração dos carros); por fim, E e F (curva 1, com boa disputa por
posições).
Há ainda o espaço de hospitalidade VIP - o Electric Lounge, com
preços a partir de R$ 3.600. O Electric Lounge é uma experiência premium
compartilhada onde você terá uma visão incomparável da pista a partir
do terraço com vista para a reta de
largada/chegada. Haverá opções de alimentos e bebidas durante todo o dia
em uma atmosfera de lounge descontraída, complementada por som de DJ
com série de sucessos regionais e internacionais.
Também haverá área VIP para networking e experiências exclusivas: o
Emotion Club, com ingressos a partir de R$ 16.150, conta com Grid Walk e
Pitlane Walk; e as Race Suites, com camarotes privados para convidados e
marcas.
A atração musical será imperdível: o DJ e produtor brasileiro de fama internacional Vintage Culture se apresentará no Fan Village do E-Prix de São Paulo.
Conhecido por seu estilo único e energia vibrante, Vintage Culture
trará uma experiência musical completa aos fãs da Fórmula E, unindo
tecnologia e entretenimento em um espetáculo que complementa a proposta
inovadora e sustentável da
competição. A inclusão de Vintage Culture no evento reforça o
compromisso da Fórmula E em oferecer experiências de entretenimento
diferenciadas, capazes de conectar e engajar a próxima geração de fãs.
Com mais de 10 horas de entretenimento, o Fan Village, onde o artista
se apresenta, também oferecerá ativações interativas de marcas,
simuladores e desafios, tudo voltado para proporcionar um ambiente
imersivo para os visitantes.
Com público diversificado e jovem – 56% dos espectadores têm menos de
45 anos e 47% são mulheres –, a Fórmula E destaca-se não só como um
evento esportivo, mas como uma das principais plataformas ESG globais.
Seu compromisso com práticas sustentáveis, refletido no status de
primeiro esporte carbono neutro desde o início, atrai fãs que valorizam o
papel da responsabilidade social nas marcas que consomem.
GIRLS ON TRACK – EXPERIÊNCIA AMPLIADA
O programa
FIA Girls on Track será ampliado na Temporada 11 da Fórmula E, com o
objetivo de chegar a um número ainda maior de jovens mulheres em todos
os locais de prova, começando por
São Paulo.
Apoiando a crescente procura feminina por oportunidades e dando apoio
para que sigam carreira no automobilismo, os eventos FIA Girls on Track
serão realizados em colaboração com as comunidades locais, aproveitando
experiência e relacionamentos de
cada área. Isto se alinha com a abordagem de impacto social mais amplo
da Fórmula E, que consiste em envolver as comunidades locais de cada
local de corrida.
Além das 120 jovens que participam em visitas aos bastidores e
workshops na véspera de cada corrida, 50 jovens terão acesso exclusivo
ao espaço FIA Girls on Track na Fan Village nos dias de corrida,
juntamente com a opção de assistir a palestras
inspiradoras sobre carreiras, conduzidas por mulheres do ecossistema da
Fórmula E, ajudando com orientação e aconselhamento para funções
variadas em engenharia, tecnologia, condução, gestão de equipes,
sustentabilidade, meios de comunicação e
marketing.
O CALENDÁRIO MAIS EMOCIONANTE DA FÓRMULA E
A
escalação mais competitiva do automobilismo - 22 dos melhores pilotos do
mundo - representando 11 gigantes automotivas globais e equipes de
corrida líderes no segmento competem em um
jogo de xadrez de alta velocidade a mais de 320 km/h, em 11 cidades e 16
corridas nos principais centros urbanos do planeta - incluindo quatro
das cinco maiores metrópoles do mundo.
Após os testes em Madri, a temporada dá a largada em São Paulo, no
sábado, 7 de dezembro de 2024. Depois do Brasil, a série irá para a
Cidade do México para um dos eventos mais populares do calendário no
Autódromo Hermanos
Rodríguez.
A primeira rodada dupla terá lugar em Jeddah, na
Arábia Saudita, a 14 e 15 de fevereiro de 2025, introduzindo uma nova
localização de pista no Reino, depois de fazer parte do calendário desde
a Temporada 5. Miami também
regressará, trazendo pela primeira vez corridas emocionantes ao
Homestead Miami Speedway, um importante evento de corrida em casa para
equipes como a Andretti, a DS PENSKE e a Kiro Race Co.
As
icônicas ruas do Mônaco acolherão um fim de
semana duplo a 3 e 4 de maio de 2025, após a utilização bem-sucedida de
todo o circuito desde a Temporada 7. Tóquio passará a ter um formato de
rodada dupla em maio, complementando o regresso de Xangai e a corrida de
Jacarta, preferida dos fãs, em
21 de junho de 2025.
A temporada será concluída com duas rodadas
duplas em Berlim e Londres, sendo que Berlim continua um marco no
calendário desde a temporada inaugural da Fórmula E. A grande final em
Londres acontecerá nos dias 26 e 27 de
julho de 2025, encerrando o que promete ser uma temporada emocionante de
corridas elétricas.
BOAS-VINDAS À ERA GEN3 EVO
Depois dos testes de pré-temporada, é a vez da estreia em competição do aguardado carro de corrida
GEN3 Evo - um marco importante na tecnologia de corridas elétricas, combinando desempenho, sustentabilidade e eficiência.
Esta
máquina inovadora, capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 1,86
segundo, não é apenas o monoposto mais
rápido da FIA, mas também supera os atuais carros de F1 em 30% em
aceleração, refletindo o compromisso contínuo da Fórmula E com a
inovação e a responsabilidade ambiental. Em relação ao anterior GEN3, a
aceleração é 36%
superior.
ALGUNS FATOS SOBRE O GEN3 EVO:
-
Nova carroceria reforçada que melhora a aerodinâmica e a durabilidade,
com nariz mais fino, novas asas dianteiras e apêndices traseiros. Ainda
assim, o peso é de 859 kg, com
5,02 m de comprimento e 1,70 m de largura;
- Capacidade ampliada com
tração integral (AWD) disponível em momentos-chave da corrida,
incluindo duelos de classificação, largada e MODO DE ATAQUE;
- Potência máxima disponível é de 350 kW, cerca de 476,5 cv, e velocidade máxima chegando aos 322 km/h;
- Regeneração de energia durante frenagens também é otimizada, chegando a 600 kW, o que representa capacidade do GEN3 Evo de gerar 50% da energia necessária durante a corrida;
- Potência e tempos de recarga ultra-rápidos, com nova tecnologia (ainda sendo desenvolvida), capaz de entregar 600 kW em apenas 30 segundos. Há ainda o carregamento duplo em alta velocidade disponível para recarga simultânea dos dois carros em cada uma das garagens das equipes;
- Carro do tipo Fórmula mais eficiente da história, com motorização
elétrica com eficiência superior a 90%, contra 40% da eficiência típica
de motores a combustão convencionais;
- Pneus Hankook iON otimizados para todas as condições
climáticas, proporcionando uma aderência superior (5-10%);
- Aumento da percentagem de materiais reutilizáveis nos pneus, de 26% para 35% (+9% para o GEN3).
Pela
primeira vez, a tração integral estará disponível durante
momentos selecionados dos finais-de-semana de corrida, proporcionando
aos pilotos um maior controle e aceleração em situações cruciais.
O design do carro dá ênfase ao fornecimento ético e sustentável dos minerais da bateria para minimizar o
impacto ambiental, marcando um novo capítulo na inovação em corridas com um compromisso duradouro para com o planeta.
MUDANÇAS NO MERCADO DE PILOTOS
O período de
entressafra tem sido animado desde o final da última temporada em
Londres, com mudanças notáveis de pilotos que remodelam o grid para a
Temporada 11.
Maximilian
Günther se juntou à DS PENSKE, fazendo parceria com o bicampeão de
Fórmula E Jean-Éric Vergne, depois de deixar a Maserati MSG Racing.
Embora ambas as equipes utilizem o grupo propulsor Stellantis, esta
mudança marca um novo capítulo para Günther,
que está no campeonato desde a Temporada 5. Entretanto, Stoffel
Vandoorne deixou a DS PENSKE para se juntar à Maserati MSG Racing, onde
fará equipa com o recém-chegado Jake Hughes, que transita da NEOM
McLaren para a era GEN3 Evo.
Algumas
equipas optaram pela estabilidade, mantendo os seus alinhamentos da
época passada. A Envision Racing vai continuar com Robin Frijns e o
Campeão do Mundo da Tempoarda 2, Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer
Porsche mantém o atual Campeão do Mundo
Pascal Wehrlein e o seu companheiro de equipe António Félix da Costa. A
Mahindra Racing também vai manter Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a
dupla da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, vai regressar
depois de ter garantido o Campeonato do
Mundo de Equipes no final da Temporada 10 em Londres.
A Andretti
sofreu uma remodelação, com o Campeão da Temporada 9, Jake Dennis, a
fazer parceria com Nico Müller, que também se tornou piloto de trabalho
da Porsche durante a pausa.
Norman Nato regressa à Nissan, voltando à dupla com Oliver Rowland após
um ano na Andretti.
A temporada também traz novas caras
interessantes: o estreante Zane Maloney junta-se à Lola Yamaha ABT na
sua temporada inicial de Fórmula E,
fazendo dupla com o brasileiro Lucas di Grassi, Campeão do Mundo da Temporada 3.
A NEOM McLaren dá as boas-vindas a Taylor Barnard, que esteve na
temporada passada e vai embarcar na sua primeira campanha completa ao
lado do veterano da
Fórmula E Sam Bird.
A Kiro Race Co. é a única equipa que ainda
não confirmou o seu alinhamento de pilotos, usando uma dupla provisória
de pilotos durante a pré-temporada, com Dan Tacktum e David Beckmann. Um
anúncio é esperado para
breve.
Serviço E-Prix São Paulo- abertura da Temporada 2024/2025
Datas: 6 de dezembro (sexta-feira): Shakedown, Treino livre 1
7 de dezembro (sábado): Treino Livre 2, Classificação e Corrida
Horário: Sexta-feira a
partir de 16h30, sábado a partir das 7h30
Local: Sambódromo do Anhembi - São Paulo
Idade: livre para todas as idades. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um dos pais ou um responsável legal
Ingressos: a partir de R$167,50
Compras: Fever UP
(URL: Link)
Calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/2025
Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024
Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025
Rodadas 3 e 4: Jeddah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025
Rodada 5: Miami, EUA – 12 de abril de 2025
Rodadas 6 e 7: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025
Rodadas 8 e 9: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025
Rodadas 10 e 11: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025
Rodada 12: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025
Rodadas 13 e 14: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025
Rodadas 15 e 16: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025
Equipes e Pilotos para Temporada 2024/2025:
Andretti Formula E: Jake Dennis / Nico Müller
DS PENSKE: Jean-Eric Vergner / Maximilian Günther
Envision Racing: Sébastien Buemi / Robin Frijns
Jaguar TCS Racing: Nick Cassidy / Mitch Evans
Kiro Race Co: a confirmar
Lola Yamaha ABT: Lucas Di Grassi / Zane Maloney
Mahindra Racing: Edoardo Mortara / Nyck De Vries
Maserati MSG Racing: Stoffel Vandoorne / Jake Hughes
NEOM McLaren Formula E Team: Sam Bird / Taylor Barnard
Nissan Formula E: Norman Nato / Oliver Rowland
TAG Heuer Porsche Formula E Team: Antonio Félix da Costa / Pascal Werlein
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no
Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE
#ABBFormulaE
Nenhum comentário:
Postar um comentário