sexta-feira, 30 de agosto de 2024

F2: Enzo Fittipaldi larga na pole position da corrida Sprint neste sábado em Monza

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O brasileiro Enzo Fittipaldi vai largar da pole position na corrida Sprint da 11ª etapa da Fórmula 2, marcada para o Autódromo Nacional de Monza, na Itália. O piloto da equipe Van Amersfoort foi um dos destaques da classificação que definiu as posições de largada nesta sexta-feira (30), quando esteve entre os mais rápidos na maior parte do tempo.

Em uma sessão marcada pelo acionamento da bandeira vermelha em duas oportunidades, Fittipaldi esteve na maior parte da atividade com o segundo lugar na tabela de classificação. No final, o piloto garantiu o décimo melhor tempo, o que garantiu o primeiro lugar no grid para a corrida no sábado, e a posição na quinta fila para o domingo.

“É legal largar na frente amanhã com o grid invertido e poder brigar pelo pódio e, quem sabe, pela vitória. O primeiro jogo de pneus era bem competitivo e o segundo a gente não melhorou muito. Tem algo para melhorar no carro ainda, mas fizemos o décimo tempo. Nosso ritmo era para estar no top-5, mas estamos na briga amanhã e também no domingo”, disse Enzo Fittipaldi, que tem os patrocínios de Red Bull, Eurofarma, Claro, Snapdragon, PneuStore, Stake, Localiza, Baterias Moura, OakBerry e IDS.

NASCAR BRASIL: Victor Andrade aposta no físico para manter a liderança em Cascavel

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Sol forte, temperatura altas e uma prova com 100 Milhas de duração. Assim será a etapa 6 da Nascar Brasil que acontece neste final de semana no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel (PR). Atual líder da categoria Challenge, Victor Andrade é um dos poucos que optou por não formar duplas para a prova de duração bem maior que o comum. Com isso, ele aposta na preparação física para suportar o ritmo e deixar a “Capital do Oeste” como líder.

“Sem dúvida, será o ponto mais importante para a prova. Mesmo que tenhamos um período parado para o reabastecimento, vai ser preciso manter o foco no stint final. Nos outros carros haverá troca de pilotos, mas optei em ir sozinho, pensando em manter o ritmo e somar os pontos necessários para o campeonato”, avaliou o piloto que conta com o patrocínio da Racon Consórcios, ISA´S Transportes, Carraro Seguros e Ajudante PX.

Andrade entra na pista de Cascavel pela primeira vez com um carro da Nascar Brasil neste sábado, com o início dos treinos oficiais. Porém, ele já tem experiência com outros carros de turismo.

“São características diferentes de motorização e pneus. Estou falando com alguns pilotos mais experientes para pegar algumas dicas. Mas terei tempo no sábado para fazer a melhor adaptação e buscar uma boa posição de largada”, conta.

Speed Park encerra segunda etapa do Circuito Paulista de Kart com mais de 80 inscritos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

Entre os dias 20 e 24 de agosto, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, recebeu a segunda etapa do Circuito Paulista de Kart. Nessa competição, disputaram apenas as categorias F4. Essa foi a penúltima etapa do circuito, que teve sua primeira prova realizada em junho, também no Speed Park.

Estiveram na pista nesse fim de semana as categorias: cadete, mirim, júnior, sprinter, graduados, sênior, super sênior e super sênior master. Ao todo, mais de 80 competidores estiveram na disputa. O Circuito Paulista de Kart é o principal evento na preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em outubro, em Birigui (SP).

A última etapa do Circuito Paulista de Kart será realizada em 14 de setembro. Conhecida como open do Campeonato Brasileiro, essa é a última oportunidade para se preparar para o maior campeonato do kartismo nacional. Para o encerramento, o Speed Park espera receber mais de 200 pilotos. Diversos competidores fecharam o pacote para as três etapas do campeonato.

“Conseguimos um pódio na segunda etapa do Circuito paulista de Kart. Não foi fácil, pois o grid está grande e a corrida foi muito acirrada. Agora, vamos nos preparar para a terceira etapa do circuito, que é o open do Campeonato Brasileiro e promete ser ainda mais disputada” – comentou Miguel Subtil, vencedor da classe F4 Super Sênior Master.

Mais uma vitória: Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio faturam outra etapa e se aproximam do tricampeonato no Sertões

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

O penúltimo dia da 32ª edição do Rally dos Sertões, disputado nesta sexta-feira (30) em Formosa, cidade de Goiás, correspondeu à sétima especial da competição. Considerada a mais rápida entre todas, a etapa exigiu destreza das duplas, com Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio saindo vitoriosos com o Toyota GR DKR Hilux #323. Essa é a quarta especial vencida pelo duo até aqui.

O diferencial que tornou a etapa de 497 km totais e 349 km cronometrados em uma prova extremamente rápida foi o piso liso e um trajeto que incluiu subida de serra e alto de chapadas. Lucas e Kaíque lideraram as duas primeiras parciais do dia, em um ritmo forte.

A dupla, que busca seu terceiro título no Sertões, encerrou a prova na frente com o tempo de 4h36min45s81, abrindo 2min27s72 de vantagem para Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs. Marcos Moraes e Fábio Pedroso finalizaram em terceiro, com 4min05s83. 

“Hoje foi uma especial muito importante, fizemos a etapa redonda, em ritmo forte para não perder a concentração. A ideia era não perder nenhum tempo hoje, para amanhã poder andar um pouco mais tranquilo até chegar em Brasília”, comentou Lucas Moraes, que é piloto oficial Toyota Gazoo Racing e compete o Sertões com apoio de Red Bull, Strava, Repsol, Oakley, Zapalla, Reserva e SpeedMax (PneuStore).

Sertões BRB 2024: Marcelo Medeiros faz segundo melhor tempo e mantém liderança entre quadriciclos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

Marcelo Medeiros, piloto da equipe Taguatur Racing, manteve hoje (30/08) a estratégia adotada ontem, de tocar uma corrida mais conservadora, para administrar a vantagem da liderança na geral acumulada entre os quadriciclos da edição 2024 do Sertões BRB. O maranhense finalizou aos 349 kms da sétima especial da competição em 5h09m42seg, garantindo o 2° melhor tempo na  modalidade. Com o resultado da etapa realizada em Formosa (GO), ele continua à frente, com 2h34m37seg de vantagem sobre o segundo colocado.

“A expectativa de hoje era não me perder, evitar problemas e fazer uma boa colocação”, explicou o pentacampeão do maior rally das Américas entre os quadriciclos.

E a penúltima etapa do rally não deu refresco para os pilotos que vêm em uma sequência de dias de muito trial, navegação exigente e poucos trechos de retas velozes. Com um circuito em forma de laço, com largada e chegada em Formosa (GO), a competição começou em trecho de sinuoso de serra, seguido de um pedaço de mais velocidade. Depois voltou a travar com “mais do mesmo” que tem marcado esta edição de 2024: abismos, pontes estreitas em entradas e saídas e curvas, mata-burros, travessias de rios (hoje dos grandes), piçarra, areia, cascalhos e um festival de 'curecas' espalhadas na planilha de navegação. Além das famosas “pegadinhas”, com triângulos de entrada e saída, para alcançar waypoints.  O roteiro foi fechado com um trecho de retas e lombas, para levantar a moral da tropa, porque um pouco de velocidade e uns saltos não fazem mal a ninguém.

 “Foi uma etapa longa, de 340 km com muita curva, de velocidade média e baixa, e muito fast-fast (bolsões de areia fina que levantam poeira). Mas consegui andar bem, não tive problema e terminei a etapa. Agora vou me preparar para amanhã não ter imprevistos”, disse o piloto da Yamaha número #100, de olho em seu sexto título de campeão do segundo maior rally mundial.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

PP Motorsport busca manter ascensão na Copa Truck em Cascavel

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A PP Motorsport vai para a etapa de Cascavel da Copa Truck, que acontece neste fim de semana, embalada pela vitória de Interlagos e com dois importantes compromissos: manter a boa fase de PP Fernandes e fazer com que os outros pilotos, Evandro Camargo e Juca Bala, entrem junto nesta boa fase.

Na etapa de São Paulo foi um misto de emoções: enquanto Pedro Paulo venceu uma prova e foi segundo colocado na outra, tanto Evandro Camargo quanto Juca Bala tiveram problemas mecânicos - Juca ainda conseguiu receber a bandeirada na corrida 1, mas Evandro não conseguiu nem completar quatro voltas.

Para Cascavel, o time fez uma revisão completa na parte mecânica dos caminhões de PP e de Evandro. Já Bala vem com uma grande novidade: ele trocará o Mercedes-Benz por um Scania que foi construído do zero em parceria com o também piloto Kleber Eletric.

"Apesar de ter subido no pódio, quero vingar a vitória que foi me tirada no ano passado, quando eu liderava e fui tirado da pista na penúltima curva da última volta. Espero que a gente consiga levar essa boa sorte aos outros dois caminhões da nossa equipe, pois o Evandro e o Juca merecem ter o esforço recompensado", comenta PP.

Sertões: Janaína Souza finaliza em quinto entre as motos da MT1 na chegada em Formosa (GO)

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Janaína Souza, representante da MSL Motorsports nas motos, mostrou melhora na pilotagem dentro do 32º Sertões BRB. Na disputa da sexta etapa da competição, no cronometrado de 218 quilômetros, entre Luís Eduardo Magalhães (BA) e Formosa (GO), a paulistana ficou com o quinto lugar entre as motos MT1, fechando o trecho com 03h42m49s, o 21º melhor tempo da modalidade. O conjunto da Yamaha Ténéré 700, #31, figura na sexta posição no total geral da categoria, acumulando 28h25m20s.

O desafio desta quinta-feira (29) não baixou o sarrafo do nível de dificuldade e foco da especial cronometrada. O dia já começou por estradas vicinais de serra e trechos com vários pontos de atenção. Na sequência, pisos de piçarras, em trilhas mais largas, chegando em uma série rápida repleta de curvas de alta complexidade, que exigiu da navegação. Ao todo, a aventura somou 218 quilômetros cronometrados e outros 416 quilômetros de deslocamentos.

“Foi um dia muito bom. Consegui imprimir um ritmo forte desde o início, mantendo sempre uma boa navegação. Já estou começando a me entender cada vez melhor com a planilha. Não quis arriscar, mantendo uma pilotagem constante e sem erros. Acho que hoje foi um dia bem divertido. E estou muito animada para amanhã, quando seguimos na direção da reta final”, relata Janaína.

O penúltimo percurso do 32º Sertões, em formato de laço, começando e terminando em Formosa, segue o nível das demais etapas da competição. Não tem trecho fácil. Este já inicia em Serra, seguindo para terrenos agrícolas, com velocidades de média a alta. Depois volta a travar em um trecho com muitas pegadinhas na navegação. Terá triângulos de entrada e saída, apenas para alcançar waypoints, travessia de rio (com 20 cm de profundidade), entre outros obstáculos, como abismos e lages, de 'curecas' altas. O final do caminho predomina piso de cascalho, outros rios mais rasos, e longas retas, intercalando trilhas sinuosas e lombas. Serão 349 quilômetros de trecho cronometrado e outros 148 em deslocamentos, somando inicial e final.

Sertões BRB: Marcelo Medeiros chega a Formosa em segundo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Marcelo Medeiros, representante da Taguatur Racing no 32º Sertões, veio administrando sua vantagem nos quadriciclos e encerrou a sexta etapa da competição na segunda posição da categoria. No trecho cronometrado do dia de 218 quilômetros, entre Luís Eduardo Magalhães (BA) e Formosa (GO), a bordo de sua Yamaha YFM 700 #100, o maranhense finalizou com o tempo de 03h35m17seg.

Com o resultado, Medeiros se mantém na liderança dos quadriciclos, com boa vantagem de 2h18m, acumulando 25h53m52s, o que lhe dá o direito de permanecer com a “medalha do líder” no peito.

Embora o perrengue da Maratona tenha ficado para trás, o nível de dificuldade e foco da especial cronometrada disputada nesta quinta-feira (29) não diminuiu. O desafio do dia já começou por estradas vicinais de serra e trechos com vários pontos de atenção. Na sequência, pisos de piçarras, em trilhas mais largas, chegando em uma série rápida repleta de curvas de alta complexidade, que exigiu da navegação. Ao todo, a aventura somou 218 quilômetros cronometrados e outros 416 quilômetros de deslocamentos.

“Foi uma especial rápida, porém dura. Minha estratégia hoje foi administrar minha vantagem e conseguir terminar a especial. Quero seguir até Brasília em uma pegada mais conservadora, sem muitos desgastes nem pra mim nem pra máquina e assim conquistar mais um título do Sertões na minha galeria de títulos.

Endurance: Negrão e Gomes buscam novo pódio em Interlagos para defender a liderança

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Xandinho Negrão e Marcos Gomes terão, neste fim de semana, a primeira de três defesas da liderança do campeonato até o fim da temporada do Império Endurance Brasil. A dupla da A. Mattheis Motorsport assumiu a ponta da tabela na classificação geral e na classe P1 após dois pódios na rodada dupla disputada no início de agosto, em Goiânia (GO). Agora, a meta é repetir a dose e se manter na frente na prova a ser disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Será a segunda passagem da categoria no ano pelo circuito paulistano e a segunda vez que Negrão e Gomes vão acelerar seu Ligier JS P320 #9 no autódromo. Na outra ocasião, em maio, o duo finalizou a prova também no pódio, ao conquistar a terceira colocação. “Esperamos fazer uma corrida segura, pois o nosso principal objetivo é defender a liderança, agora que alcançamos o topo da tabela”, frisou Gomes que, junto de Xandinho, somam 505 pontos válidos até o momento.

A antepenúltima etapa do Império Endurance Brasil tem treinos a partir desta quinta-feira (29 de agosto), com a corrida no próximo domingo (1º de setembro). A prova terá quatro horas de duração e largada às 13h30, com transmissão ao vivo, na TV pelo canal Bandsports e na internet via YouTube, no canal oficial da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed TV.

Jornalista responsável: Juliana Marques / Texto: Geferson Kern

 

Com duas vitórias na temporada, Rafael Suzuki volta a Interlagos na Endurance Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

A briga pela liderança da temporada 2024 da Endurance Brasil promete ser um fator a mais para o piloto Rafael Suzuki que, neste fim de semana, estará ao lado de Ricardo Baptista no comando da Mercedes AMG GT3 #27 na disputa da sexta etapa, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Em sua temporada de estreia na categoria GT3 da Endurance Brasil, Rafael Suzuki subiu ao pódio em todas as quatro etapas que disputou (a dupla perdeu a prova de abertura do ano, em Goiânia). Foram duas vitórias, em Interlagos e Goiânia, e dois 2º lugares, no Velocittà e Goiânia. 

A Mercedes AMG GT3 divide a liderança da categoria GT3 com o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport, ambos com 430 pontos válidos (considerando descartes obrigatórios). A vantagem está na pontuação total, já que a dupla formada por Baptista e Suzuki somou 560 pontos, 90 a menos que os atuais líderes.

“Correr GT3 em Interlagos é sempre especial. É um carro rápido em uma pista que dispensa comentários. Viramos tempos até mais rápidos que os carros do WEC, devido à diferenças de regulamentos. Com o Ricardo tem sido uma boa temporada, ele tem muita experiência e sempre me entrega o carro em boas condições de brigar pela vitória no fim da corrida”, disse Rafael.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Lucas Moraes se mantém entre os três melhores após terceira etapa do Sertões

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A terceira especial do 32º Rally dos Sertões realizada nesta segunda-feira (26), trouxe uma nova perspectiva da classificação geral, já que finalmente os tempos começaram a ser somados. Competindo no sertão da Bahia, a dupla Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio conseguiu manter o alto nível competitivo e se colocar na vice-liderança geral após a especial de 336 km. Eles estão a bordo do Toyota GR DKR Hilux #323.

Largando na primeira posição após a vitória de ontem, Moraes e Kaíque, que são bicampeões da prova, deixaram a cidade de Santa Maria da Vitória para enfrentar um trajeto de 386 km totais e 336 km cronometrados até a cidade de Luís Eduardo Magalhães, ainda na Bahia. Durante as primeiras horas da sessão, os pilotos tiveram que parar após acidentes com duas motos. Prezando pela segurança até que os resgates fossem realizados, uma relargada com os Carros foi feita após a primeira parcial.

Trajeto mais travado - O percurso desta segunda-feira começou com um trecho bastante acidentado, que deu trabalho aos pilotos. Além disso, caminhos estreitos e areia também tornaram o trajeto mais desafiador e reduziram um pouco a velocidade dos competidores. Na reta final, a velocidade aumentou com a chegada de estradas mais largas. Lucas e Kaíque, que ainda tiveram que lidar com dois pneus furados, finalizaram o dia com 5h58min30s26 no relógio, ficando com a segunda colocação. A vitória foi de Adroaldo Weisheimer e Beco Andreotti, com 5h55min57s86.

Em dia equilibrado dos UTVs, Bruno e Rodrigo Varela se alternam na liderança do Sertões

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

No quarto dia de Rally dos Sertões, realizado nesta segunda-feira (26) na Bahia, os pilotos dos UTVs precisaram enfrentar atrasos, caminhos estreitos e uma disputa intensa na categoria, a mais competitiva do dia. Dentre os destaques do dia estão as duplas Bruno Varela/Ari Fiuza e Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, que correm com os Maverick R #110 e #102, respectivamente, preparados pela Varela Can-AM Monster Energy, que conseguiram se manter no top-10 geral.

O segundo dia começou com um atraso na largada da categoria após dois acidentes de motos. Para assegurar um resgate seguro dos pilotos, a partida dos UTVs foi adiada para 10h45. Rodrigo/Mazzei largaram na frente para a especial de 335 km após terem vencido no dia anterior.

O dia, que iniciou em Santa Maria da Vitória (BA), foi considerado mais complicado, com trechos estreitos, de pedras grandes, além de areia e pontos de baixa velocidade. Com o nível de competição alto, os carros tiveram comportamentos parecidos e os tempos de parcial ficaram muito próximos até o momento da chegada em Luís Eduardo Magalhães (BA).

A vitória ficou nas mãos de Tomas Luza/Fábio França, com 4h43min49s35, seguida por Denisio do Nascimento/Gunnar Dums, 1min32s88 atrás. Bruno/Fiuza garantindo o terceiro melhor tempo: 4h45min23s55. Thiago Fraga/Marcelo Ritter ficaram com a quarta colocação, 2min21s46 atrás dos líderes. Já Rodrigo/Mazzei fecharam o top-5 com apenas dez segundos de diferença para o quarto lugar.

Inversão na classificação geral - Com a terceira especial finalizada, houve uma troca de liderança no Rally: Bruno e Ari assumiram a primeira colocação com 10h58min52s410. Rodrigo e Matheus estão logo atrás, com meros 0s44 de diferença. O top-3 é completado por Denisio do Nascimento/Gunnar Dums, que somam 2min29s79 de distância.

Também representantes da Família da Poeira, as duplas Gabriel Varela/Guilherme Holanda e Reinaldo Varela/Túlio Taniguchi tiveram outro dia complicado, porém, diferentemente da etapa anterior, onde Gabriel precisou abandonar, o trajeto foi completado por ambas as duplas.

Sertões 2024 – Etapa maratona na BA é o próximo desafio

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

A equipe Honda Racing disputa nesta terça-feira (27/8) a primeira perna da etapa maratona do Sertões 2024, com largada e chegada na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Nesta quarta etapa do roteiro, os pilotos percorrerão 434 quilômetros, sendo 418 deles de especiais (trechos cronometrados), e só poderão contar com auxílio mecânico externo no dia seguinte.

No estágio desta segunda-feira (26/8), o terceiro do rally, os pilotos do time vermelho voltaram a imprimir um forte ritmo e permaneceram no pelotão da frente. O roteiro do dia teve 386 km (336 de especiais). A bordo de motocicletas Honda CRF 450RX, Gabriel “Tomate” Soares (2° lugar da geral e 1° da classe Moto 2), Martin Duplessis (3° da geral) e Mason Klein (4° da geral) estiveram entre os mais rápidos da etapa. Tiago Wernersbach, que pilota uma Honda CRF 250F, foi, novamente, o ponteiro da categoria Brasil e lidera com folga a classe destinada às motos de fabricação nacional. 


Pronto para encarar a etapa maratona, Gabriel “Tomate” Soares aprovou o desempenho desta segunda-feira e se diz motivado para a sequência do rally. “Mesmo largando em quinto e pegando um pouco de poeira, imprimi um bom ritmo e consegui vencer minha categoria e ficar em segundo na geral. Agora vou partir com tudo para a maratona e tentar manter este bom ritmo que venho atingindo”, disse o mineiro, atual líder da Moto 2 e quarto colocado da classificação geral.


Para o argentino Martin Duplessis, poder contar com um bom trabalho dos mecânicos da equipe, além do desempenho seguro da Honda CRF 450RX, traz tranquilidade para encarar a etapa maratona. “Eu estou bem, a moto está bem e os mecânicos estão fazendo um grande trabalho. Não tivemos nenhum susto ou tombo e isso é muito importante. Cada dia estou mais confiante”, disse o atual campeão latino-americano da modalidade. Ele ocupa a vice-liderança da classificação geral e da categoria Moto 1 no Sertões 2024. 

Sertões BRB: Marcelo Medeiros garante a sua segunda vitória entre os quadriciclos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

 Após a disputa da terceira etapa do Sertões 2024, nesta segunda-feira (26/8), o piloto da equipe Tag Racing manteve-se no pelotão da frente na classificação geral dos quadriciclos. Agora, ele se prepara para a maratona da prova – formato que não permite auxílio mecânico externo. A primeira “perna” do desafio será percorrida nesta terça-feira (27/8), na quarta etapa, fazendo um laço com largada e chegada em Luís Eduardo Magalhães (BA). O percurso, novamente longo, será de 434 quilômetros, 418 deles de especiais (trechos cronometrados).

A terceira etapa da prova teve início em Santa Maria da Vitória (BA) e somou 386 km, incluindo 336 de especiais. O piloto Marcelo Medeiros, que compete a bordo da YFM700R #100, foi o mais rápido do dia – mesma posição que ocupa na classificação geral dos quadriciclos -; e foi o 18º colocado na geral entre as motos e quadris com o tempo de 05h19m27s16. 

Nos próximos dois dias seguintes (etapas 4 e 5) serão de etapas Maratona, em torno de Luís Eduardo, com uma das principais novidades deste ano: enquanto as motos /quadriciclos / UTVs no regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) estiverem na especial de 411 km, os carros / UTVs das classes Challenger e SSV (regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo / Federação Internacional de Automobilismo) farão o trecho cronometrado de 268 km, o que se inverte no dia seguinte. Isso aumentará a ênfase na navegação, já que haverá menos rastros e referências no terreno.

“Uma etapa bem mais rápida do que a segunda, hoje não peguei nenhuma moto, andei limpo, então fez com que eu viesse imprimindo um ritmo mais forte. No começo foi bem travado, mas depois começou abrir em velocidade máxima. Vamos revisar o quadri porque o rally está duro”, declarou Marcelo Medeiros.

Enzo Gianfratti conquista poles, pódios e segue líder da AMG Cup após corridas no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

O movimentado final de semana de Enzo Gianfratti no Autódromo Velocitta foi de boas conquistas para a jovem revelação do automobilismo brasileiro. Correndo em duas competições, o piloto paulista foi destaque em ambas ao cravar a pole position e também ao subir no pódio da AMG Cup e da Turismo Nacional. Gianfratti ainda manteve a liderança do campeonato com carros da Mercedes após os desafios em Mogi Guaçu (SP).

Pela AMG Cup, Gianfratti largou na pole e disputou a vitória da primeira corrida até o final em uma grande batalha com Adriano Rabelo e Rodrigo Detilio, fechando na segunda colocação após enfrentar muita chuva. A corrida 2 do domingo acabou sendo adiada justamente pelo grande acúmulo de água na pista.

“Muito contente por manter a liderança do campeonato. Agora são nove pódios conquistados na AMG Cup neste ano, as disputas na chuva foram realmente emocionantes. É claro que fiz o meu máximo sempre pensando na importância dos pontos. Vamos seguir nesse ritmo para tentarmos o título no final da temporada”, disse Gianfratti.

Em paralelo, Gianfratti dividiu o Chevrolet New Onix com Marcus Índio na Turismo Nacional e a dupla conquistou a pole position, com Índio triunfando logo na primeira prova do final de semana. Gianfratti ainda conquistou um top-5 no sábado e conseguiu um pódio no domingo ao chegar com a segunda colocação na última prova do final de semana.

Prova de Interlagos inicia reta decisiva da temporada 2024 do Endurance Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), será o responsável por abrir a fase decisiva da temporada 2024 do Império Endurance Brasil. Neste domingo (1º), o circuito paulistano recebe a sexta e antepenúltima etapa do calendário, num momento crucial para a briga pelo título: até aqui, três dos cinco troféus em disputa tem os principais candidatos ao título separados por pouquíssimos pontos. A situação mais dramática acontece na categoria GT3, que registra empate na liderança da classificação após cinco etapas disputadas.

A definição dos campeões passará a ser mais clara após a rodada deste fim de semana, que estará repleta de atrações: além da prova com quatro horas de duração, a programação contempla quatro dias de atividades, em conjunto com o Porsche Club Brasil. “É sempre uma satisfação voltar a Interlagos, a pista preferida de praticamente todos os pilotos. A Stuttgart, uma de nossas patrocinadoras oficiais, vai nos prestigiar novamente com a companhia do Porsche Club no fim de semana, que é um evento fantástico, o que nos deixa muito animados”, destacou o presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE), Henrique Assunção.

O piloto e dirigente destaca que o equilíbrio na briga pelo título reflete os esforços da organização da categoria em busca da melhor equalização possível, entre carros de modelos e marcas distintas. “É um trabalho árduo em qualquer lugar do mundo. Buscamos sempre o nosso melhor, ouvindo a todas as partes, para oferecer a pilotos e equipes uma competição justa e dar ao público um grande show para ser assistido”, avaliou.

P1 E GERAL: PROTÓTIPOS LIGIER DESPONTAM NA BRIGA

Copa Truck: Definida a programação completa da etapa de Cascavel

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Foi definida a programação do evento deste fim de semana no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), que terá na pista as corridas da sexta etapa da Copa Truck, NASCAR Brasil e a quinta etapa da Copa Hyundai HB20.

A largada das corridas da Truck está marcada para as 14h do domingo, enquanto a classificação acontece a partir das 13h30 do sábado. A abertura dos portões será feita a partir do sábado às 08h00 e os ingressos seguem à venda de forma online até sexta-feira no site da Disk Ingressos - depois disso, somente nas bilheterias do autódromo.

Confira abaixo a programação completa do fim de semana:

Juninho Berlanda vence corridas e assume liderança da Turismo Nacional com a TOYOTA GAZOO Racing

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

A Turismo Nacional teve o encerramento da etapa do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), nesse domingo (25), e o catarinense Juninho Berlanda foi o recordista de pontos conquistados no final de semana. Levando as cores da TOYOTA GAZOO Racing em seu Toyota Yaris, Berlanda venceu duas provas na sua categoria e alcançou três pódios no final de semana.

Os resultados alçaram Berlanda à liderança do campeonato dos campeonatos overall e sprint, ambos com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado. O vencedor da temporada terá como prêmio uma vaga na Stock Series, principal categoria de acesso à Stock Car.

“Estou muito feliz. No domingo, na primeira corrida, tinha muito óleo na pista, mas estava muito liso. Consegui encontrar aderência, se formou um trilho, e depois choveu um pouco, mas no final deu tudo certo. Venci na categoria e assumi a liderança overall ao final da etapa”, disse Juninho Berlanda, que é tricampeão da Turismo Nacional.

A categoria dá sequência à temporada 2024 nos dias 14 e 15 de setembro, quando visitará o Velopark, autódromo localizado em Nova Santa Rita (RS).

Show de Drift e Adrenalina: Bandoleros Experience Weekend é sucesso em São Roque

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil     

O Bandoleros Racing promoveu, nos dias 24 e 25 de agosto, a segunda edição do ‘Bandoleros Experience Weekend’ na Arena Dream Car, em São Roque, interior de São Paulo. Os pilotos deram um verdadeiro show de habilidade e controle em uma pista molhada pela chuva, o que empolgou o público tanto na arena quanto nas dependências do Dream Car Museum. O evento também incluiu exposição de carros, com modelos clássicos e modernos de marcas mundialmente conhecidas, além de sorteios de brindes e caronas radicais.

O Bandoleros Racing é uma equipe renomada no cenário do drift, conhecida por sua dedicação ao esporte e por organizar eventos de alta qualidade. Com paixão por automobilismo e uma visão inovadora, continua a elevar o nível das competições de drift no Brasil.

A próxima edição do ‘Bandoleros Experience Weekend’ será nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, no mesmo local e dia 8 de setembro, haverá a sexta etapa da Copa Bandoleros de Kart, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, São Paulo.

Comunicação WSC

 

Mitsubishi Motors tem presença maciça no Sertões 2024, maior rally das Américas

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

 Uma aventura épica que percorrerá exatos 3.704 quilômetros desde Brasília, passando por Goiás e Bahia em nove dias de competição. A edição 2024 do Rally dos Sertões promete ser uma das mais desafiadoras já realizadas nos 32 anos de história da competição.  

Com início no dia 23 de agosto, os competidores já foram submetidos a temperaturas que podem ultrapassar 40ºC, além de terem que percorrer uma grande variedade de tipos de terreno ao longos dos próximos dias de especiais.

A realização da prova só é possível graças às mais de 60 unidades da picape L200 Triton que a Mitsubishi Motors, maior parceira do evento, disponibilizou aos organizadores da competição. Patrocinadora oficial da competição há 21 anos, a marca dos três diamantes é a mais antiga parceira da competição. 

As picapes L200 Triton foram usadas pelos organizadores da prova, que percorreram milhares de quilômetros para a definição do trajeto que os competidores de todas as categorias farão neste ano.

Além disso, os veículos – todos com tração 4x4 – também permanecerão espalhados em locais isolados e de difícil acesso durante a competição, transportando equipes responsáveis por prestar auxílio aos participantes.

Victor Manzini foi a três pódios da categoria B da Turismo Nacional no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil    

É positivo o saldo da primeira vez de Victor Manzini no Autódromo Velocitta, uma das pistas mais difíceis do calendário, na quarta etapa do Campeonato Sprint, e quinta do Campeonato Overall, da Turismo Nacional (TN), disputada no último fim de semana em Mogi Guaçu (SP). Ele esteve em três dos quatro pódios da categoria B.

“Foi uma etapa produtiva. A gente conseguiu evoluir bastante. Velocitta é uma pista difícil, muito técnica. Fomos progredindo a cada treino, melhorando o carro, melhorando a minha guiada. No domingo, consegui contornar bem o problema de direção que tive na corrida 5. Na corrida 6, a chuva atrapalhou um pouco e, apesar da baixa visibilidade, conseguimos um terceiro lugar na B e um primeiro lugar na Rookie. Foi um bom fim de semana”, diz Victor Manzini, estreante em automobilismo que pela segunda vez correu com o Peugeot 208 #117.

Superações - Do calor e da atmosfera seca e enfumaçada iniciais da etapa ao vendaval que no fim da tarde de sábado danificou vários boxes, inclusive o da Equipe RMCP (Roberto Manzini Centro Pilotagem), à pista úmida e com resquícios de óleo em alguns pontos na corrida matinal de domingo e à chuva e neblina na sexta e última prova, na tarde de ontem, adversidades não faltaram a todos.

Particularmente, o piloto paulistano de 17 anos, o mais jovem da TN, começou a sexta-feira de treinos livres e classificação com problemas com motor, na suspensão dianteira, e trocou três pares de amortecedores dianteiros. No sábado, largou da 18ª posição para a primeira corrida, que terminou em 14º na geral, em quinto lugar na B e em terceiro na Rookie, que reúne estreantes. Também foi o terceiro da Rookie na segunda prova, que acabou em 16º lugar na geral e em quarto na B. Resultados que o levaram ao primeiro pódio da etapa, em terceiro lugar na categoria B.

Guilherme e Rafael Busato ficam entre os Top 10 no Campeonato Sul-Americano de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Competidores de boa parte da América do Sul desembarcaram no Brasil para as provas válidas pelo Campeonato Sul-Americano de Kart. O traçado do Kartódromo Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), foi o palco escolhido para as disputas. Nas categorias OK FIA e OK Júnior, além da vitória, estavam em jogo duas vagas para o Mundial de Kart, que acontecerá no próximo mês, na Inglaterra. Os gêmeos do Paraná, Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach: Erick Lutum) chegaram com o objetivo de conquistar a vaga e carimbar o passaporte para as terras do Rei.

Na sexta-feira (23), aconteceu o treino que definiu o grid de largada para a primeira prova classificatória, com pilotos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, além do Brasil. Com pista úmida, Guilherme conseguiu uma volta com o tempo de 1:00.726, o que lhe rendeu um lugar na segunda fila, em terceiro lugar. Rafael, por sua vez, obteve a marca de 1:01.857, ficando na sexta fila.

No dia seguinte, sábado (24), Guilherme Busato fez uma boa largada e pulou para o segundo lugar nas primeiras voltas. Na disputa por posições, caiu para a quarta colocação, onde recebeu a bandeirada. Rafael também fez uma grande largada, e na quarta volta já era o sétimo colocado. Infelizmente, ele teve que abandonar a corrida duas voltas depois, sem conseguir pontuar.

Na segunda classificatória, o cenário se repetiu para Rafael, que conseguiu completar apenas cinco voltas antes de abandonar a corrida novamente. Já Guilherme enfrentou mais dificuldades do que na primeira classificatória e, mesmo brigando pelo sexto e sétimo lugares, acabou completando as dez voltas em oitavo.

Indy: Pietro Fittipaldi destaca bom ritmo do carro em Portland

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O brasileiro Pietro Fittipaldi disputou o Grande Prêmio de Portland da Indy neste domingo (25) e mostrou um ritmo forte durante todo o final de semana no Portland International Raceway, tanto nos treinos quanto na corrida. O piloto esteve entre os mais rápidos da pista por diversos momentos.

No sábado, Pietro ficou muito perto de uma vaga entre os 12 primeiros do grid, sendo bastante competitivo com o carro da RLL. Na primeira rodada da classificação, o brasileiro foi o sétimo mais rápido de seu grupo, ficando apenas dois centésimos da classificação para o Fast 12, a segunda rodada da sessão que define as posições de largada.

O resultado final da corrida acabou prejudicado por conta de um polêmico drive-through recebido ainda na primeira volta após um toque com Scott Dixon. Até mesmo o piloto neozelandês não concordou com a punição ao brasileiro, que terminou em 25º e teve um ritmo forte por todas as 110 voltas da prova em Portland.

Gabriel Souza vence e vai ao pódio na 2ª etapa do Circuito Paulista de Kart

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

No último sábado (24), a pista do Kartódromo Internacional no Speed Park, em Birigui, recebeu a segunda etapa do Circuito Paulista de Kart. Além de somar pontos para a temporada da competição, os pilotos desembarcaram no interior paulista com o objetivo de descobrir os segredos do traçado, que será a sede do Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro, no próximo mês de outubro. Pela primeira vez disputando uma prova em Birigui, o piloto mineiro Gabriel Souza (Gás Superminas / Supergasbras / Equipe: Sabiá Racing / Coach: Rodrigo Dantas) chegou ao pódio na terceira colocação, depois de vencer a segunda bateria da categoria Cadete.

Após reconhecer o traçado nos treinos livres, Gabriel foi para a tomada de tempo, ainda na sexta-feira (23), buscando a melhor posição de largada possível. No entanto, com a marca de 1:00.924, ele conseguiu apenas o décimo terceiro posto, abrindo a sétima fila, e teria que fazer provas de recuperação nas duas baterias válidas pela etapa do Circuito Paulista.

No dia seguinte, na primeira corrida do dia, Gabriel Souza foi para cima dos adversários na busca por fazer ultrapassagens. Ele vinha fazendo uma boa prova, quando foi tocado por trás e acabou indo para a grama, com outros quatro pilotos. No entanto, conseguiu ganhar quatro posições, na sequência, recebendo a bandeira quadriculada em nono, após as treze voltas. Na sequência, tivemos a segunda prova, válida pela etapa, com o piloto de Minas Gerais largando na quinta fila. Com um desempenho espetacular, Gabriel partiu para a ponta, fazendo a maior escalada da prova, com nove ultrapassagens. Aproveitando muito bem as oportunidades, venceu a corrida e, com a soma das duas baterias, subiu ao pódio na terceira colocação.

“Eu larguei de décimo nesta segunda corrida, porque na outra me bateram. Nessa o pessoal começou a se enroscar e eu fui passando. Cheguei no sexto e depois consegui passar para ficar em terceiro. Depois eles ficaram brigando na minha frente e eu passei os dois para vencer”, comemorou Gabriel Souza, com o troféu em suas mãos.

Lucas Moraes vence especial do Sertões com a TOYOTA GAZOO Racing

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Piloto da TOYOTA GAZOO Racing, Lucas Moraes venceu a especial deste domingo no Sertões 2024. Ao lado de Kaíque Bentivoglio, o bicampeão do mais importante rali do País completou o percurso de 257 quilômetros entre Formosa (GO) e Santa Maria da Vitória (BA) em 3h09min28s com o Toyota GR DKR Hilux T1U.

A dupla, que venceu o Super Prime ainda na sexta-feira, liderou todas as parciais da especial disputada neste domingo após a primeira especial de sábado ter sido cancelada. Moraes, que venceu uma especial do Dakar neste ano e é um dos destaques do Mundial de Rally Raid, principal competição fora de estrada do planeta, destacou o bom desempenho neste início do Sertões.

“Começar um Sertões com vitória é sempre bom. Foi uma especial que começou rápida, e depois começou a ficar mais sinuosa. Então nós fomos tranquilos sem colocar um ritmo extremamente forte, mas claro, sempre andando bem. Escolhemos largar em segundo, e foi bom para pegar um pouco de poeira”, disse Lucas Moraes, após a especial.

Nesta segunda-feira, a caravana do Sertões deixa Santa Maria da Vitória e segue em direção a Luís Eduardo Magalhães, também na Bahia. A especial contará com 336 quilômetros.

 

 

Veículo Can-Am Maverick R começa o Sertões 2024 nas três primeiras posições dos UTVs

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil 

Pela primeira vez no grid do Sertões, os veículos Can-Am Maverick R iniciaram a disputa da 32ª edição do maior rally das Américas ditando o ritmo da categoria para UTVs. O piloto Rodrigo Varela e o navegador Matheus Mazzei lideram a classificação geral da categoria, seguidos por Bruno Varela e Ari Fiuza e pelos atuais campeões Deni do Nascimento e Gunnar Dums - todos a bordo do novo UTV. Nesta segunda-feira (26/8), os competidores enfrentam a terceira etapa da prova, com 386 quilômetros de trajeto entre Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia - 336 deles de especiais (trechos cronometrados).

A caravana do Sertões largou no último sábado (24/8) de Brasília-DF. Em função da queda de uma ponte, a primeira etapa foi cancelada e os competidores seguiram em deslocamento até Formosa (GO). No segundo estágio, até Santa Maria da Vitória, eles enfrentaram o dia mais longo da prova, formado por 670 km (433 de especiais). 


Com 11 títulos consecutivos, a Can-Am é a marca mais vitoriosa entre os UTVs do Sertões. O domínio também está presente na lista de inscritos da categoria, na qual, entre 89 veículos, 73 são veículos da fabricante canadense. O recém-chegado nas competições brasileiras Can-Am Maverick R já mostra a que veio, ocupando as primeiras posições da tabela nos desafios iniciais do Sertões. 


A disputa está acirrada entre Rodrigo e Bruno Varela, já que apenas 12 segundos separam os irmãos na liderança da classificação geral. O primogênito celebrou a força da “Família da Poeira”, como são conhecidos no meio off-road, e fez questão de exaltar a qualidade do novo UTV. “Tivemos um excelente início e alcançamos o primeiro feito com Can-Am Maverick R, que foi conquistar as primeiras posições logo no começo da corrida. Estamos muito contentes com o resultado”, disse Rodrigo Varela, vencedor dos UTVs no Sertões 2022. “Sabemos que tem muito rally pela frente, mas começar forte dá muita confiança para seguirmos vencendo”, completou.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Cristian Mohr conquista pódio na Sprint Challenge da Porsche Cup, em Interlagos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

Depois de enfrentar um sábado com misto de pista seca e molhada, largando em 12° e terminando em 7º, o piloto de Blumenau (SC), Cristian Mohr, foi o protagonista de uma ultrapassagem que confirmou seu pódio em segundo lugar da etapa de Interlagos da Porsche Cup 2024, neste domingo (25).
 
Na comemoração, Mohr levou a bandeira da cidade para celebrar a conquista. “É uma honra poder mostrar minha origem e levar Blumenau para o destaque da competição. Conto com o apoio de muitas empresas da região, que acreditam no esporte, além de possuir empreendimento aqui. Agradeço a cada pessoa que me apoia na minha jornada”, diz o piloto, que é também CEO da Max Mohr, concreteira com mais de 50 anos, fundada por seu avô em Blumenau.
 
Cristian compete na modalidade Sprint Challenge, com um Porsche GT3 Cup 991 com 485 cavalos de potência — modalidade é considerada intermediária, tendo acima a Carrera Cup, que utiliza carros da geração 992, e abaixo a Trophy, classe dos iniciantes que não chega a participar de disputas internacionais. Ao todo, a competição tem seis etapas neste ano, passando por Goiânia, São Paulo e Estoril, em Portugal.

Pela quarta vez consecutivamente, Lucas Freitas vence na AMG Cup

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

O nome do final de semana na AMG Cup Brasil foi Lucas Freitas (Action Agenciamento, La Martina, Prisma Pneus, Mahrte, Lindoya Brasil, Dogão da Praça, ULV, VoandoJá, e F1 in Schools Brazil), vencedor da 6ª etapa da AMG C300 Cup no Autódromo Velocitta.

Depois de quebrar o recorde da pista para a categoria com o tempo de 1min48s499 durante o 1º treino livre, Freitas cravou a pole position ainda no sábabado (25) com pista seca e muito calor na cidade de Mogi-Guaçu que abriga o autódromo no interior paulista.

O domingo amanheceu muito diferente: depois de um forte vento que chegou a derrubar algumas estruturas do autódromo e que foram prontamente remontadas pela organização, a chuva atingiu o autódromo poucas horas antes da largada.

Durante o treino de aquecimento (warm up) realizado logo pela manhã do domingo (25), um carro acabou vazando óleo e obrigando uma minuciosa limpeza da pista, transferindo a corrida 1 que seria realizada as 10h30 para as 14h30.

TN: Regularidade mantém José Neto na liderança entre os rookies

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil  

A etapa da Turismo Nacional disputada no Autódromo Velocitta, em Mogi-Guaçu(SP) foi um teste de resistência e resiliência para pilotos e equipes. Depois de iniciarem os treinos com as primeiras provas com temperaturas na casa dos 35 graus, o sábado foi de uma densa fumaça que encheu os carros de fuligem e dificultou a respiração. Para completar, o domingo amanheceu com chuva e as demais categorias que estavam no evento ainda deixaram um “presentinho” com muito óleo na pista. Mesmo assim, o goiano José Neto fez o que precisava para se manter na liderança do campeonato dos Rookies e avançar uma posição na classificação da categoria B com o seu VW Polo preparado pela Brandão Motorsport.

“Quem vê nossa posição nas pontuações não imagina o que foi esse final de semana. Tivemos até um acidente com nosso caminhão que transporta os equipamentos. Mas, no final de tudo temos o que celebrar, salvando alguns pontos importantes para o campeonato mesmo não tendo conquistado vitória nas corridas. Mas a competição é assim, manda a regularidade”, comentou o representante de Goiás que tem em seu carro as marcas da Auto Importados, Go Imports, FBS Lubrificantes Especiais e Ion Motors.

Na categoria Rookie, destinada aos pilotos estreantes, José Neto lidera com 32 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas etapas para a final do campeonato, com um total de 12 corridas. Já na categoria B, José Neto subiu uma posição e agora é o terceiro colocado.

TN: Ernani Kuhn vence na chuva e esquenta disputa pela liderança

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Faltam três etapas para o término da temporada da Turismo Nacional, e ao que tudo indica a definição só vai acontecer na última corrida do campeonato. A etapa disputada no Autódromo Velocitta, no último final de semana, esquentou em muito a disputa entre os três principais candidatos ao prêmio que garante a entrada na Stock Series. O cuiabano Ernani Kuhn enfrentou dificuldades nas duas primeiras corridas, mas fechou o domingo com uma vitória espetacular sob chuva, largando do meio do pelotão e fazendo a melhor volta da prova. Agora, ele está apenas nove pontos atrás do líder Juninho Berlanda.

“Foram dias bem intensos no Velocitta, por toda situação de mudança climática, o vendaval que derrubou nosso box e o toque na primeira corrida que danificou o carro. Mas nosso time é muito unido, ajustou tudo e finalizamos com uma vitória muito importante que nos aproxima muito dos primeiros colocados e nos coloca na briga pelo título. Pelo sistema de pontuação da categoria, podemos dizer que não há diferença entre os três”, afirmou Kuhn, que tem em seu carro as marcas da Ekal Transportes, Pro Tune e Perfortech Motorsports­­­­.

A vitória de Ernani Kuhn foi bastante celebrada. Ele largou da sétima posição e preciso fazer ultrapassagens em um curto espaço de tempo, já que a largada foi com o procedimento de safety car e consumiu cerca de seis dos 20 minutos de prova. Depois de assumir a segunda posição, Ernani imprimiu um ritmo forte e tirou, em duas voltas, uma diferença de três segundos para o líder, até fazer a ultrapassagem como um X na Curva da Mata, quando faltava menos de um minuto para o término da prova.

Sertões 2024: Accert Competições faz a trinca no pódio na segunda etapa

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 A Accert Competições deu suas primeiras aceleradas para valer no 32º Sertões BRB, mostrando ao que veio. A equipe que detém o maior contingente de carros no grid do maior rally das Américas fez bonito na segunda etapa da competição, conquistando lugares de destaque ao final dos 258 quilômetros da especial disputada neste domingo (25), entre Formosa (GO) e Santa Maria da Vitória (BA). O time baseado em Goiânia (GO) fez a trinca no pódio da categoria Ultimate Pro e a dobradinha no da Stock.  

A prova deste domingo foi, de fato, a primeira aventura pra valer da expedição. A primeira etapa, do trecho previsto entre Brasília (DF) e Formosa (GO), foi cancelada por causa da queda de uma ponte. Para os carros, foram 29 quilômetros de deslocamento inicial, 258 quilômetros de desafios na especial cronometrada, e outros 347 quilômetros de deslocamento final, totalizando 634 quilômetros, partindo de Formosa e chegando em Santa Maria da Vitória (BA).

Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, do Mitsubishi Triton Sport CR, #371 ficou com o melhor tempo da categoria Ultimate Pro. A dupla finalizou a especial do dia em 03h38m21s90.  “Chegamos inteiros, graças a Deus, com tudo certinho. O percurso foi bem puxado, com muita areia fina, poeira, alternando trecho rápido com travados, bem prazeroso de correr. Agora é só acertar o carro para a prova de desta segunda”, comenta o piloto Cristiano Rocha.

Para Anderson Gerardi, a especial exigiu mais do piloto do que da navegação. “Prova muito técnica, rápida e trechos bem duros. Navegar não estava difícil, mas exigiu muita atenção com pontes, muito velhas e estreitas. O importante é que fizemos um excelente resultado. Nosso único revés foi termos que fazer muitas ultrapassagens na poeira, devido o problema do prólogo”, declara.

Honda Racing chega na Bahia no pelotão da frente do Sertões 2024

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

 Em busca do 11º título das motos, a Honda Racing está no pelotão da frente do Sertões 2024. A equipe completou a segunda etapa da prova neste domingo (25/8), entre Formosa (GO) e Santa Maria da Vitória (BA), com os pilotos Martin Duplessis em segundo lugar da classificação geral e Mason Klein em terceiro, mesmas posições na categoria Moto 1, de acordo com os resultados extraoficiais. O trajeto do dia incluiu 670 quilômetros, sendo 433 deles de trechos cronometrados (especiais).

Também com a moto Honda CRF 450RX, Gabriel “Tomate” Soares foi o quinto na geral e o mais rápido da categoria Moto 2. Já Tiago Wernersbach, a bordo da Honda CRF 250F, foi o nono na geral e líder entre as motos nacionais da categoria Brasil.


O argentino Martin Duplessis ressaltou as boas condições de sua CRF 450RX para enfrentar a longa especial, que apresentou areia, pedras e curvas sinuosas. “A moto foi muito bem e eu estou confiante. Estamos fazendo um grande trabalho no time com os mecânicos. Estou forte para sair para a terceira etapa com tudo”, diz o atual campeão latino-americano da modalidade. 


Para o norte-americano Mason Klein, que defende o título das motos do Sertões, a próxima etapa será a oportunidade de subir mais degraus na classificação. “A corrida foi ótima neste segundo estágio, e a rota que nós percorremos também. Espero que seja muito melhor, vou largar mais para frente, com menos poeira, e estou muito confiante”, afirma o piloto, novidade da equipe Honda Racing para a temporada 2024. 

Sertões 2024: Gunter Hinkelmann e Weidner Moreira vencem a segunda etapa, nos SSVs

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

Durante a segunda etapa do 32º Sertões BRB, disputada neste domingo (25), entre Formosa (GO) e Santa Maria da Vitória (BA), os carros da MSL Motorsports, que correm pela categoria SSV ficaram destacados entre os demais veículos da modalidade. Gunter Hinkelmann e Weidner Moreira, a bordo do Polaris RZR Pro Ultimate, #388, lideraram pela sua divisão e finalizaram a especial de 258 quilômetros em 03h26m30s95, com o nono melhor tempo da geral dos carros. A outra dupla, Rodrigo Battistel Giovani Bordin (#342), vice-líder da categoria, terminaram em 03h57m30s63, com a 25ª posição.

A prova deste domingo foi, de fato, a primeira aventura para valer da expedição. A primeira etapa, do trecho previsto entre Brasília (DF) e Formosa (GO), foi cancelada por causa da  queda de uma ponte. Para os carros, foram 29 quilômetros de deslocamento inicial, 258 quilômetros de desafios na especial cronometrada, e outros 347 quilômetros de deslocamento final, totalizando 634 quilômetros, partindo de Formosa e chegando em Santa Maria da Vitória (BA).

Já o desafio do dia para os pilotos foi bem puxado. Um início no melhor estilo WRC, com piso firme e diversas curvas. Na sequência, trecho com lombas intercalados com pista rápida. Após o reabastecimento, vieram percursos que já são clichês na competição: trilhas mais estreitas, erosões e mata-burros. A seguir, na área de radar (velocidade controlada), travessia de rios secos, seguido por estrada de fazenda e uma longa reta, a maior deste roteiro. No fim um trecho de mais de 100 quilômetros de veredas, com areia fina, o que é prazeroso para os pilotos.

“Nossa maior dificuldade foi conseguir encontrar um bom ritmo durante a prova”, comenta Weidner. “Foi preciso muita concentração para atravessarmos todo o percurso, que foi intercalando entre pisos rápidos, trechos estreitos e muitas lombas”, apontou.

Irmãos Varela cravam dobradinha no Sertões

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Família da Poeira conquistou sua primeira vitória na especial da 32ª edição do Rally dos Sertões neste domingo (25), com direito a dobradinha da Equipe Varela Can-AM Monster Energy. As duplas Rodrigo Varela/Matheus Mazzei e Bruno Varela/Ari Fiuza disputaram entre si a liderança do dia, que terminou com Rodrigo/Mazzei, do Maverick R #102, na frente por apenas 12s de diferença.

A especial de 433 km abriu a competição, apesar de ser a segunda etapa. Isso se deve ao fato da primeira etapa ter sido cancelada após a queda de uma ponte no quilômetro 86,5 do trajeto entre Brasília e Formosa (GO). Com isso, o pelotão se deslocou livremente até a cidade goiana, onde foi dada a largada para a segunda etapa da competição pela manhã. Bruno e Ari, que venceram o Super Prime na sexta-feira, largaram na primeira posição.

Disputa em família - Durante boa parte do dia, Bruno, que pilota o Maverick R #110, andou no limite, liderando três das quatro parciais e assumindo a liderança da especial. Esse cenário só mudaria na última parcial, quando Rodrigo assumiu a ponta após anotar 5h08min38s, tempo 12 segundos mais rápido que o de Bruno.

Esse feito fez com que Rodrigo vencesse a especial ao somar 6h13min16s08 no trajeto formado por lombas, mata-burros e mais de 100 km de veredas até Santa Maria da Vitória (BA), com Bruno logo atrás com 6h13min28s86. O terceiro melhor tempo foi da dupla Denisio do Nascimento/Gunnar Dums, que ficaram 2min43s86 atrás de Rodrigo/Mazzei.

De ponta a ponta, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio vencem especial do Sertões

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A 32ª edição do Rally dos Sertões iniciou a disputa oficialmente neste domingo (25), com a realização da segunda etapa da competição. A primeira especial, que seria realizada no dia anterior, foi cancelada após a queda de uma ponte no quilômetro 86,5 daquele trecho da prova. Neste domingo, os competidores saíram de Formosa, em Goiás, em direção a Santa Maria da Vitória, na Bahia. Estavam previstos 433 km cronometrados da especial mas, novamente por questões de segurança, o trecho foi reduzido para 257 km. Com um Toyota GR DRK Hilux, a dupla Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio venceu o primeiro dia de atividades na categoria Carros.

Lucas, que é piloto Toyota Gazoo Racing no Mundial de Rally Raid, já havia vencido o Super Prime na sexta-feira, tendo a oportunidade de escolher sua posição de largada. Partindo em segundo, ao lado do navegador Kaíque Bentivoglio, com quem é bicampeão do Sertões, o piloto liderou todas as parciais da especial.

Ritmo bom para o início - A dupla finalizou o dia, que teve trechos de erosões, leito seco de rio e de veredas, com 3h09min28s no relógio, diferença de 1min12s37 para Adroaldo Weisheimer/Beco Andreotti, e de 4min32s50 para os terceiros colocados, Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs. Com isso, o duo garantiu um bom resultado para iniciar o rally, que segue até 31 de agosto, quando retorna a Brasília, cidade de onde o pelotão saiu em deslocamento livre no sábado.

“Começar um Sertões com vitória é sempre bom. Foi uma especial que começou rápida, e depois começou a ficar mais sinuosa. Então nós fomos tranquilos sem colocar um ritmo extremamente forte, mas claro, sempre andando bem. Escolhemos largar em segundo, e foi bom para pegar um pouco de poeira”, comentou Lucas, que compete o Sertões com apoio de Red Bull, Strava, Repsol, Oakley, Zapalla, Reserva e SpeedMax (PneuStore). 

Nesta segunda-feira (26), o Sertões deixa Santa Maria da Vitória para seguir rumo a Luís Eduardo Magalhães, em um trajeto de 386 km totais, sendo 336 km cronometrados. Confira a classificação da primeira especial e a programação do Rally dos Sertões:

Turismo Nacional fecha quinta etapa de 2024 com chuva e show de ultrapassagens em pista desafiadora no Velocitta

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A Turismo Nacional concluiu neste domingo (25), no Autódrmo Velocitta, a disputa da quinta etapa da temporada 2024, em jornada válida também pela quarta etapa do campeonato Sprint. Ao longo do fim de semana, Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, recebeu seis corridas da categoria dos carros mais vendidos do Brasil, em dois cenários muito distintos para os pilotos. Se o sábado foi marcado pelo ar seco, céu encoberto e muito calor, o domingo foi de frio, chuva, neblina e uma pista bastante desafiadora para os competidores, que colocaram à prova todo o talento e experiência.

As vitórias na categoria A neste domingo ficaram com dois dos principais concorrentes aos títulos Overall e Sprint em 2024. Juninho Berlanda faturou sua segunda vitória no fim de semana ao cruzar a linha de chegada na frente na Corrida 5. Já Ernani Kuhn partiu da sétima colocação no grid, escalou o pelotão com propriedade mesmo com todas as dificuldades em razão das condições climáticas e fechou a etapa no topo do pódio, alcançando assim seis primeiros lugares na temporada.

João Cardoso reagiu na quinta prova da etapa e a primeira deste domingo ao finalizar na frente correndo na categoria B. Entretanto, na última disputa do fim de semana, Daniel Nino comprovou a condição de grande destaque da classe com mais um triunfo, o seu quarto na jornada do Velocitta. As glórias entre os “rookies” ficaram repartidas entre Augusto Sangalli e Victor Manzini.

Desafio no molhado — O alinhamento inicial da quinta prova da etapa foi definido pela inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 4, realizada no último sábado. Desta forma, Dorivaldo Gondra teve o direito de largar na frente, mas enfrentou problemas e iniciou a disputa dos boxes. Desta forma, João Cardoso, concorrente ao título na categoria B, puxou a fila. Outro que enfrentou problemas antes da largada foi Rafa Reis, que largaria do oitavo lugar.