CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Depois da ‘turnê’ pelo Centro-Oeste com a abertura da temporada em Campo
Grande (MS) e a segunda etapa em Goiânia (GO), a Copa Truck vai ao Sul
para o terceiro encontro do campeonato 2024. Londrina (PR), recebe os
caminhões mais velozes do mundo em uma pista que desafia os freios não
pela intensidade, mas sim pela constância em seu uso no curso de uma
volta.
Com 3.146 metros de extensão, a pista de Londrina se
destaca por suas médias de velocidade mais reduzidas em comparação com
os circuitos onde a Copa Truck corre, como Goiânia e Interlagos, por
exemplo. O circuito apresenta curvas de baixa e média velocidade, com
uma característica marcante: as curvas após as retas principais têm raio
longo e entradas extensas. Nestes trechos, os pilotos precisam frear
por bastante tempo, com os caminhões inclinando-se bastante. Além disso,
o asfalto é abrasivo, desgastando os pneus e elevando a temperatura dos
freios. Isso requer eficiência máxima dos freios para uma performance
ideal nesta pista”, detalha Francisco Jardim, engenheiro de aplicação da
Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck pela
quarta temporada consecutiva.
Uma volta completa no circuito de
Londrina leva cerca de 1min40s, sendo que 33 segundos são dedicados à
frenagem. Devido às suas curvas de diferentes raios e poucas retas, o
uso dos freios é prolongado. “Embora Londrina demande menos intensidade
nas frenagens, elas são constantes. Em um circuito mais lento e com
menos retas, as pastilhas da Fras-le são acionadas por 34% do tempo de
uma volta. O desafio aqui é a gestão das temperaturas, já que, apesar da
menor intensidade em comparação com Interlagos, o uso dos freios é
estendido em Londrina”, ressalta Jardim.
Esta é a quarta vez que a Capital do Café recebe a Copa Truck. Em 2019, Beto Monteiro conquistou pole position e vitória na primeira corrida, enquanto Renato Martins venceu a segunda. Em 2022, Wellington Cirino garantiu a pole e venceu a primeira prova, com Paulo Salustiano vencendo a segunda. Em 2023, a cidade do norte paranaense recebeu uma etapa dupla, com as vitórias de André Marques, Roberval Andrade – com dois triunfos -, e Beto Monteiro.
A classificação da temporada 2024 após duas etapas tem, na classe Pro, o atual campeão Felipe Giaffone na liderança com 73 pontos, sete a mais que André Marques. Wellington Cirino é o terceiro com 59, seguido por Roberval Andrade com 46 e Adalberto Jardim e Paulo Salustiano empatados no quinto lugar com 40. Já na classe Elite, Rodrigo Taborda segue à frente com 69 pontos, também sete a mais que o segundo colocado, José Augusto Dias; Djalma Pivetta é o terceiro com 61, seguido por Pedro Perdoncini com 52 e Daniel Kelemen com 48.
A programação do final de semana reserva os treinos livres para a sexta-feira (10) e a classificação para definição do grid de largada no sábado (11). No domingo (12) as corridas têm largada a partir das 12h30, com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV, YouTube oficial da Copa Truck e pelo portal High Speed.
A Frasle Mobility detém em seu portfólio soluções para freios, suspensão e direção tornando-se uma powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de qualidade premium e marcas icônicas, operando em mais de 120 países.
P1 Media Relations
Nenhum comentário:
Postar um comentário