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eiro, a
sábado, 2 de março. A programação habitual do fim de semana do GP foi
antecipada em um dia – como será o caso também no fim de semana
seguinte, na Arábia Saudita – com duas sessões de treinos livres na
quinta-feira, TL3 e classificação na
sexta-feira, depois o GP propriamente dito no sábado. Essa mu
dança foi
feita pela Fórmula 1 para acomodar o início do Ramadã, no segundo
domingo de março.
As equipes chegam a Sakhir com muitas informações sobre como o carro e o conjunto de pneus funcionam nesta pista particularmente abrasiva, onde tração e estabilidade de frenagem são fundamentais para o desempenho: tanto em voltas rápidas quanto em stints mais longos.
A evolução da pista é um tanto limitada, com a temperatura sendo a maior influência: duas das três sessões de treinos livres acontecem no calor do dia, dificultando obter uma leitura representativa dos dados de corrida. Outro fator que muitas vezes afeta os carros é o vento, que pode jogar areia na pista e tornar o equilíbrio imprevisível. A degradação térmica será significativa e pode ter um impacto decisivo no desempenho de corrida, enquanto o desgaste geralmente é limitado.
O GP do Bahrein é tradicionalmente uma das corridas mais espetaculares do ano, já que oferece diversas oportunidades de ultrapassagem, particularmente nas curvas 1, 4 e 11. A degradação dos pneus, com todas as diferentes estratégias de corrida resultantes, também cria diferenciais de desempenho interessantes.
No ano passado, duas paradas utilizando o C1 e o C3 foram a estratégia preferida, com o C2 utilizado por apenas uma equipe (McLaren).
A corrida deste fim de semana vai marcar o 20º GP do Bahrein, embora o número total de corridas realizadas na pista seja 21: em 2020, também foi disputado o GP de Sakhir, vencido pelo piloto da Mercedes Valtteri Bottas.
O piloto que mais triunfou foi Lewis Hamilton, com cinco vitórias, seguido por Sebastian Vettel com quatro e Fernando Alonso com três. O espanhol é o único piloto neste fim de semana que também participou da primeira corrida em Sakhir, em 2004. No ano passado, Max Verstappen conquistou sua primeira vitória no GP do Bahrein, encerrando uma seca de vitórias da Red Bull no Bahrein que durou 10 anos. A Ferrari é a equipe de maior sucesso, com sete vitórias no GP do Bahrein. No entanto, a Mercedes igualou o placar no local graças à vitória de Bottas no GP de Sakhir de 2020.
Fórmula 2
Há um carro totalmente novo, apresentado em Monza no ano passado, para o Campeonato FIA de Fórmula 2 de 2024. A Pirelli, parceira da série desde o início, manteve os rês compostos do ano passado – em acordo com a promotora – permitindo que equipes e pilotos conheçam seus novos carros mantendo um ponto de referência estável a partir de 2023. Isso também destaca a adaptabilidade dos pneus Pirelli da F2, que não apenas atendem a todas as necessidades estabelecidas pelo campeonato, mas também funcionam bem em um carro completamente novo comparado à geração antiga. Durante o shakedown em Barcelona e o teste no Bahrein, as equipes puderam conhecer o pacote de 2024 e as primeiras impressões dos pneus foram positivas. A prova virá neste fim de semana, com a vantagem das condições familiares numa pista que os pilotos conhecem bem. A Pirelli escolheu os pneus duros e macios para Sakhir, com a mesma variação de nível entre os compostos indicados no ano passado. As diferenças no desempenho e nas velocidades de degradação serão um fator-chave nas escolhas estratégicas. O macio deve ser o favorito para a Sprint Race, enquanto uma das chaves para a Feature Race será a decisão habitual de começar ou não com o duro e correr muito para aproveitar a velocidade extra do macio no final, ou vice-versa. A corrida do Bahrein tem oferecido frequentemente um espetáculo emocionante graças a estas diferentes opções de estratégia, assim como a relativa facilidade de ultrapassagem.
Fórmula 3
Equipes e pilotos terão à disposição o mais recente pneu duro da Pirelli para a primeira rodada do Campeonato FIA de Fórmula 3. Isso se deve à natureza particularmente abrasiva da pista de Sakhir e às fortes exigências de frenagem e tração, bem como às altas temperaturas ambientes que colocam muito calor sobre os pneus. A nova versão do pneu duro faz sua estreia neste fim de semana, sendo um pouco mais macio do que o equivalente do ano passado. As equipes puderam trabalhar na configuração com esse novo composto durante os testes de Sakhir há duas semanas: um desafio adicional para uma série que sempre garante corridas acirradas e imprevisíveis.
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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