domingo, 26 de fevereiro de 2023

Vitória brasileira na maior prova argentina, o "Mini Dakar"

 

 A primeira corrida internacional do atual campeão do Rally dos Sertões, o piloto Rodrigo Varela, não poderia ter sido melhor. Em uma parceria impecável com o experiente navegador Lourival Roldan, Varela estreou com vitória na classificação geral da categoria UTV do South American Rally Race (SARR), principal prova da Argentina que vem sendo chamada pelos nossos vizinhos de “Mini Dakar” por ser disputada na mesma região percorrida pela principal prova do mundo, entre 2009 e 2018.
Rodrigo e Lourival logo deram o recado: lideraram a competição desde o primeiro dos nove dias de corrida e terminaram a disputa com uma expressiva vantagem de 1h21min40s sobre os argentinos Diego Blas/Azategui Conrado. 

A corrida, que teve largada no dia 16 de fevereiro, terminou neste sábado após 4.200km, registrando um desempenho notável das duplas brasileiras da categoria UTV.
Cinco dos dez primeiros lugares da categoria UTV foram conquistados por competidores do país, com Allan Cestari/Weidner Moreira subindo ao pódio no terceiro lugar. O Brasil ficou ainda com o sexto (Pedro MacDowell/Ênio Bozzano Júnior), oitavo (Reinaldo Varela, que competiu com o navegador argentino Fernando Imperatrice) e nono lugares (Fábio Pirondi/Daniel Spolidoro).

Vitória na estreia – “Foi um rally muito difícil, pois todos os dias tínhamos uma variação de tipos de terreno. Mas fico feliz por termos nos saído bem em todos os momentos importantes da prova”, resumiu Rodrigo Varela. “Aprendi muito nessa minha estreia internacional, em especial também por ter como navegador o Lourival Roldan, uma referência nessa função, alguém que nestes dias acrescentou muito para mim em termos de aprendizado e experiência”, disse o piloto da equipe Can-Am Monster Energy.

Equipe Accert Competições é vice-campeã na categoria Carros (T1.2) do SARR 2023 na Argentina

 

 Após 12 dias intensos do mais puro Rally Cross Country, terminou neste sábado, 25, o 4° SARR - South America Race Rally, em La Rioja, província da Argentina localizada em sua porção norte-ocidental. A Accert Competições fechou a segunda participação consecutiva no evento com saldo positivo: quatro vitórias, sendo prólogo e três etapas. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi foram os vice-campeões na categoria T1.2 e concluíram na quinta posição na geral entre os Carros.

Na última etapa, a disputa seguiu para em conclusão da etapa Maratona e o terreno alternou os altos contrafortes andinos do oeste, onde predomina um ambiente desértico, com as planícies de leste. Cristiano e Anderson partiram do parque de apoio com o Mitsubishi Triton L200 CR (#133) em tração 4x2 no trecho cronometrado de 266 quilômetros totais, sendo que a etapa não permitia assistência mecânica para os competidores.

A dupla completou a última etapa na segunda posição com o tempo de 02h08min32seg, sagrando-se assim a vice-campeã nos Carros da categoria T1.2 com o tempo na classificação acumulada dos dias em 81h48min03seg, após enfrentar 4.000 quilômetros com a disputa do prólogo e mais nove etapas da edição 2023. Na primeira participação no SARR no ano passado, Cristiano e Anderson completaram na sétima colocação entre os T1.2.

 “Foi sensacional, estamos muito felizes com o resultado. Completar o SARR é muito bom, porque é uma prova muito dura, um rali raid, com mais de 4000 quilômetros. Só tenho que agradecer a equipe e ao meu navegador, fiel escudeiro nessa empreitada”, destacou o piloto.

MSL Rally vence última etapa do SARR e dá exemplo de superação

 

Um sábado de festa merecida para a MSL Rally no encerramento do South American Rally Race (SARR), disputado na Argentina. Gunter Hinkelmann e Filipe Bianchini (Polaris RZR Pro R) venceram entre os UTVs a nona etapa da prova, com largada e chegada em La Rioja (115km cronometrados / 287 totais), o que já seria motivo para comemoração. Mais ainda diante dos problemas enfrentados na véspera e do trabalho intenso para que a dupla largasse neste sábado (25).

Com pouco menos de 20 quilômetros para completar o percurso da véspera, uma pane elétrica deixou piloto e navegador parados. Depois de um reparo de emergência, a caixa CVT (a transmissão automática do UTV) praticamente se desfez. Parecia então que o sonho de completar o SARR 2023 acabaria muito perto da reta final.

Tão logo chegaram ao parque de apoio, uma força-tarefa rapidamente foi montada na tentativa de recuperar o veículo. O que incluiu mecânicos, preparadores e mesmo competidores de outros times. Concorrentes que deixaram de lado a competição em nome do espírito esportivo e da colaboração. O trabalho que entrou pela madrugada colocou o UTV pronto para enfrentar o último desafio. Depois de passar a maior parte da prova preocupados em poupar o equipamento e evitar riscos desnecessários, piloto e navegador enfrentaram as especiais do dia final do SARR com outro espírito. Atacaram para vencer a etapa, levar uma lembrança final positiva e retribuir tanto esforço da família MSL Rally e de todos que ajudaram.

"Eu cheguei a jogar a toalha na sexta-feira, sinceramente pensei que não retornaríamos à prova. Acho que no calor da emoção me esqueci da força de todos no time e do que essa turma é capaz. Eles são demais e só posso agradecer por tudo o que fizeram. Seria injusto não completar o rally e passar pela rampa final. Quando largamos hoje, só pensei em fazer o melhor para premiar tanto trabalho e podermos comemorar juntos. Foi um encerramento inesquecível", resumiu o piloto Gunter.

Edson Reis confirma presença no grid da NASCAR Brasil Sprint Race 2023

 

 

A NASCAR Brasil Sprint Race acaba de confirmar mais um novato em seu grid de pilotos. O curitibano Edson Reis, de 40 anos, será responsável pelo volante do carro #12, na divisão AM, e terá sua estreia na etapa de abertura da temporada 2023, prevista para o dia 19 de março, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Pregresso da TCR South América, Reis tem passagens pela Porsche Cup, Copa HB20 entre outras competições de turismo nacional. Começou no kart aos 14 anos, foi para o off-road em 2016 e voltou para o asfalto em 2018.

“A minha estreia na NASCAR Brasil Sprint Race marcará o fim de um hiato de oito meses fora das pistas, desde que sofri um grave acidente no autódromo de Riviera, pela TCR. Foi um período com uma intensa maratona de recuperação para que eu pudesse estar apto a competir o quanto antes. O retorno será, além da prática do esporte, marca também a celebração da vida e a superação de um dos momentos mais difíceis que vivi. Então, espero provar para mim mesmo que eu posso e eu consigo. Além disso, Goiânia é minha pista preferida. Foi onde conquistei a primeira vitória da minha carreira”, conta Edson Reis.

Toyota GAZOO Racing está pronta para 2023 com o novo GR010 HYBRID

 

 

A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID Hypercar revisado para a temporada de 2023, quando defenderá seu status de número um contra novos concorrentes no início de uma era emocionante para as 24 Horas de Le Mans e o FIA World Endurance Championship (WEC).

O incrível sucesso da equipe, que até o momento inclui cinco vitórias consecutivas em Le Mans e quatro títulos duplos consecutivos do WEC, será desafiado por mais participantes do Hypercar em uma temporada de sete corridas em 2023, que inclui a edição do centenário das 24 horas de Le Mans. 

Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall se juntam à competição do Hypercar existente da Peugeot e Glickenhaus para formar um grid de 13 carros no WEC, com ainda mais carros em Le Mans. Espera-se uma competição disputada pelo maior prêmio em corridas de endurance. 

O GR010 HYBRID foi o primeiro Hypercar a romper barreiras em janeiro de 2021 e passou por um programa de evoluções detalhadas, como fez em 2022, para otimizar a confiabilidade e a eficiência. 

Heineken 0.0 anuncia Max Verstappen como novo embaixador da marca

 

 
A Heineken®, por meio da Heineken 0.0, anunciou globalmente a parceria firmada com um dos maiores nomes do automobilismo mundial, o bi-campeão de F1®, Max Verstappen. O holandês se junta à marca para o Player 0.0, ativação de games criada pela Heineken® no Brasil em 2021 e que, devido ao grande sucesso, a partir deste ano será promovida também em outros países. O piloto vai participar ainda de outras ações que fortaleçam a mensagem de consumo responsável defendida pela Heineken®, incluindo a campanha “Quando beber, nunca dirija”.
 

A Heineken® também confirmou a notícia de parceria entre a equipe de Verstappen, a Oracle Red Bull Racing e a Heineken® 0.0. Juntas, as duas marcas globais vão oferecer experiências envolvendo música e games. A parceria terá como objetivo conectar os fãs da F1®, mostrando uma nova visão dos bastidores de uma equipe de corrida de classe mundial.

Sobre o Player 0.0

Destaques do automobilismo nacional, irmãos Leo e Rafael Reis testam carro da Nascar nos EUA

 

Dois dos destaques da última temporada da Copa Shell HB20, os irmãos Leo e Rafael Reis tiveram na última semana uma verdadeira imersão no ambiente da Nascar. A dupla da D4U USA Group competirá na temporada 2023 da Nascar Brasil, antiga GT Sprint Race. Os dois integraram a comitiva da categoria brasileira que acompanhou a Daytona 500, principal prova da categoria mais popular dos Estados Unidos, e tiveram a chance de acelerar um modelo da Nascar no circuito de New Smyrna.

A ida aos Estados Unidos faz parte de um programa destinado a novos talentos promovido pela Nascar, o que incluiu acompanhar os bastidores da corrida disputada no Daytona International Speedway, além da chance de pilotar um carro no circuito que recebe corridas da ARCA, uma das divisões regionais da categoria americana.

‘‘A experiência dessa imersão no ambiente da Nascar foi incrível. Acompanhar a Daytona 500 nos bastidores e experimentar toda essa atmosfera é indescritível. E além de tudo isso, pilotar um Nascar pela primeira vez, com certeza foi uma semana que vou guardar com carinho’’, disse Rafa Reis.

Copa Truck e Nascar Brasil: Ingressos à venda para a primeira etapa da temporada em Goiânia

 

 
Está aberta a venda de ingressos para a etapa de Goiânia da Copa Truck e da Nascar Brasil, que acontece nos dias 18 e 19 de março no Autódromo Internacional da capital goiana.

São três tipos de ingressos oferecidos: Gramado (com opção de meia entrada), Passe de Visitação (arquibancada coberta com direito a visitação aos boxes) e Camarote/Paddock (localizado acima dos boxes com visitação aos boxes e buffet no domingo).

A venda online será realizada até o dia 17 de março, passando a ser na bilheteria do autódromo no sábado e domingo de evento. A programação do evento será divulgada posteriormente. Mais informações e valores em www.copatruck.com.br, clicando no botão ingressos.

AGENDA – 1ª ETAPA COPA TRUCK E NASCAR BRASIL - 18 E 19/03

LOCAL

Audace, do grupo detentor da Vicar, adquire departamento de motores da Giaffone Racing

 

 A Audace Tech anunciou nesta sexta-feira (24) a aquisição do departamento de motores da Giaffone Racing, proprietária e responsável pela gestão e preparação de todas as unidades de potência da Stock Car Pro Series e da categoria de acesso Stock Series. Sediada em Cotia (SP), a Audace é o braço de desenvolvimento técnico do Grupo Veloci, que também é detentor da Vicar, promotora da principal categoria da América do Sul, além do BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA, Turismo Nacional, Stock Series e TCR Brasil.

O acordo prevê a continuidade do serviço de fornecimento, preparação e manutenção dos motores por parte da Giaffone Racing durante 2023. A partir da temporada de 2024, toda a operação passará a ser realizada pela Audace. “Já teremos engenheiros e gestores trabalhando em conjunto com a Giaffone Racing a partir de março deste ano. A ideia é fazer uma transição de know-how tranquila ao longo de 2023, atendendo a todos os envolvidos e mantendo o padrão de qualidade da Giaffone”, resume Enzo Bortoleto, CEO da Audace. “Nossa meta com essa aquisição é verticalizar e internalizar o serviço de motores dentro dos futuros planos para a Stock Car.”, finaliza Bortoleto.

Pertencente à família Giaffone, bastante tradicional no automobilismo, a Giaffone Racing prepara os motores da Stock Car Pro Series desde o ano 2000, quando a categoria passou a utilizar o mesmo padrão de chassi tubular e motores equalizados – uma modificação que ajudou a tornar a Stock em um dos principais campeonatos do mundo.

“A história da Giaffone Racing e da família Giaffone se mistura com a história da Stock Car desde a sua fundação, em 1979”, lembra José Próspero Giaffone Filho, CEO da empresa. “Muito do que é o espírito da própria Stock, ao mesmo tempo de pioneirismo e inovação, está presente no DNA da Giaffone. Por isso, apesar deste movimento de transição que vivemos agora, é certo que ainda teremos oportunidades de trabalhar em conjunto”, conclui o executivo.

Fonte: Stock Car Pro

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Brasileiros já têm mais de uma hora de vantagem no "Mini Dakar"

 

 Se encerra neste sábado (25) a quarta edição do South American Rally Race (SARR), prova que utiliza a mesma região onde o Rally Dakar foi disputado entre 2009 e 2018, em território argentino. A corrida conta com representantes do Brasil em três das quatro categorias: motos, carros e UTVs, com o país ausente apenas entre os quadriciclos – amplamente dominado pelos argentinos. Por seu percurso e características, os donos da casa vêm chamando o SARR de “Mini Dakar”.

Um destaque para o Brasil vem sendo o desempenho da dupla formada pelo piloto Rodrigo Varela e o navegador Lourival Roldan, que lideram a classificação geral da categoria UTV desde o início, no dia 16 de fevereiro. No último resultado, divulgado na noite de quinta-feira, depois de 3.111km de competição cumpridos em 49h07min11s, os brasileiros somavam 1h02min23s de vantagem sobre os segundos colocados, os argentinos Diego Blas e Azategui Conrado. 

No terceiro posto, a 1h06min09s dos líderes, estavam os chilenos Juan Carlos Araya e Victor Silva, com a quarta posição ocupada pela dupla Allan Cestari/Weldner Moreira. Também representando o Brasil, Cestari e Weldner estavam a 1h30min34s dos ponteiros e mantinham condições reais de brigar por um dos três lugares do pódio. Pai de Rodrigo, o tricampeão mundial Reinaldo Varela e o navegador argentino Fernando Imperatrice ocupam o sexto lugar, depois de enfrentarem diversos problemas ao longo desta difícil edição do SARR.

Neste sábado, a última etapa contará 287km e será disputada no formato de “laço”, jargão do rally que denomina um trajeto que larga e chega no mesmo ponto. Tendo como local inicial e final a cidade de La Rioja, uma das mais antigas da Argentina, fundada em 1591, a quarta edição do SARR completará neste sábado 4.200km de competição.

Fonte: BestPR Comunicação

SuperBike Brasil 2023: Suhai Seguradora fortalece sua presença nas pistas com Copa Suhai 400

 

 A Suhai Seguradora, líder no mercado de seguros de motos no Brasil, amplia ainda mais a presença na motovelocidade ao anunciar a Copa Suhai 400, nova categoria monomarca que passa a integrar a programação do SuperBike Brasil na temporada 2023.

Na Copa Suhai 400, todos os participantes usarão o mesmo modelo de moto mantendo a sua originalidade em aspectos como rodas, motor, eletrônica, entre outros. E o visual das motos na pista seguirá um mesmo padrão.

A categoria seguirá o calendário da SUPERBIKE BRASIL de 2023 e contará com 10 etapas, sendo a 1a etapa no próximo domingo dia 26/2 em Interlagos, São Paulo.

Além de dar nome para a nova categoria, a Suhai estará presente no evento como patrocinadora do piloto Fabinho da Hornet, campeão da da classe Master da SuperSport 400 em 2022. No cenário internacional, a seguradora segue por mais uma temporada com Eric Granado, vice-campeão da MotoE no ano passado e que entra na disputa novamente nesta temporada, além de estrear no Mundial de Superbike.

MSL Rally supera etapa maratona no SARR 2023

 

A cidade de La Rioja, ponto final do SARR – South American Rally Race 2023 – está cada vez mais próxima para Gunter Hinkelmann e Filipe Bianchini, e os demais participantes que continuam vivos na competição. Nesta quinta-feira (23), a dupla da MSL Rally superou mais um grande desafio com o UTV Polaris RZR Pro R: a etapa maratona entre Villa Unión e Almogasta (116 quilômetros cronometrados / 410 quilômetros totais). 

No jargão do rally cross-country, trata-se do dia em que os pilotos e navegadores não podem receber ajuda das equipes de apoio ao completarem o percurso. Eles mesmos são os responsáveis pela manutenção dos veículos – eventuais trocas de pneus e correia de comando; checagem e limpeza de filtros, por exemplo. 

Gunter e Filipe se mantiveram fiéis à estratégia já consolidada desde as primeiras etapas desta edição do SARR, e que os colocou nas primeiras posições da classificação geral e da categoria T3.1. Mantiveram um ritmo constante, com atenção total aos pontos de perigo da planilha para evitar qualquer dano ao veículo. 

Um dos trechos cronometrados previstos (SS2) foi cancelado por causa das condições meteorológicas (previsão de chuva forte). Com isso, a primeira especial foi percorrida duas vezes e, após um longo deslocamento, os participantes encararam a SS3 para chegar ao acampamento de Almogasta. 

Provas internacionais preparam competidores brasileiros para o Rally Minas Brasil

 

Novamente o Rally Minas Brasil (de 07 a 11 de março) valerá pelas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. Entre os inscritos, alguns pilotos e navegadores que este ano já mostraram o seu talento em território internacional e, portanto, chegarão em Araxá (MG) em pleno ritmo de competição. Eles começaram 2023 enfrentando desafios de alto nível, assim como promete ser a prova mineira.

Um bom exemplo é do vencedor do Rally Minas Brasil 2022 na geral dos UTVs. Mineiro de Patos de Minas (cidade próxima a Araxá), Cristiano Batista já encarou este ano o Dakar. A estreia no maior rally do mundo foi marcada por uma vitória de etapa e a presença constante entre os primeiros na categoria T4. Batista ainda participou da Baja Arábia Saudita, primeira prova da Copa do Mundo FIA de Bajas, da qual se tornou campeão na temporada passada, na mesma categoria. 

“Este ano vou disputar novamente a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro, e claro, buscarei mais uma vez a vitória em Araxá. Não vai ser fácil, já que não faltam duplas fortes. Só tem gente boa inscrita, com grandes resultados lá fora", comenta.

Mês de aniversário de Ayrton Senna é marcado com entrega completa da escultura Nosso Senna e circuito interativo como presente da família aos fãs

 

No mês em que Ayrton Senna completaria 63 anos, família Senna, Senna Brands, YDreams Global e Lalalli Studios apresentam um novo ponto turístico dentro do Autódromo de Interlagos: o Circuito Nosso Senna. O local, que será apresentado ao público entre os dias 2 e 5 de março, é um espaço pensado para a família e celebra o legado do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores ídolos da história do País.

O conjunto artístico e interativo Nosso Senna ficará localizado dentro do Setor A, uma das arquibancadas principais do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Por meio de atividades tecnológicas e interativas, o espaço ressalta as conquistas de Senna dentro de suas 11 temporadas na F1, entre 1984 e 1994 e tem como “cereja do bolo” o busto de Ayrton Senna, também batizado de Nosso Senna feito realizado por Lalalli Senna, artista multiplataforma e sobrinha do piloto, a partir da encomenda vinda da própria mãe de Ayrton, Dona Neyde.

Com 3,5 metros de altura e 550 quilos, a escultura de alumínio polido e facetado chegou ao autódromo durante a semana do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, para celebrar os 50 anos da realização do primeiro GP no Brasil. E agora o público terá a oportunidade de visitar a obra de perto gratuitamente.

“Fico feliz de finalmente poder fazer a entrega completa desse projeto como idealizado pela família, com a abertura oficial da escultura ao público, e dos circuitos de estações interativas que planejamos com tanto carinho aos fãs e apoiadores do Ayrton. Esse projeto veio da encomenda da própria mãe do Ayrton, de tangibilizar o ‘Beco’, o Ayrton que nós conhecemos como família para a linguagem artística, o que foi um grande desafio. Depois decidimos como família ampliar o projeto e compartilha-lo com os fãs que sempre estiveram ao seu lado. O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós. Além disso, a figura pública ‘Ayrton Senna do Brasil’ foi formada com o carinho das pessoas que torceram por ele. E isso está refletido na materialidade e sentido da obra”, diz Lalalli Senna.

Em nova equipe, Miguel Costa realiza testes com Parolin visando etapa de Sarno do WSK Super Masters

 

Um dos mais promissores pilotos do País atuando no kartismo europeu, Miguel Costa fará nesta semana testes com sua nova equipe, a Parolin, visando adaptação ao time e ao equipamento, bem como um aumento do entrosamento com mecânicos e preparadores. A atividade será realizada neste final de semana em Sarno, na Itália, onde será disputada a terceira etapa do WSK Super Masters entre 2 e 5 de março.

‘‘Neste final de semana (25), vou testar em Sarno para correr a terceira etapa do WSK Super Masters, também em Sarno. Não estava prevendo isto, porém percebi que temos que evoluir para conseguir bons resultados e construir a cada etapa um kart mais veloz e competitivo’’, diz Miguel, que neste ano subiu para a classe OK, depois de correr na OK Júnior nas últimas temporadas.

O teste ocorre após o piloto fazer sua estreia com a Parolin na segunda etapa do WSK Super Master, disputada no último final de semana no kartódromo de Franciacorta, também na Itália. Costa apresentou grande ritmo com o kart naquela que foi sua primeira competição na nova classe, em que pese um incidente na pré-final ter tirado o piloto da decisão.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Netza é a agência oficial da Fórmula E no Brasil

 

 Pela primeira vez no Brasil, a corrida mais sustentável do planeta desembarcará em São Paulo. Dezenas de milhares de fãs de automobilismo são esperados para a edição 2023 Julius Baer São Paulo E-Prix, que acontecerá no dia 25 de março, no Sambódromo do Anhembi, a casa do carnaval paulistano.

E para sua estreia no país, a competição que combina motorsport com muitas experiências, música e entretenimento contará com estratégia de marketing e mídia da Netza, encarregada de todas as ações e ativações online e offline, camarotes e espaços VIPs, com equipe dedicada para atender às demandas de todos os patrocinadores.

A estratégia da martech agency da Netza&CO reforça a combinação de sustentabilidade e tecnologia antes e durante a prova. O trabalho da Netza iniciou com o evento de lançamento do circuito no ano passado, no dia 13 de outubro, quando a ABB FIA Formula E World Championship e a Prefeitura de São Paulo deram as boas-vindas a pilotos brasileiros, autoridades, executivos da Fórmula E, e ao novo patrocinador principal do 2023 Julius Baer São Paulo E-Prix.

Como agência oficial do evento, a Netza está responsável por planejamento, criação e execução de todo o plano de ações da Fórmula E no Brasil, que contempla: ativações de branding, awareness – com pontos de exposição do carro na cidade e de ativação da marca; os espaços Allianz Fan Village, Boss Emotion Club e 20 race suits (camarotes), além de toda a comunicação e execução de mídias, que terá ações nas redes sociais, com Influenciadores, Search, transmissões, mídia programática, OOH e rádio.

Erros na planilha dificultam dia da MSL Rally no SARR 2023

 

O que já era difícil, ficou ainda mais. E acabou por prejudicar o desempenho da equipe MSL Rally na sexta etapa do SARR – South America Rally Race 2023, na Argentina. O percurso que marcou a retomada da prova após o dia de descanso, entre Chilecito e Villa Unión – com 285 quilômetros cronometrados e 495 quilômetros totais –, já exigiria naturalmente dos competidores com os longos trechos em rios secos e especiais velozes. No entanto, algumas incorreções na planilha, tornaram a quarta-feira (22) mais complicada para os participantes. 

Especialmente para quem vai no banco da direita e tem de orientar quem está ao volante: caso do navegador Filipe Bianchini, parceiro do piloto Gunter Hinkelmann no UTV Polaris RZR Pro R da equipe MSL Rally. Ele teve ainda mais trabalho que o normal e precisou se desdobrar na tentativa de lidar com as informações equivocadas no livro de bordo. 

"Foi feita uma alteração na planilha pela manhã, antes da largada, e deu erro de navegação mais de uma vez. Nós saímos muito do caminho correto. Quando faltavam uns 20 quilômetros para o fim, havia uma diferença de 100 graus em um CAP (ponto de GPS em que a passagem é obrigatória) e todos ficaram perdidos. Gastamos uns 40 minutos para voltar ao roteiro e só quando chegamos ao parque de apoio soubemos que essa parte da prova havia sido cancelada por falha da organização. De todo modo, desgasta o carro e gera uma ansiedade muito grande nas pessoas", lamentou. Para Filipe, um aspecto em especial tornou o dia desafiador: a navegação em leitos de rios secos é muito mais complicada do que nas dunas, ou com os CAPs”

SARR 2023: Cristiano Rocha /Anderson Geraldi garantem a segunda posição na sexta etapa entre os Carros (T1.2)

 

  Após a sexta etapa do 4° SARR - South America Race Rally nesta quarta-feira, 22, e 470 quilômetros percorridos desde a largada em Chilecito, na Argentina, os participantes das categorias Carros, Motocicletas, Quadriciclos e UTVs chegaram a Vila Unión. O piloto Cristiano Rocha e o navegador Anderson Geraldi (Mitsubishi Triton L200 CR / #133) completaram o dia na segunda posição com o tempo de 7h18min12seg na Carros na categoria T1.2 e ocupa a 2ª posição na classificação acumulada.

“Recarregados do dia descanso, fomos convictos a fazer uma ótima prova. Chegamos a liderar uma boa parte da especial, estamos satisfeitos com o resultado”, contou Cristiano Rocha.  “A etapa nos levou a uma altitude de 3.200 metros. Encontramos pelo caminho pedras, cascalho, piso batido, trechos sinuosos. Deviríamos ser cautelosos e rápidos ao mesmo tempo. Hoje, a tarefa será revisar as estratégias e todo o equipamento para a etapa Maratona e para a fase final”, destacou o piloto.

Nesta quinta-feira, 23, o destino será Aimogasta, na Argentina, e terá 280 quilômetros de trecho cronometrado, sendo 490 quilômetros totais com os deslocamentos até a chegada ao parque de apoio onde não haverá assistência Mecânica por se tratar da Etapa Maratona.

A quarta edição do SARR conta com roteiro pela região Noroeste da Argentina entre as cidades de San Fernando del Valle de Catamarca, Santiago del Estero, Santa María, Belén, Fiambalá, Chilecito, Villa Unión, Aimogasta e La, assim passando pelas províncias de Catamarca, Santiago del Estero e La Rioja.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Início difícil para a MSL Rally no SARR 2023

 

 
Dificuldades desde o primeiro quilômetro para a caravana do 4º SARR – South American Rally Race, na Argentina. E um dia de bastante trabalho, mas também de muita diversão para a equipe MSL Rally. O percurso que levou os pilotos e navegadores de nove países de Catamarca até Santiago del Estero (308 quilômetros cronometrados / 418 quilômetros no total) desafiou os competidores com travessias de serras (subidas, descidas e caminhos estreitos). Frio e neblina completaram o cenário. Mais do que um aperitivo para o que vem pela frente até o dia 25 de fevereiro.

O piloto Gunter Hinkelmann e o navegador Filipe Bianchini completaram a primeira etapa na 12ª posição geral entre os UTVs e em décimo na categoria T3.1. Na primeira das duas especiais do dia, uma pedra que se prendeu a uma das rodas acabou por destruí-la. E se a troca do componente seria relativamente simples, uma pane na pistola usada para tirar os parafusos fez com que a dupla perdesse 25 minutos parada. Além disso, eles tiveram de seguir até o deslocamento em um ritmo mais conservador, já que não tinham mais o estepe.

No segundo trecho contra o relógio, o desafio foi a água em diversas partes do roteiro, além da necessidade de ultrapassar vários concorrentes. "Eu digo que foi um dia ruim, mas bom. A etapa foi bem interessante (e traiçoeira também). Nós perdemos tempo, mas muita gente também enfrentou problemas. No fim das contas, considerando o que ainda vem pela frente, não foi tão prejudicial assim", explicou o navegador Filipe. 

SARR 2023: Cristiano Rocha e Anderson Geraldi garantem vitória na primeira etapa (T1-2)

 

Cristiano Rocha e Anderson Geraldi venceram o segundo dia da 4ª edição do South America Race Rally, válida para a primeira das nove etapas  nesta quinta-feira, 16. A dupla partiu da primeira posição na categoria T1.2, - posição conquistada no prólogo - próximo das 9 horas sob neblina de Catamarca com destino à cidade de Santiago del Estero, na Argentina.

A chuva deixou o trajeto cronometrado bastante liso e por medidas de segurança a última parte foi encurtada pela organização em aproximadamente 40 quilômetros dos 348 quilômetros previstos. Cristiano e Anderson concluíram o dia com o tempo de 4h43min48.

“Concluímos uma etapa bem completa. Os três trechos da especial de hoje foram bem difíceis, vários tipos de pisos, contamos com neblina, chuva, pedras soltas e trechos com lama. Foi um dia de muita adrenalina e diversão”, disse Cristiano.

Nesta sexta-feira, 17, o destino será Santa Maria (ARG) e terá 220 quilômetros de trecho cronometrado, sendo 484 quilômetros totais com os deslocamentos inicial e final.

Em dia de "Brazilian Storm", Varela/Roldan vencem no maior rally da Argentina

 

 Algo como um _Brazilian Storm_ – a invasão brasileira que ficou famosa no surfe mundial – está acontecendo no principal rally da Argentina. O South American Rally Race (SARR) vem sendo visto como uma espécie de mini-Dakar por utilizar trajetos nas mesmas regiões onde a maior prova cross-country do mundo foi realizada entre os anos de 2009 e 2018. E logo no primeiro dos nove dias de corrida, nesta quinta-feira (16), as equipes brasileiras sobraram: com vitória da dupla formada pelo atual campeão do Rally dos Sertões, Rodrigo Varela, e o campeão do Dakar 2017, Lourival Roldan, os competidores do país conquistaram nove das onze primeiras colocações. A exceção foram o quinto e o oitavo lugares, que foram garantidos por duplas argentinas.

Outro destaque da categoria UTV é a participação de Pâmela Bozzano, que se tornou a primeira pilota brasileira a disputar o Rally Dakar na Arábia Saudita no início de janeiro. Pâmela compete ao lado do navegador Cadu Sachs e terminou o dia na 11ª colocação. “Foi um dia muito perigoso. O trecho era muito sinuoso e com pilotagem subindo e descendo serras, algumas partes muito estreitas, perigosas, você tinha que ser muito preciso na pilotagem”, diz o vencedor Rodrigo Varela. “Mas conseguimos passar bem. O nosso UTV terminou em ótimas condições e conseguimos abrir uma boa vantagem neste primeiro dia. Então, foi um ótimo começo”, completou o piloto da equipe Can-Am Monster Energy.

Competição de drift acontece no Speedway Music Park, em Balneário Camboriú

 

Nos últimos anos, o drift tem ganhado cada vez mais destaque no cenário automobilístico brasileiro, especialmente entre jovens entusiastas de carros modificados que marcam presença em eventos relacionados à modalidade. A popularização da categoria começou com o terceiro filme da saga Velozes e Furiosos, e segue em uma constante crescente.

Além disso, o aumento de páginas em redes sociais e canais no YouTube voltados para o mundo automotivo tem ajudado a disseminar o drift e a atrair novos praticantes que, muitas vezes, buscam reconhecimento nas mídias digitais. 

O termo “drift” refere-se a uma técnica de pilotagem que consiste em deslizar o carro propositalmente nas curvas, mantendo o controle em altas velocidades. 

No próximo sábado, dia 18 de fevereiro, acontecerá em Balneário Camboriú o Drift Night SC, evento que reúne entusiastas de carros modificados e preparados para um campeonato da modalidade. A competição acontece no Autódromo Speedway Music Park.

Enzo Fittipaldi encerra testes da F2 com quarto lugar no Bahrein e destaca otimismo para temporada 2023

 

 Único brasileiro na F2 e membro da academia de pilotos da Red Bull, Enzo Fittipaldi encerrou os testes de pré-temporada com o quarto melhor tempo desta quinta-feira (16). Como ocorreu nos dias anteriores, o piloto da Carlin, que faz em 2023 sua segunda temporada na principal categoria de acesso à Fórmula 1, ficou entre os mais rápidos nas sessões de treinos do traçado barenita.

Ao todo, o piloto da Carlin completou 143 voltas em Sakhir, quilometragem importante para o desenvolvimento do carro visando a disputa da temporada e também a primeira etapa do campeonato, também marcada para Sakhir.

“Fiquei muito satisfeito com o ritmo que apresentamos hoje e em todas as sessões de treinos nesta pré-temporada. É muito difícil avaliar o desempenho de todos os carros, pois nunca sabemos a condição de combustível, pneu etc. Mas saio daqui do Bahrein com a certeza de que vamos ter uma grande temporada 2023. Tivemos um ótimo entrosamento com todos na equipe e estou muito confiante para um bom resultado já nesta primeira etapa, em março, também nesta pista”, disse Enzo Fittipaldi, que tem os patrocínios de Banco do Brasil, Eurofarma, Claro, Snapdragon, OakBerry, Baterias Moura, Stake, Furia, PLGG e Fantom.

A temporada 2023 da Fórmula 2 será aberta entre os dias 3 e 5 de março, também no circuito de Sakhir, no Bahrein.

Fonte: Paulista Digital

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Loctite renova com piloto Bruno Baptista para a temporada da Stock Car

 

 A Loctite, marca da Henkel em adesivos, vedantes e produtos para o tratamento de superfícies, renovou a parceria com o piloto Bruno Baptista para a temporada de 2023 da Stock Car. O patrocínio a uma das principais revelações da categoria nos últimos anos também contempla o fornecimento das soluções e tecnologias automotivas da Loctite e Teroson para o carro do piloto, da equipe RCM Motorsport.

Bruno alcançou resultados expressivos na temporada anterior pela Stock Car, incluindo a vitória no Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita/RG, e a pole position na pista de Velocitta, em Mogi Guaçu/SP, sendo o 7º na classificação final.

“A Henkel, por meio das marcas Loctite e Teroson, corre junto com o Bruno Baptista nas pistas, ampliando a resistência, segurança e durabilidade do carro para melhoria de sua performance. Mais do que um patrocínio, a presença das nossas marcas na Stock Car dá o suporte necessário para a evolução do desempenho e carreira do Bruno e atesta a qualidade de nossas tecnologias. A mesma tecnologia das pistas é utilizada pelas principais montadoras ao alcance dos profissionais especializados em reparação e manutenção veicular para aplicação em veículos de passeio. Os usuários podem contar com a qualidade Loctite e Teroson para travamento de peças roscadas, fixação de componentes cilíndricos, soluções de limpeza e lubrificação, além de diversos produtos para reparo rápido”, destaca Renata Fonseca, Gerente de Marketing de Adesivos Industriais da Henkel. 

Kiko Porto ganha novos investidores na carreira e busca mais um título no Road to Indy

 

Jovem talento brasileiro no automobilismo norte-americano, Kiko Porto disputará a temporada 2023 da USF Pro 2000, categoria que foi renomeada este ano. Em 2022, o campeonato era chamado de Indy Pro 2000. Prestes a encarar o novo desafio, Kiko demonstra confiança pelos novos apoiadores em sua carreira nos EUA.

“Estou muito feliz de poder competir mais uma temporada com a DEForce Racing junto com o Banco Daycoval, patrocinador que sempre me ajudou e agora também a Royal Mortgage USA, meu novo patrocinador. Conto ainda com o apoio do Lucio Santana, que me ajuda muito aqui na Flórida e é um investidor anjo em jovens talentos. Sem dúvida essas novas parcerias serão bem importantes para o meu futuro aqui nos Estados Unidos”, diz Kiko.

Campeão da USF2000 em 2021, Kiko fez seu ano de estreia na Indy Pro2000 com o auxílio de 400 mil dólares, prêmio concedido ao piloto campeão. Em 2022, Kiko conquistou três pódios, vitória em Mid-Ohio e terminou o ano com o sétimo lugar na tabela. Em 2023, o pernambucano acredita que poderá ir além.

“O meu objetivo é voltar a brigar por título. Nós sabemos do nosso potencial, tanto meu quanto do carro e da equipe, então estou bastante focado para fazer uma grande temporada 2023 na USF Pro 2000”, conclui Kiko.

Felipe Papazissis e equipe L3 Motorsport voltam à Stock Series em 2023

 


A semana pré-carnaval se encerra com mais um piloto confirmado no grid da Stock Series para a temporada 2023. Nesta quinta-feira (16), a categoria de acesso à Stock Car Pro Series oficializa o retorno de dois nomes: Felipe Papazissis, paulista de 21 anos, está de volta para acelerar pela L3 Motorsport, equipe sediada em Londrina (PR) sob comando do experiente preparador uruguaio Pablo Lopez, que também retorna ao grid da Stock Series.
Papazissis já competiu por três temporadas na Stock Series: 2019, 2020 e 2021. Em seu melhor ano, o piloto terminou o campeonato na décima posição, tendo conquistado dois top-5 em corridas. Felipe ainda traz na bagagem experiência correndo no Endurance Brasil e no TCR South-America, onde disputou uma prova no ano passado pela Scuderia Chiarelli, que também acelera na Stock Car.
Felipe comemorou a chance de voltar à categoria em um ano em que aposta em poder lutar pelo título até o fim. A conquista lhe garantiria como prêmio o orçamento total para disputar a Stock Car Pro em 2024, em uma ação patrocinada pela rede Stock Auto-Service e pela Vicar, organizadora das duas categorias.

SARR 2023: Cristiano Rocha e Anderson Geraldi vencem o prólogo nos Carros (T1-2)

 

 A Mitsubishi Triton L200 CR, #133, da Accert Competições mantém seu layout nas cores da bandeira brasileira - verde, amarelo, azul e branco para competir na quarta edição do South America Race Rally (SARR 2023), que cruzará a Argentina, desde Catamarca, às margens do rio del Valle, ao pé do Cerro Ambato, a La Rioja, na região Norte, à Patagônia, no extremo sul, entre 15 e 25 de fevereiro. Com 12 anos de história, a equipe com sede em Goiânia é representada por Cristiano Rocha, piloto, e Anderson Geraldi, navegador. O carro da equipe, inscrita na T1-2, é o único com o conjunto brasileiro na categoria.

Nesta quarta-feira, 15, Cristiano e Anderson participaram do prólogo para a definição da ordem de largada da primeira das nove etapas previstas para edição que contará com um dia de descanso. Os carros, motos, quadriciclos e UTVs  colocarão as duas habilidades a prova em aproximadamente 4.200 quilômetros de percurso que passará pelo grande “deserto argentino”.

“Pelo segundo ano consecutivo somos os únicos representantes do país na nossa divisão (T1-2). Viemos mais preparados para desbravar essa grandiosa prova sul-americana, na qual estaremos disputando em igualdade às feras da nossa categoria”, declara Cristiano Rocha, piloto e líder da Accert Competições.

O piloto Cristiano Rocha e navegador Anderson Geraldi, bicampeões do rali dos Sertões e bicampeões do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de 2022 estão prontos e já contam as horas para o início do SARR 2023. Serão praticamente três semanas desde a partida ao retorno a Goiânia computando mais de 5.500 quilômetros de traslado, juntando ao roteiro da prova ao final serão praticamente 10.000 quilômetros rodados pela equipe Accert Competições.

Matheus Ferreira estreia em monopostos com a Van Amersfoort na F4 Italiana

 

 
Um dos destaques do esporte a motor brasileiro na Europa, Matheus Ferreira defenderá a equipe Van Amersfoort na temporada de 2023 da Fórmula 4 Italiana. O piloto, que recentemente foi anunciado como integrante da academia da Alpine, fará sua primeira temporada em monopostos correndo naquela que é considerada a mais forte das Fórmulas 4 do planeta.

O piloto, que atualmente tem 16 anos, começou sua carreira em competições do kartismo brasileiro ainda em 2017, ganhando diversos títulos no País. A mudança para a Europa veio em 2019, sempre apresentando bons desempenhos. Dois anos depois, Matheus Ferreira conquistou o vice-campeonato europeu na classe OK-Junior e também no WSK Super Master.

Com tantos bons resultados, Ferreira passou a integrar o programa de pilotos afiliados da Alpine na temporada de 2022, sendo promovido à academia da equipe da Fórmula 1 nesta semana, em anúncio feito na última terça-feira, ganhando uma vaga para a disputa da F4 Italiana pela equipe holandesa, que tem operações também na Fórmula 2 e na Fórmula 3.

Pilotos da NASCAR Brasil Sprint Race farão laboratório de testes nos Estados Unidos

 

 Pilotos que fazem parte da NASCAR Brasil Sprint Race têm um compromisso especial e emocionante nesta semana nos Estados Unidos: fazer laboratório, pela primeira vez, em um carro oficial da NASCAR americana. O “test-drive” está programado para a segunda-feira, dia 20, na pista oval do autódromo de New Smyrna, a 24 quilômetros (15 milhas) de Daytona. O dia de treinos vem ao encontro do programa direcionado a jovens talentos brasileiros promovidos pela NASCAR. Estão listados para o desafio, estão os brasileiros, Lucas Mendes, Diogo Moscato, Felipe Tozzo, Léo e Rafa Reis.

A delegação da NASCAR Brasil Sprint Race dessembarca nesta quarta-feira (15) na Flórida para uma série de compromissos. Entre eles está o DAYTONA 500, na qual os representantes devem conferir de perto os bastidores da corrida no icônico Daytona International Speedway, e conhecer a estrutura de equipes e organização de outros campeonatos da NASCAR americana.

Fonte: SIG Comunicação – sig@sigcomunicacao.com.br

Após top-5 em estreia, Pedro Clerot vai a Abu Dhabi em segundo desafio na F4 dos Emirados Árabes

 

Atual campeão da F4 Brasil e em preparação para sua primeira temporada completa no automobilismo europeu, Pedro Clerot disputa neste final de semana a etapa de encerramento da temporada 2023 da F4 dos Emirados Árabes Unidos. A rodada tripla será disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, uma das casas da F1 no Oriente Médio.

Clerot disputou em Dubai, no último final de semana, uma etapa na divisão emiradense da Fórmula 4, naquela que foi sua estreia no ano. E o desempenho foi o melhor possível, com um quinto lugar na segunda corrida da rodada tripla. Na capital dos Emirados Árabes Unidos, o brasiliense espera andar ainda mais na frente no fechamento do campeonato.

"Estou muito animado para esta prova em uma pista histórica. Tivemos o track walk e é um circuito incrível. Tem muitas condições para demonstrar velocidade aqui. Venho de um top-5 em Dubai e me dei super bem com a MP. A gente vem fazendo um trabalho incrível, então vamos trabalhar e fazer tudo certo para trazer os melhores resultados para a casa", disse Clerot.

Pirelli F1 - Escolha de pneus: Bahrein, Arábia Saudita e Austrália

 

 

Este ano, o número de compostos que a Pirelli pode nomear ao longo da temporada aumentou para seis, porque um novo composto na gama mais dura foi criado. Eles são numerados de zero a cinco, do mais duro ao mais macio, com a letra 'C' representando 'composto'.

COMPOSTO 0

O pneu C1 do ano passado passou a ser o C0 em 2023. Este é o pneu mais duro da gama, que será nomeado para os circuitos que mais exigem da energia dos pneus. Ele foi projetado para fornecer resistência máxima ao calor e forças extremas, sendo capaz de executar stints muito longos, mas isso ocorre às custas do desempenho máximo.

COMPOSTO 1

Miguel Costa fecha parceria com a Parolin para temporada 2023 do kartismo europeu

 

Um dos talentos do automobilismo brasileiro atuando na Europa, Miguel Costa é o mais novo contratado da Parolin, uma das mais importantes fabricantes de chassis para kart do planeta. O piloto, que neste ano competirá na classe OK, disputará competições sob chancela do WSK e o Mundial de Kart.

O piloto realizou os primeiros testes com o equipamento da marca nesta semana, e gostou do primeiro contato com o equipamento. Mesmo com o período de adaptação e desenvolvimento do equipamento, Costa acredita que a ida para a Parolin é mais um passo para lutar por vitórias e títulos nas competições europeias.

"Com a Parolin, estamos em uma posição para crescer e brigar por vitórias. Fizemos testes com o chassi deles para ajustar bancos e pedais e deixar tudo pronto para a próxima etapa. Estou muito otimista por ser um time muito bom, tendo o título europeu da classe OK Júnior no ano passado. É um time para brigar mais na frente", disse Miguel.

A primeira competição de Miguel Costa ao lado da Parolin será realizada já neste final de semana. O brasileiro disputa a segunda etapa do WSK Super Masters, que será aberta nesta quinta-feira e termina no domingo no kartódromo de Franciacorta, na Itália.

Fonte: Paulista Digital