A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID Hypercar revisado para a temporada de 2023, quando defenderá seu status de número um contra novos concorrentes no início de uma era emocionante para as 24 Horas de Le Mans e o FIA World Endurance Championship (WEC).
O incrível
sucesso da equipe, que até o momento inclui cinco vitórias consecutivas
em Le Mans e quatro títulos duplos consecutivos do WEC, será desafiado
por mais participantes do Hypercar em uma temporada de sete corridas em
2023, que inclui a edição do centenário das 24 horas de Le Mans.
Cadillac,
Ferrari, Porsche e Vanwall se juntam à competição do Hypercar existente
da Peugeot e Glickenhaus para formar um grid de 13 carros no WEC, com
ainda mais carros em Le Mans. Espera-se uma competição disputada pelo
maior prêmio em corridas de endurance.
O
GR010 HYBRID foi o primeiro Hypercar a romper barreiras em janeiro de
2021 e passou por um programa de evoluções detalhadas, como fez em 2022,
para otimizar a confiabilidade e a eficiência.
Hypercar recebeu mudanças na carroceria e novos dispositivos aerodinâmicos
Foram
realizados ajustes no powertrain Racing Hybrid de alto desempenho, que
consiste em um motor de 3,5 litros e 520kW (707PS), e um motor elétrico
de 200kW (272PS), para reduzir o peso e melhorar a confiabilidade,
explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma década de
experiência com powertrains híbridos no Le Mans.
As
mudanças mais visíveis no 2023 evolution GR010 HYBRID referem-se à
carroceria. Novos dispositivos aerodinâmicos de estabilização nas curvas
dianteiras e uma placa de extremidade traseira menor, bem como outras
mudanças de detalhes, foram implementados para melhorar a dirigibilidade
e a consistência aerodinâmica.
Modificações
também foram realizadas na carroceria com o objetivo de aprimorar o
resfriamento do freio e permitir mudanças rápidas nas opções de
resfriamento durante uma corrida, alcançadas através de novas aberturas
na frente e na traseira. Além disso, foi implementado um layout de farol
revisado para otimizar a visibilidade durante a condução noturna.
Sob
a carroceria, o GR010 HYBRID foi submetido a um programa de redução de
peso, reduzindo para o mínimo de 1040 kg permitido pelos regulamentos.
Isso aborda os compromissos realizados durante a fase de design do carro
em 2020, que foram resultados de como os regulamentos do Hypercar
evoluíram.
Para a temporada 2023 o GR010 usará novamente biocombustível 100% renovável
O
GR010 HYBRID usará novamente biocombustível 100% renovável, feito de
resíduos de vinho e material agrícola, que reduzem as emissões de CO2 em
pelo menos 65% e contribuem para os esforços contínuos para aumentar a
sustentabilidade nas corridas de endurance.
Para
complementar esses esforços, o pré-aquecimento dos pneus antes do uso
não é mais permitido, o que reduz o consumo de energia e as emissões.
Como resultado, a Michelin introduziu uma nova gama de compostos de
pneus, concebidos para atingir rapidamente o pico de temperatura
operacional, mantendo a durabilidade e o desempenho.
Mais
uma vez, o GR010 HYBRID se beneficia dos conhecimentos técnicos dos
parceiros de longo prazo da Toyota GAZOO Racing, que continuam
contribuindo significativamente para o seu sucesso. A DENSO fornece
radiadores e velas de ignição enquanto também contribui para o motor
dianteiro conjuntamente à AISIN. A RAYS fornece rodas de liga leve de
magnésio, a Akebono fornece pinças de freio de liga monobloco e Mobil 1 é
o lubrificante escolhido.
O
papel de piloto de teste e reserva será assumido por Kazuki Nakajima,
que se aposentou das corridas no final de 2021, após uma carreira que
incluiu três vitórias em Le Mans e um campeonato mundial, além de dois
títulos da Super Fórmula. O posto paralelamente à sua posição como
vice-presidente da Toyota GAZOO Racing Europe.
A
temporada começa em 11-12 de março com um teste oficial do Prólogo,
seguido em 17 de março pelas 1000 Milhas de Sebring, antes das viagens a
Portimão (16 de abril) e Spa-Francorchamps (29 de abril). O destaque da
temporada, a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, acontece de 10 a
11 de junho, antes das três últimas corridas em Monza (9 de julho),
Fuji Speedway (10 de setembro) e Bahrein (4 de novembro).
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
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