Este
ano, o número de compostos que a Pirelli pode nomear ao longo da
temporada aumentou para seis, porque
um novo composto na gama mais dura foi criado. Eles são numerados de
zero a cinco, do mais duro ao mais macio, com a letra 'C' representando
'composto'.
COMPOSTO 0
O
pneu C1 do ano passado passou a ser o C0 em 2023. Este é o pneu mais
duro da gama, que será nomeado para
os circuitos que mais exigem da energia dos pneus. Ele foi projetado
para fornecer resistência máxima ao calor e forças extremas, sendo capaz
de executar stints muito longos, mas isso ocorre às custas do
desempenho máximo.
COMPOSTO 1
Este novo composto para 2023 se encaixa entre o C1 e o C2 do ano passado. Com base neste último, foi criado
para reduzir a diferença de desempenho entre o que antes eram os dois compostos mais duros da gama.
COMPOSTO 2
O
terceiro composto mais duro permanece muito adequado para os circuitos
mais rápidos, quentes e abrasivos.
Os compostos mais duros às vezes são indicados para novos circuitos,
fornecendo uma seleção conservadora para que as cargas dos pneus possam
ser verificadas em condições reais de corrida pela primeira vez.
COMPOSTO 3
Este
composto é extremamente versátil e pode ser usado como o mais duro, o
médio ou o mais macio de qualquer
seleção de três compostos. Com um excelente equilíbrio entre desempenho
e durabilidade, é adequado para uma ampla gama de condições.
COMPOSTO 4
Este composto é projetado para funcionar bem em circuitos pouco severos, onde é necessário um aquecimento
rápido para atingir o desempenho máximo o mais rápido possível. Este pneu é usado extensivamente durante toda a temporada.
COMPOSTO 5
São os pneus mais macios da gama, concebidos para os circuitos mais lentos com baixo desgaste e degradação, onde se exige a máxima aderência mecânica da borracha. Estes são normalmente vistos em circuitos de rua ou onde o asfalto é excepcionalmente liso.
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