Novamente o Rally Minas Brasil (de 07 a 11 de março) valerá pelas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. Entre os inscritos, alguns pilotos e navegadores que este ano já mostraram o seu talento em território internacional e, portanto, chegarão em Araxá (MG) em pleno ritmo de competição. Eles começaram 2023 enfrentando desafios de alto nível, assim como promete ser a prova mineira.
Um bom exemplo é do vencedor do Rally Minas Brasil 2022 na geral dos UTVs. Mineiro de Patos de Minas (cidade próxima a Araxá), Cristiano Batista já encarou este ano o Dakar. A estreia no maior rally do mundo foi marcada por uma vitória de etapa e a presença constante entre os primeiros na categoria T4. Batista ainda participou da Baja Arábia Saudita, primeira prova da Copa do Mundo FIA de Bajas, da qual se tornou campeão na temporada passada, na mesma categoria.
“Este ano vou disputar novamente a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro, e claro, buscarei mais uma vez a vitória em Araxá. Não vai ser fácil, já que não faltam duplas fortes. Só tem gente boa inscrita, com grandes resultados lá fora", comenta.
Outro que encarou o Dakar, mas em um veículo diferente ao que está acostumado, foi o francês Adrien Metge. Um dos favoritos a vencer o Rally Minas Brasil entre as motos, ele se transformou em navegador do espanhol Santiago Navarro em um UTV da categoria T3 (protótipos e modelos de maior preparação). O 'Croissant', como foi apelidado por aqui, fez bonito sobre quatro rodas, com o nono lugar final.
Mais próximo do Brasil, um grupo numeroso encara, até o dia 25 de fevereiro, o SARR – South American Rally Race, na Argentina, que percorre regiões utilizadas pelo Dakar em sua fase sul-americana. Deles, seis pilotos já estão inscritos no Rally Minas Brasil: Reinaldo Varela, Fábio Pirondi, Wilker Campos, Pedro McDowell, Ivan Kuhnen e Gunter Hinkelmann, todos nos UTVs, além de Gunter que, no brasileiro, troca o UTV pelos carros, com um protótipo T1.
Vagas abertas
As inscrições para o 5º Rally Minas Brasil estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.rallymakers.com.br. As categorias são motos, UTVs, quadriciclos e carros.
Em 2023, serão três dias de disputas, por especiais cronometradas com extensão média de 180 a 200 quilômetros em cada um deles. Regiões de montanha, com subidas e descidas; trial (trechos pedregosos com erosões que exigem cuidado); muitas curvas e setores estreitos fazem parte dos desafios para os pilotos e navegadores. Além de Araxá, o Rally Minas Brasil passará por Pratinha, Tapira, Sacramento e Ibiá.
Fonte: Liberdade de Ideias
Nenhum comentário:
Postar um comentário