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A atuação surpreendente de Lucas Moraes na 45ª edição do Rally Dakar
foi encerrada neste domingo (15) com a confirmação do terceiro lugar
entre os 73 carros inscritos na categoria principal da competição, que
teve início no dia 31 de dezembro e percorreu mais de 8.500km em
desertos e territórios inóspitos da Arábia Saudita. Ao lado do navegador
alemão Timo Gottschalk e a bordo de um Toyota GR DKR Hilux, Moraes, de
32 anos, terminou no terceiro lugar na classificação geral em sua
estreia no Dakar, um resultado que também é o melhor de um brasileiro na
prova – superando o oitavo lugar de Klever Kolberg e do navegador
francês Pascal Larroque, em 2002, a bordo de um Mitsubishi Pajero Full.
Moraes
chegou ao Dakar demonstrando reverência tanto em relação à grandeza do
desafio quanto aos principais pilotos, que ele tem como seus ídolos no
esporte. O brasileiro, no entanto, acabou registrando a melhor estreia
se comparado a seus heróis no Dakar, superando ícones como Carlos Sainz
(11º em 2006), Stephane Peterhansel (7º na categoria Carros em 1999),
Sébastien Loeb (9º em 2016), Giniel de Villiers (5º em 2003), Yazeed
Al-Rajhi (abandonou em 2015) e o próprio Al-Attiyah (10º em 2004).
O
resultado é o mais importante da carreira de Moraes e traz embutido
outros marcos: melhor piloto da equipe Overdrive, melhor rookie do Dakar
2023 e segundo melhor Toyota da edição número 45, atrás apenas do
Toyota GR DKR Hilux da dupla vencedora, Nasser Al-Attiyah
(Qatar)/Mathieu Baumel (França). Anteriormente, o piloto tinha como
pontos altos a conquista do Rally dos Sertões em 2019, quando tornou-se
seu mais jovem campeão, e em 2022.
”As mensagens me deram força” – “Terminamos o Dakar! Realmente não dá pra acreditar. Acho que ainda vai demorar algum tempo pra cair a ficha. Ainda está difícil de falar, de segurar a emoção. Mas conseguimos! Obrigado pelo apoio de todos lá do Brasil, especialmente aos meus amigos e familiares, ao pessoal todo que não parava de mandar mensagens de incentivo. Elas me deram muita força nestes dias”, disse, ainda com lágrimas nos olhos e voz embargada, Lucas Moraes. “Eu dedico esse pódio ao Brasil, aos fãs e não fãs do rally, a tanta gente que torceu por mim somente por ser brasileiro. Muito obrigado a todos!”, concluiu.
O Brasil comemorou no Dakar 2023 mais um título para a história de seu off-road, com o navegador Gustavo Gugelmin, campeão dos Protótipos Leves em parceria com o piloto norte-americano Austin Jones. Antes, Gugelmin já havia sido bicampeão entre os UTVs de produção preparados para competição: em 2018 com Reinaldo Varela e 2022, com Jones. A dupla ficou 52 minutos à frente dos concorrentes mais próximos, Seth Quintero (EUA) e Dennis Zenz (Alemanha).
Ainda entre os Protótipos Leves, Pâmela Bozzano e Carlos Sachs terminaram no 32º lugar, com Enio Bozzano Junior e Luciano Gomes em 34º. Nos quadriciclos, o brasileiro Marcelo Medeiros terminou em nono lugar após ter vencido quatro especiais seguidas, entre os dias 10 e 13.
Já nos UTVs, Bruno Conti de Oliveira finalizou ao lado do navegador português Pedro Bianchi Prata no sexto lugar, com Rodrigo Luppi de Oliveira e Maykel Justo em 29º e Cristiano Batista, juntamente com o navegador espanhol Fausto Mota, em 32º – eles chegaram a vencer a terceira especial.
Brasileiros no Dakar 2023
Carros: Lucas Moraes (piloto, 3º colocado)
Protótipos
Leves: Gustavo Gugelmin (navegador, campeão), Pâmela Bozzano (piloto,
32º), Carlos Sachs (navegador, 32º), Enio Bozzano Junior (piloto, 34º),
Luciano Gomes (34º)
Quadriciclos: Marcelo Medeiros (piloto, 9º)
UTVs:
Bruno Conti de Oliveira (piloto, 6º), Rodrigo Luppi de Oliveira
(piloto, 29º), Maykel Justo (navegador, 29º), Cristiano Batista (piloto,
32º)
14ª Especial, 136km entre Al-Hofuf e Damman
1. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +1h9min24s
2. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +1min36s
3. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +1min53s
4. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +3min8s
5. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +3min44s
6. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +4min48s
7. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +5min8s
8. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +5min41s
9. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +6min9s
10. Carlos Checa/Marc Solà Terradellas (Astara 01 Concept) +6min18s
14. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +8min22s
Classificação geral após 14 especiais
1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 45h3min15s
2. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h20min49s
3. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h38min31s
4. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h31min12s
5. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +2h36min23s
6. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +3h40min44s
7. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +4h27min9s
8. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +4h29min21s
9. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +4h42min38s
10. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +5h22min10s
45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km
(Data / locais / total do dia / especial)
Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km
01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km
02/01 – Sea Camp –> Al-'Ula – 590 km / 431 km
03/01 – Al-'Ula –> Ha'il – 669 km / 447 km
04/01 – Ha'il –> Ha'il – 573 km / 425 km
05/01 – Ha'il –> Riad – 646 km / 375 km
06/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 861 km / 333 km
07/01 – Riad –> Al-Dawadimi – 639 km / 472 km
08/01 – Al-Dawadimi –> Riad – 722.41 km / 407 km
09/01 – Descanso – Riad
10/01 – Riad –> Haradh – 710 km / 346 km
11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km
12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km
13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km
14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km
15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 km
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