CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Depois de batalhas
acirradas
ao longo de todo o ano, chegou a hora
da Stock Car conhecer o grande campeão da temporada 2021. Encerradas as
disputas em Santa Cruz do Sul, lugar da 11ª etapa do calendário,
apenas três competidores chegam a São Paulo com chances de levarem o título.
São eles: Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Thiago Camilo. E que lugar
melhor para uma decisão de campeonato do que o tradicionalíssimo
Autódromo de Interlagos?
No asfalto que recebe a categoria máxima do automobilismo brasileiro desde 1979, os carros estarão devidamente equipados com
os mesmos compostos utilizados no campeonato do ano passado, mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero:
a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18. Ao longo de toda a temporada, o formato se mostrou um sucesso entre pilotos e equipes na Stock Car.
Com o objetivo de propiciar o maior equilíbrio técnico possível, a Pirelli produz pneus que são exclusivos para a categoria, feitos em lote único e fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. O resultado se vê na pista: um grid em que praticamente 30 carros terminam uma classificação de corrida no mesmo segundo.
“A pista
de Interlagos é conhecida por ser um traçado de sentido anti-horário, o
que faz com que os carros estejam por grande parte da volta apoiados no
lado direito. Assim, o pneu traseiro direito é o mais
exigido, pois, além da carga, também é o pneu da tração do carro,
apresentando um maior desgaste, que pode ser agravado, claro, em caso de
um aumento muito grande na temperatura. O clima é sempre uma variante
presente em São Paulo, com a pista podendo mudar
de característica em questão de poucos minutos. Por isso, a Pirelli
recomenda que todos os competidores sigam a recomendação quanto aos
valores de cambagem e calibragem. A competição é importante, mas a
segurança vem sempre em primeiro lugar”,
disse Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
Se
em 2020 a pista paulistana coroou Ricardo Maurício com o terceiro
título dele na Stock Car, agora ela pode servir como palco para um
campeão inédito, caso a taça fique com Casagrande, líder
com 336 pontos, ou Camilo, terceiro com 280. Entretanto, Daniel Serra,
em segundo com 311 pontos, quer a qualquer custo retomar a coroa de
campeão, acelerando forte em busca do tetra. Entre as equipes,
destaque para a Eurofarma RC, que lidera com 557 pontos, seguida pela Ipiranga Racing com 493.
A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso,
o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a 12ª etapa, em Interlagos, no sábado
às 15h55, enquanto as corridas no domingo serão ao vivo na Band e no SporTV a partir das 13h40.
O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa. A Stock Light também disputará sua oitava etapa no mesmo fim de semana.
Foto: Duda Bairros/Vicar
Nenhum comentário:
Postar um comentário