CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Laurent
Guerinaud começou a competir na FVee em agosto, sem nunca ter
participado de provas com um monoposto. Três meses depois, o piloto
francês já soma três vitórias
em Interlagos, assumiu a vice-liderança e está na briga pelo título do
Campeonato Paulista. Conheça a maior revelação da temporada.
Depois de 13 anos longe das corridas, a saudade da competição automobilística era muito forte, e aos 41 anos Laurent Guerinaud decidiu voltar às pistas. Ele fez sua estreia no Campeonato Paulista de Fórmula Vee em agosto, na retomada da competição após a interrupção devida ao COVID-19, e desde então, acumulou os sucessos. “A princípio, seria apenas uma corrida para me divertir”, conta este francês, radicado no Brasil desde 2007, casado com uma brasileira, Solange, e pai de dois filhos. A mulher, inclusive, foi uma das incentivadoras da sua volta às pistas.
“Este carro é muito diferente de tudo que eu pilotei até agora e tive muito pouco tempo para me acostumar, já estar nesta posição, com chances reais de ganhar o campeonato, é realmente fantástico! » acrescenta o piloto.
Como muitos pilotos, Laurent Guerinaud começou no kart, aos 10 anos, no seu país de origem. Ele conquistou dois títulos de campeão de Île de France, em 1992 e 1993, entre outros sucessos nacionais. Ele competia com pilotos hoje renomados, como Sébastien Bourdais, que foi tetracampeão de Champ Car nos Estados Unidos e disputou duas temporadas na Fórmula 1. Aos 15 anos, Guerinaud até chegou a participar de uma corrida de kart com Alain Prost e ainda terminou na frente do tetracampeão de F1, com a melhor volta!
Laurent
era um dos pilotos de corrida mais talentosos e promissores da época,
mas teve que abandonar as pistas aos 16 anos por falta de apoio
financeiro. “Soube depois que
meus pais se endividaram para que eu pudesse continuar a correr, porque
o apoio dos patrocinadores não era suficiente,” lembra o piloto. “A
minha família passou por um momento difícil financeiramente, até tivemos
que economizar na comida para que eu pudesse
correr... Chegou um momento em que não deu mais para sustentar a
paixão.”
Laurent
se dedicou aos estudos e passou na ESSEC, uma das melhores escolas de
administração da Europa, onde obteve seu MBA. Levado por sua paixão
pelos carros, ele trabalhou
sucessivamente para a Seat (marca do Grupo Volkswagen na Europa), a
Renault, a Peugeot e a Citroën na França.
O seu percurso profissional lhe deu uma nova oportunidade de pilotar. Quando a Peugeot montou uma equipe de
Rencontres Peugeot Sport, ele foi selecionado para pilotar o 206
da marca. Infelizmente, a aventura durou pouco: depois de um ano de
muitos aprendizados, a montadora desistiu da competição por motivos
financeiros. Laurent foi notado por uma equipe privada
que lhe ofereceu um volante no ano seguinte. Os resultados foram
promissores, mas infelizmente ele teve que guardar o capacete de novo
para acompanhar sua ex-esposa para o Brasil.
“Quando
tive que abandonar o kart, perdi toda chance de carreira no
automobilismo,” explica Laurent Guerinaud. “Por isso, a prioridade
passou a ser minha carreira profissional
e minha família. Assim, quando minha ex-esposa foi transferida para São
Paulo, desisti novamente da competição para acompanhá-la.” O francês
brinca que o primeiro casamento não deu certo, mas ele se apaixonou pelo
Brasil e resolveu ficar.
Hoje,
Laurent é diretor da GiPA do Brasil, instituto europeu de referência em
inteligência de mercado e pesquisa no aftermarket automotivo. “As
habilidades que o automobilismo
me proporcionou sempre me ajudaram na minha carreira profissional,”
explica Laurent. “Hoje, os principais clientes da GiPA são montadoras,
fabricantes de peças, pneus e lubrificantes, e quando compartilho minha
experiência de pós-venda com eles, meu conhecimento
técnico é uma real vantagem."
Da
mesma forma, sua experiência em marketing e comunicação foi essencial
para poder correr. “Os resultados não são suficientes para convencer os
patrocinadores, precisa
saber se comunicar e ajudar seus parceiros a tirar o maior proveito do
seu investimento”, diz Laurent. “Não basta se limitar a um adesivo no
carro, mas também aumentar sua visibilidade nas redes sociais, na
imprensa, dar ferramentas para usar meus resultados,
minha imagem, propor eventos, com exposição do carro de corrida, drive
days, etc. "
E
o piloto já conseguiu conquistar os primeiros apoiadores. “Graças aos
bons resultados, chamei a atenção da Rokim Automotive e da Chancela
1720, o que me permitiu continuar
a temporada.” Dois outros patrocinadores, baseados na França,
juntaram-se posteriormente ao “Team Guerinaud”: a DK Drones e a SV
Automobiles.
Além da paixão pelo automóvel, ele aprecia a fotografia. Autodidata, foi fotógrafo profissional por alguns anos logo após sua chegada ao Brasil. Ele foi premiado em vários concursos, realizou exposições, ministrou cursos de fotografia e até chegou a ser colunista nas revistas Técnica & Prática e Fotografe Melhor.
Hoje, Laurent tem chances reais de conquistar o título do Campeonato Paulista de FVee. Ele está apenas 10 pontos atrás do líder, isso depois ter iniciado a competição com 32 pontos de desvantagem.
A próxima etapa será realiza da nos dias 27 a 29 de agosto, em Interlagos.
Classificação do Campeonato Paulista de FVee (após 7 de 9 etapas):
1) Augusto Santin – 194 pontos
2) Laurent Guerinaud – 184
3) Gerson Zarpelão Jr – 174
4) Wallace Martins – 148
5) Saulo Soares – 144
6) André Suneaga – 103
7) Lucas Veloso – 93
8) João Pedro Maia – 80
9) Pedro Facchini – 79
10) Daniel Rienda – 78
11) Bruno Barbieri – 51
12) Weidner Emmerick – 44
13) Octavio Nucci Neto – 22
14) Renato Furtado – 21
15) Elisio Netto – 20
16) Ara Mendonça – 20
17) Andre Gouvea – 18
18) Francisco Costa – 12
19) Maurício Lippi – 12
20) Antonio Carlos Souza – 9
21) Ricardo Cury – 8
22) Jônatas Rezende – 0
Fonte: GiPA do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário