O centro conta com
dependências modernas, auditório, salas de briefing e de reunião, boxes e sete pistas diferentes,
podendo levar veículos de duas ou quatro rodas a uma infinidade de
testes dentro ou fora de estrada, além de iniciativas e experiências
exclusivas em parceria com a marca Pirelli e outros protagonistas do
mundo automotivo.
Com
o projeto que nasceu em 2012 e um investimento total realizado ao longo
dos anos de cerca de 90 milhões de reais, previsto nos planos de
investimento
anunciados ao mercado, o Circuito Panamericano está instalado em um
terreno de 1.650.000 m²,
um espaço oito vezes maior do que o antigo campo provas da Pirelli em Sumaré (SP),
e apresenta áreas construídas e pavimentadas de cerca de 205.000m². Cada
boxe do Circuito Panamericano ocupa uma superfície de 240m² e oferece
toda a estrutura necessária, desde escritório climatizado até ar
comprimido e portas automáticas.
O Circuito Panamericano se torna um novo polo fundamental para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, conectando-se aos outros 11 centros de P&D no mundo e às cerca de 2 mil pessoas envolvidas no desenvolvimento de pneus. A inovação tecnológica ocupa papel central na definição do modelo de negócios da empresa, com foco especial em produtos High Value, e o novo complexo multipistas colabora com os projetos da Pirelli em âmbito global. O circuito reflete a inovação tecnológica de vanguarda que caracteriza a Pirelli, uma companhia que possui mais de 110 anos de experiência no esporte a motor, fornecimento exclusivo da Fórmula 1 desde 2011 e o maior centro de pesquisa e desenvolvimento do segmento na América Latina. Além disso, o centro multifuncional oferecerá às maiores marcas de carro e moto a possibilidade de lançar produtos em um circuito profissional, que, a partir de 2021, estará disponível para eventos do tipo Track Days e de pilotagem.
Em
linha com o empenho da Pirelli em preservar e minimizar o uso dos
recursos naturais, o estabelecimento prevê a reutilização total da água utilizada no
sistema de irrigação automática das pistas. “O projeto desenvolvido
pela Pirelli durante estes anos é impulsionado pela busca constante
dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus,
com o emprego crescente da digitalização dos
processos industriais e o foco no segmento High Value, assim como pela
evolução da indústria automobilística e pelas novas exigências do
consumidor”,
afirma Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América do Sul.
“O
Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista
de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um
número maior
e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de
desenvolvimento. A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível
no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos
parceiros, em prol do consumidor”,
completa Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.
AS PISTAS DO CIRCUITO PANAMERICANO
São sete pistas ao todo no Circuito Panamericano. Elas são denominadas de:
1. Pista de Dry Handling (extensão de 3.400m): traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.
2. Pista de Wet Handling
(extensão de 2.000m): pista para testes de dirigibilidade e
performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são
submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.
3.Pista Steering Pad
(quatro raios diferentes de 40m, 43,7m, 47m e 50,5m): é o traçado
onde se realizam os testes de aceleração lateral em pista seca ou
molhada, avaliando o limite máximo de aderência lateral dos pneus.
4. Pistas de Comfort
(extensão de 715m): é aqui que acontece os testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness
– ou Ruído, Vibração e Aspereza). A partir desta pista, são feitas
avaliações subjetivas graças à experiência dos pilotos de teste da
Pirelli ou objetiva
por meio de instrumentos sofisticados de medição.
5. Pistas de Testes Especiais
(extensão de 2.500m): são traçados que permitem a maior variedade
de testes. São testes objetivos (com a utilização de instrumentos de
medição) em que se destacam: aquaplanagem em curva e reta, frenagem em
pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração
da área de contato do pneu com o solo, detalonamento, ruído Interno (em
6 tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades. Estas
pistas possuem certificação ISO 23.671:2015
6. Pistas de Ruído Externo
(extensão de 1.000m): possui duas áreas de medição certificadas
pela ISO 10.844:2014. Nelas, são feitos testes em que se capta o ruído
externo ao veículo, em conjunto com equipamentos como o
coast-by-noise e pass-by-noise.
7. Circuito off-road (extensão de 1.900m) – dirigibilidade, controle e tração em várias condições de off-road (terra, lama, grama).
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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