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A
18ª edição do GP da China, a segunda etapa da temporada, apresenta
imediatamente alguns desafios especiais, não apenas para as equipes e os
pilotos, mas também para a Pirelli,
começando com uma pista totalmente recapeada e apenas uma hora de
treinos livres para ver quanto ela mudou em comparação com os anos
anteriores. No verão passado, uma nova superfície foi colocada na pista e
nos boxes do Circuito Internacional de Xangai. Ela
foi utilizada apenas algumas vezes no final de 2024, deve ser mais
suave do que antes e, como este é o primeiro evento do ano a ser
realizado no Circuito, é lógico esperar que a pista evolua muito
rapidamente.
Além
disso, como foi o caso em 2024, esse também será o primeiro evento do
ano no formato Sprint, com apenas uma sessão de treinos livres na
sexta-feira. Isso significa apenas
60 minutos para encontrar a configuração correta do carro e avaliar a
performance dos vários compostos em um stint longo, mesmo que a corrida
curta de sábado seja um ótimo local de teste para avaliar completamente
pelo menos um deles.
Os compostos
O
trio de compostos é o mesmo do ano passado: C2 como Duro, C3 como Médio
e C4 como Macio. Os dois últimos foram utilizados em Melbourne no
último fim de semana, enquanto o primeiro
foi utilizado extensivamente no teste de três dias no Bahrein no final
de fevereiro. Entretanto, é preciso lembrar que todos os compostos são
diferentes dos do ano passado. O C2, em particular, é mais macio e,
portanto, mais próximo do C3 do que no passado.
Um fator importante a ser considerado neste fim de semana serão as temperaturas. É a primeira vez que Xangai sedia o GP em março, quando as temperaturas médias raramente excedem 18°C. Contudo, a previsão para o fim de semana é de que a temperatura ambiente suba acima de 20°C a partir de sexta-feira, atingindo uma máxima de 26°C no sábado. Embora isso seja consideravelmente mais quente do que o normal para essa época, na verdade é bastante semelhante às condições observadas no ano passado, por exemplo, quando a corrida foi realizada na terceira semana de abril.
Em 2024
No
ano passado, a estratégia mais popular foi a de duas paradas, com o
Duro fazendo a maior parte do trabalho, completando 80% de todas as
voltas, com uma duração média de
stint de 22 voltas. Apenas três pilotos optaram por largar com os pneus macios, com o
stint mais longo de sete voltas, enquanto dois pilotos alinharam
com pneus Duros, tornando o composto médio mais popular no grid, com 15
pilotos na largada.
Houve
três interrupções no ano passado – um VSC e dois Safety Cars – que
influenciaram significativamente o resultado da corrida, tanto em termos
do número de paradas quanto
da sequência em que os compostos foram utilizados. No caso da primeira,
três dos pilotos que terminaram entre os dez primeiros fizeram apenas
uma parada, seis pararam duas vezes e um até três vezes. Quanto ao
segundo, a maioria dos pilotos optou por alinhar
no grid com o pneu médio, com o C3 também completando a maioria dos stints
(46%). No entanto, quando se trata da maior quilometragem, essa foi para
o C2 (57%). O C4 também desempenhou seu papel, com quatro pilotos o
escolhendo para a largada, enquanto Fernando Alonso fez seu
stint mais longo com este pneu mais macio.
A pista
A
pista de Xangai tem 5,451 quilômetros de extensão e seu traçado é
baseado no caractere chinês “shang”, que significa “para cima” ou
“acima”. O circuito apresenta várias curvas
lentas, como as três primeiras, as curvas 6 e 14, e curvas de alta
velocidade, como a combinação da 7 com a 8. Há duas retas longas, a que
cruza a linha de largada e chegada e outra entre as curvas 13 e 14, com
mais de um quilômetro de extensão. Há duas zonas
DRS, sendo a primeira 75 metros mais longa do que no ano passado.
Palavra-chave: fim de semana Sprint
Enquanto
o formato padrão de fim de semana apresenta duas sessões de treinos
livres de uma hora na sexta-feira e mais uma hora no sábado, seguidas da
classificação, o formato
Sprint atual apresenta apenas uma sessão de treinos livres para iniciar
a ação na pista na sexta-feira, seguida de uma sessão de classificação
no final do dia. Isso define o grid para uma corrida de 100 quilômetros,
aproximadamente um terço da distância da
corrida normal, realizada na manhã de sábado, seguida da qualificação
para o GP de domingo.
A
classificação para a Sprint é dividida em três segmentos que são mais
curtos do que os do GP: 12 minutos para o SQ1, dez para O SQ2 e oito
para o SQ3. O número de pilotos eliminados
ao final de cada seção é o mesmo da classificação normal, cinco ao
final de cada uma das duas primeiras sessões. Nas duas primeiras partes,
todos os pilotos devem utilizar apenas o composto Médio, antes de mudar
para o Macio na sessão final. Quanto à corrida
curta em si, a escolha do pneu é livre e não há necessidade de fazer um
pit stop.
Há
também uma alocação diferente de pneus slick por piloto em comparação
com um fim de semana padrão: cada um deles ainda tem dois jogos de pneus
duros, mas agora recebem um jogo extra
de médios, passando de três para quatro, e dois jogos a menos de
macios, de oito para seis, totalizando 12 em vez dos 13 habituais.
Introduzida pela primeira vez em Silverstone em 2021 (https://www.pirelli.com/
Área de Estatísticas
Esta
corrida apareceu pela primeira vez no calendário do Campeonato Mundial
em 2004, sempre neste circuito, sendo realizada todos os anos desde
então, com exceção de três anos,
de 2020 a 2023. O evento inaugural foi vencido por Rubens Barrichello
pilotando uma Ferrari.
Lewis
Hamilton lidera a lista de vencedores aqui, com seis, e também foi o
que mais subiu ao pódio, com nove. Vale a pena observar que apenas dois
dos atuais pilotos, Fernando Alonso e Max
Verstappen, passaram pela bandeirada em primeiro na China: o espanhol o
fez duas vezes (2005 e 2013) e o holandês no ano passado. A Mercedes
lidera a lista de equipes com seis vitórias, duas a mais que a Ferrari,
que tem o maior número de pódios (13), um a
mais que a Mercedes.
Um novo troféu Pirelli
Um
novo troféu fará sua estreia na China, sendo entregue a quem fizer a
pole position na Classificação Sprint de sexta-feira. O troféu apresenta
uma versão em relevo do logotipo
especial para marcar a comemoração que durará toda a temporada da
Pirelli, que chegará ao seu 500º GP no final deste ano, na etapa
holandesa. O troféu foi revelado em 18 de fevereiro, durante o evento de
apresentação oficial da Fórmula 1 na O2 Arena de Londres.
Além disso, no final de todas as seis sessões de classificação Sprint
deste ano, o troféu será personalizado com uma placa de prata com as
iniciais do
polesitter, utilizadas para identificar os pilotos nas telas de cronometragem.
Como aconteceu no último fim de semana em Melbourne, os três primeiros colocados em Xangai vestirão uma edição especial do Boné do Pódio, parte de uma coleção desenhada por Denis Dekovic, inspirada nas tradições e na cultura de 14 países que sediam 14 etapas do Campeonato Mundial deste ano. O Boné do Pódio de Xangai será predominantemente vermelho e já está à venda on-line na plataforma da Pirelli (https://store.pirelli.com).
Néctar Comunicação Corporativa
/ Assessoria de Imprensa da Pirelli
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