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Já
se passou pouco menos de um ano desde o GP da Austrália de 2024, mas o
resultado do primeiro dia de treinos livres continua o mesmo, com Lando
Norris mais rápido no TL1 e
Charles Leclerc mais rápido no geral.
O
piloto da McLaren liderou o pelotão no final da primeira hora com tempo
de 1min17s252, que é 1s312 mais rápido do que sua melhor volta nesta
sessão há um ano. Há uma diferença
menor para o piloto da Ferrari, que fez 1min16s439 hoje contra
1min17s277 em março passado.
O DIA NA PISTA
O
principal fator desconhecido para o fim de semana em Melbourne é o
clima. O dia de hoje foi ensolarado e relativamente quente. Para amanhã
espera-se que as temperaturas subam
acima da marca de 30°C ambiente e 40°C na pista, enquanto há 80% de
chance de chuva no domingo, com temperaturas que devem cair mais de
10°C. Esse cenário influenciou a abordagem das equipes para as duas
horas de treinos livres de hoje em termos de escolhas
de acerto e configuração aerodinâmica, mas não tanto no que se refere
ao gerenciamento dos pneus. A Mercedes foi a única equipe a usar um jogo
de pneus duros, tanto em um stint curto quanto em longo, enquanto todas
as outras equipes ficaram com os médios e
macios. Obviamente, todos os pilotos tentaram um stint de performance
máxima com o C5 no meio do TL2 e Pierre Gasly (Alpine) também fez uma
simulação de corrida longa, de 12 voltas com o mais macio dos três
compostos disponíveis.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE
“Foi
um dia de abertura muito interessante. Puramente em termos de corrida,
mais uma vez vimos que a disputa está muito acirrada, com os 14
primeiros pilotos separados por
menos de um segundo, e sete equipes diferentes entre os dez primeiros.
Quanto ao comportamento dos pneus, uma análise inicial revelou um nível
relativamente baixo de granulação, menor, por exemplo, do que o que
vimos há cerca de um ano nesta pista.
Houve
uma clara melhora nas condições da pista durante a primeira sessão,
enquanto na segunda a evolução foi relativamente estável. Em termos de
diferença de desempenho entre
os compostos, podemos dizer que o delta entre o C4 e o C5 é de cerca de
meio segundo, o que, na verdade, está de acordo com o que esperávamos
para esse evento. Neste momento, não temos dados suficientes para
avaliar a diferença entre o C3 e o C4.
Na segunda sessão, vimos todas as equipes realizarem alguns stints longos com uma carga pesada de combustível, com todos os três compostos em ação, mesmo que a grande maioria dos pilotos, 17 dos 20, tenha se concentrado no C4. Os únicos que ficaram de fora foram os pilotos da Mercedes, que utilizaram o Duro, e Gasly, que também experimentou o Macio em uma simulação de corrida longa. Em termos de queda de desempenho, o C3 e o C4 apresentaram um nível relativamente baixo, enquanto o C5, como era totalmente previsível, sofreu mais. Se a corrida for realizada em tempo seco, o que, na verdade, parece uma possibilidade remota no momento, com esse nível de degradação, uma parada única parece ser uma opção absolutamente competitiva, com o pneu médio tendo um papel mais importante do que vimos no ano passado. Em condições mistas de pista seca e molhada e com temperaturas previstas para serem muito mais baixas do que hoje, até mesmo os macios podem entrar em ação.”
FÓRMULA 2
Na
primeira sessão de classificação da temporada, o novato italiano
Gabriele Minì, da Prema Racing, conquistou a pole position. O
vice-campeão do ano passado no Campeonato de
Fórmula 3 da FIA marcou tempo de 1min29s286, 114 milésimos mais rápido
que o piloto francês Victor Martins, da ART Grand Prix, em seu terceiro
ano na categoria. Para a etapa de abertura da temporada, em Melbourne, a
Pirelli confirmou a decisão tomada no ano
passado de optar por um salto entre os dois compostos disponíveis a fim
de oferecer uma maior diferença em termos de desempenho e degradação
durante a corrida. Portanto, mais uma vez neste ano, os pilotos usarão o
Médio e o Supermacio.
Na
corrida de 2024, a maioria dos pilotos utilizou o Médio para a Sprint
Race, com o Supermacio reaparecendo como a escolha de composto mais
popular na largada no evento Feature.
É fácil esperar um cenário semelhante neste fim de semana.
FÓRMULA 3
O brasileiro Rafael Câmara (Trident) é o primeiro pole sitter da temporada. O piloto da Ferrari Driver Academy fez o melhor tempo em 1min34s999, superando seu companheiro de equipe dinamarquês Noah Stromstedt por 129 milésimos de segundo. Para a estreia na corrida dos novos pneus 16” da F3, o composto escolhido foi o Médio, o mesmo em termos de posição na gama, como no ano passado. Em 2024, a granulação desempenhou seu papel durante todo o fim de semana, tornando o gerenciamento dos pneus muito complicado para os pilotos. Esse fenômeno aumenta a degradação e o desgaste dos pneus e exige um gerenciamento astuto se o piloto quiser obter vantagem sobre seus adversários. Com a ação da Fórmula 3 neste fim de semana ocorrendo no início da manhã, o clima pode contribuir para o quebra-cabeça porque, se as temperaturas estiverem muito baixas, isso certamente complicará as coisas durante a fase de aquecimento dos pneus.
Néctar Comunicação Corporativa
/ Assessoria de Imprensa da Pirelli
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