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O Transcatarina 2024 reuniu um grid de
competidores de rally regularidade de peso em busca de mais um título da
Master, categoria destinada aos competidores mais experientes. Foram 15
duplas participantes, sendo que destas seis eram formadas por pilotos
e navegadores que já haviam conquistado pelo menos uma das 16 edições da
competição. A equipe GS Racing, maior vencedora da história do
Transcatarina, não só conquistou mais um título, mas dominou o pódio da
Master e mostrou porque o estado
possui algumas das melhores duplas de rally regularidade do país.
O campeão da categoria Master em 2024 foi o
piloto Gustavo Schmidt, o Guga, ao lado do navegador Tiago Poisl. A
dupla já havia vencido a competição no ano passado, mas a história de
vitórias do Guga inicia muito antes disso. O piloto de São José
(SC) começou competindo como navegador ao lado do pai, Oscar Schmidt,
com quem venceu três edições do Transcatarina nos anos de 2010, 2011 e
2012. Em 2021 Guga foi campeão pela primeira vez como piloto ao lado do
navegador Jhonatan Ardigo. Nos dois
últimos anos a parceria que garantiu mais dois títulos foi ao lado do
navegador de Santo Antônio da Patrulha (RS), Tiago Poisl.
Com troféus para colecionar em casa,
Gustavo é o maior campeão da história da competição. Atrás dele, chegam
perto apenas o piloto Flávio Kath (Poder) e o navegador Rafain
Walendowsky que têm quatro títulos e, na sequência, o próprio pai,
Oscar Schmidt, que ostenta três títulos na categoria Master.
Transcatarina chega a sua 16º edição
Em 2024 o evento aconteceu entre os dias 3
e 13 de julho. As provas de rally regularidade contaram com 500
quilômetros percorridos em três dias e passaram pelas cidades de
Fraiburgo e Caçador. Além da Master, a competição inclui as categorias
Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Light, sem contar as categorias
de Passeios e Expedições que tem roteiros próprios.
Neste ano o diretor de prova Vander Hirt (Fritão) montou as etapas 100% em áreas fechadas, o que já é uma característica do Transcatarina, mas também implantou uma forma mais atualizada de fazer rally e que já vem empregando em outras competições. “Já naveguei em muitas provas por todo o Brasil e também procuro ouvir bastante os competidores e percebi que eles querem provas mais rápidas, mais emocionantes e eletrizantes, e não com tantos balaios. Foi bem difícil fazer o levantamento do Transcatarina este ano. Choveu muito nos dias antes da prova, que é quando a gente finaliza as planilhas, mas mesmo assim consegui fazer uma prova rápida, mas de uma forma que se chovesse ela ainda fosse possível de andar em segurança”, detalha.
Segundo Fritão, a prova deste ano passou
por reflorestamentos de pinus e eucalipto, uma pistinha no segundo dia, e
ainda contou com uma passagem pelo tradicional pomar de maçãs em
Fraiburgo, paisagem marcante na região. “O terreno predominante foi
reflorestamento e vias mais rápidas, tivemos pegadinhas curtinhas,
lacinhos e pequenos balaios, mas isso não foi o ponto alto, o ponto alto
foi a segurança mesmo andando rápido”, afirma.
Hexacampeonato na Master
Dos seis títulos que coleciona no
Transcatarina, o mais desafiador para Gustavo Schmidt foi o conquistado
neste ano. De acordo com Guga, esta edição foi especial pela
qualificação do grid de duplas da Master e também pelas dificuldades
enfrentadas
durante a prova. “O grid era muito forte! No último dia, dos sete
primeiros, seis já haviam sido campeões de alguma edição do
Transcatarina. A prova foi bem completa, com terrenos secos e molhados e
médias altas, mas que permitiam andar com o
carro em segurança. As etapas foram bem caprichadas e técnicas e
contamos com a sorte para completar o último dia. Precisamos parar uma
etapa para resolver um problema no nosso Totem (equipamento de
navegação) e deu um frio na barriga, mas no final
deu tudo certo e fechamos uma semana fantástica”, conta.
Os problemas técnicos ficaram só na conta
da navegação mesmo, enquanto isso Gustavo comemorou o desempenho da
Toyota Hilux. O carro, preparado pela GS One Performance, completou mais
uma competição sem levantar o capô, não teve problemas em
nenhum dia e se mostrou resistente, atendendo todas as exigências do
piloto hexacampeão. “A Hilux foi perfeita do início ao fim, prazerosa e
até fácil de dirigir. Foi uma escolha minha, falaram que eu era maluco e
que o carro era grande, mas estou
mostrando que o futuro do nosso rally passa pela Toyota Hilux. Fizemos
uma preparação nela e hoje não tem nada que eu mudaria no carro”,
explica Guga.
O navegador Tiago Poisl elogiou a prova e
comemorou o bicampeonato na categoria Master em 2023 e 2024, seguido do
título da Graduado, que conquistou em 2022 ao lado do piloto José Carlos
da Silva (Zé do Chapéu). “O Fritão é diferente, os desenhos
são precisos e ele consegue pegar qualquer terreno e fazer ele ficar no
limite entre andar forte e com segurança”, afirma.
A emoção para Guga e Tiago foi mais forte
no último dia de provas enquanto lideravam o ranking, mas eram seguidos
de perto por outras duplas com histórico de campeãs no Transcatarina.
“Ficamos sem odômetro para fazer as três últimas etapas,
vimos que um fio estava descascando no aparelho e procuramos uma
elétrica em Caçador para fazer o conserto. Não fizemos a segunda etapa e
tivemos 45 minutos para consertar o Totem e retornar para as duas
últimas e tentar pontuar. Desmontamos o sensor
e montamos de novo com fios novos, chegamos cinco minutos antes da
largada da terceira etapa sem saber se o sensor nos deixaria na mão de
novo ou não. No final o sensor até deu umas falhadas, mas os deuses do
rally estavam do nosso lado e fechamos um
excelente campeonato”, conta Tiago.
Título na Graduado
A GS Racing também conquistou o título do
Transcatarina pela categoria Graduado com o piloto Rafael Cardoso e o
navegador Marcelo Ritter. Até este ano a melhor colocação de Rafael
havia sido um quarto lugar em 2017 e de Marcelo um quinto em 2024.
“Esse título foi muito top, chegamos com a meta de ficar entre os três
primeiros e superamos a meta! Ganhamos todos os dias de competição e no
último ainda conseguimos ganhar todas etapas, foi ótimo, muito
gratificante ser campeão com tantos de
competidores de alto nível no grid”, conta Marcelo.
Pódio Dominado na Master
Além dos campeões, a GS Racing também fez a
festa no pódio da categoria destinada aos competidores mais experientes
com sete duplas representantes entre os 10 primeiros lugares da Master.
Os vice-campeões foram o piloto Leandro Moor (Ximura) e o
navegador Cláudio Flores (Bilu), que já venceram o Transcatarina em
2020. Em terceiro lugar subiram ao pódio Leandro Riffel e Michael
Masson, campeões de 2022.
A equipe ainda contou com os tetracampeões
do Transcatarina em quinto lugar no pódio geral, Flavio Kath (Poder) e
Rafain Walendowsky venceram nos anos de 2009, 2014, 2016 e 2018. Acyr
Hideki, campeão em 2013, e Enedir da Silva Júnior (Bolacha),
campeão em 2015 em duplas diferentes, se juntaram para ocupar a sexta
colocação neste ano. A GS Racing ainda completou o pódio com os campeões
de 2017 Olair Fagundes Jhonatan Ardigo em sétimo lugar e com José
Carlos da Silva (Zé do Chapéu) e
Bernardo Schafer em nono.
Próximas Provas
A GS Racing acelera novamente no próximo final de semana, sábado, dia 20 de julho, na quarta etapa do Paulista Off-Road que acontece em São Luiz do Paraitinga (SP). Já no próximo dia 27 chega a hora de pisar fundo novamente na quarta etapa do rally cross country da Mitsubishi Cup na cidade de Termas de Ibirá (SP).
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4
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