terça-feira, 23 de julho de 2024

25ª Copa Brasil de Kart encerra Grupo 1 na Paraíba com seis novos campeões, três bicampeões, dois tricampeões e um pentacampeã do evento

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil   

O Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB, foi o palco neste domingo (21) da decisão do Grupo 1 da 25ª Copa Brasil de Kart, segundo maior evento da modalidade no país e organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Dos 23 títulos em jogo na edição deste ano, 12 já estão definidos.

Com mais de 300 inscrições, 162 delas neste Grupo 1, as disputas foram cheias de emoção e coroaram seis novos campeões, três bicampeões, dois tricampeões e um pentacampeã do evento.

A Júnior Menor abriu a programação do dia. Pole na tomada de tempos, o gaúcho Nicolas Guth travou uma boa disputa com o carioca Raphael Gebara, cada um vencendo uma das classificatórias. Na Final, vitória de Guth, que conquistou seu primeiro título na Copa Brasil.

Na OK FIA, o paulista Enzo Prando faturou seu segundo título no evento, repetindo o feito de 2021 na mesma categoria. Lucas Moura, segundo colocado, e Fausto Filho, terceiro, completaram o pódio e garantiram vaga para representar o Brasil no Sul-americano de Kart, em agosto, no Rio Grande do Sul.

Prando também ficou com a vaga brasileira para o FIA Motorsport Games, que acontecerá na Espanha, em outubro, na categoria Sprint Sênior.

Na Mirim, a garotada também fez bonito, com uma corrida muito disputada. O título ficou com Pietro Belizário após a punição ao maranhense Murilo Dominguez, que cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi punido por atitude antidesportiva. É o primeiro título de Pietro na Copa.

Na Super F4, o paranaense Murilo Fiore dominou tudo: fez a pole, venceu as duas classificatórias e levou o título na Final, repetindo a conquista de 2022.

Fechando as baterias da manhã, na F460+, Euvaldo Luz também não deu chance aos adversários e conquistou seu primeiro título na Copa. Na Super Sênior Master, vitória de Valdemiro Oliveira, pentacampeão da competição.

As Finais da tarde foram abertas com a categoria com o maior grid da Copa e uma das principais na formação de pilotos: a OK Júnior, com 27 inscritos. E a torcida viu mais um belo duelo na pista. No final, título para Pedro Lima, seu primeiro no evento. O piloto também carimbou seu passaporte para representar o Brasil no FIA Motorsport Games na Espanha, na categoria Sprint Júnior.

Além disso, Pedro também recebeu da CBA a vaga para o Sul-americano de Kart, assim como Theo Salomão, segundo colocado na categoria, e Rafael Busato, que finalizou em quarto. O piloto Victor Alencar, terceiro colocado na Copa, é norte-americano e, por isso, não pode concorrer à vaga no Sul-americano pelo Brasil.

Na F4 SS, a disputa começou com um “enrosco” entre Rodrigo Piquet e Ernandes Onassis, que largaram na frente. Melhor para Marcos Adriano, que chegou ao seu terceiro título consecutivo na Copa na mesma categoria.

Já a corrida da Shifter, com os karts mais velozes do Brasil, foi de tirar o fôlego como já era previsto. Ainda no início, o pole Danilo Dirani e o maior vencedor da Copa, André Nicastro, se tocaram e escaparam na pista. Dirani acabou abandonando e Nicastro voltou para a disputa.

Com apenas 15 anos, o catarinense Gabriel Moura também deu um show para vencer e superar grandes feras, chegando ao seu terceiro título na Copa. Olin Galli foi o segundo e Nicastro, o terceiro.

Na Shifter Sênior, Marco Antonio Raimundo foi o campeão e, encerrando o Grupo 1, o carioca Vinícius Corbo ficou com o título na F4 Sênior.

Além dos troféus, todos os campeões também receberam como prêmio a isenção na taxa de inscrição para o 59º Campeonato Brasileiro de Kart em uma categoria de sua escolha.

Encerrado o Grupo 1, hora de se preparar para mais adrenalina a partir de terça-feira (23), quando começa a disputa do Grupo 2, que inclui as categorias F4 Júnior, F4 Graduado, Mini 2T, Júnior, Graduado, Novato, Sênior Am, Sênior Pro, Super Sênior e Super Sênior Master / 60+. As Finais acontecerão no sábado (27).

Últimas vagas na Final da Regional Cup de Kart na OK FIA e OK Júnior também estão definidas
Além dos títulos da Copa Brasil, nas categorias OK Júnior e OK FIA, os pilotos concorreram às quatro últimas vagas na Final da 1ª Regional Cup de Kart, que acontecerá entre os dias 29 e 31 também no Paladino.

Na OK FIA, ficaram com as vagas os pilotos Enzo Prando, Fausto Filho, João Maranhão e Maximo Toviggino. Na OK Júnior, Vitor Alencar, Christian Mosimann, Lucas Provenzi e Guilherme Busato também estarão na decisão. A Final terá 16 pilotos em cada categoria, na briga por este título inédito.

A Regional Cup também engloba a Mini 2T, que definirá seus quatro últimos finalistas semana que vem no Grupo 2 da Copa Brasil.

Com a palavra os campeões do Grupo 1 da 25ª Copa Brasil de Kart:

Júnior Menor: #21 NICOLAS GUTH (RS) / FAUESC, 12 anos
“No começo da semana, não estávamos muito bem, mas conseguimos ir evoluindo, buscamos a pole e agora na Final tivemos bastante dificuldade. Estava bem difícil de abrir do Raphael Gebara, mas conseguimos levar a melhor”.

OK FIA: #36 ENZO PRANDO (SP) / FAUESC, 24 anos
“Foi muito bacana o bicampeonato na Copa Brasil de Kart pela categoria OK. Estou muito feliz com mais esse título na carreira. Foi uma semana bem complicada, mas fui super bem no final de semana. Fiz a pole, venci uma classificatória e, na Final, uma corrida bem disputada com o Lucas (Moura). Estava precisando desse título. Estou bem feliz com esse bicampeonato e vamos para a próxima. Vamos buscar ainda mais títulos nesta temporada”.

Mirim: # 229 PIETRO BELIZARIO (SP) / FAUESC, 8 anos
“Fiquei meio desesperado achando que não ia ganhar. Uma hora o Murilo (Dominguez) entrou de lado, então eu saí da pista. Por causa disso, ele tomou punição e como eu estava em segundo acabei pulando para primeiro. Eu fiquei muito feliz. A última volta foi o momento mais emocionante da corrida”.

Super F4: #25 MURILO FIORE (PR) / FAUESC, 26 anos
“Eu estava muito rápido a semana inteira, consegui liderar a maioria dos treinos, tomada e corrida também e, na Final, deu tudo certo para levar o título para casa”.

F4 60+: #12 EUVALDO LUZ (BA) / FSA, 60 anos
“Este é um título desejado, todos da equipe nos dedicamos e trabalhamos muito para isso. Além disso, eu estava com um kart muito competitivo. As três baterias estavam muito difíceis, pois tivemos corrida na chuva, no seco e na Final ainda fui muito pressionado pelo Valdemiro (Oliveira), mas deu tudo certo”.

F4 SSM: #38 VALDEMIRO OLIVEIRA (RJ) / FAB, 63 anos
“Corrida, o que vale é a Final. Na classificatória, meu pneu furou e eu continuei para pontuar e tentar uma posição melhor no grid da Final e acabou dando certo”.

OK Júnior: #188 PEDRO LIMA (SP) / FASP, 14 anos
“Estou muito feliz, muito contente com o resultado, pois este é o meu primeiro título nacional. Como foram poucos dias de treino, eu não esperava que teria chance do título.
A parte mais desafiadora foi a adaptação com a pista, o tempo, os pilotos. Eles são muito talentosos, então foi bem difícil chegar no ritmo deles, mas conseguimos”.

Cadete: #5 ALVARO MEDEIROS (DF) / FADF, 9 anos
“Foi muito bom. Meu pai fez aniversário recentemente e esse título foi o presente dele. Desde 2022, quando comecei a correr de kart, sempre quis ganhar várias Copas do Brasil e agora já são duas”.

F4 SS: # 1 MARCOS ADRIANO (RJ) / FAUESC, 51 anos
“A Copa Brasil é um campeonato difícil, assim como o Brasileiro, mas a equipe montou uma boa estratégia em que nós não fizemos a tomada de tempo, nem as classificatórias 1 e 2 e decidimos largar na última posição, porém, com pneu intacto. E funcionou”.

Shifter Graduado: #386 GABRIEL MOURA (SC) / FAUESC, 15 anos
“Foi um campeonato muito bom para mim. Vim rápido desde os treinos. Não liderei, mas estava sempre entre os cinco primeiros. Isso foi a chave da minha vitória, pois consegui ser constante. Na tomada, acredito que conseguiria fazer um tempo ainda melhor se eu não tivesse sido atrapalhado. Mas, apesar dos problemas, hoje eu ganhei e ainda cheguei na frente de duas pessoas que são meus ídolos (Olin Galli e André Nicastro). Desde pequeno assisto às corridas deles e são minha inspiração, então, isso me deixou ainda mais feliz”.

Shifter Sênior: #88 MARCO ANTONIO RAIMUNDO (GO) / FAUGO, 44 anos
“Parabéns à CBA e ao Circuito Paladino que nos recebeu tão bem. O grid foi de um nível altíssimo. Tem toda essa geração nova chegando como o Alfredinho Ibiapina, o Gabriel Moura e nós, os Seniores, tendo essa oportunidade de estar na pista com os Graduados.
Esses cinco quilos a mais acabam fazendo a diferença no tempo de pista. Conta muito a questão do preparo físico também. São 25 voltas, então, exige bastante fisicamente, mas estou muito contente com o título”.

F4 Sênior: #205 VINICIOS CORBO (RJ) / FASP, 43 anos
“Eu treinei bastante, a equipe veio acertando o equipamento. Tive um equipamento forte desde o primeiro dia da competição e fui consagrado campeão por conta de todo esse trabalho.”

Os melhores colocados na 25ª Copa Brasil de Kart / Grupo 1 (Top-5):

Júnior Menor
1 - 021-Nicolas Guth / FAUESC, 17:32,621
2 - 008-Raphael Gebara / FAERJ, a 0,433
3 - 007-João Bonadiman / FAEES, a 3,494
4 - 023-Igor Maia / FAEM, a 5,830
5 – 408 - Francisco Rocha / FASP), a 9,497

OK FIA
1 - 036-Enzo Prando / FAUESC, 19:23,184
2 - 015-Lucas Moura / FASP, a 1,049
3 - 012-Fausto Filho / FAUGO, a 6,927
4 - 111-Heitor Farias / FADF, a 7,379
5 - 017-Leo Cavalcanti / FAUESC, a 11,012

Mirim
1 - 229-Pietro Belizario / FAUESC, 15:05,367
2 - 015-Murilo Dominguez / FAEM --
3 - 101-Eliabe Mastella / FAT, a 9,492
4 - 077-João Pedro Sarkis / FADF, a 9,543
5 - 017-Joaquim Fronza / FGA, a 9,827

Super F4
1 - 025-Murilo Fiore / FAUESC, 16:53,603
2 - 07-Bruno Grigatti / FAUESC, a 0,485
3 - 004-Olin Galli / FAUESC, a 4,659
4 – Guilherme Figueiredo / FSA, a 4,947
5 - 065-Gabriel Fernandes / FASP, a 9,526

F4 SSM
1 - 038-Valdemiro Oliveira / FAB (F4 SSM)
2 - 042-Fausto de Sá / FAUESC (F4 SSM
3 - 011-Paulo Sant Anna / FASP (F4 SSM)
4 - 067-Pedro Antônio / FADF (F4 SSM)
5 - 517-Cesar Santos / FAUESC (F4 SSM)

F4 60+
1 - 012-Euvaldo Luz / FSA (F4 SSM/60+), 19:10,827
5 - 008-Munir Aboissa / FASP (F4 SSM/60
6 - 063-Jaime Marques / FAB (F4 SSM/60+)

OK JR
1 - 188-Pedro Lima / FASP, 16:34,021
2 - 051-Theo Salomão / FAUGO, a 1,821
3 - 077-Victor Alencar, a 4,825
4 - 097-Rafael Busato / FAUESC, a 5,213
5 - 075-Marcelo Tortato / FAUESC, a 5,397

Cadete
1 - 005-Alvaro Medeiros / FADF, 14:09,117
2 - 060-Kauan Bernardes / FPRA, a 2,633
3 - 022-Benny Abdalla / FAUESC, a 3,073
4 - 116-Isaac Mastella / FAT, a 6,274
5 - 166-João Malta / FAEMT, a 6,948

F4 SS
1) 001-Marcos Adriano / FAUESC, 17:11,391
2) 014-Andre Vargas / FAEES, a 1,089
3) 022-Adriano Martins / FPARN, a 4,183
4) 012-Eduardo Campos / FASP, a 5,117
5) 213-Alex Grigoletto / FPARN, a 5,356

SHIFTER GRADUADOS
1 - 386-Gabriel Moura / FAUESC, 21:11,160
2 - 004-Olin Galli / FAUESC, a 3,237
3 - 010-Andre Nicastro / FAUESC, a 3,373
4 - 112-Pedro Piquet / FADF, a 3,401
5 - 222-Waldir Belizario / FAUESC, a 5,106

SHIFTER SÊNIOR
1 - 088-Marco Antonio / FAUGO (SK-S), a 15,552
2 - 031-Adriano Buzaid / (SK-S), a 18,830
3 - 006-Victor Luz / FASP (SK-S), a 21,063
4 - 099-Kaio Dias / FPARN (SK-S), a 21,276
5 - 048-Rodolfo Brito / FASP, a 27,678

F4 SENIOR
1 - 205-Vinicios Corbo / FASP, 18:06,037
2 - 114-Eduardo Guidi / FAUESC, a 0,559
3 - 034-Alexandre Rosario / FAB, a 1,008
4 - 016-Roberto Wuthstrack Jr / FAUESC, a 5,946
5 - 007-Sandro Cibien / FAEES, a 7,725

*Resultados Extra-oficiais

Confira todos os resultados: http://www.cronoelo.com.br/?fname=inc_resu&caid=256&etid=1 

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário