sexta-feira, 14 de junho de 2024

Com emoção até o fim, Kévin Estre coloca Porsche Penske na pole das 24 Horas de Le Mans

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A definição da pole position para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans reservou um desfecho sensacional. Na primeira parte da Hyperpole, disputada quase ao anoitecer desta quinta-feira (13) no Circuit de la Sarthe, tudo indicava que Sébastien Bourdais posicionaria a Cadillac na posição de honra da mais emblemática prova do Endurance pela primeira vez na história da marca. No entanto, quando a bandeira quadriculada já era acenada, Kévin Estre surpreendeu a quem imaginava que a pole ficaria nas mãos do local Bourdais, virou 3min24s634 em sua volta mais rápida com o Porsche 963 e garantiu a primeira posição na fila da quarta etapa da temporada 2024 do FIA WEC para a Porsche Penske Motorsport na classe principal, a Hypercar. Foi também a primeira pole da Porsche na categoria rainha do FIA WEC em Le Mans desde 2016.

Alex Lynn posicionou o Cadillac V-Series.R #2 na segunda posição, mas a tripulação foi punida com a perda de cinco posições no grid de Le Mans em razão do acidente causado por Earl Bamber durante a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputada em maio. Assim, o Cadillac #3 parte da segunda posição neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília).

A posição de honra na categoria GT3 ficou com um carro que não disputa a temporada completa do FIA WEC. O McLaren 720S LMGT3 Evo da equipe Inception Racing, pilotado nesta sexta-feira pelo norte-americano Brendan Iribe, larga na frente depois de superar o carro líder do campeonato, o Porsche 911 GT3 R, guiado na Hyperpole por Aliaksandr Malykhin. E na LMP2, categoria que corre apenas as 24 Horas de Le Mans no Campeonato Mundial de Endurance deste ano, a pole foi conquistada pelo suíço Louis Delétraz, com o protótipo #14 da AO by TF.

Como foi a quinta-feira em Le Mans — O treino livre 3, com três horas de duração, aconteceu no período da tarde e antecedeu a Hyperpole. A Ferrari 499P #50 superou o Porsche 963 #6 já com o cronômetro zerado, em volta completada pelo italiano Antonio Fuoco em 3min27s283. A BMW M Hybrid V8 #15 terminou em terceiro. A baixa foi o Porsche 963 #12 do Hertz Team JOTA em razão do acidente sofrido por Callum Ilott no treino livre 2, na noite de quarta-feira, e dos reparos feitos para a definição do pole. James Cottingham — companheiro de equipe do brasileiro Nicolas Costa — colocou a McLaren 720S Evo LMGT3 da United Autosports na liderança da classe GT3, e na LMP2 a ponta ficou com a Panis Racing, mesmo depois de o protótipo 65 ter dado duas escapadas no treino.

Com duração de 30 minutos, a Hyperpole começou sob a ameaça da chuva, que rondava a região do Circuit de la Sarthe. A Hertz Team JOTA não conseguiu deixar o carro pronto, de modo que foram sete os Hypercars que lutaram pela pole position em um total de 23 — outros oito LMP2 e oito GT3 — na pista.

A primeira parte da sessão trouxe uma disputa entre as duas Ferrari 499P da equipe oficial e o Cadillac V-Series.R #3, que marcou a pole provisória com Bourdais. Com grande sequência de voltas, o francês virou 3min24s816, 0s782 mais rápido que a Ferrari #50, segunda colocada. Até que a sessão foi interrompida com bandeira vermelha após o belga Dries Vanthoor bater a BMW na barreira de pneus na curva Indianápolis.

Bourdais sequer voltou ao carro, confiante um tempo que pensava ser suficiente para marcar a pole. As duas Ferrari pareciam ser as únicas em condições de destronar a Cadillac da pole position, mas a Porsche novamente mostrou que não pode jamais ser descartada. Alex Lynn chegou a superar o tempo de Bourdais com o Cadillac #2, mas Kévin Estre surpreendeu a muitos, cravou 3min24s634 e garantiu a pole position para o modelo 963 da Porsche Penske Motorsport nas 24 Horas de Le Mans.

A posição de honra na GT3 ficou com o norte-americano Brendan Iribe a bordo do McLaren #70 da equipe britânica Inception Racing. O piloto liderou praticamente toda a fase decisiva da classificação e marcou 3min58s120 em sua volta mais rápida, deixando para trás o carro líder do campeonato, o Porsche 911 GT3 R da Manthey Pure Rxcing, guiado na Hyperpole por Aliaksandr Malykhin. Giacomo Petrobelli, com a Ferrari 296 da JMW Motorsport, vai largar em terceiro lugar.

A LMP2 teve como pole position o suíço Louis Delétraz, que é um dos pilotos da tripulação do protótipo #14 da equipe AO by TF. O experiente competidor virou 3min33s217 em sua volta mais rápida, 0s610 à frente do holandês Job Van Uitert, que colocou a IDEC Sport na segunda posição da classe, enquanto Mathias Beche, da Panis Racing, registrou o terceiro melhor tempo, a 0s836 da pole.

Como largam os brasileiros — Uma vez que não conseguiram uma posição entre os oito primeiros colocados na sessão classificatória da última quarta-feira, os brasileiros já tinham suas posições no grid definidas. “Pipo” Derani e Felipe Drugovich compõem a tripulação do Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing que vai abrir a prova deste fim de semana na 18ª posição, uma à frente do Porsche 963 guiado por outro brasileiro, Felipe Nasr, um dos pilotos do carro #4 da Porsche Penske Motorsport na classe Hypercar.

O carioca Nicolas Costa, um dos integrantes do trio da United Autosports a bordo do McLaren 720S, verá o carro largar em 11º na categoria GT3, enquanto a BMW M4 guiada por Augusto Farfus vai começar a mais famosa prova de resistência do mundo em 15º lugar. Depois de ter enfrentado problemas na classificação, a Ferrari 296 preta e dourada da GR Racing, que tem em Daniel Serra — duas vezes vencedor em Le Mans na antiga categoria LMGTE-Pro — fecha o grid, partindo da 23ª colocação.

Programação e transmissão — As 24 Horas de Le Mans serão exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

O site Grande Prêmio também transmitirá as 24 Horas de Le Mans ao vivo e na íntegra em seu canal no YouTube e também, de forma inédita na história da plataforma, na rede social TikTok.

FIA WEC 2024, 24 Horas de Le Mans
Grid de largada
Hypercar
1º - Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) - Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min24s634
2º - Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) - Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, 3min24s816
3º - Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min25s156
4º - Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min25s598
5º - Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) - Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 3min25s713
6º - Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) - BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, sem tempo
7º - Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) - Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 3min24s782
8º - Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) - Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, sem tempo
9º - Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) - Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 3min25s278
10º - Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min25s307
11º - Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min25s446
12º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min25s766
13º - Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) - Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min25s973
14º - Neel Jani (SUI) / Harry Tincknell (GBR) / Julien Andlauer (FRA) - Porsche 963 #99, Proton Competition, 3min25s992
15º - Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) - Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 3min26s195
16º - Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) - BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min26s223
17º - Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) - Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, 3min26s290
18º - Luiz Felipe 'Pipo' Derani (BRA) / Jack Aitken (GBR) / Felipe Drugovich (BRA) - Cadillac V-Series.R #311, Whelen Cadillac Racing, 3min26s311
19º - Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) - Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min26s362
20º - Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) - Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, 3min27s251
21º - Romain Grosjean (FRA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Matteo Cairoli (ITA) - Lamborghini SC63 #19, Lamborghini Iron Lynx, 3min27s655
22º - Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) - Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, 3min29s865
23º - José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing

LMP2
1º - PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) - AO by TF #14, 3min33s217
2º - Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) - IDEC Sport #28, 3min33s827
3º - Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) - Panis Racing #65, 3min34s053
4º - Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) - United Autosports USA #23, 3min34s221
5º - Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) - United Autosports #22, 3min34s270
6º - Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) - COOL Racing #37, 3min34s773
7º - Alexander Mattschull (ALE) / René Binder (AUT) / Laurents Horr (ALE) - DKR Engineering #33, 3min35s699
8º - Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) - Vector Sport #10, 3min35s855
9º - François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) - AF Corse #183, 3min34s767
10º - Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) - Nielsen Racing #24, 3min34s794
11º - Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) - Inter Europol Competition #34, 3min34s885
12º - Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) - Proton Competition #9, 3min34s963
13º - John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) - Duqueine Team #30, 3min35s070
14º - Naveen Rao (EUA) / Matthew Bell (GBR) / Frederik Vesti (DIN) - COOL Racing #47, 3min35s360
15º - Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) - Algarve Pro Racing #25, 3min35s474
16º - George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) - Crowdstrike Racing by APR #45, 3min39s222

GT3
1º - Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) - McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 3min58s120
2º - Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 3min58s928
3º - Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) - Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, 3min58s938
4º - Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) - Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 3min59s443
5º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s655
6º - Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D'Station Racing, 4min02s787
7º - Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) - Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 4min03s681
8º - Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min06s495
9º - Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 3min56s530
10º - Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) - Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 3min56s561
11º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 3min56s710
12º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 3min56s738
13º - Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) - Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 3min56s780
14º - John Hartshorne (GBR) / Ben Tuck (GBR) / Christofer Mies (ALE) - Ford Mustang LMGT3 #44, Proton Competition, 3min56s836
15º - Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 3min57s026
16º - Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 3min57s026
17º - Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Giorgio Roda (ITA) - Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, 3min57s221
18º - Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) - Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 3min57s296
19º - Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) - McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 3min57s313
20º - Johnny Laursen (DIN) / Conrad Laursen (DIN) / Jordan Taylor (USA) - Ferrari 296 LMGT3 #155, Spirit of Race, 3min57s349
21º - Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky / Kelvin Van der Linde (AFS) - Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 3min57s441
22º - Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) - Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 3min58s282
23º - Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) - Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, sem tempo

maisbrasil.com.br
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário