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MARIO ISOLA - DIRETOR DE MOTORSPORT
"O GP
da Inglaterra marcará a estreia de uma nova construção de pneus slicks,
anteriormente previstos para estrearem na próxima temporada. Essa
antecipação se tornou necessária devido ao aumento
no desempenho dos carros visto desde o início da temporada – tanto em
termos de velocidade quanto de carga – em comparação com os dados de
simulação de pré-temporada fornecidos à Pirelli pelas equipes no último
inverno, e ao fato de que essa tendência só deve
aumentar à medida que o campeonato avança. Trabalhamos arduamente na
simulação nos últimos anos, a fim de não apenas fornecer um produto que
atenda às metas de desempenho estabelecidas por todas as partes
interessadas, mas também ter a capacidade de antecipar
eventuais problemas e reagir a eles prontamente.
A nova
especificação dá ao pneu uma resistência extra contra a fadiga, mas não
afeta nenhum parâmetro técnico ou seu comportamento na pista. Todas as
equipes já tiveram a oportunidade de testar
a nova construção de pneus no GP da Espanha, quando dois sets foram
colocados à disposição de cada piloto nos treinos livres. Seus
comentários foram em linha com nossas expectativas, especialmente quando
se trata de transparência em termos de desempenho. A
nova especificação também nos permite manter as pressões dos pneus
dianteiros e traseiros praticamente inalteradas em comparação ao ano
passado, apesar de um aumento significativo nas cargas médias.
Esta
estreia acontecerá em uma pista que é tradicionalmente uma das mais
difíceis para os pneus. Em nossos gráficos internos, Silverstone está no
topo em termos de estresse e forças laterais
exercidas sobre eles: particularmente o dianteiro esquerdo. A pista
também exige muito dos pilotos, que precisam lidar com acelerações
laterais superiores a 5g em suas curvas rápidas. As opções de compostos –
que, ao contrário da estrutura, não estão passando
por nenhuma mudança de especificação – são idênticas aos anos
anteriores, pelo menos no nome: C1 é o duro, C2 é o médio e C3 é o
macio. No entanto, o C1 atual é de fato um novo composto para este ano,
que se encaixa entre o C2 e o C0: nosso novo nome para
o composto mais duro da gama de 2022."
OS PNEUS NA PISTA
- As equipes terão o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio na Grã-Bretanha: uma escolha ditada pelas altas cargas de energia que Silverstone coloca através dos pneus.
- A pista é uma das mais exigentes de toda a temporada, especialmente para o pneu dianteiro esquerdo que tem que lidar com cargas pesadas ao longo de oito curvas diferentes.
- Algumas das maiores velocidades médias de curva na temporada são vistas em Silverstone (Maggotts, Becketts e Chapel são todas contornadas de pé embaixo), enquanto os pilotos são submetidos a forças laterais que podem exceder 5g.
- A estratégia de duas paradas foi a mais popular em 2022. Todos os três compostos foram vistos durante a corrida.
- O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, conquistou sua primeira vitória no ano passado em Silverstone, após largar na pole position.
- A Pirelli permanecerá em Silverstone de 11 a 12 de julho para um teste de desenvolvimento de pneus slick que não dependem de cobertores térmicos. Participam do teste a Red Bull (por um dia), Haas e Williams.
- Silverstone é uma das pistas permanentes mais tradicionais do calendário da F1, tendo recebido 57 GPs. Em 2020, o autódromo inglês recebeu duas corridas em sequência, com intervalo de uma semana entre eles, para celebrar o 70º aniversário da primeira corrida de F1 da história – que aconteceu em Silverstone em 13 de maio de 1950.
-
A equipe mais bem sucedida em Silvestone é a Ferrari, com 15 vitórias,
enquanto Sir Lewis Hamilton é o piloto com maior número de vitórias, com
oito. Tendo sido homenageado pela rainha Elizabeth II, Hamilton foi
mais tarde nomeado cavaleiro pelo atual rei da
Grã-Bretanha, Charles III.
Fórmula 2
A
Pirelli trará seus compostos P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio
para Silverstone. Junto com Spa, na Bélgica, Silverstone é o circuito
mais exigente em energia do ano. É provável que
as equipes usem compostos diferentes no início da corrida,
diversificando suas estratégias. O macio poderia dar uma vantagem
significativa na largada e ajudar a manter a posição de pista. Espera-se
que o pneu duro, que é o único viável para a corrida Sprint,
seja muito consistente com a gestão de temperatura adequada. Um
fator-chave pode ser o clima britânico, que é notoriamente variável
nesta época do ano.
Fórmula 3
P Zero Branco duro é o composto escolhido para o fim de semana de corrida na Inglaterra. Curvas ultrarrápidas e de alta carga energética, como o complexo Maggotts e Becketts, não são o único desafio que Silverstone tem a oferecer. O circuito britânico é um dos mais exigentes do calendário, o que credencia o composto mais duro como ideal. Os pilotos terão que se concentrar no gerenciamento térmico dos pneus. As limitações serão fortemente influenciadas pelo estilo de condução e configuração do carro, e podem fazer com que diferentes pilotos tenham pontos fortes em diferentes tipos de curvas.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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