quarta-feira, 5 de julho de 2023

Pirelli F1: GP da Inglaterra - Uma importante estreia em uma das pistas mais exigentes para os pneus

 

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MARIO ISOLA - DIRETOR DE MOTORSPORT   

"O GP da Inglaterra marcará a estreia de uma nova construção de pneus slicks, anteriormente previstos para estrearem na próxima temporada. Essa antecipação se tornou necessária devido ao aumento no desempenho dos carros visto desde o início da temporada – tanto em termos de velocidade quanto de carga – em comparação com os dados de simulação de pré-temporada fornecidos à Pirelli pelas equipes no último inverno, e ao fato de que essa tendência só deve aumentar à medida que o campeonato avança. Trabalhamos arduamente na simulação nos últimos anos, a fim de não apenas fornecer um produto que atenda às metas de desempenho estabelecidas por todas as partes interessadas, mas também ter a capacidade de antecipar eventuais problemas e reagir a eles prontamente.

A nova especificação dá ao pneu uma resistência extra contra a fadiga, mas não afeta nenhum parâmetro técnico ou seu comportamento na pista. Todas as equipes já tiveram a oportunidade de testar a nova construção de pneus no GP da Espanha, quando dois sets foram colocados à disposição de cada piloto nos treinos livres. Seus comentários foram em linha com nossas expectativas, especialmente quando se trata de transparência em termos de desempenho. A nova especificação também nos permite manter as pressões dos pneus dianteiros e traseiros praticamente inalteradas em comparação ao ano passado, apesar de um aumento significativo nas cargas médias.

Esta estreia acontecerá em uma pista que é tradicionalmente uma das mais difíceis para os pneus. Em nossos gráficos internos, Silverstone está no topo em termos de estresse e forças laterais exercidas sobre eles: particularmente o dianteiro esquerdo. A pista também exige muito dos pilotos, que precisam lidar com acelerações laterais superiores a 5g em suas curvas rápidas. As opções de compostos – que, ao contrário da estrutura, não estão passando por nenhuma mudança de especificação – são idênticas aos anos anteriores, pelo menos no nome: C1 é o duro, C2 é o médio e C3 é o macio. No entanto, o C1 atual é de fato um novo composto para este ano, que se encaixa entre o C2 e o C0: nosso novo nome para o composto mais duro da gama de 2022."

OS PNEUS NA PISTA

  • As equipes terão o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio na Grã-Bretanha: uma escolha ditada pelas altas cargas de energia que Silverstone coloca através dos pneus.

 

  • A pista é uma das mais exigentes de toda a temporada, especialmente para o pneu dianteiro esquerdo que tem que lidar com cargas pesadas ao longo de oito curvas diferentes.

 

  • Algumas das maiores velocidades médias de curva na temporada são vistas em Silverstone (Maggotts, Becketts e Chapel são todas contornadas de pé embaixo), enquanto os pilotos são submetidos a forças laterais que podem exceder 5g.

 

  • A estratégia de duas paradas foi a mais popular em 2022. Todos os três compostos foram vistos durante a corrida.

 

  • O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, conquistou sua primeira vitória no ano passado em Silverstone, após largar na pole position.

 

  • A Pirelli permanecerá em Silverstone de 11 a 12 de julho para um teste de desenvolvimento de pneus slick que não dependem de cobertores térmicos. Participam do teste a Red Bull (por um dia), Haas e Williams.

 

  • Silverstone é uma das pistas permanentes mais tradicionais do calendário da F1, tendo recebido 57 GPs. Em 2020, o autódromo inglês recebeu duas corridas em sequência, com intervalo de uma semana entre eles, para celebrar o 70º aniversário da primeira corrida de F1 da história – que aconteceu em Silverstone em 13 de maio de 1950.

 

  • A equipe mais bem sucedida em Silvestone é a Ferrari, com 15 vitórias, enquanto Sir Lewis Hamilton é o piloto com maior número de vitórias, com oito. Tendo sido homenageado pela rainha Elizabeth II, Hamilton foi mais tarde nomeado cavaleiro pelo atual rei da Grã-Bretanha, Charles III.

Fórmula 2

A Pirelli trará seus compostos P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio para Silverstone. Junto com Spa, na Bélgica, Silverstone é o circuito mais exigente em energia do ano. É provável que as equipes usem compostos diferentes no início da corrida, diversificando suas estratégias. O macio poderia dar uma vantagem significativa na largada e ajudar a manter a posição de pista. Espera-se que o pneu duro, que é o único viável para a corrida Sprint, seja muito consistente com a gestão de temperatura adequada. Um fator-chave pode ser o clima britânico, que é notoriamente variável nesta época do ano.

Fórmula 3

P Zero Branco duro é o composto escolhido para o fim de semana de corrida na Inglaterra. Curvas ultrarrápidas e de alta carga energética, como o complexo Maggotts e Becketts, não são o único desafio que Silverstone tem a oferecer. O circuito britânico é um dos mais exigentes do calendário, o que credencia o composto mais duro como ideal. Os pilotos terão que se concentrar no gerenciamento térmico dos pneus. As limitações serão fortemente influenciadas pelo estilo de condução e configuração do carro, e podem fazer com que diferentes pilotos tenham pontos fortes em diferentes tipos de curvas.

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli


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