CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
Maior Promotora de eventos motor-esportivos do Brasil, entre elas a Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta terça-feira (17) o formato 2023 da Turismo Nacional, campeonato de baixo custo que reúne os carros mais vendidos do País. Entre os destaques estão o calendário com mais corridas no automobilismo brasileiro, provas em conjunto com a TCR, o pacote técnico robusto e acessível, premiação para vencedores e o agrupamento dos competidores em apenas duas divisões com grids ainda mais fortes.
“A temporada da Turismo Nacional terá seis eventos, mas
com cada categoria realizando quatro provas por final de semana – que é
a maior quantidade de disputas por evento do automobilismo nacional”,
diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “Só isso já é um custo-benefício
enorme para os pilotos, pois com o mesmo investimento em logística e
viagem eles disputarão pelo menos o dobro das provas do que em outros
campeonatos similares. Além disso, quatro dos seis eventos serão em
conjunto com a TCR, o que propiciará não apenas um intercâmbio, mas
também a possibilidade de um próximo passo na carreira dentro do mesmo
evento”, detalha o executivo.
Grids e equipamentos padronizados – O
campeonato de 2023 da Turismo Nacional centralizará os competidores em
duas divisões: “A”, para os pilotos mais experientes, e “B”, que contará
também com a subdivisão Sênior (pilotos com mais de 54 anos) e Rookie,
reservada aos novatos. Ao todo, cada categoria contará com um máximo de
42 inscritos.
Outra evolução implementada é o pacote técnico, no
qual as equipes farão leasing de um kit formado por motor, câmbio,
radiadores, volante de competição com borboletas de troca de marchas,
sistema de exaustão e consumíveis do veículo. A meta, além de reduzir
custos, é também garantir corridas sem quebras desses sistemas, que
formam as principais despesas técnicas na categoria. A gestão e
desenvolvimento do kit é da Audace Tech, especialista em equipamentos de
competição.
Garantia de desempenho – “As duas
categorias terão garantia de desempenho padronizado e garantia de troca
imediata de itens do powertrain, como motor e câmbio, em caso de quebra
ou na detecção de algum problema de rendimento. Calculamos que essa
medida leve o índice de abandonos por problemas no powertrain a
patamares baixíssimos. Certamente, neste aspecto, a Turismo Nacional
será um dos campeonatos mais confiáveis do País”, prevê Julianelli.
Além das novidades acima, a Turismo Nacional também oferecerá um evento
montado pela mesma equipe de profissionais responsável pela Stock Car
Pro Series, o campeonato mais bem sucedido da América Latina. Entre as
vantagens está ainda um pacote de visibilidade completo e com a mesma
estrutura da Stock Car, com mídias sociais, exibição em TV, assessoria
de imprensa e estratégia digital. O evento também distribuirá um total
de R$ 20 mil em prêmios entre os vencedores no final de semana.
Turismo Nacional: Calendário 2023
Etapa / Data / Local / Observação
01 – 26 de março – Goiânia (GO)
02 – 28 de maio – Tarumã (RS)
03 – 11 de junho – Interlagos (SP) – com TCR
04 – 13 de agosto – Goiânia (GO) – com TCR
05 – 24 de setembro – RS ou Cascavel (PR) – com TCR
06 – 03 de dezembro – Brasília (DF) – com TCR
Turismo Nacional: Ficha-Técnica
Powertrain, conjunto motor + câmbio
Nome oficial: TN by Audace Tech
Capacidade cúbica: 2 litros
Configuração: 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Potência: 200cv
Torque: 24,8 kgfm
Origem: Nacional
Combustível: Etanol
Câmbio: paddle-shift (borboleta), acionamento no volante
Velocidades: seis marchas, mais ré
Principais Modelos Homologados
Alguns dos principais carros elegíveis para disputar a temporada 2023
Chevrolet New Onix
Chevrolet Onix
Citroën C3
Fiat Argo
Fiat Mobi
Fiat Uno
Ford New Ka
Nissan March
Hyundai HB20
Peugeot 208
Renault Sandero
Toyota Etios
Volkswagen Gol
Volkswagen UP!
Volkswagen New Polo
Toyota Yaris
Nenhum comentário:
Postar um comentário