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Na edição comemorativa de 30 anos, o Sertões 2022 será o maior rali
do planeta. A prova, que começa no próximo dia 27 em Foz do Iguaçu (PR) e
termina no dia 10 de setembro em Salinópolis (PA), cruzará o Brasil de
Sul a Norte, passando por todas as cinco regiões geográficas do país e
cruzando oito estados por 7.191 quilômetros. Só em trechos
cronometrados, serão 4.374 km, o que torna o Sertões 2022 o maior rali
do planeta – maior que o Dakar, inclusive.
Um formato
diferente: 14 dias de prova, em vez dos oito tradicionais, trarão muitos
desafios extras a pilotos e equipes. E para a equipe X Rally Team,
pentacampeã do Sertões, não será diferente. Em duas das 14 etapas, os
competidores enfrentarão mais de 500 quilômetros de especiais – 526 no
quinto dia, entre Costa Rica (MS) e Barra do Garças (MT), e 523 no dia
seguinte até São Félix do Araguaia, também no Mato Grosso.
Desafio logístico, mecânico, físico e mental, na opinião das duplas da
equipe que venceu cinco vezes nas últimas seis edições do Sertões. “Não
vai ser dos mais prazerosos, mas vai ser o mais desafiador”, carimba
Marcos Baumgart, campeão em 2020 ao lado do navegador Kleber Cincea, e
vice em 2021.
“Sabemos que são muitos dias e temos de fazer
sempre o melhor. Todo mundo fazendo o melhor, o resultado vem. A equipe
está completa, bem entrosada e experiente. A chave para o sucesso da
equipe vai ser o trabalho dos mecânicos, de todas as pessoas no time, a
parte mental e física em dia, a resistência, resiliência e superação a
cada dia. Chegar ao final, por si só, já vai ser uma grande vitória”,
diz.
O navegador Kleber Cincea prefere dividir o Sertões em dois. Ou três. “Serão dois Sertões em um. Em vez da preparação ser dobrada, ela deve ser triplicada. As estratégias mudam: não é uma prova que se resolve nos primeiros dias, e temos de buscar fazer dias limpos com ritmo adequado sempre. Muita coisa vai acontecer. O time está bem preparado. O principal é o foco. Manter a concentração e aguentar firme todos estes dias. Vamos sempre pela vitória, é a missão da X Rally Team, e nosso foco está nisso, independentemente do desafio”, afirmou.
O time vem pelo terceiro ano consecutivo com os Toyota Hilux IMA V8 preparados pela empresa belga Overdrive na classe T1 FIA. Nos dois anos anteriores, os irmãos Cristian e Marcos disputaram a vitória durante todo o rali, sempre separados por segundos – Cristian e Beco abriram o dia final de 2021 na vice-liderança e contaram com um problema de Marcos e Kleber para confirmarem o tetracampeonato. Uma prova do quão duro é o Sertões.
Tetracampeão do rali, Cristian Baumgart busca o penta ao lado do
navegador Beco Andreotti. Será o 22º Sertões da dupla, a mais longeva da
história do rali brasileiro. E Cristian só quer pensar no final deste
Sertões quando chegar o penúltimo dia. “Em uma prova como vai ser este
Sertões, eu só vou pensar no final quando estivermos na penúltima ou
última etapa. Temos que dar um passo de cada vez: fazer o melhor no
primeiro dia, fazer o melhor no segundo dia, e assim por diante. Eu
prefiro pensar em um dia de cada vez, focar em um descanso adequado, em
uma alimentação correta, manter a confiança no nosso time, nos nossos
mecânicos, em toda a nossa equipe de apoio”, destaca. “Serão 15 dias
duríssimos, então eu prefiro dar um passo de cada vez. O objetivo não
poderia ser diferente – claro que queremos vencer -, e para isso vamos
precisar lutar contra todas as variáveis que aparecem em uma prova tão
especial como é o Sertões”, explicou.
Navegador de Cristian e
CEO da X Rally Team, Beco Andreotti destaca a quantidade de “horas de
voo” durante a prova deste ano. “Vai ser um rali duríssimo, extremamente
cansativo, muitas horas dentro do carro. Vamos buscar sempre acelerar o
máximo, o tempo todo, buscar sempre o melhor, sempre com muito foco e
concentração. Outro fator importantíssimo nesta prova será o descanso:
vamos tentar dormir bastante, fazer um descanso de qualidade todas as
noites, e se alimentar bem para mantermos o físico e o mental em ordem
até o último dia de prova”, concluiu.
A prova percorre oito
estados em 2022 – Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso,
Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. As cidades-dormitório, além de Foz do
Iguaçu (PR) no início e Salinópolis (PA) no final, serão Umuarama (PR),
Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do
Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), onde no dia 3 de
setembro todas as equipes, pilotos e navegadores terão um dia de
descanso, Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA),
Paragominas (PA).
Fonte: imprensa@p1media.com.br
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