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Decolagem autorizada. Acontece neste final de semana o tão aguardado
retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro. A terceira etapa da temporada
2022 será disputada neste domingo (10) a partir das 13h20, horário da
primeira largada das duas provas que são realizadas em sequência; e o
que traz ainda mais expectativa é a nova pista que será o palco da
prova: o Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim, na Ilha do
Governador.
A última vez que a Stock Car disputou uma prova no
Rio de Janeiro foi em 15 de julho de 2012, no extinto Autódromo
Internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá. A antiga pista deu lugar ao
complexo olímpico da Rio-2016. Na ocasião, a vitória foi de Allam
Khodair, defendendo a equipe Vogel, hoje do atual campeão Gabriel
Casagrande.
Aquela prova foi a de número 42 da Stock Car em
solo carioca e a de número 375 na contagem geral da categoria. Quase 10
anos depois – mais precisamente 3.921 dias -, a principal competição de
automobilismo da América Latina retorna à Cidade Maravilhosa para as
corridas de número 43 e 44 no Rio e as de 565 e 566 na contagem total.
Entre os 34 pilotos do grid atual da Stock Car Pro Series, 12 (ou
35,3%) participaram daquela prova em 2012: a vitória foi de Allam
Khodair (à época pela Vogel, hoje na Blau Motorsport), com Thiago Camilo
(então na Ipiranga RCM, hoje na Ipiranga A.Mattheis) em segundo e
Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) em terceiro. Denis Navarro (Vogel, hoje
na Cavaleiro Sports) foi o sétimo colocado, Cacá Bueno (Red Bull, hoje
na Crown Racing) o oitavo, Júlio Campos (Carlos Alves Competições, hoje
na Lubrax Podium) foi 11º. Antes de ser tricampeão, Daniel Serra (Red
Bull, hoje Eurofarma-RC) foi o 13º colocado, com Galid Osman (Full Time,
hoje na Shell V-Power) o 15º, Marcos Gomes (Full Time, hoje na
Cavaleiro Sports o 21º, Ricardo Zonta (Gramacho Racing, hoje RCM
Motorsport) foi o 24º colocado; Átila Abreu (AMG, hoje na Shell V-Power)
e Diego Nunes (Hot Car, hoje na Blau Motorsport) não completaram a
corrida.
À exceção dos citados acima, 22 pilotos (64,7% do grid) irão acelerar um Stock Car no Rio de Janeiro pela primeira vez, inclusive pilotos experientes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet, além do atual campeão Gabriel Casagrande.
Circuito é grande atração – O traçado montado nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim. Em homenagem ao pentacampeão da categoria, o circuito foi batizado de Cacá Bueno, único carioca regular no grid – no fim de semana, ele ganha a companhia do conterrâneo Thiago Vivacqua, que irá estrear pela RKL Competições no carro número 7.
Os atributos do circuito quase o caracterizam como um oval. Das sete curvas, seis são para a direita e apenas uma à esquerda. São 3.226 metros, e neste percurso os pilotos deverão andar em aceleração máxima por cerca de 2.151 metros, ou 64% do tempo de volta, estimado inicialmente em 1min05s.
As simulações sugerem uma média de velocidade na ordem de 175 a 180 km/h, tornando a pista do Circuito Cacá Bueno a segunda mais veloz da temporada – atrás somente do oval de Goiânia, onde a aceleração plena ocorre em 80% do tempo de volta, e a média da volta que deu a pole position a Rubens Barrichello no último dia 19 foi de 193 km/h.
Outro detalhe que as equipes já estão levando muito em consideração é a superfície da pista, 100% de concreto, em vez do asfalto habitual. A principal diferença é o nível de aderência oferecido pelo concreto, mais alto, inclusive em situações de pista molhada.
“Por proporcionar uma aderência maior, o concreto vai permitir frenagens mais fortes a reduções mais rápidas de velocidade e, consequentemente, maior temperatura nos discos e pastilhas de freio”, explica André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de freio da Stock Car, materiais que suportam altíssimas temperaturas de trabalho – 840ºC nas pastilhas Fras-le e 720ºC nos discos Fremax.
A Stock Car é transmitida ao vivo pela Band, canais SporTV, mídias oficiais da categoria (YouTube, Facebook e TikTok), Motorsport.TV, mídias do Estadão e Twitch da Tribo do Gaules.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“O circuito do Galeão tem uma reta de 1.300 metros, onde deveremos alcançar velocidades superiores a 260 km/h. Ao final desta reta, temos uma forte freada, feita em curva, que não é feita com o carro em linha reta, para uma ‘quebrada’ à direita, saindo da pista de pouso principal, e isso traz um pouco de dificuldade para encontrar o ponto ideal. No entanto, isso também significa mais oportunidades de ultrapassagem”.
(Cacá Bueno, Crown Racing – Chevrolet Cruze #0)
A pista do Galeão na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“A maior preocupação são as altas velocidades nas longas retas de uma pista com curvas extremamente fechadas, de baixa velocidade. Velocidade alta, temperatura alta e expectativa de corridas muito disputadas, com os carros andando muito próximos, traz uma preocupação com sobrecarga de temperatura, mais até do fluido dos freios do que com os discos e as pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
3ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
RIO DE JANEIRO (RJ)
Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim
Extensão: 3.226 metros
Sentido: horário
Curvas: 7 (6 à direita e 1 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Projeções Fras-le e Fremax
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Inauguração: 2022
Previsão climática: Mínima de 22ºC e Máxima de 26ºC, com sol e aumento de nuvens no período da tarde, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, segundo o Climatempo.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sábado, 9 de abril
8h30 – Stock Series – Shakedown
8h50 – Stock Car – Shakedown
9h10 – Stock Series – 1º Treino – Grupo único
9h55 – Stock Car – 1º Treino – 1º Grupo
10h40 – Stock Car – 1º Treino – 2º Grupo
12h – Stock Series – 2º Treino – Grupo único
12h50 – Stock Car – 2º Treino – 1º Grupo
13h35 – Stock Car – 2º Treino – 2º Grupo
14h40 – Stock Series – Classificação
15h40 – Stock Car – Classificação
17h – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 10 de abril
9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Fonte: Fras-le & Fremax Motorsport
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