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Um dos pontos altos da temporada, a Corrida de Duplas abrirá o
campeonato 2022 da Stock Pro Series, no próximo domingo (13), em
Interlagos. Evento marcante na carreira dos melhores pilotos do país, a
prova está de volta ao calendário depois de uma ausência de quatro anos.
Disputada pela primeira vez em 2014, bastaram apenas quatro edições
para tornar essa corrida um clássico do nosso automobilismo.
Entre
estatísticas, acontecimentos históricos e marcos que irão acontecer no
próximo domingo, listamos abaixo dez fatos que todo fã de automobilismo
precisa saber sobre essa prova, que tem tudo para ser uma das mais
espetaculares da temporada.
111 VIPs
A
lista dos pilotos convidados para a Corrida de Duplas abrange 111 nomes,
muitos deles com carreira na Fórmula 1, já contabilizados os inscritos
para 2022. Três competidores se destacam em número de participações: os
brasileiros Fabio Carbone e Vitor Meira correram nas quatro edições
anteriores (2014, 2015, 2016 e 2018). Augusto Farfus, convidado do
tricampeão Daniel Serra neste fim de semana, também vai fazer a Corrida
de Duplas pela quarta vez.
Uma disputa multinacional
Ao
todo, 15 países já foram ou serão representados em apenas quatro
edições da Corrida de Duplas. Os europeus são os mais numerosos, com
pilotos oriundos de nove nações: Holanda (7 participações), Portugal
(5), Bélgica (5), Espanha (5), Inglaterra (3), Itália (2), França (2),
Suíça (1), e Alemanha (1).
Hermanos acelerados
Pesou
a forte tradição da Argentina no automobilismo. Com a inscrição de
Franco Girolami neste domingo, como parceiro de Denis Navarro no
Chevrolet Cruze #5 da Cavaleiro Sports, a Argentina será representada 15
vezes na história da prova.
Única vitória “gringa”
A Argentina é também é a pátria do único gringo vencedor da prova. Em 2015, Néstor Girolami (irmão mais velho do Girolami citado acima) foi convidado por Ricardo Maurício para disputar a corrida em Goiânia, em meio a um grid estrelado que contou até com a presença do campeão da Indy e da Fórmula 1, Jacques Villeneuve. A parceria deu muito certo, e a dupla do Chevrolet Cruze #90 escreveu seu nome na história do automobilismo brasileiro.
Mão de obra importada
Entre os 42 estrangeiros inscritos para a Corrida de Duplas, quatro se notabilizam pelo maior número de participações. Laurens Vanthoor, belga hoje com 30 anos, participou de três edições (2015, 2016 e 2018), assim como o australiano Mark Winterbottom (2014, 2015 e 2018). Nenhum deles estará em Interlagos desta vez. Jeroen Bleekemolen, holandês de 40 anos e convidado de Rafael Suzuki, e Franco Girolami, parceiro de Denis Navarro pelo segundo ano, vão igualar Vanthoor e Winterbottom em 2022, passando a somar também três presenças na prova.
19 estreantes neste domingo
A primeira etapa de 2022 vai promover de uma só vez 19 estreias na Stock Car. Quatro gringos vão acelerar pela primeira vez na categoria: Timo Glock (Alemanha), Maxime Soulet (Bélgica) e pelos espanhóis Albert Costa Balboa e Fran Rueda. Entre os brasileiros, nada menos que 15 pilotos farão sua estreia na Stock Car, sendo três deles na condição de piloto titular: Felipe Baptista, Rodrigo Baptista e Gianluca Petecof. André Moraes Jr., Arthur Leist, Enzo Elias, Felipe Drugovich, Gabriel Bortoleto, Kiko Porto, Marçal Müller, Pedro Piquet, Pietro Rimbano, Renan Guerra, Zezinho Muggiati e Sérgio Ramalho também vão acelerar pela primeira vez um carro da principal categoria brasileira.
Um é bom, três é sensacional
Um carro pilotado por dois entes familiares já seria motivo para prestar atenção. Em uma categoria de ponta, é ainda mais rara. Então, fique ligado: em Interlagos, a Stock terá três duplas do mesmo clã. Rubens Barrichello vai dividir a pilotagem com o filho Dudu. Nelsinho Piquet surpreendeu (e entusiasmou) os fãs ao convidar o irmão mais novo, Pedro. E o estreante Felipe Baptista, campeão da Stock Series, apostou no mano mais velho, Vitor, de apenas 23 anos, como seu parceiro já na primeira corrida de Stock Car de sua vida.
O melhor piloto...
O filho do multicampeão Paulo Gomes é o dono do melhor retrospecto na prova. Campeão da Stock Car em 2015, Marquinhos já escalou o pódio em três das quatro edições: foi terceiro em 2014, ao lado do argentino Mauro Giallombardo. Terminou a disputa em segundo lugar no ano seguinte, daquela vez tendo como convidado o australiano Mark Winterbottom. A vitória veio na temporada 2016, ao lado do ‘jungle boy’ Antonio Pizzonia. Ricardo Maurício, tricampeão da Stock Car, tem dois pódios na Corrida de Duplas: vitória em 2015 com o argentino Néstor ‘Bebu’ Girolami e o terceiro lugar ao lado de Guilherme Salas, em 2016.
...o melhor carro...
O Chevrolet Sonic deixou de competir na Stock Car em 2016. Mas ainda é o modelo com mais vitórias na Corrida de Duplas: em 2014 (com Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico) e 2015 (Ricardo Maurício/Nestor Girolami). No ano seguinte, o Peugeot 408 de Marcos Gomes/Antonio Pizzonia cravou a única vitória da marca francesa na competição. Mas em 2018, na mais recente edição da prova, o Chevrolet Cruze de Daniel Serra/João Paulo de Oliveira levou novamente a marca norte-americana ao lugar mais alto do pódio.
...e a melhor equipe...
A briga entre as equipes é um dos capítulos mais saborosos da Stock Car. E o prestígio de vencer a Corrida de Duplas é certamente um dos objetivos mais cobiçados por elas. Este ranking é liderado pela Eurofarma RC, com vitórias em 2015 (com Ricardo Maurício/Nestor Girolami) e 2018 (Daniel Serra/João Paulo de Oliveira). A Vogel, que atualmente se chama A.Mattheis Vogel, faturou a edição de 2014 (Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico). E a Voxx Racing entrou para a história ao ser o melhor time de 2016 (Marcos Gomes/Antonio Pizzonia).
Fonte: Stock Car Pro
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