quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Freios a 900 graus: Copa Truck chega a Interlagos e avança à segunda metade da temporada

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil      

Interlagos é o palco da quinta etapa da temporada 2024 da Copa Truck, abrindo a segunda metade do campeonato. Depois das disputas realizadas em Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Londrina (PR) e no circuito Potenza em Lima Duarte (MG), a categoria dos caminhões mais velozes do planeta chega ao principal autódromo do país.

É a pista que mais desafia o conjunto do sistema de freios dos ‘brutos’ da Copa Truck. Os caminhões, que pesam cerca de cinco toneladas e possuem mais de mil cavalos de potência, alcançam velocidades superiores a 200 km/h em alguns trechos dos 4.309 metros do traçado paulistano. Por isso, parar uma máquina destas é um desafio e tanto para as pastilhas que a Fras-le fornece a todos os competidores de maneira exclusiva desde 2021.

A primeira curva do circuito, o S do Senna, é onde está localizada a freada mais forte de todo o calendário da Copa Truck. Os caminhões se aproximam do ponto de frenagem a mais de 190 km/h em velocidade crescente de retomada depois de terem passado pelo radar obrigatório – trecho no qual os veículos não podem superar os 160 km/h. 

O piloto aciona o freio para contornar a primeira curva, à esquerda; o caminhão percorre cerca de 210 metros com as pastilhas de freio da Fras-le fazendo o contato com os discos de freio. A fricção é o que proporciona a forte desaceleração de 130 km/h em pouco mais de cinco segundos, para realizar o contorno da curva a 60 km/h.

Logo depois, ao final da reta oposta, os caminhões se aproximam da Curva do Lago, também à esquerda, a cerca de 200 km/h. A frenagem dura cerca de quatro segundos, e os freios reduzem a velocidade para 90 km/h em apenas 190 metros, gerando uma desaceleração pouco superior a 1G.

Nestas freadas, a exigência com as pastilhas de freio da Fras-le é tal que as temperaturas no conjunto de freios chegam a superar os 900 graus Celsius sem comprometer a funcionalidade, segurança, desempenho e durabilidade das pastilhas. A Fras-le fornece à categoria as pastilhas PD/116, classificada como hi-met, já que traz uma formulação composta por uma base altamente metálica, garantindo um ótimo comportamento mesmo sob altíssimas temperaturas, tanto em performance como em durabilidade – exatamente o que exigem os velozes caminhões da Copa Truck.

Além de serem os pontos de frenagem mais intensa da temporada da Copa Truck, são também pontos que proporcionam algumas das melhores oportunidades de ultrapassagem. E a competitividade segue alta na categoria. Tanto que Felipe Giaffone (Volkswagen) e Wellington Cirino (Iveco) dividem a liderança do campeonato, empatados com 107 pontos. Em terceiro, André Marques (Volkswagen), a apenas um ponto da dupla, e com Paulo Salustiano (Volkswagen) em quarto com 102 na classificação geral da classe Pro.

Na Elite, Rodrigo Taborda lidera a tabela com 129 pontos contra 117 de Bia Figueiredo e 114 de Pedro Perdoncini, trazendo Djalma Pivetta em quarto com 102.

A programação da quinta etapa de 2024 da Copa Truck começa na sexta-feira (2) com os primeiros treinos livres. No sábado (3), os pilotos voltam à pista para a classificação que define o grid de largada a partir das 13 horas, e no domingo (4) as duas corridas programadas têm as largadas às 12h30 e às 13 horas, com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV, e na internet pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube e pelo portal High Speed TV.

P1 Media Relations / Frasle Mobility / Verso Assessoria de Imprensa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário