CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A Equipe NWM Ford Rally-Raid da Neil Woolridge
Motorsport (NWM) está iniciando uma nova era empolgante no Campeonato
Sul-Africano de Rally-Raid de 2024 (SARRC) com o lançamento de um novo
carro, um novo patrocinador principal e o objetivo de defender os
títulos Overall Production Vehicle e de classe conquistados no ano
passado.
Liderando a campanha SARRC 2024 da equipe -
considerada um dos campeonatos de rally-raid domésticos mais
competitivos do mundo - está um Ford Ranger NWM completamente
redesenhado e reestruturado, apresentando um design mais audacioso e
musculoso baseado na picape Ford Ranger de última geração. A carroceria
parece agressiva, mas é altamente funcional, introduzindo uma ampla gama
de melhorias aerodinâmicas, de refrigeração e de embalagem nesta
plataforma vencedora de títulos.
O novo design audacioso é
complementado por melhorias internas na suspensão e em todo o trem de
força para maximizar o desempenho e a confiabilidade nas condições de
corrida off-road mais difíceis, facilitando também o trabalho nos
veículos durante a manutenção.
Os veículos de corrida são
projetados, fabricados e operados pela NWM, sediada em Pietermaritzburg,
KwaZulu-Natal. A empresa possui quase três décadas de experiência em
rally-raid de alto nível, sendo as últimas 23 sob a bandeira Ford.
“Entrando no Campeonato SA Rally-Raid como os campeões defensores, é
empolgante lançar o programa de corridas de 2024 com a Neil Woolridge
Motorsport apresentando um Ford Ranger redesenhado que amplifica o
design audacioso do nosso modelo mais recente”, diz Doreen Mashinini,
Gerente Geral de Marketing da Ford África do Sul.
“Como a picape Double Cab mais vendida da África do Sul, o Ranger fabricado localmente é a pedra angular de nossa linha. Nossa contínua parceria com a NWM reforça a herança 'Built Ford Tough' do Ranger e é a expressão máxima de nossa campanha de marketing 'Viva a Vida Ranger', que incorpora o estilo de vida aventureiro possibilitado por este Ranger excepcionalmente capaz”, diz Mashinini.
Além de revelar o novo design potente do Ranger, a Equipe NWM Ford Rally-Raid dá as boas-vindas à Shell como parceiro principal para 2024. A nova decoração dinâmica do veículo de corrida apresenta os distintivos logotipos e cores da Shell.
“Como a Shell Downstream África do Sul, é uma honra ser parceiro da icônica marca global Ford, que está presente na África do Sul há mais de 100 anos e que também reflete nossa duradoura presença da Shell na África do Sul. Nossa parceria contribui para a inovação, desenvolvimento social e econômico da África do Sul. Através desta parceria, esperamos desbloquear maiores oportunidades para o país”, diz Nazareth Tekeste, Gerente Geral de Lubrificantes da Shell Downstream África do Sul.
Outros novos patrocinadores para 2024 incluem o fabricante de rolamentos e juntas CV NTN Corporation, juntamente com a Veldskoen, como parceiro oficial de calçados orgulhosamente sul-africanos da equipe. Eles se juntam aos valiosos patrocinadores existentes, incluindo Ford Credit, Mastercraft e Würth como parceiros secundários da equipe, juntamente com Brembo, Motorcraft, Ironman 4x4, Shatterprufe e Tiger Wheel & Tyre como parceiros técnicos. A Sapphire é a fornecedora oficial de vestuário licenciado e mercadorias para a Ford e parceira da equipe NWM.
“Estamos ansiosos pelo início da temporada de 2024 ao apresentar nosso novo carro que estamos confiantes de que ele eleva o padrão mais uma vez”, diz Neil Woolridge, chefe da equipe da NWM Ford Rally-Raid. “Toda a experiência adquirida nos testes, desenvolvimento e corridas em alto nível durante a temporada SARRC 2023, seguida de nossa competição competitiva no Rally Dakar 2024 com resultados entre os 10 primeiros, foi incorporada ao nosso Ford Ranger NWM de próxima geração.
“Competir neste nível só é possível através do contínuo apoio da Ford África do Sul e da rede de concessionárias Ford, que permanecem nossos principais patrocinadores”, acrescenta Woolridge. “Estamos muito felizes em receber a Shell na equipe este ano, e esperamos que este seja o início de uma parceria longa e gratificante. É fantástico ter NTN e Veldskoen se juntando aos nossos valiosos parceiros que desempenham um papel importante no sucesso de nossa equipe”.
A equipe NWM Ford Rally-Raid novamente apresentará duas inscrições para competir no campeonato SARRC de Veículos de Produção, compreendendo os campeões atuais Gareth Woolridge e Boyd Dreyer no Ranger #200, juntamente com os companheiros de equipe Lance Woolridge e Kenny Gilbert no Ranger #234.
O SARRC alinhou suas classes competitivas com as mudanças implementadas no Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC) para 2024, começando na primeira etapa do Rally Dakar na Arábia Saudita. A categoria de Veículos de Produção de primeira linha T1+ foi renomeada para 'Ultimate', com as outras classes seguindo a mesma linha e agora chamadas de 'Adventurer', 'Challenger' e 'SSV' para veículos side-by-side.
Ford Ranger NWM de Próxima Geração 'Ultimate'
Incorporando as lições aprendidas ao longo dos quase três décadas da NWM projetando, fabricando e correndo com veículos de rally-raid de alto nível local e internacionalmente, o Ford Ranger NWM de última geração é uma máquina formidável que está preparada para construir sobre o sucesso do pacote campeão do ano passado.
Embora o Ford Ranger 'Ultimate' de 2024 tenha sido completamente redesenhado para refletir o design audacioso do novo Ranger de produção padrão, também deu à equipe a oportunidade de reestruturar e otimizar a aerodinâmica, refrigeração e capacidades off-road do veículo com base em sua vasta experiência na série rally-raid local e no Rally Dakar 2024.
“O design agressivo com a maior área frontal nos permitiu melhorar o fluxo de ar para o pacote de refrigeração frontal, que agora conseguimos reduzir de tamanho. Isso liberou espaço no compartimento do motor, criando melhor acesso para nossos técnicos”, diz Woolridge. “Também ampliamos os arcos das rodas, o que faz o carro parecer mais agressivo e determinado do que nunca, mas a principal inovação é que ele direciona mais ar para os amortecedores dianteiro e traseiro para melhorar a refrigeração e contribuir para um melhor fluxo de ar e extração de calor em todo o carro.”
Aproveitando as novas regras da FIA para 2024, os ângulos de ataque e saída do veículo foram melhorados, tornando-o ainda mais capaz em terrenos desafiadores. A altura do capô também foi reduzida, resultando em melhor visibilidade para os pilotos e navegadores.
A equipe manteve sua comprovada configuração de suspensão, que se baseia em amortecedores e molas exclusivos. Um robusto amortecedor de 76 mm de diâmetro faz serviço em cada canto, apresentando impressionantes 350 mm de curso de roda para absorver os terrenos mais acidentados e saltos que desafiam a gravidade. Houve pequenos ajustes para melhorar a dirigibilidade, mas a maior atualização vem da refrigeração aprimorada do amortecedor que garantirá um desempenho mais consistente ao longo de uma corrida.
O desempenho do motor V6 EcoBoost biturbo de 3,5 litros é em grande parte inalterado, entregando potência máxima de 265 kW com base nas rigorosas regulamentações da FIA. No entanto, a equipe ajustou o software de controle do motor para pequenas melhorias gerais, juntamente com um melhor controle da velocidade máxima permitida de 170 km/h e das restrições de velocidade intermediárias que podem ser usadas dentro de um estágio competitivo ou na ligação entre as seções de corrida. Isso minimizará a perda de tempo durante as transições de velocidade, onde cada segundo conta.
Também foram feitos trabalhos nos diferenciais em prol da consistência e confiabilidade. “Os diferenciais no carro de Gareth completaram todo o Rally Dakar sem serem revisados ou trocados, o que é um testemunho de sua robustez”, diz Woolridge. “Fortalecemos os conjuntos de proteção dos diferenciais dianteiro e traseiro para fornecer proteção adicional em terrenos acidentados e implementamos um novo design modular de protetor de cárter para tornar o carro mais fácil e rápido de trabalhar durante a manutenção.
“Por fim, focamos em reduzir o peso desnecessário para garantir que o carro esteja dentro da especificação de peso mínimo de 2.010 kg, pois isso garante que podemos obter o melhor desempenho do carro”, completa Woolridge.
Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid 2024
O
par de novos Ford Rangers NWM fará sua estreia na primeira etapa do
campeonato, o Nkomazi 400, que acontece em Malalane, Mpumalanga, nos
dias 19 e 20 de abril.
Eles serão acompanhados
pela equipe privada apoiada pela NWM de Wors Prinsloo e Andre Vermeulen
(#241), que começarão a temporada com o Ranger de mesma especificação
que correram no ano passado.
A temporada é
composta por um total de seis eventos com sete corridas. Após o evento
em Mpumalanga, o SARRC segue para o Vryheid 400 em KwaZulu-Natal nos
dias 24 e 25 de maio, seguido pela Maratona TGRSA de três dias de 21 a
23 de junho a ser realizada na região de Thabazimbi/Waterberg da
província de Limpopo, que sediou a final da temporada de 2023. Este é um
evento candidato para potencialmente sediar uma etapa do Campeonato
Mundial de Rally-Raid na África do Sul em 2025.
Para
a segunda metade da temporada, haverá uma rodada dupla para as etapas
quatro e cinco no Parys 400 nos dias 16 e 17 de agosto, levando à sexta
etapa, o Free State 400, que será baseado no autódromo Phakisa Raceway
perto de Welkom pelo segundo ano.
A última
etapa está programada para 8 e 9 de novembro na área de
Rayton/Bronkhorstspruit, perto da fronteira das províncias de Gauteng e
Mpumalanga.
Os fãs podem acompanhar toda a
ação e rastrear a posição das equipes durante cada uma das corridas
usando o aplicativo RallySafe, que pode ser baixado para dispositivos
iOS e Android nas lojas de aplicativos relevantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário